O [ Ferramentas Blog ] chegou ao fim (?)

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É difícil parar no momento certo e analisar de forma racional os acontecimentos. Com um blog há ainda muitos sentimentos envolvidos e podemos levar certas coisas pelo lado pessoal. Por isso é importante ter cabeça fria na hora de olhar para o próprio blog e reconhecer o fim de uma era, especialmente quando queremos dar outros passos. Nem sempre fazemos as coisas como queremos e é preciso reconhecer quando está na hora de mudar de vez.



Depois de longos 4 anos mantendo o [ Ferramentas Blog ] foi preciso parar para analisar tudo o que já vivi com ele e como estou percorrendo esse caminho na Blogosfera. Tornar-se um blogueiro profissional (Problogger) não é algo simples, principalmente quando estamos na vanguarda de alguns serviços e queremos ajudar outros blogueiros.

Então recebi o seguinte comentário aqui no Blog:

A pergunta que não quer calar:

O [ Ferramentas Blog ] acabou? Vai acabar?

Não. O Blog não vai acabar e não chegou ao fim só porque ficou alguns dias sem atualização. Inclusive o Blog já ficou desatualizado por mais tempo que isso e não foi problema algum.

O que aconteceu é que nas festas de fim de ano eu, Marcos Lemos, resolvi dar uma pausa para ficar mais com a família e com minha esposa, sem os contratempos e o trabalho do Blog. Sou muito Católico e as festas religiosas são importantes para mim e minha família. Outro motivo para ter ficado ausente.

Mas o Blog não ficou totalmente parado. Algumas atividades continuara, onde o que fiz foi reduzir o meu tempo de trabalho e dedicar-me a outras coisas urgentes na estrutura do Blog.

Renovar para não acabar!

Desde Novembro/12 que o Blog perdeu quase 12% de visitas por conta de uma atualização do Google (especificamente no dia 17/nov/12), o que afetou o posicionamento de palavras chave menores do Blog, as chamadas “Long Tails“. Isso afetou cerca de 300 artigos, que representam esses 12% de visitas perdidas.

O que tive de fazer foi revisar ou reescrever algumas centenas de posts mais antigos, mas que ainda são relevantes e úteis, na tentativa de recuperar relevância no Google e retomar as visitas. O prejuízo só não foi maior por conta da grande quantidade de seguidores do Blog no Twitter, no Facebook e no Google+.

Além disso retirei os e-books do Blog, sendo dois gratuitos e 1 pago, que já estava desatualizados. Isso representava uma boa parcela diária de visitas também que chegavam ao blog em busca de material desse tipo.

Já estou há vários dias nesse trabalho de reelaboração de conteúdo, pensando novos formatos e até novidades e avanços para o Blog nesse ano de 2013 até 2014. Por isso, podem esperar já por novidades ainda em Fevereiro.

O Claudio Sanches e eu estamos trabalhando duro nas melhorias do FBlog Host – http://www.fbloghost.com – e nos serviços que prestamos para nossos clientes. Este é um grande investimento que estamos fazendo para oferecer hospedagem de qualidade para blogueiros que usam o WordPress.ORG como plataforma (principalmente os que migram do Blogger)

Para os que ficaram indignados com o título desse artigo, já lembro que isso é uma tática para atrair leitores: Escrever artigos sensacionalistas no Blog faz mais sucesso.

Este post foi para mostrar que até blogs grandes, precisam de um tempo para reciclar, reformular projetos e tirar umas férias. Saber a hora de dar um tempo e analisar os resultados de seu trabalho são questões fundamentais para projetos que querem durar a longo prazo.

Pode ter sido uma forma inusitada de tratar sobre mudanças e objetivos do [ Ferramentas Blog ], mas ao menos atraiu a atenção de nossos seguidores, além de servir para enfatizar nosso compromisso com a Blogosfera.

Este é só o começo!

