Google com lentidão para indexar novos artigos [Atualizado]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

google-index-erroNão sei quanto tempo isso está acontecendo, mas ao que parece o Google, no seu mecanismo de busca, está com alguma lentidão para processar a indexação de novos conteúdos (ao menos de blogs no Blogger). Não sabemos ao certo o que está afetando ou causando essa lentidão e nem se é generalizada. É preciso observar e testar para ver se é recorrente e se vai durar.

 

Quem percebeu e relatou esse problema foi o Pizcos.net no artigo:

 

A indexação no Google, ou seja, aparecer nos resultados orgânicos, não é como um relógio e nem sempre é automática. Leva tempo para o Google começar a indexar o conteúdo atualizado de um site ou blog, mesmo quando você segue todas as diretrizes deles.

 

A indexação de um novo conteúdo pode ser imediata ou levar até vários dias. Mas depois de um tempo e se seu blog é sempre atualizado com certa regularidade, pode ser que isso seja mais rápido.

 

Verificando a informação do Pizcos.net, percebi que o meu post de hoje (21/10/2010 – O conteúdo do seu blog é coerente? 5 Dicas sobre coerência textual) não foi indexado ainda, como você pode ver na imagem do teste que fiz tanto usando o título exato quanto com a URL:

 

indexar-google-01

 

indexar-google-02

 

Testei com o conteúdo de outros blogs que publicaram hoje e ocorre o mesmo com estes. Você também pode testar fazendo o mesmo que fiz: digitando no buscador o mesmo tíutlo do seu post ou a URL exata do conteúdo.

 

Volto a dizer que não dá pra saber se realmente isso é algum problema no tempo de indexação do Google.

 

[Atualização] 24/outubro/2010.

A Equipe do Google reconheceu que há mesmo um problema afetando a indexação de alguns conteúdos em alguns lugares. Houve um problema que já está sendo resolvido e só devemos esperar que todo o processo volte ao normal.

Veja mais detalhes sobre o comunicado a Google, aqui:

 

Verifiquei o serviço do Ferramentas para Webmasters, onde cadastro meu sitemap e acompanho outros dados da indexação de meus blogs e vi que está tudo em ordem e nem há punições de nenhum tipo.

 

Agora é aguardar para ver se é temporário ou são mudanças nos critérios da Google para gerar as indexações de novos conteúdos. E também se isso não está afetando apenas blogs.

 

Artigos sobre SEO e indexação:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

11 Comentários

  1. Olha amigo eu sou proprietário do site http://www.imprensabrasileira.com.br/ e acontece comigo o mesmo problema.
    Eu não sou um técnico em SEO como você, mas acho e o meu problema aconteceu depois da atualização do upload das postagens.
    Isso aconteceu dia 18/10/2010 e só voltei ao normal dia 21/10/2010.
    Mas só voltou a atualização do upload, mas o conteúdo esta demorando 24 horas ou mais para idear. E antes as minhas postagens indexavam em segundos.
    E puxando a sua sardinha, foi com suas técnicas que construir meu blog.

    Responder

  2. Sim já notei isso sim, aqui em Portugal está acontecer o mesmo!

    Aproveito para felicitar o seu site, tem-me ajudado muito.

    Continue e bom trabalho, abraço

    Responder

  3. Olá Marcos….

    Já tinha percebido esse problema a mais ou menos 1 semana e confesso que estou meio desesperado já, afinal de contas, postagens não indexadas é igual -R$.

    Isso mostra o quanto somos vulneráveis ao todo poderoso Google, estamos nas mãos dele, mesmo trabalhando diariamente de forma correta.

    Fiz uma pequena verificação aqui e notei que o problema é só com o Blogger mesmo o WordPress está normal, pelo menos em vários Blogs que vi.

    Bem Marcos, será que chegou a hora de sair do querido Blogger e migrar para o WordPress?

    Será que finalmente a pergunta "Qual o melhor Blogger ou WordPress" vai ser definida agora com esse problema com o Blogger?

    Responder

  4. Marcos, esse problema não está afetando apenas os blogs. Meu site também está demorando para indexar.

    Vamos esperar pra ver se o Google resolve.

    Abraços.

    Tiago Vieira

    Responder

  5. Olá!
    Quanto a isso eu ainda não havia notado nada, notei sim foi lentidão na indexação dos meus sitemaps e um erro com o feedburner (no qual minhas atualizações não apareciam na lista de leitura dos meus seguidores via google friend).

    Para o erro no feedburner eu consegui uma solução, até criei um post explicando como…agora sobre as outras indexações realmente está dificil saber o motivo!

    Ultimamente o blogger/google me parecem uma caixinha de surpresas…hehehe

    [ ]s

    Responder

  6. Olá Marcos,

    Eu fiz exatamente a mesma coisa que você. Todas a vezes que publico um post, depois de mais ou menos 30 minutos, verifico se o post está indexado, e faz mais sou menos um mês que isto não está ocorrendo. Não calculei a média de tempo que está demorando para indexar.
    Antigamente, o fazia um post, e depois de 5 minutos (+/-), o post já estava indexado!

    Vamos aguardar, e tomara que volte ao normal!

    Abraços!

    Responder

  7. É apenas com o blogger, pois eu testei em um blog de culinaria feito no wordpress e ocorreu tudo certo. Espero que o problema seja resolvido logo

    Responder

  8. Olá Marcos! Realmente está havendo algum problema na indexação de artigos no Google, eu escrevi um artigo no meu blog no dia 21/10/2010, e até agora não indexou no Google!! Acho que este problema é só no Blogger! Verifiquei um artigo no blog(WordPress) do Paulo Faustino, que foi escrito no dia 22/10/2010 e já está indexado no Google. Este problema está fazendo cair o número de acessos em blogs do Blogger!

    Forte Abraço.

    Responder

  9. Eu também passo pelo mesmo problema com a indexação do conteúdo do site, fazem ums 45 dias que meus artigos não estão sendo indexados pelo Google.
    Já recorri as Ferramentas para Webmaster oferecida pela própria empresa e está tudo ok.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.