Já podemos abandonar o Orkut?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos os dias ouvimos que o Orkut está perdendo força e status no Brasil, especialmente por conta dá rápida aceitação do Facebook e a disseminação do Twitter. O Orkut foi praticamente a primeira rede social a entrar com força por aqui, tem milhares de usuários inscritos, mas não é fácil de usar, tem um layout estranho  não é muito eficiente para o contato com as pessoas de sua rede. Então: já está na hora de abandonar e sair do Orkut de vez?

O Orkut foi o alvo de grandes especulações nos últimos dias por conta da notícia de que os brasileiros passaram mais tempo no Facebook e mais usuários acessaram essa rede social do que o fizeram no Orkut. Essas dados são do mês de agosto/2011.

Gráfico com o crescimento do Facebook contra o Orkut no Brasil

São 30,9 milhões do Facebook, conta 29 milhões do Orkut. O Twitter continuou crescendo com 14,2 milhões. Já era de se esperar que o Orkut perdesse força, quando vemos cada vez mais pessoas descobrindo novas possibilidades.

Brasileiro adora uma novidade, sem contar que o Facebook tem um apelo mais de status social para quem o usa.

A questão mesmo é: já está na hora de abandonar o Orkut?

Eu prefiro pensar que ainda não é o momento de sair do Orkut e decretar a sua morte. Não vou bancar o tipo “mais legal” e mais engajado dizendo que o Facebook é muito melhor. Cada uma dessas redes sociais tem um papel diferente e há coisas no Orkut que o Facebook ainda não superou.

Nem mesmo o novíssimo Google+ que veio para combater o Facebook terá condições de reunir algumas funções do Orkut. No ato do lançamento do Google+ a própria Google confirmou que o Orkut não seria fechado e continuaria sendo desenvolvido.

O que me faz querer continuar no Orkut?

Uso todas as redes sociais, gosto do Facebook e sou apaixonado pelo Twitter. Acredito firmemente que o Google+ tem condições de rivalizar e crescer muito.

Mas o Orkut tem uma capacidade de agregar pessoas em torno de temas e debates que não é possível em outras redes sociais e nem mesmo em fóruns ou grupos de emails.

As comunidades do Orkut são ainda muito úteis e relevantes para colocar pessoas com o mesmo interesse em contato umas com as outras. Esta plataforma conseguiu tornar o modelo de fóruns numa rede de integração de pessoas. Você só precisa ter uma conta no Orkut para poder acessar milhares de comunidades, onde cada uma delas tem milhares de debates, trocas de informações e fóruns de discussões.

É mais fácil encontrar lá um lugar para conversar sobre seus assuntos preferidos, sem precisar adicionar várias pessoas no seu círculo de contatos. Fica bem mais simples participar dos fóruns que não se perdem e podem ser buscados e consultados até por quem não está naquela comunidade, além de que os membros podem escolher o que querem acessar e interagir.

Até a Google leva a séria a gama de informações reunidas e compartilhadas ali, passando a indexar as comunidades do Orkut nos resultados orgânicos do Google.

Ainda não vi um jeito mais fácil de agregar tanta gente em torno de interesses comuns. Tem muita coisa inútil no Orkut? Sim, muita. Mas é só saber procurar e pesquisar. Você encontrará gente com as quais você se identificará, não para serem seus amigos, mas para debater e conversar em torno de seus temas preferidos.

O Orkut só serve para as comunidades

Com certeza aparecerá gente aqui dizendo que, então, o Orkut só é bom mesmo por causa das comunidades e seu modelo de fórum. Mas eu pergunto: precisa mais do que isso? O Orkut que conhecemos nunca foi mais do que isso mesmo! Não dá pra querer que as redes sociais deem conta de tudo o que queremos. Cada uma tem seu papel e o Orkut faz muito bem essa função.

Quando o Orkut começou, e só quem tinha convites podia acessar, era praticamente uma rede de pessoas trocando informações, algo como fazemos hoje no Twitter, mas com bem mais caracteres. E penso que esse será o futuro do Orkut: cada vez menos pessoas acessando, mas um público mais qualificado e interessado em compartilhar idéias, informações e conteúdo de maneira ampla e democrática, debatendo sobre o que gostam.

