Muitas visitas para seu Blog ou ser influente: o que é melhor?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esse é o tipo de pergunta que todos sabemos a resposta, mas muitos insistem em continuar no caminho errado. Mesmo que a resposta possa parecer óbvia, vale rever isso e entender como ser relevante e influente pode tornar seu blog mais útil e, aí sim, mas visitando de forma consistente e crescente. A influência e a relevância de um blog/site é algo intangível, não dá pra medir com o Google Analytics, mas há outros meios de provar sua importância.

 

Li o artigo do Blog Site Sketch 101, Time Management #1: Traffic vs. Influence, que é uma das inspirações mais importantes do [ Ferramentas Blog ] e me ajudou muito a tomar os rumos que seguimos hoje. Vi a forma objetiva como abordaram esse tema e resolvi dar a minha versão para o mesmo tema – e ajudar quem não lê inglês com fluência.

 

Boa parte dos contatos que recebo aqui são de blogueiros (novatos e veteranos) perguntando ou simplesmente interessados em produzir mais tráfego para seus blogs. Muitos nem chegam a produzir conteúdo de qualidade, nem têm um público alvo específico, para não dizer coisa pior.

Já tratei aqui sobre as questões da “Taxa de Rejeição” que mede uma parte da qualidade das visitas que um blog/site recebe. Essa Taxa leva em conta o tempo de permanência de uma visita e o número de páginas visualizadas. Se essa taxa de rejeição for muito alta, significa que a qualidade das visitas que seu blog recebe são ruins.

 

Um blog que receba 1000 visitas/dia pode ser menos influente e relevante para seu público do que um que receba apenas 100 visitas/dia. A sua influência pode ser medida pela capacidade de agregar valor ao conteúdo, de levar mais pessoas ao debate sobre determinados temas ou mesmo determinar tendências, vender um produto. São esses blogs que recebem muitos comentários e têm alto índice de visualização de páginas.

 

O mais importante para um blog ou site é ser lido. Sim, vou repetir: o mais importante é que muita gente visite seu blog, mas leia o que você publicou. Quando a taxa de rejeição é alta, significa que seus visitantes não lêem o que você publica, então receber 1000 visitas não tem valor nenhum, pois não atingiu ninguém. Já, se seus visitantes se interessam pelo que você faz, lêem e comentam, dão RT no Twitter, citam seu conteúdo em outros blogs, redes-sociais e fóruns, então isso significa que seu blog é influente e relevante.

 

Por fim, vale lembrar que um blog para ter crescimento sustentável e sobreviver a longo prazo, tem que ser relevante e original e seu autor tem que buscar constante relacionamento com outros blogueiros e estar onde seu público alvo está. Não estou dizendo que só blogs com poucas visitas é que são bons. Há grandes blogs muito influentes e relevantes, mas isso não aconteceu da noite para o dia e são fruto de anos até. Preocupe-se sempre com a qualidade de seu blog e em como você pode melhorar, assim a sua relevância, originalidade e influência vão gerar mais e mais visitas.

 

Acredito que se deva ler mais aqui:

.

15 Comentários

  1. Falei no último post do meu blog, que todo blogueiro tem como meta alcançar o maior número possível de leitores. Afinal, se nossos artigos fossem escritos somente para satisfazer a nossa vontade de escrever eles não estariam em um blog e sim num diário pessoal.

    A questão levantada por você, ganha contornos diferenciados quando aborda dois temas que para muitos são sinônimos: A questão das visitas e da influência.

    Por exemplo, um blog de humor pode possuir muitas visitas, porém não trará nenhuma influência, por outro lado, um blog com dicas para blogues, pode ter muita influência porém poucas visitas.

    Particularmente não prucuro blogs por causa do seu número elevado de visitas, procuro por causa da sua relevância e influência. Neste ínterim desprezo totalmente os blogs de humor e uso costantemente os blogs com dicas como o seu, o Dicas blogger, o Icebreaker e outros do gênero.

    Belo artigo! Um grande abraço.

    @jmpsousa

    Responder

  2. É isso, Marcos. Lendo o seu artigo fiquei me questionando sobre que tipo de blogueiro eu sou. Não obtive uma resposta que me convencesse. O que sei é que sinto uma satisfação muito grande quando recebo muitos comentários, quando noto que aumentaram os assinantes de feed, mas neste ano em especial mudei uma coisa. Passei a me preocupar menos com as estatísticas. Trabalharei com a divulgação dos posts, procurarei escrever algumas coisas interessantes, originais ou não, mas não ficarei me pressionando para verificar constantemente a quantidade de visitas. mantive apenas o Analytcs para acompanhar os posts que mais recebem visitas e observar melhor de onde elas vêm. É isso.

    P.s.: escrvendo o comentário, descobri que influente eu não sou e que não recebo muitas visitas no blog. Isso significa que corroborando com o que o José falou, eu deveria escrever um diário pessoal.

    Responder

  3. Esse post deveria ser leitura obrigatória da cartilha de qualquer blogueiro. Ainda fico meio confuso ao tentar encaixar meu blog em alguma categoria, em tentar atingir algum nicho, já que a proposta principal quando o criei era que qualquer coisa poderia virar um post. Com apenas 4 meses de blog, obviam,ente não me considero nada influente, mas fico muito feliz em ver que minha taxa de rejeição não chega a 10%.
    Preciso me dedicar mais ao meu blog, mas outros fatores externos contribuem para que eu não o faça, mas dicas como essa certamente me ampliam o horizonte pra produzir e caçar conteúdo mais interessante e relevante.
    Por enquanto, meu blog é mais diversão do que outra coisa, mas não é porque me divirto que não quero que ele seja popular e faça sucesso.

