Literatura e Internet: A produção literária nos tempos de Internet [vídeo-aula]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para os que acompanham meu trabalho aqui ou no Twitter (@hordones), sabe que estou cursando faculdade de Letras. Meu professor da matéria de Literatura I, solicitou uma apresentação de trabalho sobre o tema "Literatura e Internet". Resolvi então disponibilizar o texto aqui para quem quiser ler. Acredito que seja um tema relevante para todos nós que de alguma forma produzimos conteúdo para a internet a partir de nossos blogs. Além disso tem uma vídeo-aula sobre o tema.

 

Transmiti ao vivo a aula que ministrei sobre o tema "Literatura e internet". Se você acompanha o [ Ferramentas Blog ] já está acostumado com nossas vídeo-aulas. Foi ao vivo e você agora pode assistir à gravação.

 

 

Aqui então deixo disponível o arquivo em PDF do meu trabalho que leva o título de "A produção literária nos tempos de Internet".

 

pdf-download-iconDownload do artigo

 

Outros vídeos interessantes:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

10 Comentários

  1. Olá, Marcos!

    Bacana a sua apresentação. Exatamente como aqui no blog, objetividade sem enrolação.
    O ponto que mais me preocupa nessa questão da produção literária e internet é a possibilidade do livro impresso ser extinto. Sou um leitor assíduo: tanto na tela quanto nas páginas. Porém, minha preferência é pelos livros impressos. Espero que tu esteja certo quanto à convivência pacífica e espaço garantido para os dois (impresso e eletrônico).
    Tomara que esteja certo.

    Parabéns pela apresentação!

    Um forte abraço

    Responder

  2. Excelente aula! Concisa, bons exemplos, boa dicção, seqüência lógica e ordenada, respeitou o tempo.

    Acho interessante você investir na carreira de docência, além da de escritor. Você leva jeito para a coisa e muitos precisam de bons professores como você.

    Obrigado pel aula.

    Responder

  3. Sensacional o trabalho!
    A arte literária, independentemente de como seja exposta, é maravilhosa e deve chegar da forma mais conveniente aos que a ela ama. Parabéns!
    Um abraço!

    Responder

  4. Cara na boa, coloca um vídeo do youtube ai ne, esse ai e muito ruim,o audio(pelomenos isso) sai beleza, mais a imagem sai tudo travante!!

    e ainda por sima esse player trava tudo meu computador!!

    Obs: Quem tem pc lascado como o meu, sabe oque estou falando!!!!

    Responder

  5. @Wagner,
    Infelizmente a única gravação que tenho é a feita pelo Ustream.
    A qualidade da imagem foi ruim por conta da velocidade da conexão que usei na hora de fazer a transmissão da aula.

    Responder

  6. Muito interessante o seu trabalho,
    apesar de eu não me interessar muito
    por literatura, muito bom o vídeo !
    A informação hoje chega muito mas rápido
    para todos, seja ela através da tv, internet
    ou outro meio de comunicação, transmitir informação
    com rapidez hoje e muito importante e necessário
    para o ser humano que tem a intenção de se manter
    ligado/conectado com o mundo hoje.
    O vídeo tá meio tremulo aqui, conexão
    pra gravar assim deve ser meio ruim, parabéns
    pelo blog.

    =)

    Responder

  7. Muito instrutiva a aula, realmente vemos que a internet se configura um canal de grande importância no que diz respeito a coomunicação nos tempos modernos e temos que saber utilizá-la de forma a que possa ajudar a nós mesmos e a outros. Ajudar com produçào e disceminação de conteúdo de qualidade e relevante,conteúdo que agregue valor ao tema disposto.
    Parabéms pelo trabalho.

    Responder

  8. Boa aula, Marcos!!! A internet é um meio de democratizar a informação e está cada vez mais acessível. O desafio mesmo é aumentar a qualidade da literatura virtual. Me explico: blogs são ótimas ferramentas para publicação de textos que dificilmente romperiam as barreiras das editoras ou a pauta da grande mídia. Mas justamente por essa qualidade da web (ser espaço democrático) podemos encontrar todo tipo de distorção, invenção, plágios, erros linguísticos e estilísticos e conteúdos duvidosos. Os indexadores não separam joio e trigo, somente apontam os mais vistos. Daí o risco para nossos alunos atuais que nunca aprenderam a fazer uma pesquisa na qual seria necessário citar as referências, e, mais importante, escrever um texto próprio. O mais comum é digitar no google, (ctrl-c, ctrl-v) e nunca se perguntar de onde vieram os dados encontrados. Mas esse não é nem de longe o caso do seu blog, que acompanho e sei da insistência em conteúdo de qualidade.
    Abraço do seu amigo filósofo

    Responder

  9. Marcus,

    Muito interessante o seu trabalho. Só acho interessante mencionar um problema que vejo acontecer com frequência que é a alteração da produção literária na net. A facilidade da transmissão de um conteúdo realmente é algo que nos ajuda muito, mas a reprodução de textos não é feita da forma devida. E isso ajuda na quantidade de textos que chegam até nós sem o autor correto ou mesmo com partes da obra original alterada.

    Estou colocando aqui o endereço de um artigo que achei muito interessante sobre o tema. O nome do post é Os falsos Quintanas. Aqui está o endereço: http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/07/os-falsos-quintanas.html.

    Parabéns pelo seu blog ele me fez como o meu blog está na clandestinidade do descaso.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.