Fontes: Google Discovery / IDG Now

.

43 Comentários

  1. Sou fã do Orkut, sempre fui. Criei conta no Facebook apenas para criar a página do blog.

    Concordo que o Orkut tem mesmo funções muito mais interessantes, em especial no tocante às comunidades, onde a interação é muito maior. Sem contar o fato que os “amigos” do Face apenas ficam enviado convite pra joguinho, o que tira qualquer um do sério, já que é a novidade do momento.

    E para aquelas pessoas que adoram dizer que o Orkut é coisa de favelado, que foi banalizado, um lembrete: todo mundo começou por ali e rede social é um mecanismo feito para agregar pessoas, conhecer gente nova, reunir grupos. Só porque não fala vários idiomas e não é da classe média a pessoa deve ser excluída?

    Tem muita gente comendo sardinha e arrotando caviar.

    Abraço!

    Responder

  2. Muitos dos meus leitores ainda usam o Orkut, e por lá consigo atrair milhares de visitas, e com isso é uma rede que nós não devemos abandonar, afinal não se cospe no prato que comeu.

    Sabemos que o Facebook está no seu momento de sucesso, mas logo logo surge uma nova rede, e todo mundo sai de lá.

    Abraço

    Responder

    • E essa nova rede já tem nome, Google+.
      Eu também acredito que o Google+ cresça e se torne uma grande ameaça para o Facebook. Para mim ele está apenas hibernando, esperando um passo falso do Face.

      Responder

      • Bem lembrado, Lenivaldo mas se a Google quiser mesmo, alavancar o Google+ eles terão que superar ao máximo todas as atividades atuais dos Facebook, pois se ele esperar um passo falso com a qualidade atual que têm hum não irá muito longe.

        Responder

  3. Eu gosto muito do Orkut por ter essa facilidade de compartilhamento de arquivos, ideias, textos, entre outros através das comunidades. É um otimo lugar para aprimorar e conhecer coisas novas e, até mesmo, fazer novas amizades com outros blogueiros e outras pessoas que tem uma mesma visão que você em determinado assunto.

    Outra vantagem do Orkut, para blogueiros e blogs são as próprias comunidades. Você criar uma comunidade do seu blog no Orkut pode ajudar muito para o desenvolvimento e crescimento do blog, já que a opinião dos leitores são de suma importância. Claro que, para ter uma comunidade no Orkut, é necessário orgnaização.

    Outro ponto que gosto no Orkut é a forma de contato com nosso amigos. Acho muito fácil e simples, como deveria ser. Infelizmente tem uma função de enviar um recado para a mesma pessoa, que acaba sendo chato, pois as pessoas ficam o dia todo divulgando a mesma coisa para todos.

    Espero que o Orkut não acabe e que possa melhorar em alguns aspectos que podem ser otimos, mas estão deixando à desejar.

    Abraços, Felipe Silva.

    Responder

  4. Creio que muitos projetos ainda serão lançados pela Google para o Orkut, pois eles não venderiam comunidades personalizadas para deixar o cliente “só com as baratas”, por isso creio que a partir do momento que o Google lançar campanhas do Google+ ele estando todo ligado a todos os seus recursos, o orkut pode voltar com uma maior força. É lógico, são teorias, mas se analisar bem tem uma certa verdade nisso.
    Enquanto isso vou aproveitando o que posso de cada rede, e como o sr. Marcos ressaltou, ela é ótima em gerar debates de um assunto especifico.

    Responder

  5. As pérolas do orkut devem ter contribuído bastante para essa imagem negativa do orkut.

    De fato é fácil encontrar futilidade as pencas no orkut, mas como dito no texto se você pesquisar e selecionar o que quer ver e com o que quer interagir.