Podem se preparar para as novidades que teremos ao longo de 2013. Não vou dar dicas agora, mas algumas coisas envolvem o “Projeto: Blog”, meu novo blog Internet Geral – http://www.internetgeral.com – onde quero montar uma equipe de blogueiros.

Teremos novos serviços e produtos aqui no [ Ferramentas Blog ], além de novos formatos para conteúdo e estilos de material para ajudar ainda mais os blogueiros de todos os níveis. Muita coisa será reformulada e, se depender do Claudio Sanches, pode ser que tenhamos até um novo layout, ainda mais inovador do que foi esse atual.

Portanto: Este Blog NUNCA acabará!

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

49 Comentários

  1. Você simplesmente arrasou com esta sua estratégia de marketing misturado com sensacionalismo catastrófico kkkkk, eu vim ler o post na certeza de que era apenas estratégia e quando li o conteúdo so confirmou kkkk
    Parabéns!Uso esta estratégia no google + e funciona muito.

    Responder

  2. UAUUUUU,…tomei um susto quando vi isso no face…afff

    Ainda bem que esta tudo ok.

    Sucesso Lemos e continue com o trabalho em 2013 e sempre.

    Ate mais.

    Responder

  3. Alguns títulos e assuntos são muito polêmicos mesmo, gerando muitas cobranças e até ofensas. Como digo: “Não sou dinheiro para agradar todo mundo”. Em falar nisso uma pena o seu agregador tá desativado! espero que volte, obrigado por ter publicado alguns dos meus posts nele. 🙂

    Responder

  4. Nossa tambem levei um susto por isso estou aqui O Blog de vcs ja me ajudou tanto no meu blog com suas Matérias espero que nunca acabe parabens pelo trabalho de vcs

    Responder

  5. Um exelente projeto como esse que tem ensinado a muitos como desenvolverem os seus blogs e terem ideias inovadoras nunca pode parar
    espero sim que em 2013, possa ler cada dia mais artigos com qualidade esse blog tem sido uma das minhas leituras diarias obrigatoriamente e tenho aprendido muito e apilicado as dicas em meu blog.

    Responder

  6. Que susto! Estou sempre pesquisando no teu blog, ele tem tudo que a gente precisa saber! É ótimo, cada dia melhor!Artigos com qualidade e bem didático para os que estão começando.Também comprei o livro antes de começar meu blog e ajudou muito.

    Responder

  7. Não sei se vou rir ou chorar rs rs rs rs. Eu falei nãooooo só pode ser mais uma jogada, ai fui lendo o texto e percebi que caramba vai acabar mesmo… mas depois foi simplesmente genial.. apesar de merecer uns tapas de leve rs rs rs…

    Que bom q o blog está parado, mas nem tanto assim.. e fico no aguardo das super novidades q irá trazer… sei q vai movimentar ainda mais a net

    até mais

    Responder

  8. Marcos, seu trabalho nunca vai acabar ou se apagar, independente de atualização ou não. Ele já está fincado na blogosfera, já fez história. Está nos anais. Agora este leitor/visitante que escreveu “já FAZEM 12 dias” é que deve ter decretado seu fim desde sempre, pois nem dominar o básico da Língua ele o sabe. Grande abraço de luz!

    Responder

  9. Marcos, você precisa realmente renovar, afinal é sempre difícil ser o número 1. Nós, seus leitores, esperamos sempre muito de você. Parece até injusto, mas nos sentimos um pouco donos do seu blog. E estar na vanguarda exige muito de você. Nós sabemos. Lembra a última propaganda dos panetones Bauducco: “Não é fácil fazer um panetone cada vez melhor quando você já faz o melhor”. Isso é uma inspiração para nós, ver você reprojetando, se superando, mesmo com o melhor metablog. Um grande abraço! Estamos todos ansiosos!

