Mudança no algoritmo do Google privilegia resultados recentes

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para quem acha que a Google vive apenas de bichinhos fofinhos, uma boa dose de cafeína também pode acelerar e mudar as coisas  na forma com exibem os resultados orgânicos. Mais uma vez a Google apareceu com grandes mudanças em seus códigos e na forma como classificam os resultados. Conteúdos recentes e atuais terão prioridade e essa simples mudança afeta até mais que o Panda.

Aos que ficaram assustados com a atualização de algoritmo do Google Panda, podem acabar se assustando ainda mais com essa novidade. E se você nem estava sabendo bem do que se trata o Panda (o bichinho fofinho que mete medo em muito SEO e blogueiro), recomendo que leia também:

Esta nova mudança que vem agora nem é tão nova assim. Trata-se do Caffeine que, nada mais é que uma nova forma de organizar o índice de links dentro da Google. Quando pesquisamo no buscador, não estamos pesquisando a Internet toda, mas a lista do índice que a Google fez, como o índice ou Glossário de um livro. O Caffeine nada mais é do que um aprimoramento na maneira de organizar e exibir os resultados desse índice de acordo com o que procuramos.

Nas palavras deles:

“O Caffeine oferece resultados 70% mais atualizados para as pesquisas na web. (…) Não importa se é uma notícia ou uma postagem em um blog ou fórum: com o Caffeine você pode encontrar links para conteúdos relevantes após a publicação mais rápido do que nunca.”
(em O novo índice de pesquisa do Google: Caffeine)

Foi mais de um ano desenvolvendo esse sistema para melhorar a velocidade dos resultados e a classificação para exibir e determinar o que é mais recente e atual. Várias implementações e agora é definitivo. Essa mudança afeta mais de 35% dos resultados, muito mais do que afetou até o momento o Panda.

Resumindo a mudança do Caffeine

O que este Caffeine vem fazer é classificar a relevância de alguns resultados de acordo com a atualidade da informação. Ou seja: quanto mais recente e novo for o conteúdo, somado a fatores como originalidade, relevância e até velocidade, maiores serão as chances de vigorar entre os primeiros.

Estes resultados são mais voláteis e sazonais, dependerão do que está sendo debatido nas mídias, e envolvem mais notícias, eventos e acontecimentos. O fator tempo (data) é o que mais importa.

Mas isso também afeta diretamente a atualidade e a atualização de um conteúdo. É preferível reescrever e renovar um post antigo a escrever e publicar algo novo sobre um assunto passado. Isso obriga-nos a mantermos nossos conteúdos sempre atualizados e renovados para mantermos nossas posições.

Para sobreviver a mais essa mudança, continua valendo a máxima: produza conteúdo relevante e útil para seu público. Mas é preciso lembrar que tudo tem que ser renovado, atualizado e revisando quando for necessário.

Fonte: Resultados de pesquisa mais recentes e atuais

.

26 Comentários

  1. Boa mudança, os websites de noticias ficaram serão privelegiados por esse lado bom do Google, Adeus aos plagiadores de conteudos….

    Responder

  2. No Hospital Google o Doutor Panda aplica uma dose excessiva de caffeine nos enfermos. Então, boa noite a todos, e que Deus os tenha. Pois agora desligaram os aparelhos de vez daqueles que já estavam respirando com ajuda artificial.

    Panda + Caffeine = Eutánasia Google para blogs e sites

    Responder

  3. Ainda bem que eu curto ursinhos fofinhos e adoro tomar um pouco de cafeína de vez em quando. 😀

    Acho que todos os blogueiros tem que desenvolver o hábito de produzir conteúdo de qualidade, original e ao mesmo tempo relevante para o público em questão.

    A muito tempo também é mencionado que a prática de atualizar posts mais antigos podem melhorar a nossa indexação nos resultados de busca, e manter nossos artigos nas primeiras posições. Afinal o Google adora sites que são atualizados regularmente.

    Acredito que este novo algoritmo só veio para ajudar ainda mais. Quem leva seu blog a sério e produz conteúdo exclusivo, sempre mantendo seus artigos atualizados não há com que se preocupar.

    Os blogueiros que não fazem isso, é que devem realmente se preocupar com o novo Caffeine e o grande urso PANDA.

    Responder

  4. No meu caso a novidade não é tão favorável. Publico receitas, muitas que eu desenvolvo através da pesquisa de palavras chave, justamente para manter meu conteúdo relevante. Acontece que muitos copiam a ideia e publicam em seguida receitas similares. Quem vai aparecer nas primeiras colocações da pesquisa? Os que copiaram a ideia….

    Responder

    • Dirlene,
      Claro que não.
      Quem pulicou primeiro e foi original será sempre o primeiro. Se essa é sua prática, não se preocupe.
      Além disso, o seu tipo de conteúdo não é afetado pelo Caffeine, que visa conteúdos que mudam rapidamente. receitas são mais duradouras.

      Responder

  5. Muito interessante que venham as mudanças.
    Vou levar um link daqui para meu blog, tá?
    Todos precisam saber disso e virem aqui para ler bem explicadinho.
    Obrigada pela informações.
    Até.