    Responder

  6. Olá, Marcos!

    Bacana o post. Eu pensava assim como você sobre as comunidades do orkut, até que descobri os grupos do Facebook. O Facebook possui dois tipos de grupo, uns tipo comunidades do orkut – com foruns e o diferencial do Face, mural -, e o outro(que eu curti muito) que é mais para comunicação direta, tem um mural do grupo, álbuns de fotos, vídeos e o mais bacana; documentos! Por mais que a área de documentos lembre mais fóruns web à fora, eu curti. Cada dia surgem mais grupos de brasileiros no FAcebook com fins de comunicação e debates(Ex: https://www.facebook.com/groups/239232942767847/ ). São justamente por esses grupos do Facebook que surgem as chamadas “revoluções das redes sociais”, a plataforma do Facebook é mais simplista e direta, e isso atrai mta gente, torna os debates mais sociais ainda com ajuda dos alertas da barra de notificações e o fato dos comentários serem mais instantâneos ajuda mto no geral.
    Enfim, apesar do Facebook suprir esta minha necessidade de trocar ideias com outras pessoas sem precisar adicina-las aos contatos, eu ainda não fechei minha conta no orkut(que mesmo antes do Face nunca foi mto usada), pq acredito que é possível que o Google mude algo para melhor, depois de errar tanto em alguns pontos é hora de acertar. 🙂

    abss.

    Responder

  7. Concordo com a Sybylla, essa história de dizer “orkut é coisa de favelado” é tudo desculpa de pobre. Toda rede social, começa como o Orkut, e o Facebook honestamente, já tá perdendo a graça, é questão de tempo, para que os brasileiros deixem ele, e migrem para o Google+. Por mais defeito que o Orkut tenha, a facilidade de compartilhar informações ali é tão grande, que eu não vejo necessidades de trocar de Rede Social, a não ser para a divulgação do Blog. Promover no orkut é de graça, e no Facebook?

    Comunidades no Orkut, são tudo de bom, e é uma coisa que o Facebook NUNCA alcançou, e provavelmente nem o Google+ alcançará. Vejo, que essa migração do Orkut para o Facebook, está sendo uma boa notícia, visto que, as pessoas que banalizaram o Orkut, vão banalizar o Facebook. Enfim, o Orkut estará um pouco mais limpo!

    Layout do Facebook foi sempre um grane problema, já, o do Orkut, sempre foi mais fácil de mexer.
    Se eu concordo uma coisa, é que abandonaram o Orkut, e isso fez com que o Facebook tirasse uma casquinha neste mês de Agosto, mas creio, que futuramente -depois que se acostumarem com Google+ – o Orkut terá mais atualizações, e dará uma melhora grande. Com o Facebook na frente, agora virá as grandes responsabilidades, e MUITO PROVAVELMENTE, começará a BANALIZAÇÃO^^. Agora sim, o Orkut fica mais limpo, e o Google+ ganha destaque^^

    Responder

  8. NÃO, não podemos esquecer que foi o orkut o pioneiro das redes sociais. Eu Uso o Orkut Para Divulgar Meu Blog, não recebo muitas visitas de lá mais interajo muito com os leitores, e Tenho Certeza que o Orkut Tem Muito a Nos Oferecer ainda podem vir a aparecer muitas idéias.

    Responder

  9. Acho que os blogueiros não devem abandonar nenhuma rede social, a não ser que o tempo disponível seja insuficiente para usá-las. Aí devemos privilegiar as que trazem o melhor resultado, e isso depende de cada um.

    Eu tenho algumas contas no Orkut que tem gerado pouco tráfego para o meu site, mas são um bom elo com os leitores.

    Responder

  10. Esse foi o melhor texto que já lisobre esse assunto! Ponderado e realista. Eu só uso Orkut, em especial para debater; não tenho tempo para “curtir” coisas ou fazer postagens no estilo Twitter. É uma questão de foco, de escolha. Essas redes não competem, elas, simplesmente, tem um direcionamento próprio. Agora, fico incomodado com a empáfia de alguns usuários do Facebbok, que reverberam pela internet o terrível preconceito social brasileiro (se esse pessoal tivesse dinheiro mesmo, tava no Ning); eu sou advogado e mestrando em filosofia da linguagem e só uso o Orkut e não tenho a menor intenção de mudar de rede social.

