Google Chrome é o melhor navegador para TUDO?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O navegador de internet da Google, o Chrome, entrou numa das disputas mais difíceis da Web: disputar espaço com o já afamado (e detestado) Internet Explorer da Microsoft. Ao contrário do que muitos possam imaginar, não existem só o IE, Chrome e FireFox, mas a questão é que o poder da Google tem se mostrado eficiente para tornar o próprio navegador um dos mais usados. Mas, ele é de fato o melhor?


Não posso dizer que tenho a resposta, mas fui motivado a provocar essa questão depois que fiquei sabendo que o painel do Blogger tem exibido uma mensagem para usuários do Opera (outro navegador e um dos melhores) dizendo que algumas partes do painel podem não funcionar direto, ainda sugerindo instalar o Chrome (claro!) como solução. Atitude que não acho muito justa ou honesta da parte do Chrome:

Mensagem do Blogger no Opera

Se você não conhece o Opera, recomendo que faça o download para testar e usar:

Fiz alguns testes e outros blogueiros também testaram o painel do Blogger no Opera. Tudo funciona PERFEITAMENTE e sem nenhum problema. Nada falha, tudo abre como se estivesse no Chrome ou em qualquer outro.

Já vi mensagem semelhante no painel do WordPress.org para quem usa alguma versão desatualizada de navegador, mas apenas como sugestão para que o usuário atualize o navegador. E também já vi mensagem do Blogger para a versão 6.0 do IE, o que é normal já que é a pior versão dele.

Aqui no [ Ferramentas Blog ], boa parte de nosso público usa o Chrome, seguido por apenas 20% do FireFox e 10% do Internet Explorer.

Por muito tempo a preferência era o FireFox, mas o Chrome está mesmo vencendo a briga dos navegadores. Meu público é de blogueiros e gente mais antenada em tecnologia, o que mostra tal tendência. Pode ser que em outros blogs esses não sejam os números.

Você pode entrar o Analytics do seu blog, clicar no menu “Público alvo” ~> “Tecnologia” e selecionar a opção “Navegador e Sistema operacional” para saber qual é o mais usado por seu público visitante.

Minha questão é que o painel do Blogger, com aquele aviso para os usuários do Opera, não está sendo muito correto e é até injusto, não respeitando o direito de escolha do usuário e passando uma informação falsa.

.

45 Comentários

  1. usei por um bom tempo o chrome para fazer minhas postagens. Mas agora parti para o firefox. no chrome não consigo perfeição para postagens, exemplo: alinhamento de imagens. tive muitas dores de cabeça, até que pensei: vou testar no firefox. Pronto, meus problemas acabaram.

    Responder

    • Oi Marcos,

      Realmente concordo com o mestre dos sites. Eu utilizo o IE 8 e quando acesso o meu gmail, aparece a mensagem + ou – assim “O Gmail funciona de forma mais rápida pelo Google Chrome”. Eu até tinha instalado o Chrome, ouvia falar que é fácil de usar. Bem, fiquei um pouco decepcionado que o recurso de traduzir uma página estrageira, pois o recurso não fucionava e aparecia a mensagem “tente novamente”. Resumindo: Desistalei e vou estudar o Chrome e seus recursos, porque, para quem está acostumado com IE eu estranhei logo de início o Chrome.

      Responder

      • o meu google chrome quase nunca aparece isso de tentar novamente
        e quando aparece eu clico e funciona, e eu ja testei outros na vegadores, Internet Explorer, Safari, Opera… Eu acho o chrome o melhor 😉

        Responder

  2. O Chrome realmente é o melhor. Já usei o Opera e acho ele o segundo melhor, até mesmo por se parecer bastante com o estilo do Chrome, bem integradinho e tal, mas meus jogos ficam mais pesados nele, então não compensa. E vendo essa sua foto, achei que fosse o Google Chrome, SÉRIO. Estou baixando o Opera novamente para ver esta nova interface. Parece que copiaram, hein?

    Responder

  3. Para desenvolver o Google Chrome é horrível.

    Primeiro pelo cache de arquivos que não respeita corretamente o tempo de descate e não verifica corretamente também modificações.

    Você percebe este problema quando altera algo em arquivo CSS e no chorme não aparece nenhuma modificação…

    Outra coisa que o inspetor de elementos dele esta longe de ser tão bom e versatil quando o FireBug de Firefox.

    Além dos diversos complementos para desenvolvimento que o Firefox conta e que não existem no Google Chrome.

    Responder

    • Eu acho que o Firefox é o melhor para quase tudo, por vários motivos, inclusive isso. Há um recurso exclusivo dele que uso muito chamado Código fonte da seleção, acessado com o botão direito do mouse. Considero esse atalho essencial quando faço tutoriais de códigos e também quando preciso mudar alguma coisa no site. Não que seja impossível descobrir a formatação de um determinado trecho com o Chrome, mas esse recurso do Firefox facilita a tarefa em pelo menos 40%.

