Google FeedBurner – Criar conta de Feed para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

FeedBurner-icone-logo Um pedido constante que recebo aqui no [ Ferramentas Blog ] é para ensinar a criar uma conta no FeedBurner e como redirecionar o serviço de Feed do Blogger para este outro. É indiscutível a importância de se ter um Feed disponível para seus visitantes e esta é a melhor forma de fidelização, pois seus leitores podem acompanhar tudo o que você atualiza. O FeedBurner vai te ajudar.

Se você não sabe o que são Feeds e para que servem, aprenda aqui e acompanhe o nosso para sempre estar atualizado com tudo o que publicamos:

Essa é a melhor forma de garantir que seus visitantes voltem ao seu conteúdo sempre e acompanhem suas atualizações. Também, fazer uso de um leitor de Feeds é garantir uma boa experiência na internet na hora de ler as atualizações de seus sites e blogs preferidos, tudo num único lugar. E este é um serviço fundamental para garantir a sobrevivência de seu blog a longo prazo.

Quem já usa o FeedBurner ou para quem ainda vai cadastrar, veja como usar de forma mais eficiente o seu Feed com os seguintes artigos:

Se o seu blog não tem um serviço de Feed eficiente, então você está perdendo visitas e leitores.

Feedburner-entrada

O FeedBurne é, com certeza, o serviço de redirecionamento e gerência de Feeds mais usado na blogosfera e por vários sites, de todos os tamanhos e nichos. A Google o adquiriu recentemente e parece que vai melhorar ainda mais o que já era bom. A vantagem para quem tem blog no Blogger é poder usar a mesma conta de serviços do Google. Se você não tem uma conta no Google, terá de se cadastrar no site, antes de seguir adiante.

Como usar o FeedBurner – http://feedburner.google.com/

Entre com sua conta do Google, de preferência a mesma que você usa para o Painel do Blogger que você tem a conta de seu blog. E, na janela que abrir digite o endereço completo de seu blog, conforme a figura abaixo e em seguida clicando no botão “Next”.

Feedburner-URL

Você precisará confirmar qual é a fonte do Feed de seu blog. Para quem usa o Blogger, deixe marcada a primeira opção, referente ao serviço do tipo “Atom”. Para os que usam outras plataformas será preciso verificar se o tipo é o “RSS”.

Feedburner-atom

Siga clicando em “Next”.

Agora vem uma parte muito importante. Será criado o nome de sua conta e o endereço de redirecionamento. Use o nome de seu blog, exatamente como ele é conhecido para facilitar a identificação.

Onde está indicado “Feed Title” escreva a nome de seu Blog (Exemplo: Ferramentas blog). E, para onde está escrito “Feed Address” coloque o nome de seu blog, mas sem espaços, tudo junto (Exemplo: ferramentasblog).

Feedburner-endereco

Depois que clicar em “Next” mais uma vez, você ‘terá completado a primeira parte e seu blog já terá um endereço redirecionado para Feed que ficará assim:

http://feeds2.feedburner.com/NomedoSeuBlog

Esse é o endereço que você irá indicar aos seus visitantes para assinarem seu Feed, como aqui no [ Ferramentas Blog ]:

http://feeds.feedburner.com/FerramentasBlog

Para terminar todo o processo, clique em “next” até passar para a página do painel do FeedBurner e pronto. Mas a última etapa agora é redirecionar para o novo endereço de Feed o antigo, lá no painel do Blogger.

Configurando o Feed no Blogger.

Já está acabando e essa é a parte mais fácil. Abra o painel do Blogger, vá ao menu “Configurações” ~> “Outro”:

Escolha a opção “Completa” para onde está indicado “Permitir Feeds do Blog” e logo abaixo digite o endereço de redirecionamento de seu novo Feed (ex.: http://feeds2.feedburner.com/NomedoSeuBlog). Vá ao final da página e clique no botão laranja “Salvar Configurações”.

Agora tudo está pronto para o seu novo Feed. É só divulgar a conquistar leitores fieis de suas atualizações.

.

51 Comentários

  1. Parabéns pelo blog amigo!Gostei muito deste post.Tirou todas as minhas dúvidas sobre como colocar feed no meu blog. Obrigado!

    Responder

  2. Esse tutorial era uma reinvindicação antiga de meus visitantes. Tá aí e espero mesmo que ajude muita gente.

    Responder

  3. É Marcos…Ta aí um tutorial que é muito necessário, e extremamente difícil de encontrar na internet.

    Quer dizer, isso quando eu fiz minha conta, pois lembro que quando a criei nada encontrei e tive que ir na raça, isso antes ainda de se tornar do Google, então imagine só…

    Mas parabéns, tá aí uma coisa que fazia falta…

    Abraços.

    Responder

  4. Obrigada por este post, ainda tenho muito que aprender com o meu blog e várias coisas para corrigir.
    Vou ficar atenta às suas postagens, pois elas são acessíveis para toda a gente, até para leigos como eu…
    Agora vou tentar o sitemap.