    Marcos,em breve teremos uma renovação completa nas comunidades, com a implementação de vários recursos e o uso de umatecnologia mais moderna (ouvi isso de um amigo que trabalha no Google).

    Responder

  11. Esses dados de que o facebook ultrapassou o orkut podem não estar corretos , já que :

    ” O Portal R7 destacou, porém, que a pesquisa do Ibope não contabiliza os acessos a partir de LAN houses e escolas, o que poderia dar vantagem a rede social do Google.

    O próprio Facebook parece não confirmar a informação. De acordo com os dados da ferramenta de compra de mídia, que mostra os usuários ativos (últimos 7 dias), o universo total de usuários no Brasil é de 24,8 milhões de pessoas.

    Os números do Ibope também não foram corroborados pela ComScore, a empresa de maior credibilidade em pesquisas e análises do mundo. No Google Trends, a evolução de ambos os sites se mantém sem alterações, com o Orkut liderando as estimativas de acessos únicos entre as redes sociais.”

    Responder

  12. Olá Marcos,

    Olha eu de novo por aqui… Acho melhor o ORKUT, pra mim é disparado em interatividade e comunicação, ainda mais que agora tem o ORKUT AO VIVO com promoções do ROCK IN RIO e ENTREVISTAS com cantores renomados e outras coisas mais.

    Então, esse negocio que o ORKUT irá fechar é mito. Pode até ser que o Face cresça mais porque interage com o Twitter, agora Orkut que é Orkut não deixa a peteca cair.

    Tanto é, que vemos melhoras significativas a cada mês com a nova plantaforma que eles mesmos estão desenvolvendo com a ajuda dos usuários.

    Termino por aqui minha missíva sobre seu post, agora gostaria de saber como você faz para colocar os botões de Face, Orkut, Twitter e ainda mais os seguidores tudo lá em cima da sua página?

    Foi mal fazer está pergunta aqui, é que eu tenho dúvida mesmo.

    Abraços amigão e ótima semana pra ti.

    Fui!!!

    Responder

  13. Olá Marcos!
    O Orkut continua sendo uma grande rede social de divulgação. Conheço várias pessoas que tem cadastro em outras, mas não largam do orkut. Particularmente eu o considero muito amigável e “aconchegante”. Parece mais simples de usar… Uma coisa é certa, não podemos simplesmente esquecê-lo e não atualizar, vale a pena dar uma passadinha de vez em quando 🙂

    Obrigada pelo post. Maravilhoso como todos os outros!

    Responder

  14. Ótimo post como sempre.
    Sinceramente já abandonei o Orkut a muito tempo e acabo de abandonar o Facebook. Mas tive meus proprios motivos pra isso.
    De qualquer forma são duas otimas redes desde que o usuário tome o controle do conteúdo, saiba o que procura e entenda as ferramentas.
    Acho que o Google mais não tem essa força toda para acabar com o face. O que seria interessante talvez fosse a junção das qualidades das duas redes google em uma terceira rede, mais poderosa.
    De qualquer forma a net é permeada de usuários que usam várias redes ao mesmo tempo e não estão nem aí para picuinhas bobas 😉

    Abs.

    Responder

  15. Realmente acredito que no Orkut “É mais fácil encontrar lá um lugar para conversar sobre seus assuntos preferidos” e que a visão do povo sobre o site já é: ‘é um lugar de pobre, favelado’ em virtude das coisas que aconteceçam para fazer as pessoas rirem… isso é simbolo de nosso próprio consumismo de humor…
    Só vejo nisso tudo um círculo vicioso: Orkut bombou e ficou lugar de pobre, pois achamos que rico só frequenta lugar internacional e não valorizamos nossas redes nacionais. Daí quando TODOS vão pra mesma rede e ela fica popular, vem outra e toma o lugar, neste caso, em breve o Plus terá o seu lugarzim e vai falar que foi culpa dos han… Aquelas conversas em vídeo rsrsrs. Boa postagem Marcos.

    Responder

  16. Acho que quem quer ter um uso do Orkut com potencialidades ampliadas deve usar o Orkut Manager (um complemente para FireFox ou Chrome).

