Feed é a melhor forma de fidelizar leitores de Blogs?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sempre insisto aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre a importância de dedicar tempo para buscar fidelizar mais e mais o seu público alvo. Manter um grupo de leitores, seguidores e assinantes constantemente crescendo, fortalecerá o seu blog. Seu conteúdo tem mais divulgação, mais comentários e mais gente sempre voltando.

Fiz uma pequena pesquisa e alguns comentários sobre como as pessoas leem e acompanham seus blogs preferidos (Como você lê e acompanha seus Blogs preferidos?). Assim aproveitei para verificar um dado que eu sempre soube: as pessoas que mais acessam o seu blog são os assinantes do seu Feed.

Vamos começar pela Conclusão:

Mobiliza-se muito mais os leitores assinantes do Feed que de outras formas. A vantagem está mesmo no fato de que tais pessoas podem ler suas atualizações a qualquer momento e quando for mais conveniente para elas.

Quando o assinante abre o Feed para ler as atualizações dos seus blog preferidos é naquele momento que ele tem disponibilidade e atenção para tal. Diferente de quando está usando o Twitter ao longo do dia e vê um Tweet potencialmente interessante, mas não é conveniente parar para ler naquele instante.

Isso vale até mesmo para newsletters. Seu assinante pode perder o email misturado às atividades do dia. É um sistema muito poderoso para manter contato, mas não é o que converte melhor.

Os sistemas para ler Feeds, como o GReader (Como usar um leitor de Feed), são como uma lista de favoritos, mas onde as pessoas visitam constantemente e sabem que deverão dedicar algum tempo para selecionar e ler o que for mais interessante e conveniente. É o momento de maior atenção desse seu público.

Agora vejamos os dados colhidos:

Veja o resultado parcial (das primeiras 24 horas):

perfil-leitores-ferramentasblog

Das 152 respostas coletadas até o momento em que montei esse post, vemos que quase 60% acompanham o meu blog pelo Feed. Desse total, 57 pessoas responderam que acompanham o blog unicamente pelo Feed. Sendo que 52 pessoas leem ou acompanham o Blog de duas ou mais formas.

Isso mostra o quanto o Feed é mais forte e relevante para manter fidelizados os seus leitores.

Comparando com as outras formas de acompanhar este blog, por exemplo:

  • A conta do @FerramentasBlog tem hoje pouco mais de 1560 seguidores;
  • A minha pessoal, @hordones, tem algo como 3750 seguidores;
  • Contamos com pouco mais de 3200 assinantes de newsletter.

Somando isso dá algo como 8500 “pessoas” (claro, há gente repetida, que usa mais de uma forma). É preciso juntar 3 sistemas para chegar perto do número de assinantes de Feeds que acumulamos.

  • Até o momento temos 7700 assinantes (em 17/fev/2011).

O que fazer, então?

Claro que essa pesquisa reflete mais o que acontece aqui no meu blog, mas acredito que seja muito semelhante para a maioria. É importante investir em fidelizar o seu público de todas as formas possíveis para sempre mantê-lo em contato com o que se passa nas suas atualizações. Seu objetivo é não deixar que seu leitor esqueça de você.

Espalhar links e sugestões de “seguir”, seja nas redes sociais mais badaladas (especialmente o Twitter e Facebook) ou mesmo botões para assinar Feed, newsletter e divulgar seu link, tudo isso amplia suas chances de fidelizar alguém.

.

6 Comentários

  1. Ótimo post Marcos, estou cada vez aprendendo mais aqui no [ Ferramentas Blog ] e concordo, mais como não gosto muito de ler no Greader ou pela Newsletter, vou direto na página, mais em meu Blog o Idéias Kevin, esta cada vez mais aumentando o número de leitores de Feed, então considero isso como um ótimo inicio de meu Blog. Abraço Marcos!

    Responder

  2. Pingback: Tweets that mention Feed é a melhor forma de fidelizar leitores de Blogs? | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

  3. Marcos , mas quando o Feedburner apresenta problema isso me corroi por dentro pois o feedburner é um dos unicos produtos do Google que nao possui suporte e muito menos um forum para tirar duvidas de problemas.

    Atualmente o meu site é quase 80% de fidelização então isso é fundamental para o meu site hoje em dia!

    Responder

  4. Eu não tenho blog mas gostei do texto! Mas, penso eu, o feed só é o melhor (aqui) porque só acessam quem manja um pouco de PC, a extrema maioria das pessoas não tem nenhum leitor de RSS e muitas tantas delas nem sabe o que é isso, o gráfico do site do Baixaki por exemplo seria completamente diferente porque o público principal dele são iniciantes, mesmo assim RSS é show, fácil de fazer extremamente útil e se mantém “sozinho”.

    Responder

  5. Pingback: Novo gadget do Blogger Seguir por e-mail: Newsletter padrao do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Queremos mais verdadeiros assinantes de Feed do Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.