Layout de Blog não é só boa aparência

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A busca por um bom template ou tema (theme, layout) para o seu blog não pode ser com o único objetivo de encontrar algo bonito, focando apenas na boa aparência. Há diversos elementos indispensáveis na estrutura visual de um blog que pode determinar se um layout é bom ou ruim. Por isso é bom rever a forma como você usa o seu espaço para saber se tem um bom template/tema.

Talvez a parte mais difícil ao se criar um blog seja encontrar um layout adequado. Algumas pessoas conseguem encontrar modelos gratuitos, mas nem sempre estão exatamente como queremos e é preciso fazer adaptações.

Para quem não sabe códigos HTML, CSS, PHP e outras linguagens para criar templates e temas para blogs/sites, essa pode ser uma tarefa impossível. O mais recomendável é contratar o serviço de alguém.

Mas não podemos nos prender apenas na aparência para escolher um bom layout para nosso blog. Na maioria das vezes o que só é bonitinho, não é funcional ou não atende às reais necessidades do seu blog

Cores e fontes. Destaques e títulos.

Como um blog é feito basicamente de conteúdo em texto, os tipos de fontes e cores usados, além do tamanho e formas, podem determinar o sucesso de um blog. É preciso espaço adequado para os artigos/post, mas também é preciso que haja destaque aos títulos e links ao longo do conteúdo.

Identidade visual (marca), imagens e menus

Olhando ainda apenas para a boa aparência, um blog precisa de uma identidade visual, uma marca que se destaque e que seja fácil de identificar. Compor o topo do blog é bem complicado. Será preciso encontrar imagens que passem mensagens simples e precisas, como ícones para assinar Feed, seguir no Twitter ou Facebook, mas que componha com um menu de navegação simples e objetivo. Este menu tem que levar para as partes mais importantes do seu conteúdo.

menu-marca-link-blog

Os estilos e formas são os mais variados, onde o mais importante é ter uma boa apresentação inicial, já que tudo isso está bem no topo da página, o lugar mais visível do seu blog.

Estrutura dos posts e textos

Se o centro do blog é seu conteúdo, então toda a atenção de seu layout tem que ser para otimizar a experiência do usuário ao encontrar seu conteúdo.

O mais importante aqui é tornar o seu conteúdo o centro, a parte mais importante e privilegiada de seu blog. É aí que seu visitante mais olhará e precisa ser um espaço agradável, fácil de ler e de navegar, onde tudo o que é mais importante está à mão.

Barra lateral, rodapé e elementos de página

Outro ponto fundamental é a navegabilidade de seu blog e que tudo esteja de alguma forma acessível e fácil no momento certo. Alguns links, artigos de destaque e menus precisam compor a barra lateral.

sidebar-elements-blog

Mas a estrutura de navegação de seu blog não pode estar apenas na sidebar. Certos elementos funcionam melhor inseridos do longo dos textos (dentro dos textos, como alguns tipos de anúncios) ou no rodapé do post, quando forem links relacionados.

rodape-posts-blogger

Espaço para anúncios

Ajustar o espaço certo para colocar blocos de anúncios, banners e links de parceiros, bem como de programas afiliados e AdSense, é uma luta constante com nossos layouts. É preciso pensar e testar com muito cuidado antes de colocar propagandas e anúncios em seu template/tema, de forma que não atrapalhe sua estrutura geral e nem atrapalhe sua navegabilidade.

Ao mesmo tempo, estes anúncios precisam ter destaque para que gerem o máximo de ganhos. Então otimizar essa conta é bem complicado. Todo cuidado é pouco, além de que existem regras dos próprio serviços afiliados para como se deve ou não aplicar os anúncios.

Área de comentários

Não menos importante, mas que fica no final de todos os artigos de seu blog, são os comentários. O mais importante aqui é tornar fácil o uso desse recurso por parte de seus visitantes. Encontre um modelo de formulário que seja fácil e interativo de usar.

Há vários modelos de formulários para comentários, mesmo para o Blogger que é bem limitado. Agregue junto aos posts os comentários, incluindo o formulário. Ninguém gosta de ficar clicando em links extras que abrem janelas separadas só para comentários.

O que mais é importante num layout?

Aqui coloquei alguns pontos importantes para nos preocuparmos na construção do layout de nossos blogs. O que queria aqui era ajudar a tirar o foco apenas da beleza e pensar mais na funcionalidade que seu blog precisa. Além disso, na sua opinião, o que mais pode ser importante?

.

14 Comentários

  1. Na minha opnião, para ter um bom blog não basta somente ter uma boa aparência, é preciso também haver bons assuntos, vejo blog por ai que a aparência não é muito o forte mas o conteúdo sim, penso que já que a pessoa tem competencia para fazer bons posts, deveria também usar um tempalte/tema que fosse bonito, se não souber criar ou modificar contrate serviços de alguém, hoje em dia há vários que sabem fazer isso, eu comecei no mundo do Blog há 2 anos atrás, tinha um blog e quando ia quase completar 8 meses desisti dele e fiquei um tempo sem blog mais planejando construir um que aborda assuntos do meu interesse, mas que possa agradar outros também, hoje tenho um blog, gosto muito, acho o template bonito, é bem funcional e me agrada, porém tive que fazer várias modificações para chegar no que queria, se pegar o original e o meu lado a lado há uma grande diferença.

