Ganhar dinheiro na internet, Twitter e blogs: é possível?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Infelizmente há uma grande ilusão sendo vendida pela mídia tradicional, a saber, a televisão, sobre as possibilidade de se trabalhar e “ganhar” dinheiro usando a internet. Sim, é possível ganhar dinheiro na internet, mas… Não, não é milagre, não é fácil e não é para qualquer um. Não basta ter computador e participar de programas de inclusão digital para adentrar no mundo dos blogs, redes-sociais e comércio eletrônico. Quer saber mais? Leia e assista o vídeo.

Na matéria do Jornal da Globo de hoje (22 e 23 de Outubro [2009]) a chamada foi a seguinte:

“Já pensou em ganhar dinheiro sem sair de casa? Tem muita gente faturando nas redes sociais da internet.
Você já pensou em ganhar dinheiro sem sair de casa? Pois saiba que tem muita gente faturando nas redes sociais da internet, esses sites que geralmente usamos apenas para encontrar amigos.”

(Matéria completa, clique aqui)

Mas isso nem chega perto da verdade, que é bem outra e não mostra todos os lados da história. Usaram como exemplo a @twittess (Tessália) que se diz “analista de mídia-digital” (ou coisa do tipo) e usa o Twitter como meio de divulgar seu trabalho, bem como vende suas mensagens de 140 caracteres por até R$500,00 para empresas – mas também faz trabalhos publicitários de consultoria para internet.

Outro exemplo foi o Phelipe Cruz que tem um blog de cultura-pop (Papel Pop): escrevendo sobre as futilidades e fofocas do mundo das celebridades/artistas/famosos. Fazendo justiça: eu não gosto desse tipo de “leitura”, mas ele é um dos melhores e tem um blog de grande qualidade.

Enquanto o vídeo carrega, acabe de ler o texto abaixo.

Segundo a apresentadora/âncora, há muita gente faturando com a internet usando esses recursos, Blogs e Twitter, entre outras redes-sociais. Isso não é verdade, pois há poucas, pouquíssimas pessoas que conseguem de fato transformar esses recursos em ferramentas de trabalho. Para conseguir alguma coisa é preciso se destacar: ser competente, competitivo, inovador e original, bem como muito criativo, proativo. Estudar muito, ler muito, dedicando tempo e trabalho sério para que sejam criadas oportunidades viáveis de se ganhar dinheiro usando alguma coisa da internet.

Nesse caso o mundo virtual não é muito diferente do que exigem o “mundo real”: só os melhores sobrevivem. Aqui não há ilusão e nem dinheiro fácil e caracteres do Twitter não se convertem em dinheiro da noite para o dia. Toda promessa de dinheiro fácil ou é mentira, golpe ou loteria.

Blogar é uma tarefa a longo prazo, que demanda tempo, paciência e dedicação diária; bem como uma boa dose de estudo. Mas nem tudo tem possibilidade de virar fonte de renda ou tem potencial financeiro, capacidade de virar um negócio. Nem todas as pessoas são qualificadas para escrever em blogs (mesmo a internet sendo um território livre – maldita inclusão-digital) por uma série de fatores, mas principalmente pelo fato de ser necessário capacidades específicas, principalmente domínio da linguagem escrita.

Não se iluda com as “promessas” da Rede Globo e com os sonhos de facilidades que se vende sobre a internet. Os nomes que conseguiram se destacar e ganhar dinheiro foram os mais competentes e mais preparados (e não foram citados na reportagem). Eles se dedicaram por anos, e não fizeram fortunas, nem foi fácil e imediato. Esse é um artigo de alerta, por isso nem vou linkar aqui meus textos sobre ganhar dinheiro na internet usando um blog. Se quer entrar na internet para ganhar algum dinheiro, está no lugar errado com as intensões erradas.

Esse foi um artigo sincero e objetivo. Não quero pessoas iludidas invadindo a minha caixa de correios, desesperadas por montar um blog com a ilusão de não precisar trabalhar mais. Por isso o texto foi corrido e simples, sem imagens ou edições de texto e bem condensado, esperando que alguém leia até o fim (sabendo que essa é a minha ilusão).

Recomendo para aprofundar:

.

