O Google acha seu Blog MEDÍOCRE! Guia de SEO do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Google tem algumas regras para otimização, coisas que eles consideram essenciais para deixar um conteúdo mais atraente e adequado para o público e para os mecanismos de busca. As técnicas de SEO são fundamentais e podemos aprender direto do Google aquilo que é mais importante. Se você não faz o básico, seu Blog é medíocre. Separei algumas dicas para você superar isso.

Assista o vídeo e leia o texto que está logo abaixo com links e outros materiais complementares.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Como ser um Blogueiro de Elite

Como Otimizar o conteúdo do seu Blog

Existem diretrizes da própria Google que nos ensina aquilo que é considerado “boas práticas de otimização” quando o assunto é SEO. São os primeiros passos e as bases que todo blogueiro tem que conhecer. E ninguém melhor do que a Google para nos apontar o caminho certo.

Eles atualizaram um antigo “Guia de SEO” que era distribuído em PDF. Agora esse guia está numa página de ajuda, do suporte do Search Console. Vale a pena ler e se aprofundar no material original (todo em português) aqui: Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes.

Mesmo assim, separei 5 pontos que me chamaram a atenção, lendo a parte sobre “Otimizar seu conteúdo”. Ali vou fazer algumas citações de trechos do novo Guia do Google para confirmar meus argumentos e motivar você ainda mais.

Veja esse conteúdo aqui para entender: O que significa SEO e para que serve?

5 pontos para Otimizar o conteúdo do Blog

1. Conteúdo interessante e útil (atraente)

Essa é uma das coisas que mais tenho falado e ensinado sobre SEO, seja nos vídeos, artigos e nos meus treinamentos. O Google quer conteúdo que resolve o problema das pessoas. É isso que eles chamam de “útil”.

A melhor parte é que está escrito, textualmente, que este é o fator mais importante para a otimização:

“A criação de conteúdo atraente e útil é o fator que provavelmente exercerá mais influência sobre o desempenho do seu site, mais que qualquer outro discutido aqui.”

Se isso, não adianta você conhecer todas as técnicas de SEO ou os maiores segredos da Google, pois se não há conteúdo relevante, interessante e útil, não adianta nada.

Aqui tem mais: 5 Técnicas de SEO p/ seu Blog agradar o Google em 2018.

Técnicas de SEO para Blogs

2. Otimize para pessoas, não para os Mecanismos de Busca

Um dos pontos fortes do algoritmo do Google é analisar e entender o comportamento das pessoas, o que faz todo sentido, já que querem entregar resultados para pessoas. O sistema deles analisa e tenta determinar o que é melhor para os usuários, para os visitantes que vão consumir o conteúdo encontrado.

Desse modo, se esforço tem que ser em agradar o público visitante do Blog. Agradar pessoas, pois são elas que geram resultados para seu trabalho.

“Elaborar o site de acordo com as necessidades dos visitantes e ao mesmo tempo cuidar para que possa ser acessado pelos mecanismos de pesquisa é uma prática que costuma gerar resultados positivos.”

Assim, toda vez que você pensar sobre como aparecer bem posicionado no Google, pense sobre o que você tem que fazer para atingir as pessoas que estão buscando aquele tipo de informação.

3. Faça diferente, faça o que outros não fazem

Pare de repetir tendências e seguir modas. Só porque outros estão fazendo não significa que vai dar os mesmos resultados para você. Há espaço na internet para todos, mas especialmente para aqueles que querem inovar e apresentar algo único, criativo.

Verifique seus concorrentes e tente determinar aquilo que estão falhando, negligenciando ou deixando de lado, mas que é relevante para seu público – que você seja capaz de entregar com uma nova visão, um outro formato e estilo.

E se você não sabe: O que significa “Conteúdo de Qualidade” no Blog?

Como ser um Blogueiro de Elite

4. Crie conteúdo novo

A recorrência e frequência com que criamos conteúdo no Blog é outro fator de peso. Isso fideliza o público e mostra para o Google que seu Blog está ativo, sendo atualizado.

“Conteúdos novos não só mantêm a fidelidade da sua base de visitantes como também atraem visitantes novos.”

Não precisa publicar todos os dias, mas que seja com regularidade – dia e hora marcados – apresentando para seu público qual é a frequência com que podem esperar os artigos serem publicados no Blog.

Caso queria aprofundar sobre isso, tem esse artigo: Com que frequência atualizar o seu Blog [Vídeo] – Se assistir, não fique rindo do meu cabelo, rs!

5. Evite erros gramaticais e ortográficos

Pode parecer óbvio, mas agora a Google está deixando claro que são capazes de analisar a qualidade de um conteúdo indo além do contexto, mas também na forma como a língua é usada. Assim, saber escrever bem e corretamente passa a ser essencial para a sobrevivência do seu Blog.

“Evite publicar textos medíocres com muitos erros gramaticais e ortográficos”

Não significa escrever rebuscado, com um português acadêmico. Basta não cometer erros grotescos, que atrapalhem o bom entendimento do texto. O mais importante do uso escrito da língua é que a mensagem não se perca por conta de muitos erros, tirando o sentido do texto.

Já tratei sobre isso aqui: Erros de escrita e gramática afetam indexação do Blog no Google.

Minha principal recomendação é que você tente relembrar as aulas de redação, se for necessário, faça algum curso online. Use uma gramática e dicionário. E, se for possível, você ainda pode pedir alguém para ler seus artigos e ajudar na correção e análise, se está claro e se não tem erros.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.