O [ Ferramentas Blog ] migrou para o WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de pouco mais de 2 anos e meio usando o sistema do Blogger para manter nossos projetos e publicações, agora o [ Ferramentas Blog ] foi totalmente migrado para o WordPress.org. Esta é um iniciativa para melhorar o potencial de nosso trabalho, profissionalizarmos ainda mais nossa estrutura e oferecer mais conteúdo, serviços e informações para a blogosfera.

Eu, Marcos Lemos, como criador do [ Ferramentas Blog ] achei que já estava na hora deste blog evoluir em vários aspectos, migrando para o WordPress.org. Agora estamos usando um host próprio e deixamos o Blogger para outros projetos.

Ferramentas Blog no WordPress

Depois de praticamente 3 meses de trabalho, estudo e pesquisa sobre como desenvolver novos projetos, cheguei à conclusão de que já estava na hora de um desafio maior. O Blogger nos serviu muito bem desde o início e provamos que é possível manter um blog de alto nível usando este serviço gratuito.

O Claudio Sanches, nosso editor para assuntos de WordPress, é o responsável pelo novo layout (uma adaptação do template do Blogger criado pelo Sérgio Estrella) e por toda a parte operacional da migração, incluindo as configurações de plugins e códigos.

Muita coisa ainda será feita e desenvolvida aqui. Não vamos parar de publicar sobre o Blogger. As novidades vão sendo implantadas ao longo desse ano e publicaremos nos próximos dias vários artigos sobre o processo de migração para ajudar outros que quiserem tentar isso também.

No mais, espero que todos gostem das mudanças e que possamos atender às necessidades da blogosfera e ocuparmos nosso espaço de forma satisfatória. Aproveitem para comentar, dar sua opinião sobre o [ Ferramentas Blog ] aqui e dizer o que achou das mudanças.

.

60 Comentários

  1. Durante essa semana vou ver de escrever falando sobre os detalhes. Legal que vou aproveitar e explicar alguns fatores do que porque usar WordPress e alguns problemas que pode acontecer xD.

    Lembrando também que é mais fácil começar um blog no WordPress do que migrar para ele. Porém depois de pronto é só alegria.

    Responder

  2. Parabéns pela migração! De certeza que a partir de agora ainda vão ter mais sucesso!

    Uma das grandes vantagens imediatas é a gestão de comentários. Para nós visitantes agora é mais fácil comentar!

    Abraços.

    Responder

  3. Legal, o carregamento do blog ficou melhor, mais leve pra ser exato. Estou migrando para o WordPress também, ainda estou em fase de ajustes no tema e configurando algumas coisas, estou pesquisando sobre a hospedagem(tarefa um pouco difícil), pois existem diversas empresas que disponibilizam seus serviços, com várias funcionalidades.

    Seria legal também vocês comentarem todo o processo de migração, desde os testes até a “quase finalização”, plugins usados, etc…

    Boa sorte nessa nova empreitada, long live…

    Responder

  4. Parabéns pela mudança! Espero que seus novos projetos obtenham sucesso.

    Só uma pergunta, o wigdet “Arquivos” do Blogger que você usava não está mais disponível aqui. O Ferramentas Blog terá uma página só para arquivos?

    Responder

    • @Neemias,
      Ainda estamos trabalhando nos gadgets que vamos usar no Blog. O modelo de arquivo poderá ser outro, já que não estamos mais no Blogger, mas pdoerá ser um semelhante.

      Responder

    • Tinha me esquecido de ativar ele na verdade, não é igual do Blogger, mas resolve, mas vou ver com o Marcos de fazer uma página com o Arquivo inteiro logo logo, fica até mais fácil.

      Responder

  5. Não vou ser hipócrita, Marcos, mas sinceramente não gostei, mas é seu blog, e você sabe o que é melhor para você.
    Confesso que tenho algo contra o WP. Ele não me entende, eu não o entendo e o melhor é me manter bem longe! 🙂

    Responder

    • Eu entendo sua posição quanto ao Blogger e continuarei ao seu lado defendendo essa plataforma. Nesse momento era o melhor para meu blog e para os planos que tenho para esse ano.
      Como disse, vou continuar publicando sobre o Blogger e ainda tenho outros projetos lá.

      Responder

  6. Novamente parabéns pelo migração,também obtive sucesso e estou gostando muito das milhares de possibilidades de usar o wordpress e seus plugins.
    Vai ser bom explicar em vários post como foi feito a migração,quais erros ocorreram,etc.
    Porque não é tão fácil de migrar(criar um novo sim) acontecem muitos erros,não é só clicar em importar e pronto,é bem mais complexo…

    Abraço!

    Responder

  7. Eu pensei em migrar para o WP mas fiquei com duvidas do tipo: o google achara as postagens no blog antigo ou no wp ou elas automaticamente com a migração ja vao para o novo endereço etc…fico na duvida sobre as postagens se perderem. Sobre as pequisas do google. Onde hospedar. Como é o painel de postagem e plugins, como se gerencia essas coisas de quem nunca entrou no WP e não sabe como é. ^^
    Se você poder escrever sobre isso, arigato!!

