Mudar a descrição do Blog no Google – meta tag

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Já falamos sobre ser encontrado pelos canais de busca, especialmente o Google. Mas é preciso tornar o seu blog amigável para os robôs. As “Meta Tags” são uma ótima forma para ajudar o seu blog a ser considerado relevante sob outros aspectos das análises que não apenas o seu PageRank. Demos uma primeira olhada nesse tema no artigo “Mudar descrição na busca do Google”, mas agora vamos um pouco mais fundo.

 

Primeiro: O que são Meta tags?

  • “Conjunto de parâmetros que permitem definir diversos aspectos acerca de uma página web. De entre os mais conhecidos encontram-se a descrição do conteúdo website ou as palavras chave (keywords) relacionadas com o mesmo.” (definição encontrada em .XTEND).
  • “É um elemento do código do HTML em um site, usado pelos sites de busca para facilitar a leitura do conteúdo de um site. A maioria das Meta-Tag são incluídas dentro do código HTML, no “cabeçalho” e não são visualizados pelos usuários. As Tags mais importantes são: título, descrição e de palavras-chave, que ajudam a passar informações aos robôs dos Sites de busca. Existem regras diferentes para cada mecanismo de busca, em relação a quantos caracteres essas tags devem conter ou em relação a maneira que elas são formatadas. As Meta Tags já tiveram funções importantes na relevância dos resultados de busca, mas atualmente nos principais buscadores influenciam apenas o texto do resultado, sem ter qualquer influência no posicionamento.” (definição encontrada em jumpmedia).

 

Com isso já deu pra entender um pouco. Mesmo não sendo extremamente relevantes para os canais de busca, as Meta tags, quando bem-empregadas podem ser úteis para revelar rapidamente o real conteúdo de seu blog. Percebi forte mudança nos anúncios do AdSense, por exemplo, que vasculham o conteúdo do blog para definir a relevância do que será exibido para os visitantes e tb como ajudou a fazer crescer o número de visitantes que recebemos.

 

ATUALIZAÇÃO: Surgiram novas informações e métodos de como usar este recurso em seu blog, seja no Blogger (Blogspot) ou no WordPress.org. O modelo que segue ainda é válido, mas recomendamos que dê uma olhada no que há de novo:

 

Se preferir o modelo antigo, bata seguir para o próximo passo.

 

Segundo: Implantar as Meta-tags:

É tão simples e rápido quanto o que vimos no artigo sobre a descrição do blog. Encontre a seguinte linha no seu código fonte (Lembrando: para isso, abra “Layout” ~> “Editar HTML”):

 

<b:include data=’blog’ name=’all-head-content’/>

 

Abaixo dela, basta copiar e colar o trecho de código que segue, fazendo as devidas adaptações:

 

<b:if cond=’data:blog.pageType == "index"’>
<meta content=’DESCRIÇÃO DO BLOG‘ name=’description’/>
<meta content=’PALAVRAS-CHAVE, SEPARADAS POR VÍRGULA‘ name=’keywords’/>
<meta content=’SEU NOME AUTOR DO BLOG‘ name=’author’/>
</b:if>

 

Antes de fazer essas mudanças, quero recomendar duas coisas. Lembre-se de fazer um backup do seu modelo de template antes de fazer qualquer alteração e, mais uma coisa, visite o site Meta Tags Analyzer. Com ele vc faz uma análise prévia de como está o seu blog e, quando fizer as mudanças, retorne para ver se tudo ficou devidamente instalado.

 

Para as palavras-chave, lembre-se de separar por vírgula. Podem ser consideradas palavras-chave pequenas frases com duas ou três palavras e não use mais do que 250 caracteres.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

17 Comentários

  1. Oi..
    Parabéns pelas dicas..seu blog é de enorme ajuda..tenho muita dificuldade, principalmente no que diz respeito à metas, busca, google e aqui vejo muita coisa que faço no blog e realmente dá certo..

