Google Insights for Search: Palavras-Chave e Relevância

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lupa-palavras-busca Um blog para se destacar nos resultados orgânicos das buscas tem que se preocupar com algumas coisas fundamentais. Fala-se muito em SEO – Search engine optimization, Palavras-chave (keywords), entre outras coisas. Mas, quando se está escrevendo um blog, mesmo que por diversão, muitas vezes não sabemos quais mecanismos e ferramentas usar para nos dar bem. Por isso vamos ver uma dica para blog que envolve pesquisa de Palavras-chave.

Não há o que discutir: um blog só vai vigorar no topo dos resultados de pesquisa para seu nicho se se preocupar com duas coisas fundamentas – todo o resto é apenas complemento:

  1. Conteúdo de qualidade e relevante para seus leitores/visitantes e nicho;
  2. Se usar corretamente as palavras-chave neste conteúdo.

Quando criamos um blog, os mecanismos de pesquisa se preocupam em organizar seu conteúdo exatamente lendo do que se trata e verificando a ocorrência de palavras e frases que interligam os assuntos e como a soma desses artigos se complementam.

Entendendo: pense numa enciclopédia de um assunto qualquer: saúde. Seu conteúdo só vai ser considerado relevante por quem ler se todos os textos estiverem interligados de alguma forma e forem complementares. Quanto mais específico e mais circular forem os assuntos abordados, mas fácil de entender e buscar respostas.

Assim, é importante que o seu blog siga um nicho específico para ter sucesso e tentar ser o mais específico, especializado possível. Veja como exemplo aqui o [ Ferramentas Blog ] mesmo. Meu foco é sempre os serviços que envolvem a plataforma Blogger e como aprimorar blogs que usam este serviço do Google. Quero que as pessoas veja meu conteúdo sempre como complementares, pois é isso que o torna relevante e as pessoas voltem sempre para ter mais.

Para melhorar a indexação de meu conteúdo, passei a usar um serviço muito útil e eficiente na hora de pesquisar palavras-chave para escrever meus artigos de forma mais relevante para o meu nicho. Com isso tenho posicionado melhor meus textos nos resultados orgânicos do Google e conseguido que as pessoas leiam mais artigos, permanecendo mais tempo em minhas páginas.

(Lembrando que são centenas de fatores que determinam a posição de um artigo ou página nos resultados, mas devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar.)

Google Insights for Search – Veja o que o mundo está pesquisando.

Com o serviço Insights for Searchhttp://www.google.com/insights/search – é possível medir a proporção das buscas por determinadas palavras, frases e expressões, comparando com outras e medindo a relevância do que chamamos Palavras-chave (Keywords).

Google-Insights-for-Search-painel

Vou mostrar aqui apenas um uso padrão. Existem várias formas de se fazer pesquisas, até por regiões, períodos específicos do ano (para o caso de palavras que são mais buscadas em certas datas; ex.: Natal) ou mesmo por categorias e nichos. Aprender a fazer tais comparações pode garantir uma vida longa ao seu blog e conteúdo, criatividade na forma de abordar certos nichos e temas, usando as palavras corretamente

A forma mais básica e direta de se fazer pesquisas com este serviço e obter resultados é comparar termos, “Search Terms” (1), que é a primeira opção.

Para adicionar várias palavras-chave, basta clicar no link “Add search term” (2) e digitar o que desejar. Marque em seguida o período desejado (3) e clique no botão “Search” (4).

painel-insights

Assim, se eu quiser comparar qual é mais buscado nos últimos 12 meses, no Brasil, entre “Blogger” e o “WordPress”, veremos que a palavra “Blogger” é mais pesquisada que a outra de seu concorrente, aqui no Brasil, tornando-a mais relevante.

search-blogger-wordpress

Não são apresentados números, mas apenas porcentagens e representações gráficas, por questão de política de privacidade do Google.

Explore os recursos desse serviço para aprimorar o seu conteúdo e, consequentemente, atrair mais visitas e saber interligar seus artigos com palavras-chave mais eficientes e buscadas.

Complemente sua leitura com estes artigos:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

5 Comentários

  1. Estou praticamente começando com meu Blog e tenho interesse em melhorá-lo cada vez mais. Suas "aulas" estão sendo muito úteis. Não tinha ideia de tantos recursos que dispomos e quantos cuidados devemos tomar para ter um Blog de qualidade. Adicionei seu Feed e acompanho atentamente seus artigos. Muito obrigado.

    Responder

  2. Pingback: Criando títulos relevantes e úteis para o seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.