Hack “Leia mais” nativo no Blogger – Jump Break

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Seguindo os lançamentos de novidades no serviço do Blogger, agora podemos contar com a inserção do resumo de postagem, o hack/link “Leia mais…” nativo e automático no editor de textos padrão do Blogger. Este era um recurso difícil de usar, pois exigia criar linhas de código no código-fonte do Blog e adicionar manualmente tags dentro do código HTML dos posts, mas agora tudo mudou e ficou mais fácil de usar. Vejam!

 

As novidades de 10 anos do Blogger continuam e essa, penso eu, era a novidade que queríamos ver: uma hack automático para resumo de postagens. Algumas novidades já vimos nesses artigos:

 

Complemento:

 

O que antes era preciso linhas de códigos complicadas e, para iniciantes, uma tormenta para fazer funcionar, está agora ao alcance de um único clique no editor de textos padrão do Painel de Blogger. Agora não é mais preciso mexer no código-fonte do template de seu blog e funciona em todos os tipos de templates sem precisar adaptar nada, mas vale lembrar que os antigos códigos continuam funcionando. Mas queremos saber do novo e como usar, então veja abaixo a novidade.

 

Na barra de ferramentas.

Ao clicar para escrever um novo post você já verá a mudança na barra de ferramentas do editor de textos, como na imagem abaixo destacando o novo recurso:

 

hack-jump-break-blogger

Notem o novo botão no canto direito da barra de ferramentas.

 

Agora basta digitar seus textos normalmente e editá-los da mesma forma que fazia antes. Ao terminar escolha a linha onde será inserido o link “Leia mais” de seu artigo e clique no botão que agora se chama “Inserir jump break”. Uma linha será adicionada no local indicando o ponto do resumo de postagem, conforme ilustra a imagem abaixo.

 

linha-leia-mais-blogger

Repare na linha pontilhada que é adicionada no local desejado.

 

Usando códigos em “Editar HTML”.

O que é interessante é que o código, a tag que define o link “Leia mais” nas postagens do Blogger, pode ser adicionada também diretamente no modo “Editar HTML” do editor padrão ou de qualquer outros editor de postagens, como o Windows Live Writer que recomendamos.

Agora basta inserir uma tag diretamente no código HTML dos textos (como já era feito no WordPress, exatamente igual agora no Blogger). É um trecho simples. Abaixo da linha que deseja inserir o hack cole a tag:

 

<!– more –>

 

Quer ficará como ilustra a imagem, destacado em azul:

 

tag-more-blogger

 

Se você usar outro editor de postagens, como citamos o Windows Live Writer, entre no modo HTML (código-fonte) do editor de textos e adicione essa linha. Ao publicar o texto tudo funcionará normalmente.

 

Essa nova funcionalidade do Blogger vai facilitar a vida dos iniciantes e mostra que o serviço tende a melhorar cada vez mais, evitando o uso de “gambiarras e remendos” que muitas vezes precisamos fazer para ter alguns recursos mais interessantes. Agora é esperar por outras opções e mais serviços que podem melhorar ainda mais tudo e facilitar nossas vidas.

 

Outros artigos relevantes:

 

Fonte: Blogger Buzzurl_icon (oficial)

17 Comentários

  1. Como diz o Compulsivo,

    "Antes tarde, do que mais tarde ainda"

    finalmente, já passou da hora de o blogger implementar novos recursos.

    Responder

  2. Rapaz! Perfeito essa modificação do BLogger. Eu estáva batendo cabeça para encontrar um jeito de postar muitas fotos, que eu gosto, mas que funcionasse bem com o Leia Mais, que tem no Template do Compulsivo. Demorava muito para resumir, o que deixava o blog pesadão.

    Fiz o teste com esse novo recurso do Blogger e posso dizer: PERFEITO!

    Mas como esmola demais o santo desconfia, no caso do template do Compulsivo, que tem tres colunas, se utilizar este recurso do Blogger, todos os outros elementos da pagina ficam completamente desorganizados e abaxo da postagem.

    Alguém já notou isso?

    Responder

  3. Olá Marcos, muito bom o Artigo, Parabéns ^^ mas não estou conseguindo. eu adiciono a linha pontilhada, mas quando vou visualizar no site, a parte de baixo da linha se ocultou, mas não aparece o link "leia mais" ou algo assim! alguem poderia me ajudar ? desde já agradeço, abraços.

    Responder

  4. @Bruno,

    Leia o complemento indicado no início desse artigo. Lá ensino como fazer funcionar o novo hack em blogs sem o serviço.

    Responder

  5. Marcos, gostaria de lhe agradecer não apenas por esta dica mas por todo o seu trabalho. O Ferramentas Blog foi fundamental para meu aprendizado e para o crescimento do meu blog. Obrigada mesmo!

    Responder

  6. Marcos, tenho uma dúvida:
    para usar este recurso, preciso mudar o html que estava utilizando (aquele que usa o código < / span > )?

    Obrigada pela ajuda e parabéns pelo trabalho!

    Responder

  7. @Bruna,

    em alguns layouts o novo hack funciona com o antigo código. Então faça testes antes de mudar alguma coisa.

    Responder

  8. Excelente postagem. Só tenho uma duvida, não sei se está acontecendo com os outros…
    Ao postar um video do youtube antes do "leia mais", ele nao fica visivel.
    Ele somente será visto se o visitante clicar no leia mais …
    Agradeço mto a sua atenção!
    Sds,
    Stallone For Ever

    Responder

  9. Muito bom o tutorial, muito fácil agora, tava quebrando a cabeça, graças a Deus existem pessoas que realmente se importam a ajudar os iniciantes no mundo da blogosfera!

    Responder

  10. Cara, eu tava louco pra saber como fazer isso. Morria e não descobria q aquelas "páginas rasgadas" eram pra isso.
    Valeu mesmo.

    Que Deus te abençoe! ;D

    Responder

  11. Olá Marcos,

    Muito obrigada por este post!! Tenho consultado o [Ferramentas Blog] com frequência e já usei várias de suas dicas para melhorar o meu Blog. Parabéns pela qualidade dos posts e pelo ótimo serviço prestado à comunidade blogueira!!

    Responder

  12. Estou com o mesmo problema do @stallone.com.br quando posto vídeos (embed) do youtube eles não aparecem na home só dentro da postagem.
    Alguém já conseguiu uma solução pra isso? Agradeço se tiver como ajudar.

    Responder

  13. Poxa muito obrigado amigo tentei em outro blog , dicasblog , e naum consegui em nenhum dos tutoriais de lá , mais vim pra cá e ja consegui no 1° , mais o primeiro eu naum gostei mt pq ficava leia mais em tds ai tentei outro e consegui de novo , mt obrigado msm , adoro esse blog =)

    Responder

  14. Como alterar o texto do jump break na nova interface do Blogger?
    Só aparece “Maiores informações” mas quero trocar “Continue lendo”
    Preciso muito saber como fazer isso,desde já agradeço vocês!

    Responder

      • Marcos,super obrigada mas consegui resolver o problema! =D
        Foi um pouco complicado para achar os locais onde fazer as edições mas cheguei lá.
        Uso o modelo clássico de edição de layouts do blogger,então o que eu fiz foi clicar no botão que tem nessa página de edição chamado “Atualizar modelo” e lá sim eu achei esse caminho para edição de postagens “Layouts >> Postagens”,aí troquei o texto e depois voltei para meu modelo habitual de layout,que é todo personalizado.

        Super obrigada mesmo por sua atenção!!

        Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.