      Responder

  4. A única coisa que o Chrome perde para o Firefox é em questão da atualização do Blog.

    Para quem gosta de ir acompanhando em tempo real as mudanças feitas em um layout ou outras coisas no campo do design, realmente vai preferir o firefox.

    Eu gosto do Chrome porque ele parece ser mais rápido, mas quando estou atualizando meus blogs eu uso o firefox.

    Responder

  5. No meu blog a maioria dos usuários utilizam o Chrome, cerca de 55%. Em segundo vem o Firefox com 22% e depois o Internet Explorer com 18%. O Opera tem apenas 1%.

    Responder

  6. Eu prefiro o Firefox basicamente pela enorme quantidade de aplicativos que ele me oferece, que são muito melhores que o do Chrome. Mas sempre procuro melhorar o site visando os usuários que usam Firefox e Chrome, não ligo muito para Explorer, ele é muito ruim!

    Os meus leitores usam: Firefox(35%), Chrome(32%) e Internet Explorer (25%)

    Responder

  7. Realmente é muito injusto, só porque a Google é dona do Blogger ela quer forçar os usuários a migrarem de navegador para o deles, isso é sacanagem, ainda bem que não uso mais essa porcaria de Blogger, mudei pro Joomla 2.5 que é muito melhor e mais profissional (:

    Eu sempre usei o Firefox, não troco de navegador por nada, e não vai ser um “navegadorzinho” metido a besta que vai me fazer mudar de ideia, só porque diz ser mais rápido, sendo que na minha opinião, não é.. e mesmo se fosse, não mudava igual.

    Quanto ao Internet Explorer.. nem vale a pena comentar!

    Firefox Forever s2′

    Responder

  8. Ainda uso mais o firefox do que o chrome, mas para mim o chrome é melhor para navegar em qualquer tipo de página. O firefox é muito bom também, mas ultimamente tem tido muitos bugs.

    Responder

  9. Sempre usei o Chrome, desde a época que tenho discada e não vejo nenhum problema do Google fazer propaganda dele. O Blogger é do Google e ele irá divulgá-lo, uai.

    É o mesmo nesse blog, que tá divulgando o próprio serviço de hospedagem, algo que não obriga ninguém a usar. E ele é bem inferior a um VPS, que custa 14 euros por mês.

    Responder

    • João,
      Uma coisa é fazer propaganda. Outra bem diferente é se eu escrevesse aqui que para você ter um blog só se for no meu Host.
      O que o Blogger fez, foi o mesmo que dizer: “quer usar o Blogger, então você é obrigado a usar o Chrome”.

      Responder

  10. Eu uso o firefox, o blogger ainda não deu problema com ele e não pretendo baixar o Opera como vc sugeriu, só quando der problema no FF. Eu não gosto do Chrome – não entendo de códigos mas ele tem algumas coisas que não me interessam ou que não funcionam pra mim (funcionam no sentido de oferecer o que eu quero).

    Responder

  11. Gosto bastante do Firefox (o utilizo) e também do Opera, tenho os dois instalados rs.

    O Chrome é simples, rápido e tem extensões, quase perfeito para mim, só que um detalhe não me deixa o utilizar: Imposição. A Google praticamente obriga o usuário a instalar seu navegador, em qualquer serviço que você vá tem a sugestão, e ainda mais essa no Blogger… Não preciso comentar mais nada.

    Um abraço.

    Responder

  12. Essa sua lista de visitantes está completa? Será que só eu uso o SeaMonkey para navegar?

    Eu sempre usei o Firefox, mas depois de conhecer o SeaMonkey(que é outro projeto da Mozila) eu só uso ele, mas quando acesso minha conta no google e faço minhas atualizações no blog uso o Chrome. O IE é e sempre será um lixo.

    Responder

  13. Gosto do Chrome por causa da leveza. Ele é o mais leve de todos.
    Essa última versão do Opera é a mais leve de todas, e isso vai melhorar. Ótimo sinal!

    Responder

      • Acho que ele se referia à agilidade. Faz poucos dias que uso o Chrome e estou realmente impressionado com a velocidade e a estabilidade, muito mais rápido e confiável que o Firefox. O consumo de memória e alto no começo, mas após uma longa navegação, é evidente que o Chrome consume menos.

