Google Friend Connect – Ferramentas sociais para o seu blog

Quando criamos um blog no Blogger, são disponibilizados recursos em outras ferramentas que muitas vezes não conhecemos. Uma dessas ferramentas é o Picasa Web, que possibilita a hospedagem de imagens no Blogger. Outro, bem interessante mas pouco conhecido pelos blogueiros, é o Google Friend Connect, um serviço gratuito do Google que possibilita um meio simples de assinar Feeds e obter notícias sobre aquilo que se gosta.

Transforme o seu blog em uma rede social com o Google Friend Connect!

Transforme o seu blog em uma rede social com o Google Friend Connect!

No Blogger, essa conta é criada automaticamente, e disponibilizada à partir do Gadget ‘Seguidores’. O problema, no entanto, é que com esse gadget fica-se preso ao Blogger, uma vez que não é possível modificar o Feed configurado nele, que aponta para o Feed padrão do Blogger sem redirecionamento.

No WordPress, é necessário criar uma nova conta manualmente. Mas isso é muito simples, e traz vantagens. Uma vantagem, por exemplo, é a plena integração para login através de serviços como Google, Twitter e Yahoo! Por exemplo.

Para criar uma nova conta no Google Friend Connect, siga os passos abaixo:

1º) Acesse o Google Friend Connect e clique em ‘Adicionar novo site’.

2º) Informe o nome, o endereço e o idioma do site e clique em ‘Continuar’.

3º) Pronto! Agora basta colocar o Gadget de Membros. Nesse caso, basta clicar no botão ‘Adicionar o gadget de membros’ e seguir o tutorial abaixo para disponibilizá-los aos seus visitantes:

Com isso, você terá criado uma conta manual para o seu blog no Google Friend Connect. Para conhecer mais a ferramenta, leia:

  • Como fazer enquetes no Google Friend Connect
  • Google Adsense e Friend Connect – Anúncios mais relevantes para o seu blog
  • Como criar uma newsletter com o Google Friend Connect

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.