NOVIDADE: Novo método para configurar Domínio personalizado no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Novo método para personalizar Domínio próprio no Blogger
Todo blog precisa de um endereço personalizado e próprio para se destacar na multidão e ser mais fácil de memorizar. O Blogger fornece um subdomínio gratuito para seus usuários, mas deixa o nome do Blog muito longo e até complicado de divulgar com aquele “blogspot.com” no final. Agora ficou mais fácil ter um endereço de domínio próprio para seu blog no Blogger, com tudo sendo feito direto no painel do Blogger, sem precisar de conhecimentos técnicos.

Já publiquei aqui um tutorial para configurar manualmente um novo endereço de domínio para seu blog. Esse procedimento ainda fica valendo para que registrar URLs na http://registro.br por exemplo. Esse é um método padrão e genérico, servindo para praticamente todas as situações.

Só que agora esse procedimento foi simplificado pelo painel do Blogger e seu parceiro de registros de domínios, o GoDaddy.com. Agora não é mais preciso saber nada de C-Name e A-Name entre outros métodos de redirecionamento de DNS para fazer tudo funcionar.

Assim temos duas opções bem práticas para fazer um domínio funcionar com o Blogger e abandonar aqueles endereços longos, feios e complicados.

Nesse caso, a GoDaddy.com só faz registro de domínios internacionais, tipo “SEUBLOG.com” ou “SEUBLOG.net”. Para os domínios terminados em “.BR” você terá de registrar na Registro.BR, como citamos acima, usando o método padrão manual.

Procedimento 1 – O método mais fácil

O jeito mais prático e fácil para não depender de nada nem ninguém, deixando que o Blogger faça tudo automaticamente é entrar no painel do Blogger pela sua conta, clicar no menu “Configurações” e depois em “Adicionar um domínio personalizado”, como na imagem abaixo:

Configurar domínio personalizado no Blogger

Abrirá uma aba para que você escolha um nome para o seu domínio e uma opção de extensão. Será preciso verificar a disponibilidade do que você escolher. Passando e estando livre para uso, agora é pagar pelo domínio.

Isso irá direcionar você para um sistema de registro automatizado do Blogger, em parceria com a GoDaddy.com e será preciso ter um cartão de crédito para pagar o valor de aproximadamente US$10.00 (dez dólares) para um registro anual. Depois de tudo pago e aprovado, bastará esperar no máximo 48 horas depois da aprovação do pagamento para o redirecionamento funcionar e seu blog já apontar para o novo endereço.

Seu blog ficará um pouco fora do ar ou instável até que o redirecionamento termine e se propague por completo. Todos os links que apontarem para o antigo endereço serão automaticamente direcionado para o novo. Não precisa se preocupar com nada e você não perderá nada. O Blogger cuidará de tudo.

Procedimento 2 – O novo método pelo GoDaddy.com

O novo procedimento do Blogger permite que você vá direto à página da GoDaddy.com – http://www.godaddy.com/ – registre um domínio como quiser e depois fazer a configuração de redirecionar pelo painel do Blogger. Antes era preciso saber aquelas coisas de C-Name e A-Name, mas agora é só registrar o domínio comprando direto pelo painel do GoDaddy.com. Depois de comprado, é só ir ao endereço http://www.godaddy.com/blog/bloggerdnssetup.aspx que serve para fazer o redirecionamento.

Abrirá uma janela como na imagem abaixo:

Novo formulário da Godaddy para Redirecionar Domínio Blogger

Lembrando que você já precisará ter registrado o domínio direto dentro do painel do GoDaddy e sem fazer nenhuma modificação no Blogger.

Nesse formulário escreva o endereço de domínio próprio que você quer usar em seu blog seu blog, algo como “SEUBlog.com”, do jeito que você registrou e clique no botão “Confirm”. Se o domínio estiver na lista de sua conta no painel de usuário/cliente do GoDaddy, então ele aprovará o processo.

Aprovado, vá ao painel do Blogger, abra o menu “Configurações” e clique no link “Adicionar um domínio personalizado”. Abrirá alguma opção, como na imagem abaixo, e depois escolha “Alternar para configurações avançadas”.

Isso vai liberar a possibilidade de você colocar o domínio contratado no GoDaddy manualmente. O procedimento exigirá apenas o mesmo endereço que você solicitou redirecionamento no GoDaddy.

Então é só salvar e esperar um prazo que pode variar de 24 horas até um pouco mais, para tudo apontar para o novo endereço do seu Blog.

O Blogger cuidará de todos os redirecionamentos, inclusive de links externos, sem você perder nada, nem seguidores.

Agora está na hora de você criar e registrar um domínio próprio para seu Blog.

Fonte: Custom domains simplified

.

74 Comentários

  1. Essa ferramenta já existe há alguns anos mesmo x)

    Eu próprio utilizei esse sistema simplificado para registar meu dominio personalizado.

