Literatura e Internet: A produção literária nos tempos de Internet [vídeo-aula]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para os que acompanham meu trabalho aqui ou no Twitter (@hordones), sabe que estou cursando faculdade de Letras. Meu professor da matéria de Literatura I, solicitou uma apresentação de trabalho sobre o tema "Literatura e Internet". Resolvi então disponibilizar o texto aqui para quem quiser ler. Acredito que seja um tema relevante para todos nós que de alguma forma produzimos conteúdo para a internet a partir de nossos blogs. Além disso tem uma vídeo-aula sobre o tema.

 

Transmiti ao vivo a aula que ministrei sobre o tema "Literatura e internet". Se você acompanha o [ Ferramentas Blog ] já está acostumado com nossas vídeo-aulas. Foi ao vivo e você agora pode assistir à gravação.

 

 

Aqui então deixo disponível o arquivo em PDF do meu trabalho que leva o título de "A produção literária nos tempos de Internet".

 

pdf-download-iconDownload do artigo

 

Outros vídeos interessantes:

.

10 Comentários

  1. Olá, Marcos!

    Bacana a sua apresentação. Exatamente como aqui no blog, objetividade sem enrolação.
    O ponto que mais me preocupa nessa questão da produção literária e internet é a possibilidade do livro impresso ser extinto. Sou um leitor assíduo: tanto na tela quanto nas páginas. Porém, minha preferência é pelos livros impressos. Espero que tu esteja certo quanto à convivência pacífica e espaço garantido para os dois (impresso e eletrônico).
    Tomara que esteja certo.

    Parabéns pela apresentação!

    Um forte abraço

    Responder

  2. Excelente aula! Concisa, bons exemplos, boa dicção, seqüência lógica e ordenada, respeitou o tempo.

    Acho interessante você investir na carreira de docência, além da de escritor. Você leva jeito para a coisa e muitos precisam de bons professores como você.

    Obrigado pel aula.

    Responder

  3. Sensacional o trabalho!
    A arte literária, independentemente de como seja exposta, é maravilhosa e deve chegar da forma mais conveniente aos que a ela ama. Parabéns!
    Um abraço!

    Responder

  4. Cara na boa, coloca um vídeo do youtube ai ne, esse ai e muito ruim,o audio(pelomenos isso) sai beleza, mais a imagem sai tudo travante!!

    e ainda por sima esse player trava tudo meu computador!!

    Obs: Quem tem pc lascado como o meu, sabe oque estou falando!!!!

    Responder

  5. @Wagner,
    Infelizmente a única gravação que tenho é a feita pelo Ustream.
    A qualidade da imagem foi ruim por conta da velocidade da conexão que usei na hora de fazer a transmissão da aula.

    Responder

  6. Muito interessante o seu trabalho,
    apesar de eu não me interessar muito
    por literatura, muito bom o vídeo !
    A informação hoje chega muito mas rápido
    para todos, seja ela através da tv, internet
    ou outro meio de comunicação, transmitir informação
    com rapidez hoje e muito importante e necessário
    para o ser humano que tem a intenção de se manter
    ligado/conectado com o mundo hoje.
    O vídeo tá meio tremulo aqui, conexão
    pra gravar assim deve ser meio ruim, parabéns
    pelo blog.

    =)

    Responder

  7. Muito instrutiva a aula, realmente vemos que a internet se configura um canal de grande importância no que diz respeito a coomunicação nos tempos modernos e temos que saber utilizá-la de forma a que possa ajudar a nós mesmos e a outros. Ajudar com produçào e disceminação de conteúdo de qualidade e relevante,conteúdo que agregue valor ao tema disposto.
    Parabéms pelo trabalho.

    Responder

  8. Boa aula, Marcos!!! A internet é um meio de democratizar a informação e está cada vez mais acessível. O desafio mesmo é aumentar a qualidade da literatura virtual. Me explico: blogs são ótimas ferramentas para publicação de textos que dificilmente romperiam as barreiras das editoras ou a pauta da grande mídia. Mas justamente por essa qualidade da web (ser espaço democrático) podemos encontrar todo tipo de distorção, invenção, plágios, erros linguísticos e estilísticos e conteúdos duvidosos. Os indexadores não separam joio e trigo, somente apontam os mais vistos. Daí o risco para nossos alunos atuais que nunca aprenderam a fazer uma pesquisa na qual seria necessário citar as referências, e, mais importante, escrever um texto próprio. O mais comum é digitar no google, (ctrl-c, ctrl-v) e nunca se perguntar de onde vieram os dados encontrados. Mas esse não é nem de longe o caso do seu blog, que acompanho e sei da insistência em conteúdo de qualidade.
    Abraço do seu amigo filósofo

    Responder

  9. Marcus,

    Muito interessante o seu trabalho. Só acho interessante mencionar um problema que vejo acontecer com frequência que é a alteração da produção literária na net. A facilidade da transmissão de um conteúdo realmente é algo que nos ajuda muito, mas a reprodução de textos não é feita da forma devida. E isso ajuda na quantidade de textos que chegam até nós sem o autor correto ou mesmo com partes da obra original alterada.

    Estou colocando aqui o endereço de um artigo que achei muito interessante sobre o tema. O nome do post é Os falsos Quintanas. Aqui está o endereço: http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/07/os-falsos-quintanas.html.

    Parabéns pelo seu blog ele me fez como o meu blog está na clandestinidade do descaso.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.