    Responder

    • @Diana,
      Essa será nossa proposta nos próximos dias: ensinar tudo o que puder sobre o WP e como as pessoas podem migrar. Eu aprendi muito com esse processo e tinha as mesmas dúvidas que você. Consegui resolver todos os problemas e vou passar este conhecimento. É só acompanhar nossas atualizações nos próximos dias.

      Responder

  8. Eu notei que você trocou um anúncio pelo da Bonus Card Compras, aí lembrei que você tem um anúncio da Prime Cursos. Pergunta: A Prime Cursos é um bom programa de afiliados? Ou seja, neste tempo que você está anunciando para ela os resultados estão sendo satisfatórios ou há problemas de pagamento, suporte, e lucro?

    Responder

  9. Boa noite Marcos.
    Tive que migrar meu blog para o WP, estou encontrando várias dificuldades devido muitos ítens estar em inglês, no momento estou com os dois blogs, gostaria de saber se posso continuar com o blogger ou ele será eliminado em março.
    Obrigada

    Responder

    • @Elisabete,
      Pode continuar com o Blogger. Quem foi que disse para você que o Blogger será eliminado? Isso é mentira. O Blogger está bem vivo e a Google está investindo cada vez mais nisso. Pode ficar tranquila.

      Responder

  10. Parabéns Marcos Lemos pela migração! o WordPress.org tem suas vantagens, em se tratando de crescer mais fizeste uma boa escolha. Estou acompanhando seu blog, pois pretendo migrar o computerdicas para o WordPress.org também, espero que seus artigos possam me ajudar.

    Parabéns mais uma vez e SUCESSO!

    Responder

  11. Olá Marcos, que legal que você migrou. No Como Fazer Web também fizemos a migração quase perfeita, só faltou conseguir passar os assinantes do feed para a nova plataforma, não consegui fazer isto ainda. Uma dica, instala o o Plugin Subscribe To Comments para os comentarios serem enviados para nosso e-mails ok.

    Um abraço!!!!

    Responder

  12. Uso o Blogger praticamente por causa de você – te sigo desde sempre, rs – e estou satisfeita com o que ele oferece, não tenho maiores aspirações blogosféricas.
    Mas, não entendo absolutamente NADA de plataformas, vantagens e desvantagens, etc. e tal. Confesso que tenho preguiça de aprender também! (já que o Blogger me atende)

    Entretanto, em meio de toda a minha ignorância, tenho que dizer que esse sistema de comentários do WP é simplesmente fantástico, né? Deixou o Blogger no chinelo.

    Beijão, obrigada por tudo e muito sucesso na vida WordPressiana!

    Responder

  13. Nossa, quando eu recebi por e-mail esta postagem eu pensei na hora: “A principal mudança seria na parte estrutural do site, ou seja, não será visível as suas mudanças”…

    Mas pelo o que eu estou vendo, estava errado! O layout ficou bem mais organizado e agora ele está ocupando toda a tela. Ficou muito bom mesmo ! !

    Parabéns e Sucesso com o [ Ferramentas Blog ] ! !

    Responder

  14. Bom voce faz o que acha melhor , a unica diferença que eu percebi foi a caixa de comentários e depois eu vi este post ai eu entendi.Vou continuar acompanhando suas atualizações para ver o que voce vai ensinar sobre WP.

    Responder

  15. Marcos, te desejo sucesso, porem eu particularmente prefiro muito mais o Blogger, principalmente pela sua simplicidade. E tambem é muito estranha esta sua mudança repentina, porque voce e o blogger tinham tudo a ver. É como se fosse um craque do flamengo ir jogar no vasco do nada, sera que rolou algum leilão pelo seu passe? Eu sinceramente preferia voce no blogger. Abraços e boa sorte. http://cachorrosblogs.blogspot.com

    Responder

    • @CachorrosBlogs,
      hehehehe…. Não, não houve leilão. Meu passe não foi vendido, rs!

      Essa foi mesmo só uma mudança por necessidade de serviços mais específicos que só com o WP eu conseguiria fazer. Na verdade eu não mudei de time, diria mesmo que apenas mudei de campo onde jogo.

      Responder

      • Ao menos agora a parte de comentários é descente, com responder e tudo. 😛
        Realmente, eu até já esperava isto, um blog do porte que é o FerramentasBlog teria que, cedo ou tarde aderir a algo mais ‘maleável’.
        Estou esperando o posts sobre os procedimentos para a importação, fiquei curioso sobre as urls antigas e o Sr. Google.

        Responder

        • @Jonathan,
          Continue acompanhando que teremos alguns posts com todo o processo, descrevendo com detalhes tudo o que é importante, especialmente para nào ter problemas com o Google e não perder indexação nem conteúdo.

          Responder

          • Galera achando o que Marcos traiu o movimento xD
            Mas todos irão ver ao longo desse ano o porque desta mudança e saberão que não seria possível várias coisas que estão sendo feitas aqui no Blogger.