    Na altura, eu tinha o direito de escolher entre o GODADDY e um outro que não me recordo agora.

    O processo era muito semelhante ao atual, sendo tudo feito diretamente no painel do blogger também…

    Acabei por optar pelo GoDaddy

    Responder

    • Antônio.

      O primeiro método, como escrevi no post, já existia mesmo… sim!
      A novidade é o SEGUNDO método, que inclusive coloque em subtítulo “novo método pelo GoDaddy.com”. Esse não existia até hoje. A própria equipe do Blogger quem publicou avisando sobre a novidade.

      Responder

      • Sim, tem razão.

        O método inverso não existia antes não…

        Espero que não tenha levado a mal a minha nota, até porque aprecio imenso o seu trabalho. Apenas estava acrescentando minha observação a sua notícia.

        Continuação de boa noite

        Responder

  2. Marcos preciso que vc mim diga se devo colocar ja um um dominio para o meu blog, o esperar que ele tenha mais visitas, é muito importante tua resposta pois não quero pagar sem ter retorno, eu sei que é anual,mais enfim,,marquei em baixo a notificação da reposta. Meu blog é recente. Abraço.

    Responder

    • Rafael,
      É extremamente importante ter um domínio próprio desde o início para que você divulgue um endereço definitivo para seu blog. Mudar no meio do caminho pode ser mais traumático. Sem contar que o investimento é muito baixo… Economizar nisso é besteira.

      Responder

  3. Obrigado Marcos pela resposta, vou pensar nisso, tenho conta em banco e tudo. Vou procurar ver um pelo google. Obrigado pela resposta, é bom saber que voce sempre interaje com o comentários do pessoal. Quem é blogueiro deve ser assim mesmo. Os 7 passos para ter um blog bem sucedido em video do teu canal youtube é o esencial de tudo. Foi atraves daquele video que passei a se interessar mais pelos seus posts e tudo mais. Tenho orgulho de poder fazer parte dessa familia de blogueiros como a gente. Eu a pouco tempo, vc a mais… Abraço.

    Responder

  4. Rafa, o uso de um domínio é extremamente importante desde o inicio do blog, assim como o Marcos ressaltou em seu comentário.

    Falei disso a poucos dias no Jadsonet, e como sei bem a dificuldade que é quando começamos um blog, estou sorteando um domínio .COM com a extensão que desejar desde que ela esteja disponível.

    Convido-te a visitar o blog e quem sabe participar da promoção!

    Forte abraço, sucesso!

    Responder

  5. Tentei mas não consegui, quando chegou a hora de pagar com cartão de crédito parei, não confio de geito nenhum desses pagamentos pelo cartão de crédito pela internet, tenho conta no paypal, mas mesmo assim ficou complicado porque o site GoDaddy é inglês e tinha muitas informações para serem lidas e não consegui terminar porque dava um erro que não sabia resolver.

    Se tivesse outro site bom que fosse mais fácil seria bom.

    Responder

  6. Legal, mas ainda acho que o Blogger deveria ter mais segurança com outras empresas de registro de domínio. Ela está dando muita preferência ao GoDaddy, só que são poucos os que contratam por ela. Acho que o Blogger deveria parar um pouco com essa preferência e fazer algo de qualidade e que possa ter a mesma igualdade para todas as empresas, :D, é o que acho.

    Responder

  7. Eu penso o seguinte hoje em dia: se voce nao pode pagar 30 reais por ano pra ter um dominio, é melhor nem começar seu projeto.A não ser claro, que seja totalmente um hobby sem nenhuma pretensão de ir pra frente…

    Responder

  8. Marcos, registrei meu domínio no Registro.br, é possível configurar pelo painel do blogger também? Por favor indique-me o caminho correto, obrigada.

    Responder

  9. Pingback: O que fazer depois de registrar Domínio próprio no Blogger? | [ Ferramentas Blog ]

  10. Olá Marcos, irei tentar colocar um domínio para meu blog, e te falo o que usei, talvez use esse método, deve funcionar para Portugal né, responde, abraço.

    Responder

  11. Olá,

    Acabei de comprar o meu domínio e de fazer o processo em cima indicado, agradeço muito a sua ajuda!!!
    No entanto tenho uma questão, no que diz respeito ao HTML’s inseridos no blog nomeadamente de parceiros com os quais ganho dinheiro, será necessário comunicar-lhes que o blog mudou de endereço?
    Agradeço desde já a sua ajuda.

    Catarina

    Responder

  12. Obrigada pela rapidez,

    E desculpe a ignorância… Mas achei que seria tão simples a mudança e que redireccionaria tudo que acabei por nem avisar os meus leitores…
    Mas quando coloco o endereço do happy-brunette.blogspot.com ele automáticamente redirecciona para o [link suprimido]
    Está correcto né?
    No entanto e no caso de banners em que é tudo feito automáticamente os codigos deverão manter-se correcto?

