É o fim do Orkut, oficialmente!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Depois de 10 anos de existência e muitas controvérsias, finalmente a Google admite o fim do Orkut. Esta que foi a maior rede social do mundo e praticamente apresentou os padrões e formatos mais usados, agora tem o seu fim decretado, inclusive com data marcada para o fim.

Desde de 2010 que se fala na possibilidade da Google acabar com o Orkut, mesmo com o serviço sendo líder no número de usuários até 2011.

A desculpa agora é que outros serviços da própria Google superaram as utilidades do Orkut, como o Youtube, Blogger e Google+. Mas nós sabemos que o principal vilão foi mesmo o Facebook e, mais recentemente, o Instagram e o WhatsAPP.

Orkut

O Orkut não evoluiu na mesma velocidade que outras ferramentas na Internet e a concorrência ficou muito pesada na época em que surgiu o Twitter e Facebook.

O que a Google quer é migrar o máximo de usuários para o Google+ e ver se essa rede social começa a crescer de vez.

Até o dia 30 de Setembro de 2014 o Orkut ainda estará disponível e, desde agora já não é possível criar novas contas. As comunidades públicas e seus conteúdos serão mantidos como um acervo para consultas, um último registro da existência do Orkut.

A pergunta que fica é: fará falta para alguém?

Fonte: Blog do Google Brasil – Adeus ao Orkut

13 Comentários

  1. Ainda há alguma comunidades muito ativas, inclusive com seguidores mais fieis que as demais redes sociais. Há algumas – e faço parte de duas delas – que mantêm o mesmo vigor. É como um porto seguro contra a banalização do cotidiano e non sense presente, especialmente no Facebook. Acho uma falta de respeito da Google descontinuar o serviço sem apresentar uma migração destas comunidades. Excluir a rede, ok. Mas por que não migrá-las para o +, por exemplo. Tudo ficará perdido na memória e história – aliás, esta empresa não sabe o que é isso em tempos de tudo descartável e sem pretensão de verdade alguma. Neste sentido, tal ação é mais que legitimada. Demonstra o que são nossos tempos. Pena.

    Responder

  2. Olá Marcos!

    De fato o Orkut mudou muito as redes sociais, e aqui no Brasil ficou bem popular. Entretanto, sua não evolução e ainda contar com a concorrência interna do Google+, logo deu todas as indicações de seu fim.

    Acredito que exista sim um grupo nostálgico que ainda usava o Orkut até o dia de hoje, mas a grande maioria nem se quer vai lembrar que está rede social um dia já dominava sua vida on-line.

    Até!

    Responder

  3. Deixará muitas faltas, pois foi o começo de tudo. O Google+ é o sucessor do Orkut, isso é indiscutível. Um fator deixava essa rede social superior às outras eram os fóruns, em que poderíamos postar tópicos, isso o Facebook infelizmente não tem. Serei sincero, usar o Orkut nos dias atuais seria uma tremenda perca de tempo, mas que era uma bela rede social, era.

    []’s

    Responder

  4. Uma pena! Até hoje ganho um dinheirinho através do Orkut!

    E como já foi dito aqui: o sistema de comunidades do orkut é/era ótimo para se discutir idéias.

    Bom, vamos aproveitar até o dia 30 de setembro…

    Responder

  5. Foram 10 anos de sucessos, não tive nada a reclamar do Orkut, era uma excelente rede social, e creio que deixará saudades, era muito divertido quando acessávamos a rede, e tínhamos aquela surpresa de convite de um amigo rsrsr, as suas variadas comunidades e etc. Teve o seu grande momento! Deletei minhas duas contas há 2 anos atrás, mas no período que utilizei o serviço, gostava e curtia muito! Obrigado Orkut! Abraço a todos, sucessos e felicidades!

    Responder

  6. fecharão meu orkut antigo e perdi todas as minha fotos eu entro com a senha antigo fala que não existe mais e só ficou o novo da gmail.porque que estão fazendo isso com a gente.

    Responder

  7. Eu usava sempre não gosto do twiter, não queria que o orkut acabasse eu amava jogar colheita feliz e stardoll!!!!

    Responder

  8. Não foi justo,agora disseram que daria para salvar os albuns,ate 20l6,e não é verdade,nem o icone do Orkut aparece .Não esta sendo justo,nossas recordações todas lá sem podermos fazer nada.Gostaria ao menos poder salvar os meus albúns,é uma falta de respeito com o usuario.O que podemos fazer para recuperar.Obrigada se puderem resolver o meu problema

    Responder

  9. Eu perdi toda infância dos meus filhos tinha muitas fotos que não consegui salvar gostaria muito de saber como recuperar.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.