    Responder

  5. Oi, Marcos, desde o fim do mês 11/2009, já perdi as contas de quantos posts seus eu li e aprendi muitas coisas com você, muitas eu já consegui implemetar no meu blog e sou mesmo muito grata a você por tudo), inclusive descobri aqui o que são feeds, para que servem e como adicionar no layout do blog. Tenho uma dívida enorme contigo. Muito obrigada

    Responder

  6. Marcos,
    Seu Blog é incrivelmente didático.
    Isso é que é passo-a-passo.
    Fica tudo muito mais fácil.
    Parabéns.
    Márcia

    Responder

  7. Marcos, excelente as suas explicações, parabéns! Tenho 60 anos e só agora estou entrando no mundo dos Blogers. Seus artigos têm sido fundamentais na construção e manutenção do meu humilde blog.
    Fiz tudo o que li aqui e deu tudo certo. Contudo, gostaria de saber como adicionar um botão ou link em qualquer lugar do meu Blog, convidando as pessoas a se inscreverem, exceto nos finais dos artigos onde essa opção já existe de maneira automática.
    Grato.
    Antigão.

    Responder

  8. @Waldson,
    Que bom que meu blog tem ajudado você a ter seu espaço.
    Sobre as dúvidas q vc levantou, dá uma procurada aqui nos artigos que temos tudo isso e muito mais.

    Responder

  9. Mais um ótimo tutorial! Segui a risca e deu certo Este blgo é sensacional para todos nós blogueiros! Todo dia é uma nova descoberta.

    Responder

  10. Marcos, consegui… deu certtooooo! faz tempo que estou tentando, desta vez sua explicação foi fundamental para o sucessssoo!! obrigada .. e parabéns.. seu blog é dez!!!

    Responder

  11. Oi Marcos, já acompanho seu blog há algum tempo. Ajudou-me MUITO! Graças à sua maneira simples, concisa e clara estou entendendo até um pouco de html, e meu blog está ficando muito melhor, obrigada! Criei minha conta no FeedBurner e coloquei os ícones das redes sociais que você disponibilizou, deu tudo certo e ficou ótimo.

    Responder

  12. Olá Marcos, ainda não pude ler o seu e-book, mas por enquanto estou aprendendo muito por aqui, até coloquei o ferramentablog como gadget no meu blog. Professor nota 10.

    Responder

  13. Pingback: Google Webmaster Tools – Criar Sitemap para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  14. Pingback: Entendendo os dados estatísticos de Assinantes de Feed do seu Blog e a variação dos números | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Como migrar do Blogger para o WordPress.org: Tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]

  16. Pingback: Dia 22: Usar Feed e Newsletter no Blog para fidelizar seus leitores e gerar mais visitas | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: Esqueça de qualquer EMBED de vídeo e imagem no Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  18. Pingback: Como ativar a Newsletter do FeedBurner para seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  19. Oi de novo Marcos.rsrssr Acho que consegui criar direito a conta.Agora por favor só me ensina o que te falei no outro comentário.Queria colocar o gadget para assinates por e-mail,mas em português e só com a sinopsi da postagem sem as imagens,uma amiga conseguiu,mas não se lembra como o fez rsrsrsr.Obrigada

    Responder

  20. Olá Marcos,

    Muito bom esse seu post.
    Acabei de ler ele e, através de suas dicas passadas através dessa postagem, eu criei o feeds para meu blog.
    Muito obrigado pela dica.

    Grande abraço.

    André Campos

    Responder

  21. Marcos, este post (e as referências linkadas) foi demais. Nossa, agora clareou geral, entendi perfeitamente como funciona o sistema de feed. E o mais legal, eu já tinha um feed criado em meu blog e nem sabia kkkkk. Só fiz mesmo configurar, depois de ter criado o domínio. Valeu por mais essa!

    Responder

  22. Pingback: Criar feed no Feedburner |

  23. Pingback: A importância de direcionar o seu feed para o feedburner |

  24. Eu tenho um blog da blogspot e mudei a URL continuando com o blogspot, mas no mecanismo de busca do google, só aparece o endereço do meu blog e os links antigo, e quando clico neles diz blog não encontrado. Isso leva um tempo para ser alterado para o novo endereço? Eu li que leva uns 60 dias e que é automático, aparecer no mecanismo de busca do google, a mudança do blog antigo para o novo blog e links, isso é verdade?
    Caso não seja verdade, como que eu faço um redirecionamento, sou muito leiga no assunto, Você poderia me ajudar.

    Att
    Mônica

    Responder

    • Mônica,

      se você alterou a URL diretamente no painel, o redirecionamento é natural e pode mesmo levar um tempo.
      É importante adicionar o sitemap do seu blog no Webmaster tools (Ferramentas para Webmasters) da Google para acelerar essa mudança.

      Responder

  25. ,Marcos
    Criei meus feedsburner na conta de gmail do google.Tenho 5 blogs registrados nessa conta.,Só que numa delas escrevi a URL errada.Passou muito tempo.Agora, fui revisar o blog e colocar + gadget foi que percebi.Quero trocar pela URL correta Não sei como fazer

    Responder

  26. Gostaria de entender por que algumas pessoas não recebem a resposta do feed para confirmar sua solicitação de cadastro.

    Diariamente pessoas tentam cadastrar sues e-mails, mas a maioria não confirma alegando não receber o e-mail de confirmação, por favor, o que pode está acontecendo.

    Obrigado.

    Ricardo Ferreira

    Responder

  27. Como colocar o email de confirmacao todo em portugues? Pois assim alguns nao irao conseguir entender ja fiz alguns procedimentos mas nao solucionou, pode me ajudar? Obg

    Responder

  28. Quando coloco o link do meu blog e aperto next, aparece “O URL não parece referenciar um arquivo XML válido. Encontramos o seguinte problema: Erro na linha 1466: O tipo de elemento “img” deve ser encerrado pela etiqueta final correspondente “”.”
    Eu já arrumei esse erro da img, mas continua a msm coisas, não entendo o pq

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.