Miniatura do post do WordPress 2.9 – Post Thumbnails

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para quem já está usando a nova versão do WordPress 2.9 (ou superior), conta com muitas novidades, inclusive recursos nativos que facilitaram a customização dos temas e adicionando coisas bem interessantes. Entre essas novidades está o “Post Thumbnails” – Miniatura do post – que é a integração de uma imagem junto ao resumo do artigo. Veja nesse tutorial como ativar essa função no seu layout, mesmo layouts antigos e como usar esse recurso.

 

Vou começar reforçando a importância de se usar resumo de postagens na página principal do Blog e nas categorias para facilitar a navegação e conseguir maior atenção de seus visitantes.

 

Agora é possível criar esses resumos junto com uma imagem em miniatura que ilustre o artigo que fica junto ao texto do resumo. Essa é uma aplicação nativa do novo WordPress 2.9 e superiores que veio com grandes novidades importantes, melhorando ainda mais a qualidade de quem tem um blog nessa plataforma. Mas lembrando que isso vale para quem usa hospedagem e domínios próprios, no WordPress.org.

 

Sobre esse “Post Thumbnails” nem todos os temas (themes) suportam esse recurso de forma nativa. Para saber se você pode usar automaticamente o recurso, basta você entrar no painel de serviços do WordPress e clicar no menu “Posts” ~> “Adicionar novo”. Role a página e procure pelo recurso na ultima coluna da direita, como ilustra a imagem:

 

miniatura-post-wordpress-Thumbnails

 

Se isso não aparecer você vai precisa adicionar uma função ao seu layout, com uma linha simples de código. Vá ao menu “Aparência” ~> “Editor” e abra o arquivo “Funções do tema (functions.php)” e adicione o seguinte trecho de código na penúltima linha,

 

add_theme_support( ‘post-thumbnails’ );

 

como a imagem demonstra:

 

editar-tema-wp-functions

 

Então atualize o arquivo, clicando no botão “Atualizar arquivo”. Isso já vai ter ativado o recurso, e você poderá ver o painel que citei acima, no editor de posts. Mas esse recurso ainda não vai funcionar sozinho, pois é preciso dizer ao tema que é preciso ler essa função. De forma bem objetiva: vá ao “Editor” no menu aparência outra vez e clique em “Modelo da página principal (index.php)” [pode ser a “home.php”] e adicone à ultima linha:

 

<?php the_post_thumbnail(); ?>

 

Clique no botão “Atualizar arquivo” e isso já será suficiente para o básico.

 

São muitas as possibilidades de customizar esse recurso e você pode alterar até o tamanho das imagens de acordo com o local que vão aparecer. Se quiser saber mais detalhes, veja os seguintes tutoriais, que estão em inglês, mas são fáceis de entender, mas requer um pouco mais de conhecimento em HTML:

.

8 Comentários

  1. Olá, eu fiz os passos como descrito, soh que meu thumnail não está alinhado corretamente..
    Não sei o que fazer..
    pode me ajuda?

    Responder

  2. @MaroloLX,
    Para cada layout os ajustes são diferente. Infelizmente não tenho como te ajudar de forma tão específica.

    Responder

  3. Amigo meu template já vem com essa opção eu coloco a imagem tudo certinho mais não aparece no post.
    digo na pagina inicial só aparece no post unico como imagem normal

    o que pode estar errado?

    Responder

  4. Amigo consegui arrumar o negócio
    era o upload de imagem que estava com problema
    concertei e Deu tudo certo
    mais obrigado pelos posts que vcs fazem ai pois é mais que uma mão na roda para os iniciantes em wp e acredito que tem alguns que já tem conheciementos que frequentam muito este seu blog que é uma escolha para todos.
    obrigado de coração

    Responder

  5. Pingback: Seu wordpress pode estar sendo hackeado pelo Superuperdomain: TimThumb e PHP Remote View Hack | [ Ferramentas Blog ]

  6. O meu não estava dando certo quando copiava e colava o código no functions.php, com muito tempo consegui perceber que as aspas eram copiadas de modo estranho para o editor, no qual precisei apenas substituí-las por novas aspas simples para fazê-lo funcionar.

    Grato pela ajuda!

    Responder

  7. Otimo post, eu fiz exatamente tive problemas e nosso ilustre João Fylho fez um belo comentário, então finalmente apareceu como imagem destacada dentro do blog, mais o thumbnail não aparece na pagina de categoria e nem em nenhuma listagem do blog, como faço para o thumbnail aparecer na listagem da home e das categoria?
    Muito obrigado

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.