            Responder

  16. Parabéns!!! Achei que a template ficou com uma cara mais moderna. Quanto a plataforma cada um que escolha o que achar melhor para si. Aproveitando passa o código daqueles sharebuttons agora com o orkut e o adthis que ficaram show.

    Responder

    • @Fabiano,
      Muito obrigado!
      Sobre os botões, o Claudio Sanches quem criou esse modelo para WordPress, bem parecido com o do Blogger só que mais completo. Ele ensinará em breve num tutorial cada passo para todos colocarem no Blog.

      Responder

    • Fabiano, como o Marcos disse, logo vou publicar aqui tudo o que fiz, e aos poucos vou ensinar como fazer várias coisas.

      Tem certeza coisas que fiz aqui no Ferramentas Blog na hora de migrar, que todo mundo que tem um blog ou site deveria fazer também em seu template, tanto para ficar mais leve como para ser melhor lido pelos motores de busca.

      Responder

  17. Marcos fiquei impressionado com sua mudança, realmente nunca pensei que voce fosse partir pro WP. Vou te confessar que vc era um dos meus grandes motivadores a permanecer no blogger. Muita gente mesmo, me recomenda o WP e eu relutava em mudar, agora que você mudou, vou ter que me render a eles tambem. Sua atitude me mostra que ta mais do que na cara que o WP é a melhor plataforma, ou se não, a que possua maior recurso para evoluir. Ultimamente estava me sentindo preso no Blogger, e tenho certeza sim que o WP tabm vai atender melhor os meus objetivos. Eu almejo um blog/site em que eu possa escrever sobre muitas coisas distribuindo mais precisamente o conteudo e o WP faz isso, o unico lance a desejar é ter que pagar hospedagem, mas isso é um custo relativamente barato em vista do retorno que meu blog pode oferecer. Abraços, boa sorte! http://www.sigabrasilia.com/

    Responder

  18. Pingback: O [ Ferramentas Blog ] migrou para o WordPress.org « Blog « Link de Qualidade

  19. Olá! Como leitor do Ferramentas Blog só posso desejar muitas vitórias em sua nova fase. O blog é um espetáculo de bom e agora com certeza ficará ainda melhor. O trabalho de publicação na web não é fácil, é preciso muita dedicação e disciplina. Eu mesmo tenho um blog que está agora passando por modificações, estou em fase de muita pesquisa e muito trabalho para modificar praticamente tudo em meu blog e no que eu tenho com objetivo na net. Saiba que muito das modificações que estou projetando para meu blog são baseadas em artigos seus que muito bem explicam o que é blogar.
    Parabéms pelo seu trabalho e continue assim nos ensinando…

    Responder

  20. Marcos, parabéns pela iniciativa na mudança.
    Mudei a dias atrás, de Blogger para WordPress, porém os feeds e postagens para serem recebidas por email não estão funcionando, e não sei como arrumar. Poderia dar uma dica?
    Abraço

    Celso

    Responder

  21. Marcos, também tinha um site no blogger, é um site de downloads e fui vendo que para seo, os plugins e tudo o word press é 10000 vezes melhor que o blogger.
    Espero que vocês continuem postando um bom conteudo, ja que agora melhoraram a plataforma que tavam.
    Flws

    Responder

  22. Melhor o WordPress mesmo.
    Todo mundo podia mudar pro WP,eu jà migrei.
    O Google tem erros demais em seus produtos,sabe là se um dia acontece uma pani ou erro e todos os nossos posts são deletados,è serio,kk..

    Responder

  23. Olá Marcos! Muito bom, parabéns pela mudança e evolução! Sabemos que o Blogger é uma ótima Plataforma, mas o WordPress tem algumas vantagens. Os Permalinks por exemplo, Influenciam bastante (e coloca bastante nisso!) quando se trata de SEO.
    Eu Mesmo tinha um Blog – Não sei se você lembra do “DETUDOUMPOUCO” – e decidi mudar de plataforma, e fui para o WordPress. Comprei um Domínio (www.verweb.com.br) e to começando de novo.
    Percebi uma grande diferença entre O WordPress e o Blogger e realmente, para o que eu preciso, agora, o WordPress é a melhor escolha!
    Parabéns mesmo e até Mais!
    Sucesso, quer dizer, mais sucesso pra vocês do [FB]!

    Responder

  24. Grande Marcos,
    parabéns pela mudança, isto significa que o trabalho sério que faz estava exigindo maior espaço e mobidade para as matérias.Desejo toda sorte nesta empreitada.
    Eu ainda não pretendo migrar,mas quando o fizer, com certeza pegarei todas as dicas que postarás aqui.
    Um abração.

    Responder

  25. Eu particularmente odeio o WP ! rs
    Acho o blogger mais fácil de alterar o layout , não sei se é porque já estou mais acostumado ao blogger . NO wordpress tudo é mais dificil e tem que ficar acessando a hospedagem toda hora . Não acho prático . Mas como não mudou quase nada por aqui , achei uma boa . Mas o Ferramentas Blog mostrava que era possivel ter um blog profissional no Blogger …

    Responder

  26. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.