II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas em Brasília

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Acontecerá nos dias 17,18 e 19 de Junho (2011) o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília. Eu, Marcos Lemos, estarei lá participando de todo o evento e também ministrando uma palestra sobre desenvolvimento de Blogs. Também farei uma cobertura pelo nosso twitter, com fotos e vídeos. O melhor de tudo: contará com a presença do ex-presidente Lula.

blog-progO [ Ferramentas Blog ] foi convidado a participar do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com conhecimento técnico no desenvolvimento de Blogs, oferecendo aos participantes aquilo de que precisam para melhorarem suas atuações na blogosfera.

Veja como você pode se inscrever para participar e como você pode acompanhar e assistir nossa palestra. Vamos transmitir aqui no Blog a palestra para que o máximo de blogueiros possa interagir, tirar dúvidas e aprender.

O Encontro de Blogueiros Progressistas terá seu momento nacional depois de ser realizado regionalmente em 11 estados brasileiros, como você pode ver na lista abaixo:

– Amazonas – 130 participantes
– Ceará – 230 participantes
– Mato Grosso – 70 participantes
– Pará – 40 participantes
– Paraíba – 130 participantes
– Paraná – 40 participantes
– Pernambuco – 310 participantes
– Rio Grande do Sul – 160 participantes
– Rio de Janeiro – 200 participantes
– Rio Grande do Norte – 30 participantes
– São Paulo – 120 participantes

Total de participantes em 11 estados: 1.460

Ainda terá o evento na Bahia e em Minas Gerais.

O encontro nacional será nos dias 17, 18 e 19 de junho, sendo que no dia 18 à tarde serão realizadas as Oficinas autogestionadas e simultâneas, começando às 14 horas.

Veja aqui a programação completa do evento.

É aí que entra nossa participação. O blog será representado por mim, Marcos Lemos, numa dessas oficinas, onde tratarei sobre desenvolvimento de blogs, técnicas e ferramentas. Mas se você não puder ir a Brasília, poderá assistir tudo daqui de nossa página. No sábado 18, colocarei aqui o link e um post para você assistir tudo direto de seu computador e ainda enviar perguntas.

Uma das participações mais esperadas é a do ex-presidente Lula, que confirmou presença na sexta 17, na abertura às 19h (Saiba mais detalhes aqui).

O local do evento será no Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) SGAS. Avenida W-5, Quadra 902, Bloco C – Brasília-DF. Telefone: (61) 3214-8000


Exibir mapa ampliado

Se você tem disponibilidade e quiser saber como ir para o evento, as inscrições podem ser feitas aqui, clique no link para inscrição.

.

18 Comentários

  1. Olá Marcos Lemos,

    Mês passado aconteceu o encontro de Blogueiros do Ceará, estava inscrito e por motivos maiores não pude comparecer, Foi uma perca irrecuperável. A exemplo do Luan da Silva eu não possuo recursos financeiros suficientes para bancar uma viagem até brasília. O Encontro de Blogueiros do ceará foi transmitido ao vivo pelo Blog da Dilma e acho que a organização do evento nacional poderia seguir o exemplo.

    Responder

  2. “O melhor de tudo: contará com a presença do ex-presidente Lula.”

    Eu dissertaria longamente apenas sobre a babaquice da expressão “blogueiro progressista” e os implicitamente “reacionários”, que a expressão cria.

    Lamentei profundamente ao saber que este blog se orgulha disso. =(

    Responder

    • Danilo,
      Aprovei seu comentário só para dizer que não entendi.
      Orgulho-me mesmo de ter sido chamado para falar para outros blogueiros sobre como podem se desenvolver e melhorar suas atuações na internet. Não me importo com a opinião ou posição política de quem quer que seja para que eu exerça meu trabalho como profissional que sou.

      Se você não “curte” o Lula, há quem curta.
      Se você chama de “reacionários” aqueles que atuam de forma político orientada, com alguns o fazem, há quem os chamará de “visionários”. Não me importo. Aqui me cabe o trabalho de palestrar no evento. Estarei ao lado de gente que gosto e de gente que sou indiferente, mas não deixarei de fazer o que me propuseram.

      Uma pena você “lamentar” e julgar/condenar o que quer que seja a meu respeito. Melhor seria se você respeitasse a minha opinião – que não está expressa nesse post sobre o evento e os participantes – e respeitar os que organizam e participam de tal.
      Respeito é bem a palavra certa para isso. Ainda mais nobre seria se você tivesse esperado o evento acontecer, tivesse esperado assistir minha participação, para só depois emitir algum juízo de valor. Quando se age antecipadamente assim, temos outra palavra: preconceito!

      Responder

      • Não tem absolutamente nada que ver com [falta de] respeito ou preconceito.

        Você fala como se “blogueiro progressista” não “atuasse de forma política orientada”. Ao contrário, é a forma principal de atuação dos ditos “progressistas”, orientada à esquerda, obviamente.

        Como eu disse, não se trata de preconceito, mas de conceito [idéia] bem formado mesmo: conheço de perto a agenda dos autodenominados “blogueiros progressistas”, suas reivindicações e seu modus operandi. E exatamente por conhecer e discordar, é que lamento.

        No mais, não falei um “a” sobre você, releia o meu comentário, referi-me ao blog como ente. Um forte abs. 😉

        Responder

        • Vamos por partes do que você disse para mostrar o quanto há de preconceito em sua fala:

          1. Eu não falei (nem escrevi em lugar algum) que os “progressistas” não agem de forma orientada. Disse justamente o contrário e vc leu e não entendeu. Eles agem deliberadamente dessa forma.

