Já repeti isso diversas vezes: a vantagem do WordPress.org é que praticamente tudo pode ser resolvido com a instalação de um plugin. Aqui vou apresentar um super plugin desenvolvido primeiro para o WP.com e que agora disponibiliza recursos fáceis e importantes para um blog de qualidade. Nesse plugin temos estatísticas, ícones sociais, widget par twitter e muito mais. Conheça o JetPack!
Este é um plugin que reúne uma série de funcionalidades num único pacote. Foi lançado inicialmente para turbinar (uma mochila a jato) o WordPress.com (versão do WP que não precisa de domínio ou host). Oferecia aos usuários do sistema mais simples a possibilidade de incrementar seus blogs de forma simples e semelhante aos plugins do WordPress.org (versão que precisa de domínio e host).
Agora foi feita uma versão do JetPack compatível com o WP.org e disponibilizada para facilitar a implementação de recursos básicos, mas importantes para todo blogueiro.
Faça o Download aqui: http://jetpack.me/. Ou você pode instalar o plugin diretamente pelo seu painel, clicando no menu “Plugins” ~> “Adicionar novo” e buscando o termo “JetPack”.
Para usar o plugin depois de instalado você terá de validar seu acesso a uma conta no WP.com – sim, isso mesmo! Você terá que ativar uma conta no WordPress padrão para que tudo funcione, especialmente as estatísticas.
Quando termina a instalação você verá uma mensagem sugerindo que você se conecte ao WordPress.com, como na imagem abaixo:
Aí você terá que fazer login numa conta preexistente ou criar uma nova. Feito isso é só autorizar o acesso do JetPack à essa conta e integrar com o seu painel do WP.org.
Feito isso seu plugin já estará funcionando 100%. O novo menu do JetPack está logo abaixo do “Painel”. É lá que você ativa os recursos individualmente. Meu preferido é o “Estatísticas” que adiciona no painel os dados das visualizações de página do seu blog, origem das visitas e palavras chaves mais procuradas.
Também é bem fácil adicionar botões de compartilhamento no rodapé dos posts, que integra Twitter, Facebook, email e vários outros. O mais interessante deles é o “Gravatar Hovercards” que exibi um pequeno cartão de apresentação na foto das pessoas que deixam comentários no seu blog, se elas têm conta no Gravatar (Saiba mais sobre Gravatar aqui).
Tudo é bem simples e praticamente automático. Você pode configurar segundo suas necessidades e só ativar o que achar melhor usar em seu blog. Os desenvolvedores do JetPack prometem mais recursos ao longo do ano, o que significa que ele ficará melhor ainda. Vale a pena instalar e usar.
Outros plugins e recursos para WordPress:
Realmente muito bom esse Plugin!
Ótima dica!
Abraço!
Com umas coisas assim que fazem crescer minha vontade de migrar para o WordPress. =P
Tem muita coisa legal para se fazer no WordPress.org e posso garantir que a sua vida de blogueiro fica muito mais fácil… rs!
Realmente, ainda mais se você não usar o WordPress normal, você baixá-lo, programá-lo e hospedá-lo em um domínio próprio. WordPress mudou minha vida de blogueiro para melhor!
Graças a deus que nunca larguei o WordPress.
Boa dica.
É tão vantajoso assim, o WP?
Estou a um passo para mudar pro WP. Mas é fácil de aprender a mexer?
Vinícius,
Alguns pessoas acham super fácil usar o WP.
Eu acho muito vantajoso, mas isso depende das suas necessidades. Você quem tem que saber qual sistema te atende melhor.
Marcos, vc está me deixando louco pelo WordPress!
A cada post sobre o WordPress eu me apaixona mais por essa incrível ferramenta!
Então estou quase migrando, mais você acha que é bom começar um blog do zero direto no WordPress, sem nenhuma garantia?
Ao aguardo!
@Luis,
tudo depende de seus objetivos.
Se você acredita no potencial do seu blog e/ou quer investir nele a longo prazo, pode ser interessante ir direto para o WP.org. Mas o Blogger pode atender suas necessidades sem problemas. Como disse, depende de muitos fatores.
Se vocês preencherem corretamente os campos no Gravatar, editando seu perfil e etc. Vocês ainda podem aparecer com a descrição igual a minha onde aparece até os icones de redes sociais e muito mais xD
Nesse aspecto o wordpress detona o Blogger
Excelente dica! Estou gostando do WordPress cada vez mais!
Interessante,acabei de instalar ele no meu blog.
Tem alguns plug-ins que eu não uso muito, mas pelo menos facilita na parte da organização. gostei
Por algum motivo o santo do Jetpack não bate com o do meu blog/template. Quando eu o ativo, dá erro na paginação, por exemplo, ao clicar na página 2 dá erro 404. Pfff. Não que eu tenha procurado muito, mas não vi mais gente com o mesmo problema. Bem, paciência, ignorei o stats e fico só no analytics, embora sinta muita falta do primeiro. =/
Olá, marcos
Muito bom seu tutorial!
Inicialmente, gostaria de parabenizar pelo blog e gostaria de fazer um pedido.
Será que você poderia fazer um tutorial sobre o plugin social “Gigya” ?
me parece um bom plugin com ótimos recursos, especialmente pra aqueles que querem integrar totalmente seu blog/site com as redes sociais!
