Google Browser Size: como seus visitantes visualizam seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das coisas que mais se discute na hora de construir um bom layout para sites e blogs e onde colocar cada elemento e o conteúdo, é sobre a forma como as pessoas lêem uma página de internet. Nem tudo o que está na tela do navegador é 100% visível, pois o olho humano está treinado a ignorar certas coisas, o que cria pontos cegos na tela. Em outras palavras: quando navegamos na internet, só vemos o que é interessante, o que queremos ver. Se você quer chamar a atenção de alguém para algo, então coloque isso no lugar certo da página. Então a Google criou o Browse Size.

A fonte da informação que segue, claro, vem do Renê Fraga do Google Discovery que publicou “Google Browser Size: descubra como os visitantes visualizam seu site”. Se você quer saber tudo o que há de novo na Google, então tem que ler esse blog todos os dias.

Vamos direto ao ponto. Já tratei um pouco disso nos artigos que falo da posição dos blocos de anúncios para gerar mais cliques e receita para seu blog. O princípio e a lógica são os mesmos, pois tudo está relacionado com a forma em que as pessoas olham para uma página de internet. Basicamente lemos tudo e olhamos para tudo seguindo do topo, da esquerda para a direita: exatamente como lemos uma página de um livro. Veja a imagem ilustrando:

layout-leitura-pagina

Entendendo o gráfico: São três exemplos de páginas e as cores determinam onde o olho humano se fixa mais, sendo que quanto mais vermelha a parte, mas é fixada a atenção do visitante. Se notarmos bem, veremos que se forma uma letra “E” ou “F” com as cores mais fortes, concentradas especialmente no lado esquerdo e no topo da página. É como percorremos o olho na leitura de uma página de site.

Mais um exemplo:

adsense-dobra-otimizacao2

Onde está escrito “Dobra” seria o lugar da rolagem da página, onde acima da dobra é o que fica visível da página no navegador sem precisar usar a barra de rolagem. Note que a parte mais escura é a do conteúdo. Isso mostra como o visitante se comporta na maioria das páginas de internet. Quando vamos a uma página queremos logo o conteúdo que estamos buscando, queremos logo a informação e nosso olho está treinado a buscar essa informação. Assim, quando encontramos o que queremos, todo o resto da página perde relevância e só o que está no campo escuro da tela é que tem nossa atenção.

Google Browser Size.

Entre para entender: http://browsersize.googlelabs.com/

Esses dois modelos servem para exemplificar o que fez a Google com o seu serviço chamado “Google Browser Size”. O objetivo é simples: você insere a URL de seu blog/site e vê quais partes têm mais relevância e são mais visíveis em seu layout. Isso poderá te ajudar a determinar melhor a posição de cada elemento e do conteúdo para ter mais relevância para o olho humano. Basicamente é isso:

google-browser-size

No exemplo acima eles dão destaque ao botão de doação que fica no meio de uma determinada página (esse exemplo você vê ao entrar no serviço), onde 30% dos visitantes ignoram, pois está fora do seu campo de visão e fora de interesse.

As cores e porcentagens mostram como e onde é mais relevante da página visitada. Quanto mais abaixo é menos visível e fica claro que o topo à esquerda tem maior notoriedade.

Para você testar o seu blog, entre em http://browsersize.googlelabs.com/ e no topo da página digite a URL de seu blog/site.

Claro que “cada caso é um caso”. Esse modelo da Google é apenas uma padronização que segue o que acontece na maioria das páginas. você também precisa levar em consideração o interesse de seu público alvo e qual o tipo de conteúdo que você disponibiliza. Mas tudo isso já ajuda a determinar melhor como chamar a atenção de seus visitantes.

Pode te ajudar também:

.

3 Comentários

  1. O google vêm inovando cada vez mais em questões de ferramentas para sites ou blogs, acredito que isso seja muito bom para todos nos. Parabéns pelo artigo Marcos.

    Responder

  2. Olá Marco, muito obrigado por indicar o GD aos seus leitores! Ainda não acompanhava este blog mas seu projeto relacionado ao Google Wave já virou uma ótima referencia para mim. Abraços! =)

    Responder

  3. @Renê Fraga,

    sinto-me muito honrado com sua visita e este comentário.
    Seu blog é dos mus preferidos e acompanho a muito tempo. Achei ótimo poder, dessa vez,poder indicar para meus leitores.

    Sinta-se em casa!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.