Hotlink – O que é e como evitar problemas

Quando se cria um blog, é normal que não se tenha um domínio claro sobre o que pode ou não pode se fazer na internet. Uma das coisas que não pode-se fazer é utilizar imagens de outros sites, prática batizada de Hotlink, e que pode trazer problemas graves para você, blogueiro.

Evite que o seu blog "seja queimado" por culpa da prática do Hotlink!

Evite que o seu blog "seja queimado" por culpa da prática do Hotlink!

O Hotlink é uma prática muito prejudicial à quem é dono de um blog no WordPress ou hospeda imagens em seu site. Ela consiste no uso de imagens hospedas em outros sites, através da opção que insere uma determinada imagem à partir de uma URL existe na plataforma do seu blog, seja ele hospedado no Blogger ou no WordPress.

Através dessa prática, causa-se rapidamente um crescimento no consumo de banda, processador e memória RAM por parte do servidor que hospeda a imagem, o que obriga o dono do site em questão à pagar hospedagens cada vez mais caras, desde que, claro este site não possua uma proteção Hotlink.

O que é uma proteção hotlink? A proteção hotlink consiste em configurar o servidor HTTP para que permita somente o uso de imagens, scripts ou outros elementos à partir de visitas feitas à um determinado site. Com ele, é possível alterar de forma simples o conteúdo que é entregue aos outros sites, podendo ser configurado desde alertas à imagens pornográficas, que tem a capacidade de destruir rapidamente a reputação de qualquer blog profissional na internet.

Para evitar esse problema, recomendamos o Download de cada imagem para o seu computador, para que seja realizado o envio da mesma diretamente através do seu computador. É um trabalho à mais? É, mas é algo que vale à pena ser feito. Assim como vale à pena também usar somente imagens disponíveis nos Bancos de Imagens gratuitos, apresentado no post:

Se você estava praticando o Hotlink em seu blog, recomendamos a implementação das correções, baixando a imagem corretamente e enviando novamente ao seu provedor. De forma que não haja problemas relacionados à este inconveniente meio de usar imagens que vive estressando servidores no mundo todo.

1 Comentário

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.