Procurei sobre, porém só achei tutoriais pobres e com pouca informação!
Um abraço!
Pingback: Como saber quais os artigos mais visitados de seu blog? | Quero Criar um Blog
Pingback: Formulário de Contato Jetpack para Blogs no WordPress | [ Ferramentas Blog ]
Boa, instalei. Tem um errinho aqui: ““Gravatar Hovercards” que exibi”
Marcos eu vi um artigo que esse plugin e para teste de 30 dias , e depois aparece uma mensagem para comprar uma licença , isto é verdade.
Não, Marcelo, isso não é verdade.
Esse plugin é totalmente gratuito, sem custo em todos os módulos dele. Nada é pago, pois é um plugin padrão do WordPress.
é mesmo… pra mim tá aparecendo isso tb.. oferece os planos pra pagar.. não cliquei.. só que não sei como cancelo isso.. se eu desinstalar o jetpack e instalar de novo será que adianta?
Estou tentado instalar o plugin aparece o seguinte erro:
Seu site precisa ser acessível ao público para usar Jetpack: site_inaccessible
vc sabe como resolvo esse problema.
Tenta excluir e reinstalar o plugin. Além disso, veja se seguiu corretamente os passos para ativação dele.
é possivel usar esse plugin em dominio fora do wp.com?
Zenilton,
Como está explicado no tutorial, funciona no WP.ORG também.
Eu não gostei, meu site ficou extremamente lento quando habilitei as estatísticas de visitantes e agora não sei desabilitar isso, então para não ficar sofrendo com lentidão nos acesso optei por desabilitar o JetPack e usar outros meios que não sejam por plugins.
Pingback: Como usar contador de visitas no Blog
Esse plugin é muito útil aos blogs da plataforma WordPress.
Pois além de mostrar ferramentas úteis ainda compartilha notícias nas redes sociais.
Paz e Sucesso!
Eu achei super interessante e uso muito o JETPACK, porém tenho uma dúvida.
Como faço para ver minha lista de assinantes?
Plugin não funciona Código do erro: -32300 , já troquei de tema , desativei todos os plugins , mas o erro continua , o problema é quando utiliza a função publicize
Eu estou tendo um problema no meu site, estou tentando ativar ele e da a seguinte mensagem
“Seu site precisa ser acessível ao público para usar Jetpack: site_inaccessible” e não sei o que fazer, porque os outros sites que eu tenho todos estão funcionando o jp sem problema nenhum, é bom de mais, e agora fui usar no meu principal, e deu isso, =\, e ja pesquisei como resolver e sempre caio nas mesmas respostas q não me levam a uma solução!
A única coisa que uso de verdade neste plugin é a estatística que é muito bom, mas ela faz meu blog virar uma carroça e infelizmente tive que abandona-lo de vez. 🙁
Pra mim esse plugin é o único que não posso parar de usar , as estatísticas são o ponto forte desse plugin, para quem não quer gastar com CDN o photon também é uma grande escolha , eu não uso por já estar usando cloudflare ,mas pra quem não usa nenhum cdn é uma mão na roda.
Em relação a perder desempenho no site eu acho que é mito , eu já testei meu site várias vezes com jetpack e sem jetpack e não vi diferenças significativas , usei para isso site como pingdom e webpagetest.
E o melkhor de tudo desse plugin é a lista de assinantes , quando plubico algo novo todos os assinantes recebem um email com o novo artigo , e isso sem o custo dos plugins pagos .
Em resumo não vivo sem jetpack
Parabéns pelo blog, nos ajuda muito. Gostaria de sabe se o por que quando meu visitante vai comenta aparece a seguinte frase “Token de segurança inválido”. Por gentileza Marcos mim ajude! Fico no aguarde.
Você deve ter ativado a opção de verificação de caracteres. Mas essa opção não tem no Jetpack. Não sei o que pode estar errado.
Eu utilizo esse plugin no meu blog WordPress, pois ele tem diversas funcionalidades interessantes. A que mais gosto do plugin Jeckpack e a função de compartilhar automaticamente o artigo publicado em diversas mídias sociais. Outra função interessante é a capacidade de monitorar o site quando ele sai do ar.
Eu já possuía o CDN Photon (que vêm no Jetpack) através do WP Fastest Cachê (que também têm) acabei de instalar o Cloudflare (que dizem ser um CDN mais completo)
É preciso desativar o Photon, para não bugar o WP?
Desculpe pela pergunta fora do tópico.
Abraço
Sandro,
o ideal é usar apenas um desses para evitar conflitos.
Parabéns pelo conteúdo cara, realmente você tem um material de qualidade aqui.
Sempre que ativo o Jetpack, dá um erro qualquer depois de alguns largos minutos e desconfigura todos site, titulos, tipos de letras e muito mais… não consigo descobrir qual o erro.
Deve estar dando conflito com algum outro plugin.
Ola bom dia , olhando pelo site no wordpress, ele me apresenta 414 assinaturas , porem quando eu vou verificar quem são , apenas aparece 8 , como saber quais são os outros ?
Alexandre,
A maioria das pessoas opta por deixar privada sua inscrição e não tem como saber quem são.
Maravilhoso, gosto muito de usar, atende e supera minhas espectativas