    Responder

  4. Também concordo com vocês. Alguns usuários de internet atualmente procura se informar sobre os mais interessantes artigos, os de mais relevância, tal para sua vida profissional ou para o seu blog, e esse é um número fiel de leitores, que sempre visitará o seu blog. Por exemplo, eu sigo somente 3 blog em minha conta Google, esses são o Dicas Blogger, Ferramentas Blog e o Usuário Compulsivo. E eu tenho certeza que nesses blogs eu encontro o que preciso, o que realmente é relevante para mim. E mesmo se esses blogs não tivessem tanto sucesso e visitas eu ainda os seguiria, pois eles são importantes para mim, entende?

    Responder

  5. Olá, Marcos! Muito relevantes as informações que apresentou neste post.

    O Análise Blogueira pode ser considerado um exemplo do que você diz. Quando iniciei a escrever nele, vivia frustrado por não angariar tantas visitas quanto os blogs concorrentes, mesmo que dominasse as técnicas para fazer isto acontecer. E vivi isso até pouco tempo atrás.

    Com o relançamento do blog, agora em 2010, abandonei esta sede por conseguir um alto número de visitas e passei a organizar melhor a relevância do blog. Assim, desde o início do ano, as visitas aumentaram assustadoramente. Portanto, como você mesmo disse, uma hora ou outra, a relevância irá nos dirigir um alto tráfego!

    Um grande abraço e parabéns pela qualidade de seus textos!
    Alan Niemies
    http://www.analiseblogueira.com

    Responder

  6. Antes de comenzar quiero mencionar que estoy usando traductor de Google porque no hablo mucho español en absoluto. Así que espero que todo se trata bien.

    Gracias por mencionar mi artículo y la promoción de este principio muy importante. Tenemos que conseguir los bloggers para comenzar a poner a los lectores antes de las estadísticas. Tenemos que empezar a hacer que se sientan cómodos y entusiasmados y tenemos que gastar menos tiempo a trabajar en la simple construcción de números sin sentido.

    Contenido exclusivo. Diseño asombroso. Acogedor. Respuestas Friendly. Estas son las claves del éxito de los blogs … no mirando las estadísticas de tráfico.

    Responder

  7. @Nicholas Cardot (Site Sketch 101)

    I feel very grateful for your comments here on my Blog.
    You are one of the best and most influential bloggers and I always recommend your work to my readers.

    P.S.: We speak Portuguese in Brazil. But it's ok.

    Responder

  8. Ahaha, Hordones, só não vou dar RT no seu post para eu não ser mais azeda do que já sou… Acabo de ler um twitter de alguém perguntando: "de que adianta ter mil seguidores se ninguém te responde quando precisa?"
    Bom, se seus seguidores são seus seguidores por obrigação para ganhar algum prêmio, você tem tráfego e números… Só!
    Seu texto responde isto.
    Já tinha lido este post, mas naquela de sair lendo tudo que tem por aqui, deixo passar muita coisa sem comentar.
    Prefiro ser reconhecida com alguém que ajudou. Emociono-me muito recebendo um comentário de alguém que nem blog tem dizendo o quanto eu ajudei, ou como deixou de tirar as cuticulas por causa de um post meu. (Meu mundo é mulherzinha). E já disse algumas vezes aqui o quanto o Ferramentas Blog me ajudou. Acho isto sim o mais importante!

    Pensando bem… Estou meio azeda hoje, sexta à noite, eu em casa… Vou dar um RT sim!

    Abraços!

    Responder

  9. Eu gosto mais dos acessos do que da influência, questão de gosoto não se descute, um blog pode ser influênte se ele receber em cada podt de 500 a 1000 RTs no Twitter, ou simples 2000 curti no Facebook, e no Brasil isso n~~ao existe, só com os grandes dos Estados Unidos, tipo o super mashable.

    Responder

  10. Marcos
    É bom ter alguém que nos coloque para refletir sobre o que realmente é importante para nós.
    No meu caso, confesso com vergonha e timidez, que eu acredito no que eu escrevo, mas quando olho a estatística do blogger, eu choro, porque não vou ser falsa e dizer. Não tem problema não ter visita. Crescer dói, em todas as áreas da vida. Aindaa bem que outros "blogueiros" se tornam amigos e apóiam este começo.
    Lendo o que você escreveu me faz refletir sobre as minhas dificuldades.
    Talvez esteja mesmo muito no início e tenha que aprender muiiiiiiiiita coisa, especialmente, não ficar ansiosa por resultados.
    Agradeço esta postagem tão importante

    Responder

  11. Marcos, fico louco com seus posts. Pesquiso e pesquiso sobre blogs, comportamento de blogueiros e leitores de blogs e sempre acabo caindo aqui no Ferramentas Blog.

    Aqui é que encontro as respostas para meus questionamentos. Acho que isso é ser influente. É ter esta importancia para um leitor e faze-lo vir aqui nesta caixinha escrever um comentário. Os numeros podem crescer de um dia para o outro mas ganhar leitores de fato é muito mais difícil, porém muito mais prazeroso.

    Abraços

    Responder

  12. Pingback: 5 dicas para conquistar a confiança dos visitantes do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  13. Pingback: Dicas para ter mais credibilidade | [ Ferramentas Blog ]

  14. Pingback: Dia 28: Use redes-sociais para ampliar o alcance de seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  15. Para meu blog, o mais importante não é a quantidade de visitas e sim, a interação que as postagens geram. O retorno em comentários e troca de informações. Não adianta nada ter muitas visitas, mas ter uma taxa de rejeição alta. O importante é fidelizar o público!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.