Mapa de idéias – Gerando conteúdo ilimitado para seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

como_arquivar_documentos-blogs Escrever e publicar todos os dias ou frequentemente para seu blog é um desafio, especialmente se escrevemos sempre sobre um mesmo nicho, e é indispensável para a sobrevivência do blog ter sempre artigos novos. Mas com um pouco de organização e prática, é possível ter sempre algo novo para publicar, sendo coerente: sem se perder ou ser repetitivo. Vou mostrar abaixo como criar um “mapa de idéias”, o que vai te ajudar a preparar artigos de forma praticamente ilimitada e manterá o seu blog sempre movimentado, sempre atualizado.

Muita gente entra em contato perguntando como consigo escrever muito, publicar todos os dias e manter a qualidade: é o que vou mostrar abaixo. O Mapa de Idéias é uma lista que organiza de forma visual a hierarquia de Assunto (nicho), Assuntos Relacionados (Temas) e Sub-temas em seu blog. Usando esse método você poderá escrever sempre e sempre terá novas idéias para continuar publicando em seu blog

Pontos iniciais.

É indispensável saber exatamente quais são seus objetivos e seu público alvo antes de começar um blog e saber exatamente sobre o que você quer publicar. Para seguir com o Mapa de idéias e construir um para seu blog, tudo o que você precisa é de papel e uma caneta/lápis. Escreva no topo do papel o nome de seu blog e o nicho, qual o assunto central.

Logo abaixo, ligando por linhas, escreva ao menos dois Temas (assuntos relacionados) que descrevem o Assunto Central e que pautam o seu conteúdo, que você deseja tratar diretamente.

mapa-assunto-blog1

Como exemplo para esse primeiro ponto, podemos ter:

  • Assunto central (Nicho) = Pesca Esportiva
    • Assunto Relacionado 1 = Pesca em Rios (Fluvial)
    • Assunto Relacionado 2 = Pesca no Mar (Marítima)

Seu blog pode ter mais de dois Assuntos relacionados. É tudo aquilo que descreve e diz diretamente sobre o assunto principal de seu blog e que pode ainda ser subdividido em outros pequenos temas, o que chamaremos de Sub-temas. Cada Assunto Relacionado, portanto, deverá ter vários sub-temas. São esses que vão dar a pauta de seu conteúdo. O ideal é que para cada Assunto Relacionado tenha ao menos 3 Sub-temas.

mapa-assunto-blog2

Continuando usando o exemplo de pescaria, poderíamos fazer assim uma pequena lista:

  • Assunto central (Nicho) = Pesca Esportiva
    • Assunto Relacionado 1 = Pesca em Rios (Fluvial)
      • Sub-tema 1.1 = Motores e barcos
      • Sub-tema 1.2 = Lugares turísticos para pesca esportiva
      • Sub-tema 1.3 = Questões ambientais

 

    • Assunto Relacionado 2 = Pesca no Mar (Marítima)
      • Sub-tema 2.1 = Pesca de superfície
      • Sub-tema 2.2 = Pesca em mergulho

Pesquisando para os Sub-temas.

Seguindo essas etapas simples você já tem em mãos tudo o que precisa para começar a pesquisar e ler, juntando todo o material que vai precisar para escrever. A pesquisa nessa etapa é fundamental para algumas questões que passam desde a criação de conteúdo direcionado para o seu público alvo e saber o que esse público está buscando, bem como para fazer uso de técnicas de SEO que vão melhorar a indexação de seu blog nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa e a escolha certa das Palavras-chave.

Existem duas ferramentas para pesquisar palavras-chave. É extremamente importante conhecer e usar esses recursos para elevar o nível de qualidade dos artigos que você escreve em seu blog:

Leia esses complementos para seguir adiante no processo de criação.

Criando Conteúdo: Tópicos dos sub-temas.

Agora é hora de começar a escrever os tópicos, que serão transformados de fato nos artigos, no conteúdo e postagens de seu blog. Pesquise para cada sub-tema as palavras-chave mais importantes e a partir delas e das pesquisas e leituras que você fez, determine os tópicos que quer abordar. Para cada sub-tema escreva ao menos 5 Tópicos que poderão até virar o título dos artigos.

mapa-assunto-blog-topico

Se você fizer as contas, baseando nesse modelo que usamos aqui, teremos então 1 Tema Central com 2 Assuntos relacionados e mais 5 sub-temas. Onde para cada sub-temas serão preparados 5 tópicos, o que ao ser multiplicado pelo número de sub-temas (5 x 5) teremos 25 Tópicos – isso significa que você tem à mão 25 artigos para publicar em seu blog.

