Meta descrições duplicadas: como resolver esse problema em seu Blog – Técnicas de SEO

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um passo importante ao criar um blog, seja no Blogger ou no WordPress, é adicionar um SiteMap no serviço da Google chamado “Ferramentas para Webmasters” (Webmaster Tools). Com isso é possível rastrear a indexação de seu blog nos resultados das buscas e aprofundar mais sobre SEO. Então surgem algumas dificuldades, quando essa ferramentas detecta “problemas”, especialmente as “Meta descrições duplicadas”. Veja como resolver isso.

Lendo o Vagabundia, o JMiur tratou sobre o problema das “Meta tags” de descrição do Blogger (Blogspot), que muitas vezes aparecem como “duplicadas” no rastreio do sistema do “Webmaster Tools” – Las etiquetas META description duplicadas. Mas ele não ofereceu uma solução…

Se você já criou e enviou um sitemap do seu blog para o “Ferramentas para Webmasters” (Como criar Sitemap para Blogs – Blogger e WordPress) já percebeu que com esse serviço podemos acompanhar diversas informações sobre como o Google rastreia o conteúdo de nosso blog.

Também já expliquei aqui o problema de conteúdo duplicado, que ajuda a entender como os mecanismos de busca não gostam de informações repetidas (Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google). Duplicar conteúdo e informações sobre as páginas de seu blog é algo muito ruim e é isso que vou mostrar como evitar até nas descrições de páginas e seus títulos.

Para que serve a “Meta descrição”

De forma bem simples é como uma página de seu blog é descrita e como isso é exibido nos resultados orgânicos das buscas. Se você busca algo no Goolge, aparece o título da página, seguido de uma descrição curta (que pode ser um trecho do conteúdo daquela página) e a URL da página de destino onde está o conteúdo.

O ideal é que cada página de seu blog ou site tenha um título e descrição sempre diferentes de outras, assim como a URL, o endereço das páginas já são diferentes e únicos.

Existem códigos que você deve usar no código-fonte de seu blog, chamados de “meta tags” que ajudam a definir essas coisas e evitar duplicação.

Como verificar a “Meta descrição” do seu Blog

A primeira coisa a fazer é já ter o seu blog adicionados com sitemap no “Ferramentas para Webmasters”, com uma conta ativa há pelo menos 30 dias. Esse é o tempo mínimo para o serviço fazer um rastreamento completo e consistente sobre o seu blog.

Então entre normalmente na sua conta, clique no endereço do seu blog para acessar o painel e vá ao menu “Diagnóstico” ~> “Sugestões de HTML”.

sugestoes-de-html-webmaster-tools

Aí você verá o que foi encontrado de problemas, especialmente as duplicações de títulos e descrições. O ideal é que esses números sejam zero ou próximo de zero, que não apresentem nenhum tipo de duplicação. Pior se forma como no exemplo do Vagabundia, com números exagerados.

Como corrigir o problema da descrição e título duplicados

Para quem tem blog no WordPress.org (com domínio e hospedagem próprios) esse problema é bem simples de evitar e resolver. Basta instalar plugins que ajudam a criar descrições específicas para cada página. Se você for cuidadoso, saberá ainda escolher bem as palavras-chave e melhorar suas chances de aparecer melhor nos resultados das buscas.

Tenho duas sugestões de plugins para WordPress.org que ajudam nisso:

Já para quem tem blog no Blogger (Blogspot), é preciso mexer no código-fonte do Blog e criar algumas condicionais. O modelo padrão que já vem nos templates não é bom e sempre duplica títulos e descrições às centenas. E os modelos de códigos mais comuns usados, também não melhoraram isso.

Então, eu, Marcos Lemos, desenvolvi um sistema de condicionais para essas “meta tags” de descrição e títulos que tem dado muito certo. E ensinei a fazer as modificação que resolvem esses problemas:

Veja os meus resultados aqui para o [ Ferramentas Blog ] que provam a eficiência do código que desenvolvi, quando ainda usava o Blogger como plataforma:

meta-descricao-FB

E no meu blog pessoal, o Lemos Idéias – http://www.lemosideias.com/ – o resultado está perfeito, sem nenhuma duplicação, também para quando usava o Blogger:

meta-descricao-LemosIdeias

Isso mostra que o sistema que criei funciona perfeitamente. Ao contrário do que está no artigo do Vagabundia, há sim solução para o problema do “Meta descrições duplicadas” para quem tem blog no Blogger.

Outros artigos sobre SEO:

.

20 Comentários

  1. Meu blog também não tem problemas com duplicação, mas sim com descrições curtas. Gostaria de sugerir esse assunto para ser tratado aqui no Ferramentas Blog. Creio que isso afeta negativamente os nossos blogs.

    Marco Damaceno

    Responder

  2. Marcos,

    não havia problemas com duplicação, mas 14 links de erro 404. Fuçando cheguei ao "Configurações do Site/Acesso do rastreador", e solicitei remoção.

    Aguardarei o prazo de 90 dias e confirmarei os resultados.

    []'s no6

    Responder

  3. Pingback: O menu de Estatísticas padrão do Blogger é confiável? | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Blogger: usando Meta Tag “noindex” para evitar conteúdo duplicado | [ Ferramentas Blog ]

  5. Olá Marcos
    Após mudar meu blogspot para wordpress tentei melhorar o SEO de alguns post, então usei as opções do plugin all in seo para fazer uma descrição e mudança de título, só que webmaster toll identificou isso como título duplicado (aparecem os títulos como padrão blogger e wordpress). Então fui no blogger e fechei o blogger para o mecanismo de busca. Será isso suficiente para corrigir esse erro provocado por mim?

    Responder

    • Maxwel,
      Sim. Como você migrou para o WP deveria ter ou excluído o Blogger ou feito esse blogueio antes. Deixando os dois blogs você criou conteúdo duplicado. Agora é esperar até o Google desindexar o Blogger.
      Mantenha-o fechado ou o exclua.

      Responder

  6. Este tutorial funciona em pleno 2013? Estou com enfrentando o problema de meta descrições duplicadas com os arquivos do Blogger. Gostaria que caso a resposta seja negativa, que você pudesse publicar um tutorial em seu blog.

    Responder

  7. Amigo, nessa parte do código, eu devo colar na html as duas partes do código que você colocou? Digo… as duas cores? Outra coisa, as palavras chave e a descrição devem ser colocadas duas vezes? (Na primeira descrição do codigo que você colocou, tem lá que é até 140 caracteres, e na segunda, até 80). Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

    Responder

  8. Amigos procurem no primeiro link deste artigo, que redireciona para outro site, explica uma parte dos erros que cometemos no blogger, e a outra parte o Ferramentas Blog explica como fazer, obrigado pelo artigo, foi resolvido noventa por cento dos meus erros no blogger.

    Responder

  9. Consultei o Google webmasters tools e pude ver que o google detectou uma meta descrição duplicada. Porém a meta descrição que foi acusada como duplicada é de uma página que não criei. Resumindo: Minha página principal está duplicada sem eu ter feito isso.
    No final da URL duplicada aparece page/2. por que foi duplicada esta página e como posso resolver isto?
    Por favor me ajude!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.