Links Permanentes no WordPress – Criar web.config

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Usar o padrão de links do WordPress é opcional e é extremamente limitado e ruim do ponto de vista das técnicas de SEO – otimização para buscas. Mas é possível alterar esse modelo e determinar você mesmo qual o melhor para o seu blog. Há uma pequena dificuldade que é criar o arquivo “web.config” na base do serviço de host (hospedagem). Assim vou mostrar aqui como fazer a configuração devida e como criar o arquivo de forma simples e objetiva.

 

A URL, o endereço de um site ou blog é muito importante para definir a capacidade de indexação das páginas, bem como para facilitar a navegação pelo conteúdo. A URL de seu blog tem que ser completa, contendo as palavras-chave certas para os títulos dos artigos e dizer a que se refere, pois é onde os robôs das buscas começam a vasculhar seu conteúdo. Para saber mais, leia:

 

Por padrão o WordPress cria a URL de seu blog para cada artigo usando caracteres que não dizem nada sobre o conteúdo daquela página, da seguinte forma, por exemplo:

 

http://www.Nome_do_Blog.com.br/?p=123

 

Eles mesmo explicam da seguinte forma:

 

“Por padrão, o WordPress utiliza URLs que contém pontos de interrogação e vários números. Contudo, o WordPress oferece a capacidade de criar uma estrutura de URL personalizada para os links permanentes e arquivos. Isto pode melhorar o aspecto, a usabilidade e a compatibilidade futura dos links.”

 

E isso é muito ruim pois não facilita o entendimento do visitante, não informa nada para os mecanismos de busca o que acaba piorando a qualidade e capacidade de indexação de seu conteúdo (leia também: Como Otimizar os Título dos Artigos do Blogger – é sobre o Blogger, mas ilustra bem o que estamos falando aqui).

O melhor é que no endereço de cada artigo de seu blog tenha o título do artigo ou suas palavras-chave, basta mudar as configurações dos “Links Permanentes”, o que é simples de mudar no painel do WordPress.

 

Alterando os Links Permanentes.

Essa mudança afeta inclusive os artigos antigos de seu blog, por isso é uma configuração que precisa ser feita logo que começar a criar o seu blog no WordPress.

Vá ao painel do WordPress e clique no menu à esquerda “Configurações” ~> “Links permanentes”, como mostramos na imagem abaixo:

 

Menu Configurações de Links Permanetes do WordPress

 

Na página que abrir você verá as possibilidades padrões de configuração. Se você não é um usuário avançado, faça apenas o que está no painel, chamadas de “configurações comuns”. Veja as opções disponíveis, como está ilustrado na imagem que segue:

 

Opções de links parmanetes do WordPress

 

Role a página e clique no botão azul “Salvar alterações”.

Se o seu servidor de host tiver um arquivo oculto gravável do tipo “WEB.Config” a alteração já está feita e funcional em seu blog imediatamente. Mas a grande maioria terá de fazer isso manualmente, criando esse arquivo com configurações específicas que fazem essa função dos links permanentes funcionar corretamente.

 

Você vai saber se precisa criar o arquivo “WEB.Config” manualmente se aparecer no topo da página, após salvar as alterações descritas acima, a seguinte mensagem:

 

mensagem-criar-web-config1

 

Criando o arquivo “WEB.Config” para WordPress.

Aparecerá no final da página da configuração de links permanentes linhas de código condicionais para serem inseridas no arquivo WEB.Config que deve existir no host (hospedagem) de seu servidor, onde está hospedado seu blog.

 

mensagem-criar-web-config2

 

Se você encontrar esse arquivo, abra em um editor de textos e adicione o que for recomendado, exatamente onde se manda nas instruções da página. Salve e reenvie para o mesmo local original substituindo o antigo pelo novo e tudo funcionará normalmente em seu blog.

 

Mas se o arquivo não existe, você terá de criá-lo manualmente. Assim, abra o Bloco de Notas do Windows, por exemplo (um editor de textos básico e simples), e cole o seguinte:

 

<configuration>
<system.webServer>
  <rewrite>
   <rules>
……………………
   </rules>
  </rewrite>
</system.webServer>
</configuration>

 

As linhas pontilhadas indicam apenas o local onde você terá de colar o código das condições de funcionamento dos links permanentes que você deseja usar como modelo em seu blog.

Salve o arquivo com o nome e extensão “WEB.CONFIG” e envie para a pasta base do seu host. Veja o resultado em seu blog.

 

Sei que é uma tarefa complicada, mas o resultado é muito importante para os eu blog tem uma cara mais profissional e as técnicas de SEO funcionarem bem. Os títulos de uma artigos e seu endereço são de grande valor para tornar seu blog encontrável.

 

Outros artigos para WordPress.

.

14 Comentários

  1. Para qual sistema operacional e servidor você fez esse tutorial? Desculpe-me se estou sendo chata, mas no Linux/Apache o arquivo modificado é o .htaccess. No meu blog não precisei editar nada manualmente, o WordPress criou o arquivo para mim, mas em comentários (também escrevi sobre o assunto), obtive a informação que muitos servidores Windows/Apache não permitem esse arquivo e consequentemente não é possível criar Links Permanentes. Na minha opinião, a possibilidade de criação de Links Permanentes é um critério importantíssimo na escolha do servidor de um blog WordPress.

    Responder

  2. @Leila,

    No caso é para Windows. Se o seu servidor não tem essa opção é q será preciso criar o arquivo manualmente.
    Por isso que criei esse tutorial, pois um dos Hosts que contratei não tinha a possibilidade de gerar esse arquivo e descobri ser possível criá-lo e enviar.

    Responder

  3. Pingback: Como criar um Blog no Wordpress.org – Começando e instalando | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Como migrar ou criar um blog no WordPress.org: tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]

  5. Marcos, primeiramente este seu Blog está de parabéns.
    Ja li vários descritivos permalinks com servidor Windows, mas não estou conseguindo resolver meu problema:

    Quando ativo os links permanentes não aparece nenhum erro e nem mensagem, e mesmo assim não funciona.
    Tentei criar o arquivo web.config pelo seu exemplo e colocar na pasta /httpdocs/ do meu provedor, também liberei as permissões 777 deste arquivo, mas ainda não funcionou.

    Não sei mais o que eu faço, pode me ajudar com alguma sugestão.
    Obrigado

    Responder

    • @Glauber,
      Nunca vi um problema como esse. O melhor mesmo é você solicitar do seu host uma solução. Mas pode ser também que o seu WP esteja instalado errado ou faltando alguma coisa q conclua a tarefa.

      Responder

  6. Pingback: Como instalar Plugins no Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Como criar .htaccess – Estrutura de Links Permanentes no WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  8. Olá Marcos!
    Conheci o seu blog ontem e gostaria de parabenizá-lo pelas dicas: além de incrivelmente úteis, estão explicadas de forma muito simples! Eu, que nada entendo de programação, html e SEO, já me sinto à vontade para trabalhar os conteúdos e formatos do wordpress! Muito obrigada!
    Aproveitando o tema desse post, tenho uma dúvida: Meu blog tem quase 3 meses e já utilizei alguns links para compartilhar no facebook e twitter. Se eu fizer a alteração que você indicou, vou perder os links anteriores?
    Desde já agradeço. E parabenizo novamente.
    Atenciosamente,
    Amelí

    Responder

  9. Pingback: Como editar link permanente de posts no WordPress.org - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.