Google com lentidão para indexar novos artigos [Atualizado]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

google-index-erroNão sei quanto tempo isso está acontecendo, mas ao que parece o Google, no seu mecanismo de busca, está com alguma lentidão para processar a indexação de novos conteúdos (ao menos de blogs no Blogger). Não sabemos ao certo o que está afetando ou causando essa lentidão e nem se é generalizada. É preciso observar e testar para ver se é recorrente e se vai durar.

 

Quem percebeu e relatou esse problema foi o Pizcos.net no artigo:

 

A indexação no Google, ou seja, aparecer nos resultados orgânicos, não é como um relógio e nem sempre é automática. Leva tempo para o Google começar a indexar o conteúdo atualizado de um site ou blog, mesmo quando você segue todas as diretrizes deles.

 

A indexação de um novo conteúdo pode ser imediata ou levar até vários dias. Mas depois de um tempo e se seu blog é sempre atualizado com certa regularidade, pode ser que isso seja mais rápido.

 

Verificando a informação do Pizcos.net, percebi que o meu post de hoje (21/10/2010 – O conteúdo do seu blog é coerente? 5 Dicas sobre coerência textual) não foi indexado ainda, como você pode ver na imagem do teste que fiz tanto usando o título exato quanto com a URL:

 

indexar-google-01

 

indexar-google-02

 

Testei com o conteúdo de outros blogs que publicaram hoje e ocorre o mesmo com estes. Você também pode testar fazendo o mesmo que fiz: digitando no buscador o mesmo tíutlo do seu post ou a URL exata do conteúdo.

 

Volto a dizer que não dá pra saber se realmente isso é algum problema no tempo de indexação do Google.

 

[Atualização] 24/outubro/2010.

A Equipe do Google reconheceu que há mesmo um problema afetando a indexação de alguns conteúdos em alguns lugares. Houve um problema que já está sendo resolvido e só devemos esperar que todo o processo volte ao normal.

Veja mais detalhes sobre o comunicado a Google, aqui:

 

Verifiquei o serviço do Ferramentas para Webmasters, onde cadastro meu sitemap e acompanho outros dados da indexação de meus blogs e vi que está tudo em ordem e nem há punições de nenhum tipo.

 

Agora é aguardar para ver se é temporário ou são mudanças nos critérios da Google para gerar as indexações de novos conteúdos. E também se isso não está afetando apenas blogs.

 

Artigos sobre SEO e indexação:

.

11 Comentários

  1. Olha amigo eu sou proprietário do site http://www.imprensabrasileira.com.br/ e acontece comigo o mesmo problema.
    Eu não sou um técnico em SEO como você, mas acho e o meu problema aconteceu depois da atualização do upload das postagens.
    Isso aconteceu dia 18/10/2010 e só voltei ao normal dia 21/10/2010.
    Mas só voltou a atualização do upload, mas o conteúdo esta demorando 24 horas ou mais para idear. E antes as minhas postagens indexavam em segundos.
    E puxando a sua sardinha, foi com suas técnicas que construir meu blog.

    Responder

  2. Sim já notei isso sim, aqui em Portugal está acontecer o mesmo!

    Aproveito para felicitar o seu site, tem-me ajudado muito.

    Continue e bom trabalho, abraço

    Responder

  3. Olá Marcos….

    Já tinha percebido esse problema a mais ou menos 1 semana e confesso que estou meio desesperado já, afinal de contas, postagens não indexadas é igual -R$.

    Isso mostra o quanto somos vulneráveis ao todo poderoso Google, estamos nas mãos dele, mesmo trabalhando diariamente de forma correta.

    Fiz uma pequena verificação aqui e notei que o problema é só com o Blogger mesmo o WordPress está normal, pelo menos em vários Blogs que vi.

    Bem Marcos, será que chegou a hora de sair do querido Blogger e migrar para o WordPress?

    Será que finalmente a pergunta "Qual o melhor Blogger ou WordPress" vai ser definida agora com esse problema com o Blogger?

    Responder

  4. Marcos, esse problema não está afetando apenas os blogs. Meu site também está demorando para indexar.

    Vamos esperar pra ver se o Google resolve.

    Abraços.

    Tiago Vieira

    Responder

  5. Olá!
    Quanto a isso eu ainda não havia notado nada, notei sim foi lentidão na indexação dos meus sitemaps e um erro com o feedburner (no qual minhas atualizações não apareciam na lista de leitura dos meus seguidores via google friend).

    Para o erro no feedburner eu consegui uma solução, até criei um post explicando como…agora sobre as outras indexações realmente está dificil saber o motivo!

    Ultimamente o blogger/google me parecem uma caixinha de surpresas…hehehe

    [ ]s

    Responder

  6. Olá Marcos,

    Eu fiz exatamente a mesma coisa que você. Todas a vezes que publico um post, depois de mais ou menos 30 minutos, verifico se o post está indexado, e faz mais sou menos um mês que isto não está ocorrendo. Não calculei a média de tempo que está demorando para indexar.
    Antigamente, o fazia um post, e depois de 5 minutos (+/-), o post já estava indexado!

    Vamos aguardar, e tomara que volte ao normal!

    Abraços!

    Responder

  7. É apenas com o blogger, pois eu testei em um blog de culinaria feito no wordpress e ocorreu tudo certo. Espero que o problema seja resolvido logo

    Responder

  8. Olá Marcos! Realmente está havendo algum problema na indexação de artigos no Google, eu escrevi um artigo no meu blog no dia 21/10/2010, e até agora não indexou no Google!! Acho que este problema é só no Blogger! Verifiquei um artigo no blog(WordPress) do Paulo Faustino, que foi escrito no dia 22/10/2010 e já está indexado no Google. Este problema está fazendo cair o número de acessos em blogs do Blogger!

    Forte Abraço.

    Responder

  9. Eu também passo pelo mesmo problema com a indexação do conteúdo do site, fazem ums 45 dias que meus artigos não estão sendo indexados pelo Google.
    Já recorri as Ferramentas para Webmaster oferecida pela própria empresa e está tudo ok.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.