    Obrigada

    Responder

  13. Nossa cara, muito bom mesmo!!! Eu estava quebrando a minha cabeca, pois jah tinha comprado o dominio do godaddy, todos os videos que vi, fazia uma dificuldade…. O seu foi o melhor e agora eu ja tenho um blog com meu dominio propiooo—– Nem sei como agradece… Beijao

    Responder

  14. Pingback: Como criar um e-mail exclusivo do seu Blog gratuitamente | [ Ferramentas Blog ]

  15. Olá, Marcos! Tudo bem?

    Muito bom o seu post e o seu blog! Queria tirar uma dúvida: há algum meio de configurar mais de um domínio personalizado pro blogger e escolher um deles para ser o “central/principal”? É possível?

    Grato desde já!

    Responder

  16. Tentei comprar pelos dois métodos e quando chega na hora do pagamento meu cartão é recusado. Precisa ser cartão internacional? O meu é visa e permite compra em dólares, mas não é internacional. Outra coisa, agora que tentei comprar pelo primeiro método, toda vez que eu clico no painel do blogger em verificar disponibilidade, aparece como disponível, mas quando continuo o registro e vou para o google checkout aparece esta mensagem: Localizamos um pedido existente para esse domínio. Entre em contato com o suporte. O domínio que estava tentando registrar não ficará mais disponível?
    Obrigado!

    Responder

    • Daniel,

      Você deve ter deixado algum pedido pendente e por isso está travando sua continuidade dizendo que já existe um pedido.
      Sim, só é possível comprar pelo painel do Blogger usando cartão de crédito internacional.

      Responder

  17. Legal esta postagem,mas você não especificou se a transação pode ser feita com qualquer cartão ou só o internacional

    Responder

  18. Oi Marcos! Descobri seu blog hoje! Grande ajuda que está a ser! tenho apenas uma duvida neste assunto, ao comprar um dominio, os seguidores ao entrarem no blogspot são redireccionados para o .com,certo? e não se perde nada do que está postado anteriormente?
    Obrigada!!

    Responder

    • Marisa,
      Seguindo o procedimento padrão do Blogger não se perde nada e o redirecionamento do endereço antigo é eito automaticamente. Vc nem precisa avisar ninguém sobre a mudança.

      Responder

  19. Oi Marcos!

    Uma dúvida. Fiz a compra do meu domínio próprio pelo próprio painel do blogger.

    Notei que no Ferramentas para webmaster foi adicionado um novo blog com a url nova e o antigo permaneceu. Não consigo mexer na opção “Mudança de endereço” no antigo blog (antiga url). E minhas páginas não estão indexando no novo.

    O que faço?

    Obrigada pela atenção.

    Responder

  20. Oi MArcos!
    Estou com um problema e gostaria da tua ajuda…
    Eu fiz um domínio pro meu blog, pelo painel do blogger mesmo. Fiz tudo direitinho e paguei o domínio. Isso foi há mais de 48 horas (era pra ter fechado ontem) e ainda não tive meu blog direcionado pro novo endereço. É possível que demore mais do que isso ou que eu tenha que fazer alguma outra configuração? Que tipo de problema pode ter ocorrido?
    Se ajudar, eu também vinculei a minha conta do blog com a minha do google apps, isso pode ter interferido?

    Aguardo uma ajudinha tua!!

    Obrigada desde já!! 🙂

    Débora

    Responder

    • Débora,
      realmente esperar é um pouco crítico, mas é bom ter paciência. Pode levar mais do que 48 horas por conta da aprovação do pagamento. Se fez tudo pelo painel do Blogger, então as configurações já vêem prontas.
      É esperar mesmo.

      Responder

  21. Pingback: O que é “Slug”? E a importância de URLs amigáveis no seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  22. Ufa, seu artigo me ajudou muito Marcos, valeu! É um alívio poder usar um domínio próprio sem toda aquela bagagem do Blogger. Nada contra, mas fica muito complexo o endereço.

    Responder

  23. Eu utilizei o método 1, e nada aconteceu ainda. nem e-mail me mandaram nada. Então eu tenho que esperar uns dias?

    Responder

  24. Nossa… esta dica salvou meu dia. Não estava entendendo nada de C-Name e A-Name, agora ficou bem mais fácil. Pena que demorei muito para encontrar este post. Mas valeu. Agora é só esperar.

    Responder

  25. Olá, estou com problema para configurar meu domínio eu comprei no site direto do google adsence o dominio do meu blog, porém nao consigo configurar não recebi nenhum email do google, eu ja foi debitado no meu cartao de credito o valor.
    E quando eu entro no painel de controle do blogspot na opção de configuração aparece a mensagem:

    Manutenção em andamento – troca de domínio personalizado desativada

    bem na opção onde eu troco o domínio, não permite fazer nada. o que eu faço alguém sabe configurar eu pago pelo serviço estou desesperada no aguardo.