24 Comentários

  1. Concordo contigo, Marcos. A imagem que passaram é a de que da noite para o dia a pessoa vai se tornar independente financeiramente. Ledo engano. Não só é um trabalho árduo como sabemos que o trabalho com o blog é apenas uma parte do trabalho para ganhar dinheiro com blog. É preciso estar onde estão os anunciantes, é preciso manter contato com outros blogueiros, se possível rosto s rosto… É isso, esse também foi um comentário rápido, principalmente porque estou rindo ainda com as besteiras que falamos hoje no Twitter.

    Responder

  2. Isto é uma coisa para a qual não estou preparada!
    E nem quero.
    Prefiro ganhar meu dinheiro sem fazer nada alugando imóveis…rs
    Mas, tem gente que diz que fatura muito e eu concordo com você que nem todos estão falando a verdade e muito menos preparados para tal. Compartilhei no Facebook, para que outros leiam…

    Responder

  3. Excelente postagem, apoio totalmente.
    Quem assistiu hoje o Jornal da Globo, certamente ficou com uma imagem muito distorcida na cabeça…
    Vou indicar sua postagem em minhas redes sociais. Todos precisam ter essa visão, de que não é fácil e muito menos da noite para o dia que as verdinhas aparecem.

    Responder

  4. Realmente, ganhar dinheiro na internet não é fácil e não é prá todos.

    É só analisar a competição que exige na rede por atenção, e vamos perceber as dificuldades em se ter lucro com ela.

    No entanto, com um trabalho constante e persistente, creio que é possível chegar lá. Como você diz, a longo prazo.

    Um grande abraço,
    Prof_Michel (@profmichel)

    Responder

  5. umas das palavras que se deve guardar, resumindo bem o post "Não se iluda com as “promessas” da Rede Globo" é simples, é claro e direto.

    Responder

  6. Existem sim pessoas que ganham dinheiro com isso, mas na maioria são pessoas jurídicas (empresas) e seus funcionários e consultores. Esses funcionários/consultores não são meros interneteiros, são profissionais de comunicação com formação superior e anos de experiência.

    Ganhar dinheiro com mídias digitais é possível, mas como tudo na vida: é preciso estudar e trabalhar MUITO. Não há fórmula mágica.

    Até mais!

    Responder

  7. Oi Marcos!

    Parabéns pelo post e por fazer esse alerta tão importante para as pessoas. Blogar é um trabalho árduo e mto difícil. Não é da noite para o dia como mostraram.

    Por isso que defendo que o jornalismo precisa investir mais em pesquisa e apurar se realmente a fonte tem credibilidade para falar sobre um determinado assunto – coisa que esses colegas jornalistas não fizerem.

    Infelizmente, a reportagem utilizou dois personagens que não possuem tanta representação assim na blogosfera, apesar de terem conquistado um público do qual respeito. Confesso que não os acompanho pq gosto de textos de qualidade.

    Falando da reportagem [vídeo], eu gostei da ideia da editora "Publique seu livro". O que vejo por aí de blogueiros escrevendo contos, crônicas e poesias…hehehe…rs…alguns bons, outros nem tanto, mas isso pode ser uma alternativa para um escritor independente, por exemplo.

    Aquele cara cantando pagode dos anos 90 em inglês teve uma excelente ideia…rs…com certeza tem tudo para virar um hit!

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  8. Concordo plenamente. Linkei no meu blog para ajudar a divulgar. É impressionante a quantidade de idéias errôneas propagadas pela imprensa "séria"
    Beijooo

    Responder

  9. Eu já havia lido o post no mesmo dia que vc publicou, mas não havia comentado. Tb acho muito difícil ganha algum dinheiro com mídias mais recentes como foi demonstrado na matéria da Globo. Espero que as pessoas não se iludam com isso. Parabéns pelo post.. Abraço..

    Alberto

    Responder

  10. Olá Marcos!
    Eu li até o final sim, mas vou ser sincera e dizer que não vi o vídeo, não gosto de vídeos…
    Mas o que vc fala é a mais pura verdade, as pessoas estao esperando encontrar um negócio da china e acham que ter um blog vai fazer elas ficarem ricas e nunca mais terem que trabalhar, quem dera fosse assim, e se fosse com certeza o mercado já estaria saturado.
    Para piorar a situação, as mídias convencionais vem e mostram tudo errado, como se realmente fosse tudo mil maravilhas e tudo muito fácil… Aí enche de aventureiros …
    Um abraço!

