Google penaliza conteúdo com pop-up em celulares

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A Google vai dar menos destaque e até excluir dos resultados orgânicos (naturais) links de sites e Blogs nas pesquisas em aparelhos móveis (celulares) que exibem popups exagerados e tornam o conteúdo menos acessível ou visível.

Esse novo ranking será implementado a partir de Janeiro/2017 e a Google avisa que todos devem começar a se adaptar a partir de agora. O objetivo é garantir que o conteúdo dos links seja sempre exibido prioritariamente, sem obstruções de janelas internas (pop-ups, pop-unders ou semelhantes), mesmo quando tiver opção de fechar.

Com o crescimento do acesso à internet via celulares (hoje mais de 50% da navegação é a partir de aparelhos móveis), a Google tem apresentado preocupação com os resultados que entrega nas buscas. Por isso mesmo hoje já podemos ver clara diferença entre os resultados do Google para pesquisas feitas num computador e na tela de um celular/smartphone. Esta preocupação é votada para garantir a melhor experiência do usuário nas diferentes telas.

Hoje em dia é impensável que um Blog ou site não tenha um layout responsivo (adaptável ao tamanho da tela de quem acessa) ou mesmo tenha um layout pensado exclusivamente para a tela de celulares. Na hora de determinar a posição de um conteúdo nos resultados das buscas, a Google cria o índice levando em consideração também o tipo de layout e a acessibilidade direta ao conteúdo.

Google não gosta de Pop-up – nem os visitantes do seu Blog

Em um comunicado oficial (Ajudar os usuários a acessar facilmente conteúdos em dispositivos móveis) a equipe da Google apresentou alguns exemplos daquilo que consideram ruim para a experiência do usuário em telas pequenas e que tipo de obstrução ao conteúdo que não deve ser aplicado.

Exemplo de pop-up intrusivo - Janela que abre internamente nos sites obstruindo o conteúdo e que exigem uma ação do visitante para continuar lendo a página. Normalmente com propagandas.

Notem bem que nas imagens de exemplo, há opção para o visitante fechar a janela pop-up que obstrui o conteúdo. Ainda assim a Google considera que isso seja ruim para a experiência do usuário quando acessa a partir de telas pequenas.

Recomendo que você leia: Google tem Ranking diferenciado para sites Mobile-Friendly

Vale ressaltar que este é apenas um indicador de qualidade do conteúdo e existem centenas de fatores que determinam se uma página vai aparecer bem posicionada nos resultados naturais do Google. Cada detalhe conta e o fator mais importante é sempre o conteúdo relevante, único/original e de qualidade, aliado à intenção do usuário que fez a pesquisa.

Somado a isso, faça testes em seu layout para ter certeza de que funciona bem em telas pequenas de celulares (mesmo os celulares com telas de 5,5″ são considerados telas pequenas, onde telas grandes são os monitores de computador). Garanta que o tamanho da fonte, a cor do texto e espaçamento deixam o texto legível e que é possível clicar nos links e botões de forma precisa. Exiba o máximo de conteúdo sem que o visitante precise navegar lateralmente na tela, permitindo acessar o máximo de conteúdo rolando verticalmente.

Lembre-se sempre de pesquisar e aprender o máximo sobre as melhores práticas e técnicas de SEO para Blogs, bem como a melhor forma de criar conteúdo relevante para o seu público alvo.

.

4 Comentários

  1. Marcos Lemos, gosto das suas dicas, mas eu DESISTI! Chega! Cansei de dar MURO EM PONTA DE FACA. O Google e suas regras (muitas vezes bestas) esta fazendo que os blogueiros fiquem escravos dela, com suas regras bobas e muitas vezes inúteis. Já vi blog com menos conteúdo que meu site, mas por alguma razão desconhecia ele ficou bem mais indexados do que o meu site. Fala sério! Vou fazer um vídeo sobre o assunto e mando você analisar. Valeu colega, sucesso! #fui

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.