Google e a integração de aplicações na “Nuvem”

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

cloud_computing01 Alguns diriam: “Querem dominar o mundo”. Se todos que tentaram ao menos o fizessem com a competência que a Google apresenta, até que não seria má idéia. Essa empresa que nasceu organizando a informação na Internet e facilitando a busca de conteúdos, parece ter uma visão do futuro (não muito distante) de como a internet tem a capacidade de integrar não só a informação, mas também as pessoas e moldar a forma de trabalharmos em conjunto. A Google é mais do que “a empresa do mecanismo de busca”, é um serviço completo de “Cloud Computing”. Toda a Google é um grande aplicativo que roda na “Nuvem”.

 

O que é a “Cloud Computing”?

Basicamente trata-se de um conceito relativamente novo, de como é possível usar a internet como o lugar do trabalho. Pense em seu notebook ou no seu PC: ele é comporto de um Sistema Operacional com todos os aplicativos de que você precisa para executar tarefas e seu trabalho – desde uma calculadora, editores de texto e planilhas, até os jogos mais elaborados. A proposta dos visionários da internet, como a Google, é simples: podemos fazer tudo isso apenas pelo Navegador da internet, com tudo “virtual” e sem precisarmos nem mesmo da capacidade de armazenamento de nossos HDs.

Você pode ler mais sobre isso na Wikepedia (que é um bom exemplo de “Cloud Computing”): Computação em Nuvem.

 

O que já usamos da Computação em Nuvem?

O melhor exemplo para esse modelo são os e-mails via Web, como o Gmail, Hotmail (um dos primeiros) e o Yahoo Mail – só pra citar os mais populares. Você não precisa armazenar nada em seu computador, nem instalar nenhum aplicativo para receber e enviar e-mails, pois tudo é feito na página do serviço. Pode acessar isso de qualquer lugar, mesmo de um simples celular. Todo o conteúdo de sua conta de e-mail, bem como o sistema que faz o serviço funcionar está na “nuvem”, acompanha você onde for preciso.

 

Isso já vale também para nossos blogs. Tudo o que produzimos para publicar no blog pode ser feito pelo navegador da internet, sem precisar instalar nada. Se quer publicar um novo artigo, moderar comentários, verificar estatísticas e até programar o código-fonte de seu layout, tudo é feito em ferramentas que estão “virtualizadas”. E, mais uma vez, você pode acessar tudo isso de qualquer lugar e até mesmo de mecanismos móveis como os celulares.

 

Mas vemos tantos outros serviços e aplicativos tão simples e extremamente úteis que muitas vezes, se precisam de algo instalado em nossos PCs, servem apenas como uma “casca”. É o caso dos comunicadores a exemplo do Live Messenger (MSN) e o Skype, bem como o Twitter, Facebook e outras redes-sociais que nos fazem interagir com outras pessoas. O que acaba levando nossas vidas particulares para o mundo virtual e podemos interagir com outros, nos fazendo parte da “nuvem” de informações e nos tornamos acessíveis a todos e em qualquer lugar. Isso vai além de aplicativos e informações.

 

cloud-computing02

 

E o que a Google tem com tudo isso?

Talvez essa seja a empresa que mais investe nesses serviços e na iniciativa de tornar tudo o mais integrado com a nuvem, com a “Cloud Computing” quanto for possível. Praticamente tudo o que desenvolvem é voltado para Web e isso vale até para seu novo celular, o Nexus One. Ainda vemos pouco de tudo isso na prática, pois ainda estamos “presos” às plataformas de nossos PCs e notebooks e seus aplicativos instalados. Mas a Google oferece desde o simples Web-mail, até recursos avançados como o Google Voice, um serviço telefônico que acompanha você.

 

Seu serviço mais recente, ainda em fase de testes, é o Google Wave, que surgiu como uma idéia de reinventar o e-mail, mas que tem a proposta de integrar o máximo de recursos e aplicativos e tornar-se uma maneira de integrar pessoas em torno de projetos. Pode ser visto até mesmo como um “project manager”. É possível usar como comunicador instantâneo, conversar pelo GTalk, editar planilhas e textos pelo GDocs, publicar e comentar em blogs, enviar arquivos, entre tantas outras coisas de acordo com a capacidade criativa de desenvolvedores. Todos podem criar aplicações para o GWave, que é de código aberto.

 

Exemplos de serviços da Google que usam o conceito de “Cloud Computing”:

  • GDocs – é possível editar e trabalhar com textos, planilhas e apresentações; compartilhar dados e permitir que outros possam editar junto com o autor orginal. Agora também funcionará como um HD virtual de 1Gb (gratuito) para armazenar outros tipos de arquivos e dados.
  • Google Agenda – Não só serve como um apontador de compromissos, como pode servir como gerenciador de tarefas.
  • Google Wave (ainda restrito) – uma tentativa de integrar indo além do e-mail e para facilitar a troca de informações.
  • GTalk – é o comunicador instantâneo da Google, muito similar ao MSN.
  • GVoice – está disponível só nos EUA e é uma forma de criar um único número telefônico, sem uma base fixa.
  • PicasaWeb – Para compartilhar e armazenar imagens, com 1Gb de armazenamento gratuito.
  • E ainda exite: Gmail (e-mail); GReader (leitor de Feeds); Blogger (para criar Blogs)

A Google não pode ser entendida apenas por um ou outro aplicativos. Seus aplicativos não podem ser entendidos separadamente. Tudo e todos foram feitos para andar juntos e, de alguma forma interagirem, formando uma única aplicação: O serviço Google!

 

Todos essas aplicações podem ser usadas em conjunto ou separadamente, de acordo com o interesse de cada pessoa. O empenho da Google em integrar seus serviços e torná-los acessíveis em todos os níveis e sistemas fez eles projetarem até mesmo um sistema operacional que seja voltado todo para a Web. O principal foco são os netbooks, que já têm capacidade de armazenamento menor e seus
usuários normalmente já interagem com facilidade na internet. Em resumo: a meu ver, a Google é toda ela um serviço de Web 2.0.

 

E o que isso muda nossas vidas?

Entendo que as mudanças são para melhor quando olhamos o quanto a internet já faz parte de nossas atividades mais corriqueiras e aos poucos vai conquistando mais espaço. A tendência é mesmo que todos ou grande parte da população, tenha acesso à internet de forma ostensiva já a médio prazo. Percebemos que cada vez mais é preciso aproximar pessoas e ampliar nossa capacidade de disseminar a informação. Não precisamos mais carregar a informação conosco em disquetes, CDs ou pendrives; nossos notebooks vão ficando mais leves e podemos acessar tudo do celular. Se observarmos bem, os netbooks são uma ferramenta desenhada para a “Nuvem”.

 

Não vejo a Google como uma empresa que desenvolve serviços (no plural), mas é ela toda um único serviço de integração (no singular), onde todos os seus aplicativos convergem apenas na usabilidade e dá às pessoas a capacidade de decidir como e onde interagir com isso. O que muda é que nos tornamos cada vez mais nômades, como é da natureza mais primitiva do ser humano. Conquistamos mais um espaço que nós mesmos criamos: o espaço virtual e nos integramos a ele.

 

“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.”

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

3 Comentários

  1. Pingback: Picnik – Editor de imagens online super simples e fácil | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.