Como modificar e criar Links Permanentes dos Posts no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A equipe do Blogger liberou, quase em segredo, uma super novidade para os usuários. Umas das coisas mais importantes para o SEO de um Blog: poder alterar os links permanentes dos artigos. No Blogger o título é forçado para virar parte do link, mas agora nós podemos modificar isso manualmente se quisermos, deixando o endereço dos nossos posts mais customizados e fáceis. Esta pode ser uma das melhores mudanças do Blogger nos últimos 10 anos.

ATUALIZAÇÃO: Agora é oficial e já está liberado para todos os usuários do Blogger, no novo painel. É possível customizar os Links permanentes de artigos e páginas do Blogger.

Links permanentes do Blogger

Hiperligação permanente (para português de Portugal)

Todo artigo do nosso blog tem um endereço, uma URL, que é gerado automaticamente a partir do título que criamos para os artigos do Blogger. A estrutura do Blogger para seus links é praticamente fixa e não era possível mudar nada. Então se você criar um título “Como instalar um chuveiro” para seu Blog, o link desse post ficaria:

http://SeuBlog.blogspot.com/2012/06/como-instalar-um-chuveiro.html

Mas agora o Blogger permite que modifiquemos a parte final do link, sem depender de como ficará o título. Ou seja, podemos reescrever o link, criando algo customizável, diferente do padrão gerado automático. Assim:

http://SeuBlog.blogspot.com/2012/06/[Link permanente modificável].html

Há uma parte fixa, que não dá para mudar, mas as palavras que vão aparecer no link, podemos agora escolher livremente ou deixar que o sistema crie. Então, no menu do lado direito da página para criar novos artigos, temos a opção “Link permanente” (Hiperligação permanente), como você pode ver na imagem abaixo:

Criando Link permanente no Blogger

Como disse, nesse novo menu podemos deixar no modo automático, clicando em “URL automático” ou podemos modificar para o “URL personalizado” e criarmos nosso próprio link como for conveniente.

Exatamente o mesmo recurso que já temos no WordPress e é fundamental para técnicas de SEO mais apuradas.

Depois das novidades dos recursos para SEO que o Blogger liberou, era o que estava faltando para ficar mais completo e eficiente. Recomendo que leia também:

Em meus testes não vi limite de quantidade de caracteres, mas é preciso observar essa quantidade com cautela. O ideal é que não ultrapasse 160 caracteres, contando os hifens “-” que separam as palavras. Não é permitido caracteres especiais, apenas letras, números e separadores.

À medida que vamos escrevendo, o sistema vai mostrando o resultado de como está ficando e se é permitido ou não a modificação que fazemos.

Não é possível reeditar ou modificar a URL de artigos já publicados no Blog. Esse novo menu só funciona para novos artigos.

Já está disponível para todos os usuários do Blogger. Começou no painel do “in Draft” (plataforma de testes do Blogger), mas já foi liberado para qualquer pessoa.

O mais interessante é que ainda não está visível ou disponível para todos essa mudança tão significativa. Para acessar e usar a novidade você precisará acessar o painel do Blogger por um endereço alternativo, o painel Blogger in Draft.

É exatamente como o painel comum do Blogger, só que é onde a equipe do Blogger aplica as melhorias que estão em testes antes de liberar para todos os usuários.

Recomendamos que leia o artigo sobre as mudanças nos menus para SEO do Blogger e que tenha o máximo de cuidado na hora de criar links permanentes. Só use esses recursos se você estiver seguro do que está fazendo.

.

44 Comentários

  1. Eu já fazia links permanentes antes dessa novidade aí. Pra quem não conhece o macete é só colocar o título que você quiser no post, clicar em publicar, mas antes da página carregar completamente, você aperta ESC e coloca então outro título, o que você realmente que para o post. Assim, quando você vai ver o post tem o segundo título com o link do primeiro 😀

    Responder

    • Isso nós já ensinávamos aqui.
      Mas o problema é que ainda era limitada a quantidade de caracteres e não era algo natural de se fazer. Agora acabou o “jeitinho” e temos uma ferramenta definitiva e bem feita, sem limites aparentes de caracteres.

      Responder

  2. Que notícia ótima, Marcos! Isso vai se ótimo para nós que usamos a plataforma Blogger, isso nos dá mais liberdade. Vc não sabe a quantidade permitida de caracteres, mas é praticamente certo que seja maior do que a quantidade que era permitida quando era somente automático, não é?

    Um abraço e valeu pela novidade em primeira mão!

    Responder

  3. Ótima novidade, tenho alguns blog no Blogger e sempre achei péssimo o link permanente todo cortado.
    Já apareceu pra mim na criação de novos posts. O Limite de caracteres ta bem maior agora. Ficou show!
    Espero que a próxima novidade do Blogger seja a mudança dos comentários, eu particularmente não gosto.

    O Blogger está sempre melhorando uma novidade atrás da outra agora!

    Abraço!