    Responder

  10. Mudando um pouco o foco dos comentários, sou apenas eu que me incomodo com as repentinas mudanças de critério do Google? Pelo que entendi do que você escreveu, o Google fez uma atualização no seu sistema e 300 artigos que eram relevantes foram “rebaixados”, repentinamente. Poxa, para mim, que sou leigo, me parece desnecessário este tipo de ação do Google… É importante melhorar sempre os critérios, mas a forma aparenta ser pouco adequada.

    Responder

  11. Ah meu Deus; quase apanhei um troço ao ler isso … Eu o FB e não suportaria seu fim.

    Enfim, deixa já desejar muitos sucessos pra vocês e que este ano seja super recheado de um pouco de tudo.

    Abraços.

    Responder

  12. Não preciso dizer que você, Marcos, me assustou porque você deve saber que assustou a todos e os comentários acima não mentem. Mas com seu artigo eu concordo plenamente, às vezes devemos aproveitar uma época como estas para tirar um recesso, repensar o blog, ter novas ideias e continuar com o mesmo. Eu, por exemplo, neste mês de dezembro que passou tirei um recesso, um pouco forçado, porque estava me remoendo por dentro de vontade de postar no blog e agora que 2013 chegou voltei com força total e espero que eu contínua neste ritmo até o fim do ano e assim por mais anos, também espero que o Ferramentas Blog continue ajudando, nós blogueiros, a criarem seus blogs e tornando-os mais profissionais.

    Responder

  13. Marcos, eu acredito que no meu blog tive o mesmo problema que você teve no seu. Quando você diz que reescreveu: Você deletou tudo inclusive título e reescreveu e atualizou ou você apenas deletou tudo, fotos textos e reeditou. Gostaria de saber… Seria possível detalhar um pouco disso tudo? Gostaria de saber também: Como posso detectar quais os posts?
    Eu também fiquei assustada com o início do post 🙂 Valeu! Feliz Ano Novo pra você e muito sucesso no seu blog…

    Responder

    • Sônia,

      Para detectar o problema eu usei os dados do Analytics para comparar os resultados de visitas de períodos diferentes e encontrar onde estavam as perdas.

      Quanto a “reescrever”, não apaguei ou excluí nada. É que alguns artigos estavam tão desatualizados que uma simples edição ou revisão não resolveria. A estrutura foi mantida e o propósito do artigo continuou o mesmo. Apenas reformulei o conteúdo.

      Responder

  14. Quando eu li o título já bateu um desanimo. Bem agora que estou pensando em revitalizar meu blog, com mais tecnologia (HTML5, CSS3, JQuery…), não apenas o conteúdo, mas o template também. Senti até o pesar de desistir de tudo. u.u

    E não é que sensacionalismo faz as pessoas lerem mesmo… kkkkk…

    Boa sorte, e vida longa ao blog!

    Responder

  15. Porra… acho que todos levaram um grande susto. O Ferramentas é, pra muitas pessoas, espécie de guru sem o qual a blogosfera ficaria um caos. Bom, pra mim, ao menos, com certeza é.
    Sigam com o excelente trabalho, pessoal!

    Responder

  16. Olá Marcos!

    Realmente você deu um susto em muita gente que segue seu blog… Mas você assim como eu, nunca iremos desistir do que gostamos de fazer ou sonhamos fazer… Eu luto pelas coisas que eu amo e vejo que você também. Desculpe pelos outros comentários tolos antes, mas eu só vim escrever este comentário porque eu quero que você tenha muita sorte e determinação de continuar trabalhando em seu blog. O ano de 2013 é só um começo!

    Responder

  17. Olá Marcos. É o seguinte: O Ferramentas Blog foi e é muito importante para todos nós. Acho que vai contribuir muito ainda. Em relaçao ao susto que alguns tiveram não aconteceu comigo, até porque sei que as vezes você puxa mesmo para títulos chamativos. Todo Mundo teve quebra de visitas em Dezembro de 2012. Eu sou um caso destes, aqui no Futebol Extensivo. Abraço e bola pra frente! Rafael Silva(Futebol Extensivo)

    Responder

  18. Nossa! Realmente a tática do Título funciona…
    Senti até palpitações quanto li o título da postagem. O Ferramentas Blog Já me ajudou tanto que seria uma grande perda se chegasse ao fim!

