Gadget lista de artigos aleatórios para Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A navegabilidade de seu blog tem que ser algo sempre repensada e revista, pois é assim que sem mantém os visitantes interessados nos seus artigos. Um menu com lista de artigos pode ser bem atraente na barra lateral, até mais que o índice padrão do Blogger que é organizado segundo um calendário. Descobri uma boa forma de apresentar uma lista de títulos de artigos de seu blog, que aparece em uma ordem aleatória diferente sempre que a página é atualizada ou trocada. um recurso bem simples e fácil de instalar e o resultado é imediato.

Como instalar o Gadget.

Vamos seguir o padrão para qualquer gadget que é um código HTML ou Javascript, criando um novo gadget do tipo HTML/Javascript na barra lateral (sidebar) do seu blog e depois arrastar esse novo elemento para onde quer que ele seja exibido.

Então, abra o painel do Blogger e vá ao menu “Layout” ~> “Elementos da página” e clique em “Adicionar um gadget”, como ilustra a imagem abaixo:

layout-gadget-blogger

Na janela de opções que abrir, procure por “HTML/Javascript” e crie um novo. Dentro da área para inserir códigos, adicione o seguinte:

<script type="text/javascript">
var randarray = new Array();var l=0;var flag;
var numofpost=6;function randomposts(json){
var total = parseInt(json.feed.openSearch$totalResults.$t,10);
for(i=0;i < numofpost;){flag=0;randarray.length=numofpost;l=Math.floor(Math.random()*total);for(j in randarray){if(l==randarray[j]){ flag=1;}}
if(flag==0&&l!=0){randarray[i++]=l;}}document.write('<ul>');
for(n in randarray){ var p=randarray[n];var entry=json.feed.entry[p-1];
for(k=0; k < entry.link.length; k++){if(entry.link[k].rel=='alternate'){var item = "<li>" + "<a href=" + entry.link[k].href + ">" + entry.title.$t + "</a> </li>";
document.write(item);}}
}document.write('</ul>');}
</script>
<script src="/feeds/posts/default?alt=json-in-script&start-index=1&max-results=1000&callback=randomposts" type="text/javascript"></script>

A parte indicada em vermelho é a única coisa que você pode modificar e determina a quantidade de títulos de artigos que será exibida na lista. Salve o gadget e mova para onde desejar, lembrando de salvar as modificações.

Abra o seu blog para ver o resultado obtido.

Outras opções de gadget recomendados:

.

7 Comentários

  1. também quero te agradecer pelo gadget!
    Eu queria mesmo algo assim, e esse seu caiu como uma luva.
    Obrigado, Deus o abençoe!

    César Aquino Bezerra.

    Responder

  2. Achei que era outra coisa… Esse modo é interessante, mas gostaria de saber como faço para criar um link onde, ao clicar, o usuário seja levado a uma postagem aleatória dentro do blog.

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.