    Responder

  4. Finalmente… Só falta poder editar o link mesmo depois de publicado (pra não ter que deletar e repostar cajo perceba uma caca como erro de digitação, por exemplo)

    E só falta poder aplicar alteração no nome de um marcador em todos os posts em que foi utilizado (assim como já fazemos em categorias no WordPress, por exemplo)

    Responder

  5. Olá Marcos.

    Só quero tirar uma duvida aqui. Eles estão testando ainda ? ela já está disponível para alguns usuários? ou só no Blogger em rascunho? e existe a chance de eles não usarem mais?

    Responder

    • Izaque,
      Está disponível apenas pelo Draft para quem quiser acessar e tentar usar. Quando a equipe do Blogger testa algo lá é porque está preparando para lançar oficialmente e não costumam voltar atrás em novidades desse tipo.
      Penso que podemos usar sem risco.

      Responder

  6. Opa GRANDE NOVIDADE!!! E dá para modificar a url de posts antigos sim, basta reverter o post para rascunho e publicar novamente (já na mesma data do original). O problema é que se houver links (inclusive os internos) direcionados para aquele post eles ficaram quebrados, pois a página anterior não existirá mais. Então cuidado, se vc modificar a url vc terá que alterar TODOS os links para aquele post.. Chato, mas possibilita o SEO nos títulos o que é bem legal!!! Abraço a todos!!!

    Responder

  7. Muito bom este recurso! Há muito tempo aguardava algo assim no Blogger. Já fazia aquele “jeitinho” para personalizar a URL, mas agora ficou infinitamente melhor. O método para persoanlizar os links antigos é ótimo, também havia pensado no redirecionamento para corrigir as quebras. E como foi essa a solução sugerida nos comentários, me senti ainda mais seguro para fazer.

    Valeu demais pelas informações!

    Responder

  8. Boa tarde.Mas para que serve isso?Ou melhor qual a diferença entre trocar ou deixar o que foi criado?Eu não sei se já tenho isso,pq como vc disse temos que ter certeza do q estamos fazendo e eu sinceramente ainda não tenho,mas o meu aparece assim:

    Links anexados
    -adicionar link
    -adicionar tipo mime

    Adicionar outra
    Concluído
    Nunca reparei nessa parte,nem sei se mudou algo p/ ser sincera,jamais me preocupei em clicar em links anexados. Obrigada

    Responder

  9. Parabéns Marcos Lemos, sempre atento as novidades, inclusive vi ontem sua entrevista no Canção Nova, parabéns mesmo uma simpatia de pessoa, mais bem que podia liberar o ebook aos que perderam ao vivo rsrs!

    Responder

  10. Muito bacana Marcos

    Estou começando dois projetos no Blogger, antes só usava WordPress. Essa era uma das minhas queixas em relação ao Blogger. Com essa dica ficou muito mais prático.

    Acredito que o Blogger se torne melhor a cada dia. Parabéns pelo artigo e obrigado por compartilhar.

    Abraços

    Responder

  11. Meu Deus é tudo que faltava.tenho uns 30 blog em brogger agora ficou showw!!
    Posso usar a tecnica de seo serdominaçao com todo seu potencial com as mudanças nos links.obrigado por compartilhar Marcos:-)

    Responder

  12. Dica ótima, hein? Testei hoje, plenamente funcional.
    somando com a possibilidade de programar posts no blog, twitter e facebook, da pra deixar toda uma campanha de divulgação pronta.
    valeu!

    Responder

  13. Muito bom isso! Se um dia for necessário sair do WordPress será muito simples com esse recurso e melhor sem limite de caracteres.

    Marcos me tira uma duvida. Antes disso sempre ficava curioso de saber. Se hoje eu migrar do WP para o BLG, como fica minhas urls do WP tendo em vista que elas são maiores do que o blogue permite?

    Responder

  14. Olá Marcos,

    já implementei esse recurso no blog. Muito bom. Quero tirar uma duvida com voce.

    Eu fiz a mudanca no link do blog para o antigo .com como voce ensinou em outro post. E agora teve aquele problema de estar havendo conflito entre .com e .com.br em alguns navegadores.

    Eu falei com voce e voce falou que podia voltar ao normal. Contudo a quantidade de visitas tem aumentado bastante no .com! No alexa, estranhamente, o .com tem 27 link e o .com.br tem somente 1 mas o primeiro esta 300 mil posicoes atras do .com.br!

    Pergunto-lhe: 1) se eu voltar para .com.br estes 27 links serao prejudicados? 2) vou registrar um dominio em breve, com isso tudo que estiver linkado em outros sites sera indexado pelo alexa?

    Grande abraço.

    Responder

    • Marlon,
      O importante é o endereço “blogspot.com”. O que termina com “.br” é apenas um redirecionamento e só aparece para usuários que acessam no Brasil. Seu endereço de blog continua sendo sem “.br”.
      A única coisa que estamos fazendo é cancelar o redirecionamento. O que vale é apenas o “.com” para o Google.

      Responder

  15. Olá! Suas dicas são sempre muito boas. Agora, tenho uma dúvida… Se eu mudar o nome do meu blog, será que todos os links internos, como os das páginas por exemplo, mudam automaticamente? Ou eu perco as páginas? Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.