    Responder

    • Maia,

      Como você viu no painel do Blogger, o sistema de domínio do Blogger está em manutenção. É preciso aguardar que eles retomem o sistema. Aconteceu um erro recente e estão tentando corrigir isso.
      Até lá, não há nada que fazer. Só esperar.

      Responder

  26. Olá Marcos. Muito bom seu site, que não conhecia. Gostaria de saber se você sabe como fazer o reverso que é retirar o meu dominio próprio do Blogger e voltar a ter sendo acessado com o final blogspot.com? Obrigado.

    Responder

  27. Olá novamente. Só pra dizer que a resposta estava na minha cara. Era só apertar o “X” = deletar domínio personalizado…rs.. de qualquer forma, obrigado.

    Responder

  28. Bom dia, Marcos.

    Fiz compra do domínio um pouco antes de ocorrer o problema com a troca para o personalizado. Sendo assim, o endereço do Blog continua o padrão e não o que comprei pelo painel do próprio Blogger.

    Como você falou, a nova interface foi instaurada e na parte referente à “Domínio Personalizado”, para mim, não aparece as opções de extensões: .com, .org etc. E nem mesmo utilizar o domínio que eu comprei fazendo Redirecionamento. Ao clicar em “Adicionar um domínio personalizado”, não aparece opções além de escrever ao lado em branco do “http://”, abaixo de configurações avançadas.

    Utilizo o nome domínio normalmente no painel de contas: Mando Email, recebo e add novos usuários.

    Será que está ocorrendo algum problema de configuração?

    Obrigado.

    Responder

  29. AJUUUUUDA !
    Estou tentando mudar para meu dominio , só que toda vez que eu tento , aparece esse erro . Ajuda ai man , comprei pela GoDaddy e ja estou me arependendo :s .

    ERRO :

    We have not been able to verify your authority to this domain. Error 12. Please follow the settings instructions.

    Responder

    • o meu tb aparecndo esse erro

      We have not been able to verify your authority to this domain. Error 12. Please follow the settings instructions.

      TA UMA PORCARIA ESSE NOVO BLOGGER

      Responder

  30. Olá Marcos. Estou comprando meu domínio agora eu vou atrelar ao blogger, mas me surgiu uma dúvida. Meu blog é um blog de tirinhas e ouvi dizer que quando se faz essa troca, perdemos todas as imagens postadas no blog. Isso é verdade? Abs

    Responder

      • Marcos Lemos ,

        We have not been able to verify your authority to this domain. Error 12. Please follow the settings instructions . Sabe dizer que erro é esse man ? Ja Fiz Todos os procedimentos que voce ensina , porém continua a mesma coisa . Sabe dize ro que é ?

        Aguardo sua resposta ..

        Responder

  31. Eu registrei um domínio na UOL e o Blogger não quer aceitá-lo. Confesso que tentei registro com o próprio Blogger e seu parceiro mais exige cartão de crédito e eu não tenho. Mais realmente o passo a passo é bem simples.

    Responder

  32. Boa noite.
    Tenho uma dúvida em relação ao procedimento.
    Eu já tenho o dominio comprado e o meu receio é em relação à hospedagem.
    Se eu passar de blogspot para xxxx.com, os conteúdos do blogue mudam de local de hospedagem. Mesmo aqui, já li num comentário acima que o google diz “Este blog não é hospedado pelo Blogger. Além disso, ele não passou por nenhuma verificação de spam, vírus ou outras formas de malware”…. e o próprio blogger alerta para alterações a nível de exibição de imagens.
    Eu queria ter o novo endereço mas sem mudar os conteúdos de servidor?
    Estou a entender tudo errado?

    Me ajudem.
    Obrigado

    Responder

    • Luis,

      Simplesmente registrar um domínio próprio e apontar para o Blogger como ensinamos aqui, não muda a hospedagem do Blog. Ele continuará sendo mantido pelo Blogger do mesmo modo como sempre foi. Só mudará o endereço de entrada do Blog.

      Não se preocupe. Esse procedimento não tira o blog do Blogger.

      Responder

  33. ufa eu estava com muito medo pois comprei um dominio ontem e nao dava pra entrar por ele, sorte que esse post me ajudou..obg esse site é demais nao perco nenhum video do ferramentasblog.com

    Responder

  34. Olá boa tarde, o que acontece comigo é que fiz o procedimento 1 mas não foi redirecionado ainda, eu efetuei no dia 12/04/2013 e ainda não aconteceu nada! já foram mais de 72h… tenho que fazer alguma coisa?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.