    No que se refere a relação do Orkut com meu blog, ela se dá por meio da sugestão e aprofundamento de temas que depois transformo em posts.

    Por exemplo, esse tópico sobre Liturgia das Horas:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=12901339&tid=2492704424099040062

    me deu o material e a inspiração para este post sobre a história do Ofício Divino:

    http://apologeticacatolicablog.blogspot.com/2009/02/do-breviario-liturgia-das-horas.html

    Futuramente o mesmo deve ocorrer com este debate sobre a música erudita colonial brasileira:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=12901339&tid=5623396922558286120

    Responder

  17. Muito legal sua postagem sobre o assunto. Para mim sinceramente essa moda face vai passar porque não foi o povo que aderiu ao Facebook e sim a mídia desde que o Zuckerberg esteve pela primeira vez no Brasil. Eu estava fazendo uma pesquisa sobre internet na época sobre um certo assunto quando comecei a observar que desde a vinda dele que a mídia divulgava informações positivas sobre a rede do Zuckerberg e negativa sobre o Orkut. E na época eu já tinha as duas redes e nem por isso nunca pensei que só as classes A e B que adeririam ao Facebook e as classes C, D, E, F, G…Z que ficariam no Orkut. Se for assim então, pela lógica, hoje o Brasil tem trinta milhões na Classe A e o pior é que eles nem divulgam esta informação para o governo que eles tanto odeiam.

    Responder

  18. Concordo com a maioria,ainda a minha preferencia é do orkut devido as comunidades e facilidades de divulgação.Mas testar o face para criar pagina do blog não custa nada.

    Responder

  19. Eu já abandonei o Orkut faz alguns meses, mas não o meu blog. Estou pensando em fazer um perfil dele e montar uma comunidade. É inegável que as comunidades, que para mim são fóruns, são as mais ativas do Brasil e devem ser exploradas por nós blogueiros.

    Responder

  20. Bom, como você disse Marcos, cada rede social tem suas qualidades. Eu tenho os três, mais uso mais o Twitter e o Facebook. Quanto eu me lembro eu acesso o Orkut. Mais é aquela, cada um tem sua rede social preferida e não podemos menosprezar as outras.

    Com tudo, na minha opinião pessoal, a unica coisa que salva no Orkut são as comunidade e só. Tenho o Twitter, Facebook, uma conta no Youtube, o Formspring.me – e conectei todas as contas no Facebook.

    Ou seja, toda vez que eu comento ou gosto de um vídeo no Youtube, Twitto e respondo as perguntas no Formspring.me, automaticamente vão aparecer no meu mural no Facebook.

    Eu literalmente chego a usar três rede sociais ao mesmo tempo, apenas vinculando minhas contas no Facebook. É muio pratico e eficiente. Agora o Orkut tem o que?

    Somente aquele botão idiota “Gostei ou não Gostei”. É por essas e outras que o Orkut está perdendo espaço na web. Bom, essa é a minha opinião pessoal. Como eu disse antes, o que só presta no Orkut são as comunidades, se não fosse esse detalhe, pra mim o Okut já estava morto e enterrado.

    Responder

  21. Comecei com o Orkut e hoje tenho Twitter e o Facebook. Não acredito que vai acabar assim de repente, cada um tem suas qualidades. Talvez vai ficar com menos usuários porém um grupo mais seleto. É evidente a preferencia dos brasileiros por novidade, assim quando surgir uma nova rede provavelmente o Twitter e o Facebook vão perder espaço também.Quem sabe pode ser o Google+?

    Responder

  22. Um pensamento simples: muita, mas muita gente mesmo, “orkutizam” o Facebook e o twitter. Penso que será um tanto difícil abandonar este “espírito” de usuário do Orkut noutras redes sociais.

    Responder

  23. Na verdade nunca gostei muito do orkut,mas como todos dizem não tem para ninguém quando o assunto é interação como as comunidades,muita informação boa.

