Ganhar dinheiro com Blog – Layout

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quanto espaço para publicidade tem o seu blog ou site? É importante escolher bem o layout (template) do seu blog para dispor da melhor forma possível os vários tipos e formatos de anúncios existentes dos serviços de afiliados. Essa é uma questão muito importante para garantir bons retornos na hora de monetizar seu blog. Os anúncios têm que estar bem visíveis e acessíveis para os visitantes.

 

Você montou o seu blog, preparou um conteúdo de qualidade, mas percebeu que seu blog não tem muito espaço para colocar os anunciantes e quando coloca, não ficam bons, nem muito visíveis ou atrapalham seus menus, ocupando espaços ruins. É importante saber dispor bem os anúncios e banners e saber também quais são os melhores lugares e os mais rentáveis para o seu blog. Vejamos algumas dicas para otimizar os ganhos com o posicionamento certo para a publicidade.

 

Escolhendo um Template.

A escolha do tipo de modelo de layout adequado para o seu conteúdo é fundamental. Nem sempre o mais bonito é o mais funcional. Lembre-se que tudo em seu blog tem que priorizar o conteúdo, os artigos que você escrever, pois são eles que atraem os visitantes e, quanto mais visitas, maiores as chances de crescer seus ganhos – especialmente se trabalha com programas afiliados contextuais que pagam por cliques.

Existem milhares de modelos de templates gratuitos na internet e, com toda certeza, é possível encontrar um que seja adequado para o seu caso. Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] pode encontrar alguns tipos que consideramos bons e bem feitos (clique aqui para ver nossos Modelos de Template ou aprender mais sobre Templates).

Observe principalmente um detalhe: escolha templates que tenham ao menos 3 colunas, sendo que duas delas são para menus laterais (chamados de sidebars), onde se pode colocar os vários elementos de página. Não importa se as duas sidebars estão juntas do mesmo lado ou uma à esquerda e outra à direta da coluna dos artigos – recomendamos mais esse formato e você verá abaixo por quê.

 

A disposição e formato dos anúncios.

Existem muitos tipos de anúncios e vários formatos e será isso que vai determinar o local mais adequado para eles. Reconhecidamente existem alguns formas de anúncios que dão mais rendimento e geram maior receita.

  • Dê mais atenção e consiga espaço para formatos do tipo 120×600 ou 160×600 – conhecidos como Aranha-céus – chamam muito a atenção e o melhor lugar para eles é no menu do lado esquerdo do conteúdo, dos artigos. Devem ser a primeira coisa na sidebar. A vantagem é q podem conter muitas opções de produtos e links ou ter um banner bem atraente.

 

  • Outro importante é o de 300×250 ou 336×280. Esse é o mais atraente (na minha opinião), pois pode conter até vídeos publicitários. É grande, pode conter vários links e é facilmente adicionável ao final dos artigos ou abaixo dos títulos dos mesmo. Se o seu modelo de layout tiver uma sidebar larga o suficiente, também é recomendável usar um desses lá.

 

  • Existem também os banners “cabeçalho”. São chamados assim por serem largos e normalmente serem colocados abaixo do menu horizontal ou do cabeçalho do blog. Têm a medida de 728×90. O melhor lugar para eles, claro é no topo da página, bem visível e normalmente são os que mais chamam a atenção dos visitantes e, com certeza vão vê-lo.

 

  • Tem um segundo tipo de banner, menor e adequado também para o final das postagens. São discretos e podem compor muito bem uma forma de saída da sua página, após o visitante terminar de ler o artigo que procurava. São os banners com formato 468×60, podem conter algumas imagens e links bem objetivos. Recebem bons cliques quando estão no final de um artigo, se forem do tipo contextual os anúncios, pois terão links referentes ao que a pessoa acabou de ler.

São muitos os modelos, mas estes são os mais comuns em todos os programas de afiliados e, comprovadamente, são os que dão mais retorno. Saiba dispor bem eles e escolher um template que comporte os vários tipos e formatos em harmonia com o seu blog. Quanto mais parecer que o anúncio é parte integrante do seu conteúdo, maiores serão as chances de grandes ganhos.

Veja a figura abaixo que destaca os melhores locais para posicionar os anúncios e/ou leia aqui mais sobre esse tema.

Com esses modelos em mente, você poderá escolher melhor que tipo de template pode atender às suas necessidades para dispor melhor os anúncios e ter um modelo de layout agradável para o leitor.

 

Adequando aos programas.

Vale salientar alguns detalhes. Se você usa um programa do tipo o AdSense ou UOL Afiliados (leia sobre eles aqui mesmo), que são contextuais e pagam por clique, pense mais nos tipos de anúncios como o arranha-céu e cabeçalho, sempre no topo da página, abaixo do título do blog ou do menu horizontal, no caso do “cabeçalho” e, se for o arranha-céu, sempre na sidebar do lado esquerdo. Toda pessoa lê da esquerda para a direita e de cima para baixo. Se os anúncios forem a primeira coisa que a pessoa ver em seu blog, maiores as chances de que ela clique neles.

Sendo que você use programas que pagam comissão por vendas, é mais adequado recomendar os produtos ao final de cada artigo e colocar o anúncio ali. Assim a pessoas sentirá que tem uma recomendação, já leu o seu blog e pode clicar ali para ver outros produtos do seu interesse. Os melhores formatos nesse caso são os banner de 468×60 ou os retângulos de 300×250 ou 336×280. Também, estes retângulos podem vir abaixo do título do artigo a ser lido. Assim, será a primeira coisa que o visitante verá.

 

Conheça bem as regras de otimização dos seu programa afiliado e veja as recomendações da ajuda. Também visite outros blogs que usam o serviço com sucesso para ver o que fazem e o que dá mais certo para você fazer também. E, claro, é fundamental entender quais são as partes mais visitadas do seu blog e onde seus visitantes mais clicam para colocar ali os melhores anúncios.

.

3 Comentários

  1. Pingback: Como colocar anúncios AdSense lado-a-lado com o texto - [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.