    Responder

  2. Marcos você é explêndido
    Parabens!
    Sempre me ajudou. conheci o blog recentemente agora em 2010!
    Pra mim o principal fator é a estrutura de post mas nao é só destaque
    tem que saber escrever!

    Responder

  3. Olá Marcos!

    Excelente postagem, como sempre.

    Na minha opinião é tudo isso que você escreveu e mais um pouco. Devemos estar em constante mudança se atentando para novos recursos e ferramentas, mas mantendo uma identidade visual limpa e marcante.

    Estou a mais de (01) Ano trabalhando no layout e funcionalidades do meu blog. Com muito esforço e dedicação consegui progredir bastante.
    Fazendo um comparativo com outros blogs do mesmo nicho que o meu da para ver que estou a pleno vapor em relação a eles.

    Corri atrás de estudar bastante as linguagens de programação e leio tudo relacionado ao assunto. Contratei um Arte finalista para ajudar a desenvolver minha logomarca. Ganhei um template exclusivo em uma promoção do Rascunhos Blogger, mas todo o esqueleto do blog é autoria da minha cabeça, ele montou exatamente como eu quis.

    Poderia citar aqui inúmeras coisas que fiz durante esse tempo todo, mas quero só dizer que se não amarmos aquilo que fazemos como blogueiro, nem adianta nada.

    Abraço e Sucesso sempre.
    Roger Dance

    Responder

  4. Marcos voce tem toda a razao neste post, eu ja alterei o modelo do meu blog porque não era facil de navegar! Deixei uma pergunta no meu blog o que estava mais ruim e o pessoal falou 89% da navegabilidade!!! Alterei o Modelo, Fiz a mesma pergunta e desceu para 17%, posso concluir que o meu site esta mais facil de navegar!!!

    Responder

  5. Concordo com o que foi dito em quase 100%.
    Porém eu particularmente prefiro comentários que abrem em popup. Acho mais prático pois posso ir lendo diversos posts enquanto comento em um, também posso ir do topo até o final enquanto comento.

    Os dois são importantes, tanto o layout quanto o conteúdo. Problemas no layout são relativamente fáceis de se resolver se comparados com problemas no conteúdo. É mais fácil ajustar um layout para um blog (que como você disse já tem vários prontos) do que ensinar um blogueiro a escrever algo de interesse do seu público.

    Responder

  6. Galera que fala sobre conteúdo ai, tem vários blogs que consigo acompanhar apenas pelo Feed, o conteúdo é muito bom, mas o layout faz mal para meu olho e meu bom senso.
    Não adianta só escrever bem se as outras coisas não ajudam, ter um bom blog é um conjunto de vários fatores, claro que escrever bem já conta com 60% de tudo isso. Os outros 40% é o layout, sua relação com leitores, redes sociais e etc.

    Estou devendo um post sobre design, vou ver logo de fazer um parecido com isso daqui, nada de ensinar Photoshop, mas mostrar referências de design e coisas que o layout deve responder…

    Responder

  7. Muito bom este post eu acho que o template é sua indentidade na web mesmo que o conteúdo seja legal, quando entramos em um blog que o template é organizado damos mais creditos.

    Responder

  8. Olha, não vou mentir, a primeira coisa que me faz decidir se eu vou visitar algum blog diariamente é o layout. A mal aparência de alguns blogs prejudicam muito, até os que tem um ótimo conteúdo.

    Responder

  9. Bom, acredito que, um bom layout deve ser fácil de navegar, limpo e organizado. Como comecei a blogar a pouco tempo (uns 6 meses) ainda tenho muita arrumação pra fazer no meu layout, mas tento manter sempre o mais clean possível. Se tem muuuita informação, uma enxurrada de anúncios, e demora pra carregar, eu nem visito de novo.

    ótimo post!

    Bjs!

    Responder

  10. Parabens pela iniciativa de criar um Blog sobre Blogs. Dificilmente encontramos algo que vá além de dicas para atrair fluxo. De qualquer modo, quem gosta verdadeiramente de escrever dificilmente tem habilidades técnicas relacionadas à parte de arquitetura e formatação do Blog. Escreve e fim de papo. Por essa razão a oferta de dicas de templates, ainda que pagos, é o grande negócio. Abraços,

    Luiz Cezar

    Responder

  11. Concordo com tudo que você disse
    Alias, se me permite dar uma opnião, no caso do seu blog o layout não facilita a leitura pois possui muita informação misturada.
    Acho que você deveria retirar a publicidade do meio do post e colocar uma background na barra lateral, mesmo que seja um cinza bem clarinho

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.