Google Insights for Search: Palavras-Chave e Relevância

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lupa-palavras-busca Um blog para se destacar nos resultados orgânicos das buscas tem que se preocupar com algumas coisas fundamentais. Fala-se muito em SEO – Search engine optimization, Palavras-chave (keywords), entre outras coisas. Mas, quando se está escrevendo um blog, mesmo que por diversão, muitas vezes não sabemos quais mecanismos e ferramentas usar para nos dar bem. Por isso vamos ver uma dica para blog que envolve pesquisa de Palavras-chave.

Não há o que discutir: um blog só vai vigorar no topo dos resultados de pesquisa para seu nicho se se preocupar com duas coisas fundamentas – todo o resto é apenas complemento:

  1. Conteúdo de qualidade e relevante para seus leitores/visitantes e nicho;
  2. Se usar corretamente as palavras-chave neste conteúdo.

Quando criamos um blog, os mecanismos de pesquisa se preocupam em organizar seu conteúdo exatamente lendo do que se trata e verificando a ocorrência de palavras e frases que interligam os assuntos e como a soma desses artigos se complementam.

Entendendo: pense numa enciclopédia de um assunto qualquer: saúde. Seu conteúdo só vai ser considerado relevante por quem ler se todos os textos estiverem interligados de alguma forma e forem complementares. Quanto mais específico e mais circular forem os assuntos abordados, mas fácil de entender e buscar respostas.

Assim, é importante que o seu blog siga um nicho específico para ter sucesso e tentar ser o mais específico, especializado possível. Veja como exemplo aqui o [ Ferramentas Blog ] mesmo. Meu foco é sempre os serviços que envolvem a plataforma Blogger e como aprimorar blogs que usam este serviço do Google. Quero que as pessoas veja meu conteúdo sempre como complementares, pois é isso que o torna relevante e as pessoas voltem sempre para ter mais.

Para melhorar a indexação de meu conteúdo, passei a usar um serviço muito útil e eficiente na hora de pesquisar palavras-chave para escrever meus artigos de forma mais relevante para o meu nicho. Com isso tenho posicionado melhor meus textos nos resultados orgânicos do Google e conseguido que as pessoas leiam mais artigos, permanecendo mais tempo em minhas páginas.

(Lembrando que são centenas de fatores que determinam a posição de um artigo ou página nos resultados, mas devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar.)

Google Insights for Search – Veja o que o mundo está pesquisando.

Com o serviço Insights for Searchhttp://www.google.com/insights/search – é possível medir a proporção das buscas por determinadas palavras, frases e expressões, comparando com outras e medindo a relevância do que chamamos Palavras-chave (Keywords).

Google-Insights-for-Search-painel

Vou mostrar aqui apenas um uso padrão. Existem várias formas de se fazer pesquisas, até por regiões, períodos específicos do ano (para o caso de palavras que são mais buscadas em certas datas; ex.: Natal) ou mesmo por categorias e nichos. Aprender a fazer tais comparações pode garantir uma vida longa ao seu blog e conteúdo, criatividade na forma de abordar certos nichos e temas, usando as palavras corretamente

A forma mais básica e direta de se fazer pesquisas com este serviço e obter resultados é comparar termos, “Search Terms” (1), que é a primeira opção.

Para adicionar várias palavras-chave, basta clicar no link “Add search term” (2) e digitar o que desejar. Marque em seguida o período desejado (3) e clique no botão “Search” (4).

painel-insights

Assim, se eu quiser comparar qual é mais buscado nos últimos 12 meses, no Brasil, entre “Blogger” e o “WordPress”, veremos que a palavra “Blogger” é mais pesquisada que a outra de seu concorrente, aqui no Brasil, tornando-a mais relevante.

search-blogger-wordpress

Não são apresentados números, mas apenas porcentagens e representações gráficas, por questão de política de privacidade do Google.

Explore os recursos desse serviço para aprimorar o seu conteúdo e, consequentemente, atrair mais visitas e saber interligar seus artigos com palavras-chave mais eficientes e buscadas.

Complemente sua leitura com estes artigos:

.

5 Comentários

  1. Estou praticamente começando com meu Blog e tenho interesse em melhorá-lo cada vez mais. Suas "aulas" estão sendo muito úteis. Não tinha ideia de tantos recursos que dispomos e quantos cuidados devemos tomar para ter um Blog de qualidade. Adicionei seu Feed e acompanho atentamente seus artigos. Muito obrigado.

    Responder

  2. Pingback: Criando títulos relevantes e úteis para o seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.