Google Analytics – Estatísticas precisas para o seu blog

Capture dados avançados sobre seus leitores com o Google Analytics!

Capture dados avançados sobre seus leitores com o Google Analytics!

Após criar um blog, ou mesmo um site, torna-se necessário e fundamental a completa análise das estatísticas do site, incluindo um perfil sobre o que os seus visitantes usam e sobre o que eles preferem ver em seu blog. Existem, hoje, vários serviços capazes de realizar facilmente esta análise, através da simples inserção de algumas poucas linhas de código no código fonte do blog. Dentre os mais conhecidos, o Google Analytics é hoje o que obtém o melhor funcionamento e a maior confiança pelos usuários que o usam, pois se aproveita de uma enorme base de dados e capacidade de hospedagem promovida pelo Google, que permite o seu uso mesmo em sites que recebem milhões de visitantes por dia.

O Google Analytics é totalmente gratuito para sites e blogs de pequeno e médio porte (com até 5 milhões de visualizações de páginas por mês), e captura informações anônimas que podem ser no mínimo interessantes para eventuais mudanças do blog. Dentre as informações capturadas, destacam-se:

  • Tempo no site – Apresenta quanto tempo cada visitante ficou – em média -, no site. Um número baixo pode indicar falha durante a navegação e/ou usabilidade do site, assim como pode representar menos chance para ganhar dinheiro com o blog.
  • Número de visitantes únicos – Apresenta quantos usuários únicos visitaram o blog.
  • Número de pageviews – Apresenta quantas vezes as páginas do blog foram vistas.
  • Localização Geográfica e Idioma – Apresenta de onde os visitantes são, e quais idiomas seus navegadores estavam configurados para exibir. Pode ser útil para caso se pretenda lançar o blog em outros idiomas, por exemplo.
  • Páginas mais visitadas – Mostra as páginas mais visitadas pelos leitores do blog
  • E muitos outros dados..

Tais dados são de extrema importância para o blogueiro, pois apresenta um perfil detalhado à respeito dos visitantes e leitores do blog e podem ser utilizados em mudanças no blog, como por exemplo layout e recursos. Um exemplo básico é o seguinte:

Um determinado blogueiro pretende mudar o layout do seu blog, de forma à torná-lo mais moderno, e atraente, mesmo falando de um nicho que não tenha exata relação com tecnologia. Tal blogueiro, então, cria um layout que, por usar os mais modernos recursos disponíveis na web, não funciona em navegadores antigos e no Internet Explorer. Com os dados capturados no Google Analytics, ele nota que muitos dos visitantes usam tais navegadores, que são imcompatíveis com o novo layout do blog, cujo o qual ele pretendia implementar em seu blog visando reestruturá-lo de melhor forma.

A partir dos dados capturados, ele tem duas opções:

  1. Implementa o layout e pede aos visitantes para que mudem e/ou atualizem seu navegador. E perde boa parte dos visitantes (que não são muito experientes em tecnologia);
  2. Modifica o layout de tal forma que ele se torne compatível com os navegadores utilizados pela maioria dos visitantes do sites. Sem necessitar de atualização ou mudança no navegador do usuário.

Tal caso, é claro, é fictício. Mas torna-se frequente de acordo com o público alvo do blogueiro em questão. Existem muitas outras questões que podem ser facilmente analisadas através do uso do Google Analytics. Um outro exemplo básico seria, por exemplo, a escrita de posts mais eficientes e atraentes ao leitor do blog através da análise dos posts mais visitados pelos leitores do blog, por exemplo.

Caso você tenha se interessado e queira colocar o Google Analytics em seu blog, leia:

  • Como colocar o Google Analytics em seu blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.