    Na verdade antigamente não gostava de rede social nenhuma,agora tenho conta nas principais e gosto da troca de informações que é o foco das redes sociais,só que por causa do orkut muita coisa se banalizou.Eu particularmente continuo não gostando dos recados que não para de piscar do orkut rs.

    O Facebook tem um ar mais profissional na minha opinião…

    Responder

  24. Há tempos que perdi o gosto pelo Orkut, principalmente após as frequentes alterações no layout. O chamado ‘novo orkut’ prometia, mas o retorno à aparência antiga com as perdas de privacidade significativas fazem com que eu o utilize apenas para divulgações de forma remota, diga-se de passagem, ou seja, alguns compartilhamentos sem que seja necessário visitar a tal página. Nada de conferir recados, se é que se pode chamar aquilo de recados, verdadeiros spans enviados em massa sem nenhuma restrição ou privacidade… só de falar eu fico irritado! #afff

    Responder

  25. Flaviola, acho que você não aprendeu a usar o novo Orkut (que está ótimo, diga-se de passagem), pois não houve perda nenhuma de privacidade, muito pelo contrário, ele continua superior nesse quesito a qualquer outra rede social genérica.

    Responder

    • Sr. Thiago, o meu nome é Flavio Laia (@flaviolaia) e não ‘Flaviola’, grafado incorretamente por você(#compreensível). Quanto à utilização da referida rede social, minha opinião baseia-se exatamente no fato de haver aprendido a utilizar os novos recursos — especialmente os relacionados com privacidade: no perfeito sentido da palavra — que estavam disponíveis, mas que foram alterados após a inconformação dos “orkuteiros” retrógrados. Outros pontos agravantes são os recados indesejados juntamente com o layout. É apenas a minha opinião.

      Responder

  26. Eu não pretendo fechar o orkut tão cedo. Sempre que preciso de alguma informação ou compartilhar ideias acho melhor usar ele. O facebook é mais aberto e não te aquela limitação q quase todo mundo ve o q vc posta.
    As comunidades fazem com que você divulgue o conteudo sobre determinado assunto sem ficar perdido na Timeline e acho ate mais facil de conhecer pessoas com os mesmos interesses

    Responder

  27. O orkut é a wikipédia brasileira! Tem muita porcaria? claro, mas tem muito conteúdo sobre os mais diversos assuntos discutidos nas comunidades. A nova versão na minha opinião deixou a desejar com seu layout confuso, mas a antiga é ótima e sem dúvida mais interessante que o Facebook. Infelizmente a maioria dos meus amigos migrou para o Facebook e abandonou a excelente ferramenta chamada Orkut!

    Responder

  28. Disse esses dias no meu twitter depois de ver seu post e volto a afirmar. Pra mim, as comunidades do orkut sempre foram apenas uma forma complicada de se add tags relacionadas ao seu perfil.
    Talvez por falta de conhecimento ou de interesse como tenho nas outras redes sociais que uso.

    Outra coisa, nunca tive um canal tão grande e tão bom de comunicação como tenho no twitter. Por lá já fiz contatos muito importantes e conseguir tirar dúvidas de maneira muito rápida!

    Responder

  29. Pingback: Google+ Widget de atualizações para Blogs | [ Ferramentas Blog ]

  30. A interatividade do Facebook é bem ruimzinha, sou mais as comunidades do orkut, onde o debate flui com mais interação..

    Responder

  31. Olá, Marcos! Concordo integralmente com a parte do post que fala sobre as comunidades do orkut. É bem mais fácil para interagir, do que os grupos do facebook, nos quais me perco um pouco. O face é mais efetivo em comunicação instantânea entre os amigos que o usam, mas o debate é mais interessante, muitas vezes, nas comunidades do orkut.
    Acho bobagem esse pessoal que fica ridicularizando, fazendo piadas com quem “ainda usa orkut”, como se fosse um sinal de menos capacidade mental.
    As redes sociais se completam, cada uma serve a um propósito e é essa a beleza da coisa toda.

    Responder

  32. Pingback: Como as pessoas chegam até seu Blog? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  33. Pingback: NOVIDADE: Google+ terá comunidades igual ao Orkut - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.