Com toda certeza seu blog tem mais que 5 sub-temas e você pode criar bem mais tópicos para cada um deles, o que eleva as possibilidades de geração de conteúdo do seu blog ao infinito. Ao se organizar assim você terá mais tempo para escrever, saberá os objetivos de seu blog e terá mais domínio do seu conteúdo, podendo interligar melhor os textos e se preparar de forma mais eficiente para divulgar.

Os benefícios de se organizar assim são visíveis, pois exigirá mais leitura e pesquisa, aumentando também a sua capacidade de escrever cada vez mais e melhor.

.

17 Comentários

  1. Rapaz, valeu o artigo. Eu, particularmente, não padeço de falta de assunto e, sim, de excesso 🙂

    A organização das idéias é importante para manter o foco do blog. Interessante que você aborda o assunto de maneira profissional. Aliás, você é um dos poucos blogueiros que estimula a rapaziada a encarar a blogosfera de forma profissional e séria.

    Continue assim, amigo. Seus artigos são muito importantes para todos nós. Vamos em frente.

    Um grande abraço,
    @profmichel

    Responder

  2. Adorei suas dicas. Eu, como aprendiz tenho um sério problema com inspiração para escrever. E organizando assim, me parece mais fácil mesmo. Vou colocar em prática. =**

    Responder

  3. Olá caro Lemos, este é mais uma das postagens que gostei, pois mostra alguns dos passos que devemos seguir na hora de elaborar um bom conteúdo, e eu humildmente posso dizer que vneho tentando aprende-los. Obrigado pela contribuição.Forte abraço. William Douglas – Web Analytics – pubwebtv.com

    Responder

  4. pra mim, que sou um cara desorganizado, este artigo caiu do céu! vou levar a fundo as dicas, amigo.

    abçz!

    Responder

  5. Sem dúvidas é um ótimo artigo, irá ajudar muitos [inclusive eu] a gerar artigos infinitamente. Os artigos são o centro das atenções de nosso blog, e deve ser neles em que devemos investir mais!

    Criando um mapa de idéias, será muito mais prático do que simplesmente escrever as idéias como uma lista. Ótima idéia sua, parabéns!

    Responder

  6. Marcos, eu uso a seguinte tática: nenhuma 😀 À medida que as idéias vão chegando, eu vou postando. Não escolho dia, hora, nada. Mas é algo bem particular. Não programo nada na minha vida, então com o blog sigo a mesma linha.
    Mas para pessoas mais perfeccionistas, o post é interessante, pois sugere um caminho a se seguir.

    Responder

  7. eu tenho muitas idéias e nao sei por onde começar….mas a sua dica será muiro útil na hora de selecionar e organizar os temas.

    Responder

  8. Muito interessante: Idéia Central, idéias secundárias, aprofundamento, subtópicos relacionados.

    Um verdadeiro processo de concatenação de idéias ,ou melhor, você disseca um tema até seus elementos mais íntimos e interrelaciona as partes entre si.

    Exposição muito clara e concisa feita neste post.

    Responder

  9. Marcos,

    Este foi um dos melhores posts sobre produção de conteúdo que já li na blogosfera brasileira.
    Vou adotar o esquema não apenas para a produção de conteúdo para o meu blog, no qual trato sobre política, mas também para as aulas de produção de texto que ministro nas escolas públicas aqui em Roraima.
    Sou professor de Língua Portuguesa. Seu blog tem sido múito útil para mim. Parabéns.

    Responder

  10. Pingback: Trate o seu Blog como um negócio | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: Nicho: Escolher um Nicho de Mercado Amplo | Série Blogar | Info Mega'6

  12. Este assunto é muito interessante, confesso que sou recem chegada ao universo dos blog, tenho várias dúvidas que esclareço através de portagens como a sua. grata, Prof. Rose.

    Responder

  13. Muito legal esse mindmap… Pensei assim antes de criar o blog novo, ia falar só de decoração mas percebi que era restrito demais!
    Então resolvi falar de Coisas de Casa… Engloba bastante coisa e consegue ser específico ao mesmo tempo.

    Um desafio que tenho agora é a frequência de cada assunto, já que me comprometi a colocar 2 posts por semana.

    Abraço!

    Responder

  14. Olá Marcos Lemos!

    Esse artigo é sem dúvida tudo o que eu estava precisando ler nesse início com o meu blog. É complicado de inspirar para bons artigos quando nos atentamos sobre o tema central, o público alvo.

    Obrigado pela excelente dica aqui disponível.

    Responder

  15. Pingback: Com que frequência devemos atualizar o Blog?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.