Meu blog precisa de um Sitemaps?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

SitemapO que é um sitemaps?
De acordo com o Sitemaps.org:
Os Sitemaps são uma forma fácil para os webmasters de informar os mecanismos de pesquisa sobre seus sites disponíveis para indexação.
Em sua composição mais simples, um Sitemaps é um arquivo XML que relaciona os URLS de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando ele foi atualizado pela última vez; com que frequência ele é alterado; qual a sua importância em relação a outros URLs no site) para que os mecanismos de pesquisas possam indexar o site de maneira mais inteligente.

Em geral, indexadores descobrem páginas com base em links no site e outros sites. Os Sitemaps complementam esses dados para permitir que os indexadores com suporte para Sitemaps peguem todos os URLs no Sitemaps e aprendam sobre esses URLs usando os metadados associados.

O uso do protocolo de Sitemaps não garante que as páginas da Web sejam incluídas nos mecanismos de pesquisa, mas fornece dicas para que os indexadores sejam mais eficientes na indexação do seu site.

A mensagem fundamental está no segundo parágrafo:

“Em geral, os indexadores descobrem as páginas com base em links no site e de outros sites. Os Sitemaps complementam esses dados”.


O Google e outros motores de busca se baseiam principalmente em seus bots e rastreadores da web para descobrir novas páginas em toda a web. O Sitemaps pode ajudá-los em algumas situações, mas não são obrigatórios nem necessariamente benéficos.

Aqui está o que o próprio Google diz sobre Sitemaps:

Os Sitemaps são especialmente úteis se:
1. Seu site tem páginas que não são facilmente descobertas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento – por exemplo, páginas com AJAX, ou Flash.
2. Seu site é novo e tem poucas ligações. (O Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para outra, por isso, se seu site não estiver bem ligado, pode ser difícil para nós descobri-lo).
3. Seu site tem um grande arquivo de conteúdo que não estão bem ligados uns aos outros, ou não estão ligados.


A menos que o seu seja um desses casos, portanto, ter um Sitemaps não será “particularmente útil” para o seu blog.

Na verdade, algumas pessoas afirmam que ele pode até ser o oposto. Há casos em que a adição de um Sitemaps realmente reduziu a taxa de rastreamento do blog, possivelmente porque o Google não precisa mais rastrear o local completamente para descobrir as suas páginas internas.

Eu não uso Sitemaps porque eu sempre tento ter uma estrutura de ligação interna.

Se o seu site está tendo problemas de indexação, tem uma estrutura de links internos péssimo, ou cai em uma das três situações descritas pelo Google, então, usar um Sitemaps provavelmente seria uma boa ideia.

Até a próxima!

.

1 Comentário

  1. “Se o seu site está tendo problemas de indexação, tem uma estrutura de links internos péssimo”. Como descubro se o meu blogue tem problemas de indexação?
    Agradecia ajuda, pois sou novo nesta onda dos blogues.

    Cumprimentos

    AdolescentStuff

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.