    Responder

  11. Olá, Marcos!
    Bom, li até o fim seu artigo, justamente por não acreditar em negócios fáceis, prontos. Seja qual for o canal, tem que ter o mínimo de competência pra tornar isso algo profissional… Não é simplesmente sair escrevendo qualquer bobagem e esperar que alguém te contrate, te solicite, fala sério!!! Eu escrevo um blog pessoal, onde publico artigos de acordo com meu momento, e minha única obrigação é estar satisfazendo os leitores que chegam até lá e encontram o que buscavam, e só. Tenho alguma publicidade de afiliados, que é mais por gostar das lojas, do que realmente fazer alguma renda – definitivamente, se eu quiser ganhar dinheiro, vou fazer outra coisa, ou continuar trabalhando na minha profissão, que é mais proveitoso!
    Há quem ache que descobriu o ouro, mas eu sinceramente ainda prefiro as coisas reais, que dependem do meu esforço, da minha habildade, seja ela qual for.

    Também não assisti ao vídeo, não tenho muita paciência, mas parabenizo teu artigo, por ser suscinto, claro, objetivo. É disso que precisamos, e não ficar achando que sempre pode encontrar algo fácil e rápido e pra sempre!
    Abraços.

    Responder

  12. Também achei exagero quando vi a reportagem.
    Só sei que depois disso meu pai chamou meu blog de "projeto" e cada vez menos me manda sair do computador ou da internet. Além de comprar um notebook…
    HAHA Acho que resolveu "investir na blogueira" 😛

    Parabéns pelo blog!
    Até +

    Responder

  13. Òtimo texto.Li até o fim!Cada dia vemos mais pessoas achando que ganhar dinheiro é só criar um blog e pronto!Ledo engano…

    Responder

  14. Concordo que é impossível faturar dinheiro na internet, a não ser que possua uma empresa e divulgue seus produtos, mas de qualquer forma, teremos que trabalhar para isto. São raras as chances de ganhar dinheiro apenas no Twitter ou nas redes sociais. Pare para contar as pessoas que tiveram esta sorte, cabem em nossos 10 dedos das mãos!

    Não há meio de adquirir dinheiro fácil, nós sempre temos que dar duro. A Rede Globo interpretou mal o que queria passar aos seus telespectadores, fazendo-os olharem como uma promessa. Concordo com seu ponto de vista, ótimo artigo!

    Responder

  15. [i]Ganhar dinheiro na internet?

    Isso é um em um milhão…

    antes de ganhar dinheiro blogando, o blogueiro tem que blogar por amor.
    Dopois disso sim pode vir a recompensa.

    Mas isso demanda anos como você disse marcos.

    Mais uma vez eu digo:

    Ótimo post e ótimo ponto de vista.

    Responder

  16. Pingback: 5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog | [ Ferramentas Blog ]

  17. Muito bom o texto, é um “acorda pra vida rapaz!” já estou a 2 anos estudando os mecanismos, as tecnologias, os E-Books, as receitas milagrosas, já comprei alguns materiais de qualidade, já me iludi e comprei areia no deserto, e entre trancos e barrancos, esquentando e esfriando, vou seguindo avante, desistir jamais! Conheço estórias de blogueiros que levou 5 anos para conseguir os primeiros Dolares, to money! por isso não desisto! Boa sorte aos verdadeiros vencedores! Aqueles que usam os problemas e obstáculos como degraus e aprendizado.. Deus esteja com você! Comigo! Conosco!

    Responder

  18. Marcos eu eu ando meio frustrada com esse lance de ganhar dinheiro na internet.eu como muitos tenho um site de Ebook e já tem 2 anos que estou penando para vender um produto digital nele. olha o meu produto funciona muito bem mas como vender mais voce tem alguma dica pra mim?

    Responder

  19. Pingback: Os 15 blogueiros que não respeito e não admiro | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.