Integrar Google Analytics ao Webmaster Tools

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Relatórios e estatísticas são um vício de todo blogueiro. A grande maioria fica presa aos números de visitas e nada mais. Depois de um tempo aprendemos que há outros números mais importantes que a quantidade de visitantes diários. Entre esses números, os mais relevantes são os que nos ajudam a melhorar a indexação do Blog no Google e como analisar nosso desempenho. Para facilitar isso o Analytics pode ser integrado ao Ferramentas para Webmasters da Google (Webmaster Tools).

O que são Analytics e Webmaster Tools?

Para quem não conhece esses dois serviços da Google ou não se aprofundou tanto, aqui vai uma visão geral.

Com o novo painel do Google Analytics, muitas novidades e melhorias vieram juntas, especialmente com relatórios integrados a outros serviços e um aprimoramento nas análises dos dados, tornando este serviço ainda mais eficiente e completo:

Outro serviço extremamente importante (talvez o mais importante para blogs e sites) é o Webmaster Tools – Ferramentas para Webmasters – da Google também. Esse é o serviço que nos ajuda na manutenção da indexação do conteúdo do blog nos resultados orgânicos da Google. O mais comum é usar esse serviço para enviar o sitemap do Blog, só que ele é bem mais completo que isso.

Interligando os dois serviços

Para interligar os relatórios e ficar mais fácil acompanhar tudo, há um menu no Google Analytics que junta os serviços e facilita o entendimento dos dados recolhidos no Webmaster Tools. Desse modo você não precisa ir em dois lugares diferentes e aprende a observar mais informações para melhorar seu blog.

Entre na sua conta do Analytics normalmente, já na nova interface, e acesse o painel de relatórios do seu blog, como você já faz quando quer acompanhar as estatísticas de visitas. Vá ao menu “Fonte de tráfego”, depois escolha “Otimização de mecanismos de pesquisa” e “Consultas”, como na imagem abaixo:

Ao clicar no botão “Configurar o compartilhamento de dados…” você será direcionado para a página de configurações para ativar o serviço. Edite as informações, se for conveniente, e clique no botão “Aplicar”.

Certifique-se de que os dados correspondem à conta que deseja integrar. E ao clicar no botão de aplicar, uma mensagem verde de “Êxito” aparecerá no topo se tudo estiver certo. Também verá que apareceu uma lista de “perfis habilitados”.

Agora é só voltar ao painel de “Relatórios padrão” para acompanhar também esses dados. você verá inclusive mais opções de palavras chave e quais podem ser mais relevantes e importantes para seu blog e dados geográficos mais precisos sobre a origem dos visitantes vindos das buscas.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

6 Comentários

    • Não.
      O “not provided” se refere às buscas dos usuários que estão navegando logados no Google. A navegação é segura e não envia os dados do usuário. Infelizmente nào há meios de contornar isso.

      Responder

  1. Olá Marcos!

    Tenho uma conta para o analytics e outra para o webmaster tools, as duas são gmail. É possível integrar as duas contas?

    Atenciosamente,
    Adriane.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.