    Gostaria de fazer uma pergunta, meu dominio está no godaddy, vc sabe como envio um sitemaps pra o meu dominio..eu nao tenho acesso ao root.. e o google nao me responde.é possível enviar? pq no /www.google.com/webmasters ele nao me habilita enviar..

    Forte abraço

    Ednilson

    Responder

  2. Drax (Ednilson),
    Obrigado pela visita.
    Cara,
    eu uso de “root” o meu Atom (endereço do Feed fornecido pelo blogger) mesmo.
    Acho q o seu host de domínio deveria te informar como fazer isso…

    Responder

  3. Olá

    se eu usar essas palavras-chave, a pesquisa do google ficara restrita somente a elas?

    Obrigado

    Responder

  4. Pedro Cabral,

    O Google não usa as meta tags para indexar conteúdos. Pense nelas apenas como marcadores de assunto do seu blog.

    Os algoritmos do Google levam outros fatores em consideração, principalmente a relação entre os conteúdos de seus artigos e as palavras-chave são vasculhadas na totalidade de seu blog ou site.

    Responder

  5. Olá Marcos Lemos!

    É impressão minha ou ocorreu uma contradição entre estas afirmações abaixo? A primeira está no texto e a segunda você responde um comentário. Afinal, qual das duas é a correta? Um forte abraço!

    "Percebi forte mudança nos anúncios do AdSense, por exemplo, que vasculham o conteúdo do blog para definir a relevância…"

    "O Google não usa as meta tags para indexar conteúdos. Pense nelas apenas como marcadores de assunto do seu blog."

    Responder

  6. @Professor Carlão,

    Não confunda o Google com o AdSense.
    Nào há contradição alguma. O Google, no sistema de buscas e na hora de definir a relevância de um conteúdo para designar resultados orgânicos nas buscas, não usa as tags para identificar sites nem classificar seus conteúdos.

    Já o AdSense, que é um serviço de monetização, usa todo tipo de forma para definir o conteúdo de um blog/site e escolher o que vai aparecer nos anúncios.

    Espero que você tenha entendido a diferença.

    Responder

  7. Olá Marcos Lemos!

    Então as tags servem para melhorar as visitas! Só uma dúvida, devemos colocar acentuação nas palavras (tags)? Pois coloquei e o resultado no Meta Tags Analyzer foi muito ruim. E o Google segue esta mesma regra? Grato pela atenção. Um forte abraço!

    Responder

  8. @Professor Carlão,

    Não, as Tags não ajudam em melhorar as visitas. Elas servem unicamente para a identificação rápida do tipo de conteúdo do seu blog para alguns serviços.

    Mas os mecanismos de busca ignoram isso, pois usam outras formas para identificar seu conteúdo.
    Eu não uso acentuação e não sei se isso influencia, por via das dúvidas não use tb.

    Responder

  9. Penso que fui 'catando' informações por aí e só aumentei os problemas com o meu blog. Bom, resolvi apagar tudo que fiz e inseri somente estas meta tags. Acredito que obterei melhores resultados. Muito obrigada pelo seu magnífico trabalho para nos ajudar!

    Responder

  10. Primeiramente, gostaria de estar agradecendo pela ajuda que você anda proporcionando à nós, blogueiros iniciante.

    e depois, gostaria de saber se as mudanças são automáticas ou demoram um tempo para se habilitado? pois eu fiz aqui, e busquei meu site no google e a descrição ainda não estava visível.

    pode me ajudar nesta?

    Agradeçido desde já, Henry.

    Responder

  11. @H. Lightning,

    Demora e pode demorar muito pois depende dos robôs do Google e outros serviços vasculharem o seu blog. Nào é possível determinar o prazo, mas dizem que pode variar de poucas horas até 90 dias.

    O jeito é ter paciência.

    Responder

  12. Marcos,

    Duas dúvidas: Neste artigo (parabéns!!), devemos usar a descrição completa ou resumida? Ainda aproveitando a questão da acentuação nas descrições, devemos usar? Ex.: Tarô, Adivinhatório…

    Obrigado!

    Responder

  13. Pingback: As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.