Você já conhece o novo Twitter?

E o Twitter lançará uma nova interface, mais uma vez.Facilidade de uso é algo que todos querem para seus sites e blogs. Com o Twitter, a meta persiste, mesmo que alguns usuários desconfiem disso. Ano passado, foi liberado um layout para todos os usuários, que foram obrigados à usá-la em contraposição a quem preferia usar a interface antiga, que tinha sofrido, até então, muitas poucas alterações em relação ao layout inicial, de 2007. E quando os usuários começaram (?) a se acostumar com aquela interface, o Twitter vem e…. lança outra, apresentada em dezembro/2011 e que promete trazer mais facilidade de uso para os seus usuários, centralizando seu foco exclusivamente no conteúdo (tanto que foi disponibilizada uma seção exclusiva para conteúdos postados na rede). Conheça, hoje, a nova interface do Twitter.

Aqui reunimos um vídeo com as novidades do Twitter e algumas imagens do que mudou e de como funciona tudo. Ao que tudo indica as mudanças no Twitter tornarão a página mais navegável e atraente para os usuários. Agora o Twitter está mais com cara de rede social.

ATUALIZAÇÃO: Hoje, 16 de Fevereiro/2012 o Twitter liberou para TODOS os usuários a novíssima interface.

O novo Twitter me pareceu ser bem simples. A primeira mudança – e mais fácil de notar – é a barra superior, que sofreu modificações focando na usabilidade da página. Agora ela possui apenas 3 links para diferentes seções do site, sendo elas: Início, Conectar e Descobrir.

Além disso, o formulário de busca foi reposicionado e o avatar do usuário desapareceu, focando em um menu mais discreto, unido junto ao botão de novo tweet (que é disponível em todo o site). Como em toda e qualquer plataforma (com exceção ao Facebook, que foi mais democrático na liberação da timeline), o Twitter está liberando o novo layout aos poucos (?) usuários que usam o aplicativo oficial do Twitter para Android ou iOS , para todos os usuários do site, ou (baseando-se na implementação dos outros layouts), aos poucos para todos os usuários, randomicamente.

Como não podia deixar ser, conseguimos algumas imagens do novo twitter para mostrar para vocês, leitores, como ele funcionará na prática. Para começar, segue abaixo a nova página inicial, de acordo com o descrito no parágrafo anterior:

Página inicial no novo Twitter: Mudanças perceptíveis na barra lateral.

Clique para ampliar

Como você pode ver, há grandes mudanças na barra lateral do site, que ganhou mais recursos e mudou de posição (antes ela persistia no lado direito da tela, e agora está no esquerdo). Note também que suas respectivas partes foram separadas, e o formulário para a publicação de um novo tweet foi reposicionado. Algo no mínimo interessante.

Na página de perfil, pode-se notar mudanças semelhantes: A barra lateral ficou sensivelmente mais limpa, sem a exibição de números, cedendo espaço para uma barra superior, que exibe informações gerais sobre o perfil – de forma mais simplificada. Outra mudança perceptível é a perda de destaque da seção de imagens recentes, que agora mostra imagens menores e com uma margem maior. Veja-a abaixo:

Como ficará a visualização do seu próprio perfil no novo layout

Clique para ampliar

Quem curte ter meios rápidos de acessar dados sobre um perfil que aparece na sua timeline pode fazê-la através de um simples clique no nome de usuário, fazendo com que um pop-up inline apareça com alguns dos dados do usuário – assim como tweets recentes. Algumas mudanças perceptíveis nesse pop-up foi a exibição de novos dados (como por exemplo se o usuário lhe segue ou não) e a exibição de informações como pessoas seguidos em comum (por você e pelo perfil exibido). Um pequeno bug nesse pop-up (que deverá ser corrigido antes da publicação oficial) é que, como exibido na imagem abaixo, continua sendo exibido o botão “Seguir” mesmo caso o usuário já siga um determinado perfil. Não chega à ser uma perda de usabilidade mas…bom, fica o detalhe.

Como fica a mini-exibição de um perfil no novo Twitter

Clique para ampliar

Quem gosta de trocar DM’s frequentemente agora pode facilmente acessar o menu, no qual consiste – entre links para a edição do perfil – uma pequena notificação do número de mensagens diretas não lidas e acesso à seções mais sub-utilizadas do site (como Listas, por exemplo, que infelizmente não tem a mesma usabilidade que a timeline, altamente valorizada na rede). Veja abaixo como ficou esse menu, disponível em todo o site com um clique:

Menu com as opções relacionadas ao perfil do usuário. Reposicionamento evidente.

Clique para ampliar

Quem gosta de monitorar sua própria lista de seguidores e seguidos também pode perceber diferenças notáveis, como a mudança das cores dos botões e reposicionamento da localização da lista (que foi movida para a direita). Veja nas imagens abaixo as diferenças:

Na lista de seguidos, nota-se uma breve mudança de cores

Lista de seguidos - Clique para ampliar

Na lista de seguidores no novo Twitter: Mudanças sutis.
Lista de Seguidores – Clique para ampliar

Quem curte conversar por DM’s no Twitter pode fazê-la através de uma interface muito semelhante à já encontrada atualmente através dos atalhos de teclado, veja na imagem abaixo:

Painel para enviar mensagens diretas: Quase não há mudanças.

