Limpar e otimizar banco de dados MySQL do WordPress: Plugin WP-Optimeze

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Hoje iremos abordar vários assuntos diferentes para explicar apenas um plugin de WordPress.org que é muito útil. Estou falando o Plugin WP-Optimize. Ele é capaz de limpar e otimizar seu banco de dados em apenas alguns cliques. Além de também facilmente alterar o “admin” padrão do WordPress rapidamente. São cuidados essenciais para manter seu blog funcionando bem e sem erros.

 

O que é Banco de Dados MySQL?
Quando eu falo “Banco de Dados” quero dizer Banco de Dados MySQL. Ele é o responsável por todo o conteúdo de seu blog WordPress. Nele ficam armazenados os seus posts, caminhos de links, comentários, opções de plugins e muito mais. Para saber mais o que é MySQL leia pela Wikipedia: MySQL.

 

Instalando o WP-Optimize:
Faça o login em seu blog WordPress.org, e clique em plugins no menu de seu painel de administração. E logo em seguida cliquem em “Adicionar novo”.

Você será levado a página de busca, então digite “WP-Optimize” (sem aspas) e clique para buscar. Logo em seguida aparecerá os resultados e o plugin WP-Optimize.

 

Qualquer dúvida sobre instalação de um plugin vocês podem conferir o artigo: Como instalar plugins no WordPress aqui do Ferramentas Blog. é o primeiro da lista. Clique em “Instalar agora” e depois de finalizado confirme para ativar.

 

Depois que o plugin é instalado é habilitada uma opção no menu de seu painel.

 

clip_image001

 

Clique nesta nova opção e logo somos levados para a tela do plugin onde podemos ver todas as tabelas do Banco de Dados MySQL de seu blog.

 

clip_image003

 

Para que serve cada opção?

Vamos agora entender para que serve cada opção:

 

  • Remove all Post Revisions: Esta opção limpa todas as entradas de revisão de post¹ de nosso Banco de Dados.
  • Clean marked Spam comments: Deleta todos os comentários marcados como Span.
  • Clean Unapproved comments: Deleta todos os comentários não aprovados. Ideal para quem não tem muito tempo para ficar excluindo tudo, basta aceitar os que são necessários e depois executar esta ação e deletar todos de uma só vez.
  • Optimize database tables: Esta opção otimiza seu Banco de Dados MySQL.
    Veja no final da tela a sua tabela no Banco de Dados. Tudo o que esta marcado em vermelho significa que pode ser otimizado.

P.S.: Minha tabela esta precisando de poucas otimizações, pois peguei a mania de executar o plugin todo dia.

 

Por último temos a opção de mudar o nome de usuário com muita facilidade.
Basta colocar o nome antigo de usuário em “Old username” e em seguida preencher o campo “New username” com o novo nome desejado. (lembrando de que não pode conter caracteres especiais e nem espaços.)

 

É possível alterar o nome de usuário de outra forma, como é explicado aqui no artigo Trocar o usuário “Admin” padrão do WordPress | [ Ferramentas Blog ].

 

Nota¹: O WordPress em suas últimas versões vem por padrão com um recurso de salvamento automático de revisões de posts.
Isto criar uma nova entrada em nosso Banco de Dados a cada vez que editamos um post. Ficando armazenado para o dia que for necessário voltar atrás da edição.
Então se temos um artigo e precisamos edita-lo 10 vezes, teremos no final 11 entradas para o mesmo post no Banco de Dados.
A funcionalidade de salvamento automático parece ser boa, mas no final acaba ocupado muito espaço que nunca será usado.

 

É possível desativar as revisões de posts, desativando ela, toda vez que editarmos algum post, ele será salvo por cima da entrada antiga, o que seria o certo.

 

Para desativar precisamos configurar o arquivo wp-config.php de seu WordPress. Para poder chegar até ele e manipular, sugiro que usem o plugin My FTP.

 

Leia o tutorial de como instala-lo e usa-lo aqui no Ferramentas Blog:

 

Depois de instalo clique nele no painel “Configurações”:

 

clip_image004

 

Clique em cima de “wp-config.php” (cuidado para não clicar em “Delete File”).

Agora procure por:

 

/* Isto é tudo, pode parar de editar! 🙂 */

 

Imediatamente a baixo disso escreva:

 

define(‘AUTOSAVE_INTERVAL’, 300 );

define(‘WP_POST_REVISIONS’, false );

 

Como ilustra a imagem abaixo:

 

clip_image005

 

Certifique de que as aspas usadas são simples mesmo, exatamente como esta nesta imagem. Isso é importante porque caso ela esteja inclinada para o lado isto dará errado.

 

clip_image006

 

É possível até mesmo que seu blog pare de funcionar caso tenha colocado o sinal errado. Então muita atenção nessa hora.

 

Depois de feito isso salve clicando em “Uptade”.

 

Pronto, com o comando instalado, fazemos com que as revisões automáticas sejam desativadas e também que à cada 5 minutos o seu post seja salvo como rascunho enquanto você escreve ele.

 

Porém mesmo assim eventualmente você encontrara revisões de posts no WP-Optimize, mas serão bem poucos. Por isso é importante executar o plugin todo mês, limpando seu Banco de Dados MySQL e assim ocupado menos espaço dele.

 

Outros artigos sobre Configurações do WordPress.org:

 

Sobre o Autor:

Claudio Sanches Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook

.

9 Comentários

  1. Na hora que está sendo feita a otimização/limpeza , por exemplo, num banco de dados de 200 MB que é o meu caso, tem alguma chance de acontecer erros ?

    Obrigado.

    Responder

  2. Erros sempre têm chance de acontecer, mas esse plugin é bem seguro e não oferece riscos.
    O melhor é sempre fazer backup de seu blog antes de começar qualquer procedimento. Assim não há risco de nada.

    Responder

  3. Olá Marcos, o openid acima, sou eu , Humberto, testei agora o WP-Optimize, muito bom ele, conseguiu otimizar em 6 megas a tabela das postagens e removeu mais de 2500 posts de revisão.

    Valeu, recomendadíssimo esse plugin 🙂

    Responder

  4. @linuxrepositorio como o Marcos disso erros sempre tem a chance de acontecer, mas ele é bem seguro, o erro que pode dar é atingir o tempo limite de execução de php. Ai a página vai dar erro, depois basta ir lá e executar novamente que ele vai continuar de onde parou.

    @Beto Default, sim cara ele consegue liberar bons megas da tabela. Vale muito apena ter ele e usar uma vez por mês.

    Responder

  5. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Como criar .htaccess – Estrutura de Links Permanentes no WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

    • Rodrigo,
      O Claudio entende disso mais que eu, mas seu que interfere sim. Quanto mais coisa for preciso ativar e procurar, mais pesado seu blog fica. Mesmo assim, isso ainda pode ser mais leve que encher seu blog de códigos diretamente.
      Tem que estudar bom os tipos de plugins que quer usar e como vai usá-los.

      Responder

  7. Olá amigo Marcos, acabei chegando no seu post enquanto pesquisava plugins para limpeza do wordpress. Sei que o seu post é de 2010, porém achei um que acho que pode ajudar mais que o wp-optimize que eu já uso a um bom tempo. É o ( WP CleanFix ) verifica aí guerreiro! Achei uma incompatibilidade com o x1 xpress do Marcus, de resto tudo beleza. Abs.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.