          2. “O Blog como ente”? oi? Por trás desse blog há uma pessoa. Se critica meu blog, critica a mim.
          Se vc “lamenta” o fato de eu me orgulhar de ser convidado como uma profissional para tratar de técnicas de desenvolvimento de blogs num evento para blogueiros, então criticou a mim.

          3. voltando ao que vc diz conhecer e ter muito conceito para criticar: saberia citar quem são os “blogueiros progressistas” que estão por trás desse evento?

          Só pra constar: valorizo mais estes que dão a cara às claras sobre suas opiniões do que aqueles que se escondem com “medinho” de atuar livremente.

          Estarei neste evento fazendo meu trabalho.

          Responder

          • 1. De fato, entendi errado; entendi que se referia aos “reacionários/conservadores” (que só existem a partir do momento em que um grupo se autoidentifica como “progressista”).

            2. Vacilei mesmo. Acompanho o blog pelo reader e nunca tinha clicado no “sobre” e sempre achei que este fosse um blog coletivo.

            3. Os “por trás do evento” fico devendo, mas os tais progressistas são Luis Nassif, PHA e congêneres, famosos ou não.

            Que você se orgulhe de ser convidado para falar sobre o tema do seu ofício, acho digno e justo, só não consigo desvincular do evento (cujos temas gravitam basicamente em torno da “militância” [da nossa esquerda freak mezzo stalinista, claro]).

            Apenas para efeitos didáticos, faço o seguinte questionamento: um jurista que é convidado pela Nike para falar sobre direito trabalhista pode/deve se orgulhar? Mas pode/deve participar? Penso que só faz sentido se partilhar dos ideais do respectivo evento. E se for este o seu caso, não se trata de preconceito, mas de discordância quanto às premissas fundamentais, ora.

            Responder

            • Danilo,
              Nào sei a que vc se refere sobre algum problema da Nike.

              Estamos falando aqui de direito a opinião. Se estes “progressistas” tem uma opinião diferente da sua e você discorda deles, é um direito seu. Mas também é direito deles opinar.
              Eu vou ao evento que sou convidado para falar sobre desenvolvimento profissional de blogs, concordando ou não com a opinião deles. Eles têm direito de publicar na internet, usando blogs e falar o que pensam, desde que não violem a lei.

              Acho que seu problema é em respeitar mesmo a opinião que seja contrária à sua e ser capaz de conviver com o diferente.

              Responder

          • A Nike é uma das multinacionais mais exploradoras do mundo, utilizando-se de mão-de-obra ultrabarata à revelia de quaisquer direitos trabalhistas em países como China, Camboja, Indonésia e Índia, além de fazer vistas grossas quanto ao trabalho infantil [o fundador e ex-CEO chegou a afirmar que não se importa].

            Mas isso é outro assunto. risos

            Eu ainda não entendi o que você quer dizer com “respeitar” a opinião [diversa] alheia. Parece-me que convivo com elas todos os dias desde sempre e nunca quis exterminar ou deportar nenhuma pessoa por discordar dela. Se eu afirmo que a esquerda [e a nossa, especialmente] é patética e nociva, isso é desrespeitar? Se for o caso, então realmente não respeito.

            Defendo arduamente o direito individual de ser diferente, de ter opiniões divergentes e de manifestá-las, por mais tontas que me pareçam. Daí não se segue que eu não vá emitir juízos de valor sobre aquelas que considerar babacas.

            Um exemplo prático: o Datena tem [e deve ter] todo o direito de ser aquele baita babaca que ele é e de dizer todas as asneiras que diz. Desrespeitei? Julgo que não, talvez polidez é que não seja o meu forte.

            Responder

  3. Tem Gente que acha que ser consciente e critico é apenas sair apontado em tudo o que é canto o que está errado. Acho até que o Blogueiro que se diz crítico e faz o que citei anteriormente não exerce nenhum papel social na comunidade ou cidade onde residem. Eu tenho o Blog ponto-chave que emito as minhas opiniões nos diferentes âmbitos político/Partidários, mas seguindo este trabalho que exerço no blog, participo ativamente de projetos sociais que têm o objetivo de mudar a consciência das pessoas para que assim estas possam através da coletividade mudar a realidade a qual estão inseridas.

    Responder

  4. Vai lá Marcos e arrasa, e me colocando em posição de leitor assíduo do Ferramentas blog, só pelo fato de você está indo lá já é uma prova de que somos capazes. Gostaria de pedir para você humildemente para que represente todos os seus leitores que não poderão estar presente nesse tão importante evento, e volte da capital com a sensação de dever comprido.

    Responder

  5. Boa Marcão.(Me sinto com liberdade de chamá-lo de Marcão)
    Cara, acompanho seu trabalho tem um tempão. Leio muitos dos seus artigos, pois eles me ajudaram a cria meu blog [link suprimido]
    Quero parabenizá-lo e dizer que ninguém melhor que você para palestras, pelo menos entre os brasileiros.
    Aguardo os posts com novidades sobre o evento

    Abraços

    Responder

  6. Parabéns Marcos,

    Participei de alguns eventos regionais e foram todos bastante produtivos. Já era leitor do seu blog e me surpreendi positivamente ao vê-lo fazer parte da programação do encontro nacional como palestrante. Estarei lá e farei o possível para participar da sua palestra. Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.