Migrar do WordPress para o Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

blogger-wordpress Se você está usando o serviço de blogagem do WordPress, mas por qualquer motivo, quer migrar para o Blogger, isso pode ser feito de forma bem simples e objetiva, sem deixar nada para trás. O WordPress por mais completo que seja tem suas dificuldades e muitos não se adaptam. A maior dificuldade está nos gastos com hospedagem ou com a forma de lidar com o layout. Seja como for, o Blogger pode ser mais convidativo e se você quer migrar para essa plataforma, basta alguns pequenos passos. O que virá abaixo serve como backup de seus artigos também.

 

Alguns cuidados iniciais.

Antes de passar para o Blogger é preciso saber que se trata de um serviço com alguns recursos a menos, alguns diriam mais limitado (eu acho que atende bem até aos mais exigentes) que o WordPress. O que importa é que você vai precisar se adaptar. Antes de fazer qualquer mudança recomendamos que procure criar uma conta de testes para aprender como usar o serviço e não levar sustos.

 

O primeiro cuidado será em encontrar um Template (no WordPress chama-se Theme[Tema]) que é o layout de sua página de blog. Há centenas de milhares de modelos de template gratuitos para o Blogger e até adaptações de Temas do WordPress. Por isso, se quer manter o layout do seu blog de lá, procure ver se não há uma modelo já adaptado para o Blogger. Ou procure e gaste tempo procurando algo que agrade você. Recomendo que leia para aprender mais:

 

Temos uma série de artigos que podem te ajudar aprender a usar as principais funções do Blogger, com várias dicas para blogs nesta plataforma. Desde como adicionar elementos de página (widgets) até recursos mais avançados para personalizações e edição, bem como backups, onde destacamos os seguintes artigos:

 

Migrando Artigos do WordPress para o Blogger.

Antes que perguntem: sim, ao migrar os artigos vão junto os comentários. Segundo a descrição desse serviço na página do WordPress:

 

“Quando você clicar no botão abaixo, o WordPress irá criar um arquivo XML para você salvar em seu computador.
Este formato, ao qual chamamos WordPress eXtended RSS ou WXR, irá conter os seus posts, páginas, comentários, campos personalizados, categorias e tags.
Depois de salvar o arquivo de exportação, você pode utilizar a função de Importação em outro blog WordPress para importar este blog.”

 

Dou destaque à informação sobre o tipo de arquivo que é exportado/importado entre blogs. Só é possível migrar entre as duas plataformas arquivos XML e nem adianta tenta outra coisa.

Obs.: Isso não apaga os artigos do Blog no WordPress.

 

ATUALIZAÇÃO: Segundo a Helem Fernanda, há alguns problemas de incompatibilidades do XML do WP no Blogger. Por isso recomendo que usem o tutorial que ela produziu a partir desse ponto.

 

 

Passo 1 – No WordPress.

Vá ao painel do WordPress e clique no menu lateral “Ferramentas” ~> “Exportar” conforme a imagem abaixo.

 

ferramentas-exportar-wordpress

 

E na janela que abrir será possível fazer o download do arquivo XML completo de seu conteúdo e que será usado para migrar para o Blogger. Basta escolher o conteúdo de qual autor será migrado (se tiver mais de um autor) e clicar no botão “Download do arquivo de exportação” – repito, isso não vai apagar os artigos originais do blog, vai apenas gerar uma cópia).

 

download-exportar-wordpress

 

Salve o arquivo em uma pasta dentro de seu PC. Você pode até renomear o arquivo sem problemas, para poder facilitar a busca depois. Mas recomendamos que no nome do arquivo conste a data em que foi feito o Download para que você saiba a que período pertence e o que contém nele.

 

Passo 2 – No Blogger.

Agora é preciso importar o arquivo XML no seu blog (mesmo o de testes) que foi criado no Blogger. É tão simples quanto o primeiro passo. Abra o Painel do Blogger e clique em “Configurações” ~> “Básico” e você verá logo no topo três links denominados “Ferramentas do Blog” e você vai clicar em “Importar Blog”, como na imagem:

 

importar-blog-blogger

 

E na janela que abrir, faça o upload do arquivo XML que você gravou em seu PC que contém os artigos do WordPress. Digite as palavras de verificação e clique no botão laranja “IMPORTAR BLOG”. Repare que você pode marcar a opção de publicar automaticamente. Não recomendo isso, pois o melhor é depois você poder revisar seus artigos um de cada vez e escolher quais e como serão publicados.

 

painel-importar-blogger

 

Isso pode demorar um pouco, mas ao final, basta ir ao menu “Postagens” ~> “Editar postagens” para ver os artigos que foram importados e trabalhar com eles.

 

Mais sobre
o Blogger:

.

11 Comentários

  1. Olá.. eu tentei mudar meu blog do WP para o Blogger, fiz tudo como indicado e só aparece "importando seu blog" mais nada de resultado, uma vez eu deixei por mais de 2 horas e não obtive sucesso. É normal essa demora toda? Ou fiz algo de errado?

    Responder

  2. @Nanda,

    algumas pessoas relatam o mesmo problema. Vc fez tudo certo,mas o processo não termina. O jeito e repetir e insistir até funcionar.
    Recomendo que até tente em um navegador diferente.

    Responder

  3. Marcos, eu terminei um post sobre isso ontem. Fui buscar no Google para ver como estava posicionado na busca orgânica e vi este seu post. =)

    Eu me lembro de já ter feito uma migração de WordPress para Blogger da forma como você citou aqui, mas parece-me que agora o formato .xml do WordPress não é mais compatível com o .xml do Blogger, assim não dá mais para migrar sem antes converter o arquivo.

    Aos leitores do seu blog deixo o link do meu tutorial com todos os passos necessários para uma migração segura:

    » Como migrar de WordPress para Blogger.

    Até mais!

    Responder

  4. Marcos, seu post me ajudou muito, mas ainda tenho algumas dúvidas, tenho um blog (http://fotos.edream.com.br/blog) e INFELIZMENTE optei pelo wordpress que sempre dá conflito entre os plugins que uso, gostaria de ter um blog mais dinamico e mais fácil de operar como é o caso do Blogspot. Só que tenho medo de perder minhas imagens, meus permalinks e especialmente meu ranking no google. Você acha que é possivel migrar e manter tudo como está? Obrigado!

    Responder

  5. Olá Marcos! Recebi um cominicado por email que terei que migrar meu blog para wordpress.com, e se n]ão o fizer até 16 de março ele não funcionará mais, isso procede??? Temo em perder tudo se não migrar!!!

    Obrigada
    Lígia

    Responder

    • @Lígia,
      Esse comunicado foi de onde? Acho que o que você recebeu foi um aviso do serviço Live Spaces, da sua conta de hotmail. Esse serviço de Blog será fechado mesmo e você terá de migrar para outro serviço.

      Responder

  6. Olá Marcos. O meu back up do wordpress está em SQL e o blogger só aceita XML. Já tentei converter em diversos sites e plataformas, mas n consigo. Tens como ajudar-me, por favor.? Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.