Relatórios e estatísticas são um vício de todo blogueiro. A grande maioria fica presa aos números de visitas e nada mais. Depois de um tempo aprendemos que há outros números mais importantes que a quantidade de visitantes diários. Entre esses números, os mais relevantes são os que nos ajudam a melhorar a indexação do Blog no Google e como analisar nosso desempenho. Para facilitar isso o Analytics pode ser integrado ao Ferramentas para Webmasters da Google (Webmaster Tools).
O que são Analytics e Webmaster Tools?
Para quem não conhece esses dois serviços da Google ou não se aprofundou tanto, aqui vai uma visão geral.
Com o novo painel do Google Analytics, muitas novidades e melhorias vieram juntas, especialmente com relatórios integrados a outros serviços e um aprimoramento nas análises dos dados, tornando este serviço ainda mais eficiente e completo:
Outro serviço extremamente importante (talvez o mais importante para blogs e sites) é o Webmaster Tools – Ferramentas para Webmasters – da Google também. Esse é o serviço que nos ajuda na manutenção da indexação do conteúdo do blog nos resultados orgânicos da Google. O mais comum é usar esse serviço para enviar o sitemap do Blog, só que ele é bem mais completo que isso.
Interligando os dois serviços
Para interligar os relatórios e ficar mais fácil acompanhar tudo, há um menu no Google Analytics que junta os serviços e facilita o entendimento dos dados recolhidos no Webmaster Tools. Desse modo você não precisa ir em dois lugares diferentes e aprende a observar mais informações para melhorar seu blog.
Entre na sua conta do Analytics normalmente, já na nova interface, e acesse o painel de relatórios do seu blog, como você já faz quando quer acompanhar as estatísticas de visitas. Vá ao menu “Fonte de tráfego”, depois escolha “Otimização de mecanismos de pesquisa” e “Consultas”, como na imagem abaixo:
Ao clicar no botão “Configurar o compartilhamento de dados…” você será direcionado para a página de configurações para ativar o serviço. Edite as informações, se for conveniente, e clique no botão “Aplicar”.
Certifique-se de que os dados correspondem à conta que deseja integrar. E ao clicar no botão de aplicar, uma mensagem verde de “Êxito” aparecerá no topo se tudo estiver certo. Também verá que apareceu uma lista de “perfis habilitados”.
Agora é só voltar ao painel de “Relatórios padrão” para acompanhar também esses dados. você verá inclusive mais opções de palavras chave e quais podem ser mais relevantes e importantes para seu blog e dados geográficos mais precisos sobre a origem dos visitantes vindos das buscas.
Olá Marcos! Eu fiz a integração esses dias atrás. Muito bom esse novo Google Analytics. Obrigado por compartilhar! Abraço
Bacana, será que assim o google para de ocultar algumas pesquisas onde ele vem colocando “not prvided” no lugar da keyword no analytic?
Não.
O “not provided” se refere às buscas dos usuários que estão navegando logados no Google. A navegação é segura e não envia os dados do usuário. Infelizmente nào há meios de contornar isso.
Fiz como indicou na postagem e deu certo…obrigado Marcos…fuiiiii
Olá Marcos!
Tenho uma conta para o analytics e outra para o webmaster tools, as duas são gmail. É possível integrar as duas contas?
Atenciosamente,
Adriane.
Sim… é possível.
Basta autenticar uma dentro da outra.