#GoogleInstant e a velocidade de buscas no Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Hoje, 08 de setembro de 2010, a Google disponibilizou uma mudança radicalmente simples na forma como fazemos buscas em seu mecanismo. O Google Instant é o novo formato de apresentação instantânea dos resultados que, sem um único clique, apenas digitando o que queremos, vemos os resultados aparecerem.

 

Objetivamente funcionava assim quando fazíamos uma busca no Google: 1) você digita um conjunto de palavras-chave; 2) aperta a tecla "Enter"; 3) vê o resultados; 4) se algo não foi como queria, reinicia o mesmo processo.

 

Pode parecer algo relativamente rápido e é mesmo, veja:

 

sistema-busca-padrao-google

 

Ao todo, como o modelo antigo de buscas, um usuário médio poderia gastar até 24 segundos para encontrar o resultado desejado. Rápido? Para a equipe da Google isso é muito tempo perdido.

 

Agora os resultados vão aparecendo à medida que você digita o que quer, imediatamente e mudam à medida que você refaz suas buscas. Ou seja, aqueles primeiros 9 segundos digitando palavras-chave, somam-se à apresentação de resultados preditos, enquanto você também faz suas escolhas.

 

 

google-instant

 

Você pode testar e usar o novo modelo de busca do Google na página americana (mas também faz buscas em qualquer língua normalmente), acessando: http://www.google.com/en.

 

Site oficial: About Google Instant.

 

Artigos oficiais:

.

6 Comentários

  1. é bonitinho… mas não vi grande utilidade nisso afinal desde a primeira letra fica carregando a pagina imagino que para conexões mais lentas seja ruim…

    mas certamente é uma coisa para nós blogueiros pensarmos, afinal aparecer na lista entanto a pessoa digita o que procura pode gerar visitas dos mais apressadinhos

    Responder

  2. Eu estava acompanhando o evento da Google pelo Youtube. Realmente, o novo formato de buscas é bem interessante, mas, sinceramente, eu queria entender qual a grande finalidade disso. Tudo bem que isso faz com a busca seja mais rápida, mas será que precisamos de tanta rapidez? O sistema atual já não nos dá buscas em tempo bem rápido?

    Precisamos de mais? Segundos?

    Achei mais interessante as buscas em tempo real com o Twitter e o Facebook. Com certeza, mais pra frente, serão utilizados outros serviços como fonte para o mecanismo

    Pode ser que futuramente isso tenha uma grande utilidade, mas acho muito cedo para falar que isso é muito bom ou muito ruim. A "grande novidade" de hoje, ao meu ver, está mais voltada para uma disputa de quem tem o melhor sistema de buscas – a briga entre Google e Microsoft – do que propriamente melhorar a experiência do usuário.

    Marco Damaceno

    Responder

  3. @Agda Paula,
    Difícil dizer ainda, mas é certo que muitas técnicas vão mudar e o foco na palavras-chave mais longas (pequenas frases e perguntas) será maior.
    Só o tempo para ter certeza.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.