Feed é a melhor forma de fidelizar leitores de Blogs?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sempre insisto aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre a importância de dedicar tempo para buscar fidelizar mais e mais o seu público alvo. Manter um grupo de leitores, seguidores e assinantes constantemente crescendo, fortalecerá o seu blog. Seu conteúdo tem mais divulgação, mais comentários e mais gente sempre voltando.

Fiz uma pequena pesquisa e alguns comentários sobre como as pessoas leem e acompanham seus blogs preferidos (Como você lê e acompanha seus Blogs preferidos?). Assim aproveitei para verificar um dado que eu sempre soube: as pessoas que mais acessam o seu blog são os assinantes do seu Feed.

Vamos começar pela Conclusão:

Mobiliza-se muito mais os leitores assinantes do Feed que de outras formas. A vantagem está mesmo no fato de que tais pessoas podem ler suas atualizações a qualquer momento e quando for mais conveniente para elas.

Quando o assinante abre o Feed para ler as atualizações dos seus blog preferidos é naquele momento que ele tem disponibilidade e atenção para tal. Diferente de quando está usando o Twitter ao longo do dia e vê um Tweet potencialmente interessante, mas não é conveniente parar para ler naquele instante.

Isso vale até mesmo para newsletters. Seu assinante pode perder o email misturado às atividades do dia. É um sistema muito poderoso para manter contato, mas não é o que converte melhor.

Os sistemas para ler Feeds, como o GReader (Como usar um leitor de Feed), são como uma lista de favoritos, mas onde as pessoas visitam constantemente e sabem que deverão dedicar algum tempo para selecionar e ler o que for mais interessante e conveniente. É o momento de maior atenção desse seu público.

Agora vejamos os dados colhidos:

Veja o resultado parcial (das primeiras 24 horas):

perfil-leitores-ferramentasblog

Das 152 respostas coletadas até o momento em que montei esse post, vemos que quase 60% acompanham o meu blog pelo Feed. Desse total, 57 pessoas responderam que acompanham o blog unicamente pelo Feed. Sendo que 52 pessoas leem ou acompanham o Blog de duas ou mais formas.

Isso mostra o quanto o Feed é mais forte e relevante para manter fidelizados os seus leitores.

Comparando com as outras formas de acompanhar este blog, por exemplo:

  • A conta do @FerramentasBlog tem hoje pouco mais de 1560 seguidores;
  • A minha pessoal, @hordones, tem algo como 3750 seguidores;
  • Contamos com pouco mais de 3200 assinantes de newsletter.

Somando isso dá algo como 8500 “pessoas” (claro, há gente repetida, que usa mais de uma forma). É preciso juntar 3 sistemas para chegar perto do número de assinantes de Feeds que acumulamos.

  • Até o momento temos 7700 assinantes (em 17/fev/2011).

O que fazer, então?

Claro que essa pesquisa reflete mais o que acontece aqui no meu blog, mas acredito que seja muito semelhante para a maioria. É importante investir em fidelizar o seu público de todas as formas possíveis para sempre mantê-lo em contato com o que se passa nas suas atualizações. Seu objetivo é não deixar que seu leitor esqueça de você.

Espalhar links e sugestões de “seguir”, seja nas redes sociais mais badaladas (especialmente o Twitter e Facebook) ou mesmo botões para assinar Feed, newsletter e divulgar seu link, tudo isso amplia suas chances de fidelizar alguém.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

6 Comentários

  1. Ótimo post Marcos, estou cada vez aprendendo mais aqui no [ Ferramentas Blog ] e concordo, mais como não gosto muito de ler no Greader ou pela Newsletter, vou direto na página, mais em meu Blog o Idéias Kevin, esta cada vez mais aumentando o número de leitores de Feed, então considero isso como um ótimo inicio de meu Blog. Abraço Marcos!

    Responder

  2. Pingback: Tweets that mention Feed é a melhor forma de fidelizar leitores de Blogs? | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

  3. Marcos , mas quando o Feedburner apresenta problema isso me corroi por dentro pois o feedburner é um dos unicos produtos do Google que nao possui suporte e muito menos um forum para tirar duvidas de problemas.

    Atualmente o meu site é quase 80% de fidelização então isso é fundamental para o meu site hoje em dia!

    Responder

  4. Eu não tenho blog mas gostei do texto! Mas, penso eu, o feed só é o melhor (aqui) porque só acessam quem manja um pouco de PC, a extrema maioria das pessoas não tem nenhum leitor de RSS e muitas tantas delas nem sabe o que é isso, o gráfico do site do Baixaki por exemplo seria completamente diferente porque o público principal dele são iniciantes, mesmo assim RSS é show, fácil de fazer extremamente útil e se mantém “sozinho”.

    Responder

  5. Pingback: Novo gadget do Blogger Seguir por e-mail: Newsletter padrao do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Queremos mais verdadeiros assinantes de Feed do Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.