        No momento, divido o uso entre Firefox e Chrome, mas sinto que logo trocarei a raposa pela pockebola. 🙂

        Responder

  14. Realmente o Google Chrome é o melhor tem pessoas criticando mais é porque não sabe usar essa poderosa ferramenta os recursos que ele oferece nenhum outro navegador no mundo proporciona

    Responder

  15. Achei muito boa esta postagem, eu acho o google chrome o melhor navegador porque no firefox para eu ver o conteúdo de vídeo precisa instalar o plugin do adobe flash player e quando eu mando instalar ele carrega o download até o fim e depois fala que não baixou nada, a internet explorer não suporta o blog, então acho o google chrome melhor porque ele faz tudo, já a parte da postagem falando que o google fala que o opera não suportão o blogger eu não sei mas o internet explorer não suporta blogs porque nenhum blog que eu entro ele não mostra o conteúdo.

    Responder

  16. Bom eu só uso o Firefox pra criar e programar os Templates no blogger e nunca tive nem um problema com o firefox se pensar bem o firefox le bem melhor os códigos que o chrome e tem muito mais extensão pra criadores de Web então é firefox sempre T+

    Responder

  17. na verdade tive ate um erro com o chrome programei os 2 menus do meu blog que esta pra ser lançado em breve e quando fui passar pelo chrome os 2 tava com mais padding e margin o chrome tava lendo 2 e eu programei pra 1 ai já viu viro aquela bagunça tive que reprograma tudo o template o head, e os 2 menu e um pouco do slideshow ‘-‘ isso porque os navegadores le os códigos mais troca o padding e a margin de 1 pra 2 ¬¬” já é de mais

    Responder

  18. Não é só injusto, é hilário! Uso preferencialmente o Chrome, mas algumas coisas insistem em não abrir, entre elas a nova interface do blogger que abre perfeitamente bem no Opera!

    Responder

  19. Uso o Crome e firefox, gosto de ambos, divido as atividades de acordo com o melhor uso de cada… assim me beneficio das melhores qualidades de ambos. Gosto mais do crome para videos e multimídia e firefox toma de conta dos testes em html, xhtml e css.

    Responder

  20. Cada um deles possuem suas particularidades. Vai da necessidade de cada um, ou seja, de acordo com o tipo de serviço que utiliza. Eu particularmente tenho e utilizo os 3 (Firefox, Opera, Chrome).

    Responder

  21. No meu blog, 46% dos leitores são dos Estados Unidos (apesar de ele estar em português), 38% são do Brasil e 16% são de outras partes do mundo.

    De todos eles, a maioria dos acessos brasileiros estão bem divididos entre cada um dos três principais navegadores, Chrome, Firefox e Internet Explorer. Do exterior, de longe as visitas são mais efetuadas com o Firefox: 58% dos visitantes do meu blog usaram este navegador, até o momento, enquanto o Chrome está em segundo lugar com 21% e o Internet Explorer em terceiro lugar com 14%.

    É curiosa a variação das preferências de acordo com o público de cada tipo de blog e a localização dos visitantes. 😉

    Responder

  22. Pingback: Como voltar à Interface antiga do Painel do Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  23. Tenho um Blog, com o publico alvo não de blogueiros e nem Geeks e tal, adivinha qual é o navegador mais usado? O IE 🙁

    Gosto do Chrome e na maioria que eu acesso ele funciona perfeitamente, acabei transformando ele no padrão, antes cargo ocupado pelo Firefox, este ultimo está começando a me decepcionar (infelizmente) nem vídeos consigo assistir direito com ele e alguns jogos ou ferramentas feitas em flash.

    O Opera é bom, mas ultimamente só uso ele no celular, o Mini Opera.

    Responder

  24. O problema do firefox ultimamente tem sido o peso ao carregar várias páginas e o Internet Explorer peso desde sua inicialização, por isso a preferência ao Chrome.

    No meu blog disparado dá Google Chrome. Agora uma observação que considero importante: no blogger, a maioria dos templates podem aumentar a largura. Fiz isso num antigo blogger que eu tenho, e ficou ótimo. A resolução do Chrome é maior que a dos outros navegadores, e ele realmente parecer mais compatível na visualização do que os outros.

    Mas isso é perigoso, pois se você molda seu blog todo em cima Chrome, e faz várias personalizações, pode ter problemas com os outros navegadores.

    Responder

  25. Sempre usei o Google Chrome porque adoro sua velocidade, mas quando preciso editar meu blog, uso o Mozilla e quando vou fazer transições bancárias, uso o IE atualizado.

    Ou seja: GC= velocidade
    MZ= Produtividade
    IE= Segurança

    Responder

  26. O Google Chrome tem funções como tradução automática, mais compatível com os serviços da google e é o mais rápido do mercado, perdendo somente para o Mozilla Firefox. Já o Firefox tem uma infinidade de extensões (complementos) que fazem com que adquira novas funcionalidades.

    Responder

  27. Eu uso tanto o Firefox, quanto o Opera para administrar meus blogs. E posso dizer que realmente tudo funciona perfeitamente, sem nenhum erro ou bug. O Google deveria parar com esses seus ‘avisos’.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.