    Responder

  6. Oi Marcos, tive a mesma preocupação que a Dirlene, já que posto tutoriais e testar, fazer, tirar foto e tudo mais, demora, então, acabo postando só uma vez por semana. Que bom que este tipo de postagem não será afetado.

    Não entendi o reescrever e renovar. Como exemplo, se tenho um post sobre um brinquedo que fiz para uma amiga, mas que não postei o tutorial, então se eu editar esse post, ele tem mais chance de “aparecer”, é isso?

    Abraço, e muito obrigada por sua ajuda, meu blog ficou melhor (e ainda está ficando) depois que conheci o seu trabalho 🙂
    Pat

    Responder

  7. Eu acho muito bom isso, tenho um blog do Galo e postamos até mais de 2 postagens por dia de vez em quando, com textos 100% de nossas autoria. E está ajudando bastante, minutos depois de postarmos já aparece nas buscas do Google.

    Responder

  8. Muito Bom, sempre encontro informações uteis no Ferramentas Blog, gostei muito da novidade, apensar de estar com meu blog desatualizado por falta de tempo, recebo visitas vindas do Google por palavras chaves, no caso de cantores ou bandas e a maioria aparece na primeira pagina do Google, E mais uma novidade que vem beneficiar Blog como este que produzem conteúdo de qualidade .
    Muito Obrigado !

    Responder

  9. Hum, ao renovar determinado artigo no Blog, mantemos a data original ou com a renovação também compensa alterar a data de publicação e deste modo ‘republica-lo’ fazendo com que ele se torne visível novamente por algum tempo na home?

    Responder

  10. Meu site tem apenas 5 mesês e eu estou com 1383 posts, consegui fazer um bom trabalho de SEO, e atualmente estou com pagrank 3, e o site aparece no google em segundo lugar abaixo do Wikipédia, vejo muitos amigos aqui da minha região que tem Site e Blogs a mais de três anos e não aparecem nem sequer na busca do Google, por isso é muito importante estar lendo e vendo artigos importantes como é o caso deste texto que o amigo escreveu, Eu mesmo sei que tenho muito a aprender, o Site Ferramentas Blog foi um professor pra mim, sempre estou por aqui tirando duvidas e aprendendo com os seus artigos, meus parabéns.

    Abraços .

    Camilo Aparecido de Almeida – Registro-SP

    Responder

  11. Deixe eu aproveitar uma gancho do amigo Tiago para tirar uma duvida minha, quando programamos uma postagem por exemplo com uma senana de antecência e aquele assunto se torna relevante, quem postou primeiro leva vantagem ou conta o dia da programação da postagem ?

    Marcos vc já criou uma página para o Ferramentas Blog la no Google + ?

    Responder

    • Publicar primeiro pode ser interessante, mas a Google leva em conta a qualidade do conteúdo. Só o fato de ser primeiro não garante aparecer bem nos resultados. É uma soma de fatores. Pode ser que alguém que publique algo bem depois, posso aparecer no topo por ter preparado melhor o conteúdo e feito algo mais completo e relevante sobre aquele assunto.

      Sim… já criamos uma página no G+.

      Responder

  12. Achei muita boa as mudanças trazidas pelo Google Caffeine. Com essas mudanças, podemos focar ainda mais na produção de conteúdo, melhorando o portfólio das empresas e de futuros profissionais. Às vezes é chato encontrar sites e blogs com conteúdo pobre, e eles só tem a perder, ainda mais agora com o caffeine.

    Responder

  13. Pingback: Meu blog perdeu visitas do Google, e agora o que fazer? | Quero Criar um Blog

  14. Marcos, no caso do meu blog, eu falo sobre as minhas impressões a respeito das visitas que fiz em restaurantes, bares, lanchonetes etc.

    Pelo que entendi da leitura do seu post, em caso de retorno a um local já visitado, é mais interessante atualizar o post original do que escrever outro post falando sobre a segunda visita, estou correto?

    Em caso afirmativo, você reescreveria completamente o post (mesclando as duas visitas) ou colocaria as informações da segunda visita separadamente?

    Obrigado!

    Responder

    • Eu reescreveria algumas coisas, atualizaria imagens (fazendo um “antes e depois”, se fosse o caso) e acrescentaria as novas informações explicando que o post foi refeito após uma segunda visita, incluindo a data.

      Responder

      • Obrigado pela resposta!
        Outra dúvida: ao fazer a atualização do post, naturalmente essa atualização não aparece para o visitante que entra na página principal. Além da utilização das redes sociais, que outra boa forma de divulgar que um determinado post foi atualizado você indicaria?

        Responder

        • Gustavo,
          Quando faço mudanças e atualizações significativas, que seja relevante comunicar ao meu público alvo, faço isso via redes sociais sempre e até enviando uma newsletter. Acho que são os melhores meios.

          Responder

  15. Pingback: Vem ai a próxima grande mudança no Google Search | Quero Criar um Blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.