Clique para ampliar

Quem navegar por atalhos de teclado pode navegar facilmente por todo o site, de acordo com essa tela de ajuda fornecida pelo próprio site:

As teclas de atalho disponibilizadas pelo Twitter

Clique para ampliar

Como toda e qualquer rede social, sempre há a opção de o usuário interagir ou conhecer outras pessoas. Para isso, houve também a reformulação dessa seção interativa do site, centralizando-as na seção “Conectar”. Veja- as na imagem abaixo:

Seção de menções/replies no novo Twitter: Poucas mudanças.

Clique para ampliar

Seção de interação do novo Twitter: Mudanças perceptíveis.

Clique para ampliar

Quem gosta de descobrir conteúdos e coisas novas também pode ter acesso fácil através do novo layout, pois estas funções se localizam na nova seção “Descobrir”, muito simples e intuitivo, na minha opinião.

Seção do site dedicada a permitir a descoberta de novos conteúdos na rede

Clique para ampliar

Já quem prefere acompanhar o que as pessoas seguidas fazem no Twitter pode fazê-la através da tradicional seção “Activity”, também disponível na seção “Descobrir” do novo Twitter, como você pode ver na imagem abaixo:

Seção de atividades do site: Stalkers (ou plantonistas) acessarão.

Clique para ampliar

Já quem é novo na rede ou quer conhecer novos amigos pode recorrer às tradicionais (e já existentes) opções de navegação por categorias, como a mostrada abaixo:

Seção dividida por categorias para descobrir pessoas novas facilmente

Clique para ampliar

Ou então integrar outras redes sociais para descobrir conhecidos e amigos mais facilmente (algo também já disponível na versão atual):

Seção para conectar outras redes sociais visando encontrar amigos/conhecidos

Clique para ampliar

Bom, espero que tenha ficado claro os recursos e capacidades do novo layout do Twitter, que me pareceu muito mais intuitivo e conveniente que o atual. Quem quiser ver o vídeo oficial do lançamento também pode vê-lo abaixo:

Ou ainda pode acessar diretamente o hot-site apresentando o novo layout, clicando aqui.

E você, o que achou do novo layout? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte dos Screenshots: Katia Speck, obrigado pela colaboração, Katia!

19 Comentários

  1. Muito bom artigo. Pessoalmente tenho o privlégio de já conhecer o interface do novo twitter há um par de semanas. Com a criação de um novo projecto, tive a necessidade de criar uma conta específica, e essa já está com o novo design do Twitter.

    As diferenças são algumas, e na grande maioria dos aspectos (e na minha opinião) as alterações feitas foram para melhor.

    Abraços

    Responder

  2. Uma coisa que eu estou achando estranho, não estou com a nova interface, porém algumas vezes ela aparece, só que quando clico nas listas ele volta ao twitter antigo. Não entendo porque, clico em qualquer página e continua a nova interface, só quando clico na lista que, do nada, volta pro velho.

    Responder

    • Alguns usuários estão reportando frequentemente esse problema. A Própria Katia Speck, que cedeu as imagens para esse post, disse que em um computador a nova interface não aparece, mas na nova ela aparece…

      Algo no mínimo…curioso. 🙂

      Responder

      • Sim, a pagina de login e a de logout mudaram também, só que o twitter não, agora essas páginas voltaram a antiga tbm…

        estranho…mas espero usar a nova interface logo.

        Responder

  3. Uma vez eu cliquei em um link direto que redirecionava para um tweet, tinha aparecido a nova interface dos Tweets, e como eu estava logado, cliquei em “Inicio” e apareceu a nova interface. Atualizei e saiu, depois de um tempo as vezes aparecia a nova interface nos tweets, as vezes não.

    Estranho…

    Responder

    • É só usar o TweetDeck que vc nem vai notar a diferença…. hehehehehe!
      Eu achei que ficou mais fácil de usar o Twitter pela página web. tem mais recursos e ficou com mais cara de rede social, provocando a interação de forma mais direta.
      Mas… vamos ver!

      Responder

      • Também acho,ficou uma coisa mais dinamica e rápida de usar,por exemplo eu vou lá e acho uma novidade que eu gostei ai é só clicar no botão que sempre me acompanha para divulgar oque eu gostei entre varios outros belos recursos.

        Responder

    • Concordo , Edson ! Não vejo sentido em bloquear DM para não seguidores. É deselegante pedir que o perfil lhe siga para aí sim poder enviar uma DM .

      Outra dúvida: Antes clicávamos em cima da data com o botão esquerdo para copiar um tweet. Agora, para podermos fazer isto, devemos clicar em cima do tweet e depois em DETAILS que ele abrirá uma nova guia para , aí sim, copiarmos. Há outra forma ?

      Responder

  4. Eu tenho duas contas no Twitter e uso as duas. Com tudo, uma delas está com a nova versão e a outra continua com a versão anterior. Eu particularmente prefiro a versão anterior a essa nova. Sei lá, ficou meio estranho, eu acho que é falta de costume com a nova versão.

    Sou daqueles tipo de gente do jeito que está, está bom. Pra que mexer?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.