    É isso ai!
    Continuem firmes que o trabalho de vocês é muito relevante para a Blogosfera.

    Responder

  19. Olá Marcos,

    Ficar alguns dias sem atualizar é natural, principalmente nas festas de fim de ano que são momentos de reunir familiares e isso significa, evidentemente, afastar-se temporariamente do blog.

    E quanto ao seu novo projeto, se surgir vaga para escrever gostaria de participar.

    Abraços

    Responder

  20. Sobre os posts com títulos sensacionalistas, na minha humilde ignorância, é como uma loja que anuncia algo bem barato e nas letrinhas miúdas coloca as restrições. É tudo legal, mas tem a nítida intenção de enganar os desatentos. Com certeza dá resultado num primeiro momento, mas será que permanece assim?

    Responder

    • Alexandre,

      Por isso mesmo destaquei o link de um post que escrevi sobre esse assunto.
      É preciso ter muito cuidado para usar técnica como essa. O modelo tem que ser o do jornalismo e não o do comércio, como foi o seu exemplo. Nesse caso há uma diferença muito grande.

      Responder

  21. Ai Marcos, não faz isso… 🙂

    Acompanho seu blog pelo meu Bloglines e só vejo um trechinho.

    Sofri horrores por antecipação, só me acalmei ao ler o artigo completo.

    Sucesso em 2013. I love Ferramentas Blog!!

    Responder

  22. Ola meu Irmãozinho vc me assustou de verdade, adoro seu blog e sempre que posso passo por aqui,apesar de eu ter um blog em outra area que é de downloads mas gosto muito de pegar algumas dicas suas Valeu um Forte Abraço e Muito Sucesso…

    Responder

  23. Rapaz, fiquei assustado mesmo, sempre entro no Ferramentas Blog para ver informações novas e aprender mais para melhorar meu blog, mas como sempre, seu texto está muito bom de se ler e compreendo perfeitamente o tempo que ficou sem atualização, pois todos nós merecemos umas férias as vezes, natural que com o tempo precisamos refletir e arrumar a casa e reformular nossos projetos para oferecer informação de qualidade cada vez mais aos leitores.
    Parabéns pelo belo trabalho !

    Responder

  24. Olá Marcos!
    Estava pesquisando sobre Blogger X WP para variar e achei o [Ferramentas Blog]! Parabéns pelo conteúdo, dedicação e carinho com os seus seguidores. Hoje aprendi várias coisas, dentre elas, sobre posts sensacionalistas – que a princípio me entristeceu porque levei um susto – e a importância de se deixar um comentário para incentivar a pessoa a escrever! 🙂 Este site é muito bom! Parabéns!

    O que tenho em mente é abrir um site de aulas de inglês com conteúdo disponível a todos mas com um campo de login para os meus alunos VIP, para ganhar dinheiro, claro! Ainda não encontrei alguém que me explicasse direitinho. Já falei com 2 rapazes via chat que me disseram algo sobre ‘nossa plataforma não oferece essa opção’ e ‘você precisa de banco de dados’…
    Essa é minha grande meta. No momento, estou pesquisando se há a possibilidade de se começar pequeno mas a passos largos, criando algo bacana através de um blog, com newsletter e cobrança via Pagseguro, por exemplo, mas sou totalmente leiga no assunto…Isso é possível, por favor?

    Muito obrigada,
    Deus os abençoe grandemente.
    Laura – Indaiatuba SP

    Responder

  25. cara vc tem razão ter um blogger é muito mais desgastante do que um trabalho normal, então espero que tenha tirado boas férias do blogger com sua familia

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.