Google Web Fonts Directory – Fontes diferentes para o seu blog

Em uma internet com vídeos, imagens e áudio, usar sempre a mesma fonte em uma página da web acaba por ser antiquado. Visando isso, o Google lançou o Web Fonts Directory, um serviço que permite à qualquer blogueiro usar fontes variadas em seu blog gratuitamente mesmo que estas não estejam instaladas no computador do usuário, algo que ocorre frequentemente quando se configura fontes diversas sem usar um serviço assim.

Use fontes mais variadas em seu blog!

Use fontes mais variadas em seu blog!

Para usar o Web Fonts Directory é muito simples, ele pode ser integrado ao Blogger, WordPress ou qualquer outro site através do uso de folhas de estilo CSS e um sistema que permite aos navegadores mais modernos a correta interpretação de fontes. Mesmo que ela não esteja instalada no computador do usuário, através de uma técnica CSS que faz com que o Browser baixe a fonte à partir do servidor da Google.

Se você se interessou, acesse o Google Web Fonts Directory agora e clique sob a fonte que lhe interessa. Você verá uma lista de caracteres mostrando como a fonte fica na página do usuário. Se você gostou, clique no link ‘Use this font’ e copie o trecho de código para o seu template, depois da tag “<head>”.

Para a instalação da fonte no Blogger, acesse o painel do Blogger e clique no link Design referente ao blog no qual deseja adicionar a fonte. Em seguida, clique em Editar HTML e procure pela tag “</head>”, realizando a colagem do código em questão e salvando o template.

Já no WordPress, acesse o painel de administração do seu blog e clique em Aparência ~> Editor. Selecione o arquivo ‘header.php’ (Cabeçalho), procure pela tag “<head>”, cole o código e salve o arquivo. Pronto!

Com isso, você poderá usar fontes mais variadas em seu blog de modo conveniente e simples, sem corromper nenhum direito autoral, uma vez que somente fontes autorizadas pelos seus respectivos autores podem ser cadastradas no Google Web Fonts Directory.

3 Comentários

  1. Gostamos da dica, mais não encontramos nenhum link do Google fontes aqui na postagem, talvez este é o único ‘pecado’ da postagem. Já sabíamos do diretório de fontes e do seu uso, mais não os detalhes desta forma. Boa explicação, bom post!

    Responder

    • Olá Arruma Blog.

      Este é um detalhe que eu acabei por arrumar ontem, visto que percebi que realmente estava faltando os links relativos ao Google Web Fonts Directory, cujo endereço é: http://google.com/webfonts . Note que agora esse mesmo link foi aplicado na primeira vez que o Google Web Fonts Directory é citado no post, embora tal link seja oculto graças ao CSS do tema que usamos.

      Pedimos desculpa pelo ocorrido e agradecemos o aviso.

      Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.