Mudanças no formato dos endereços de Blogs no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Conforme a equipe do Blogger havia anunciado em Janeiro/2012, agora as URLs dos Blogs terão um acréscimo da extensão  referente ao país de origem daquele conteúdo. Isso significa que os endereços de blogs do Blogger de brasileiros agora são http://NOMEdoBLOG.blogspot.com.br. Essa é uma mudança automática feita por redirecionamento programado direto na estrutura do Blogger. É inevitável e afeta a todos.

Já havíamos tratado dessa novidade do Blogger em Janeiro/2012, quando a equipe deles comunicou essa possibilidade. Agora a mudança já está em vigor e afeta os blogs no Brasil, mudando sua extensão. No artigo do link abaixo você pode ler todas as implicações dessa mudança.

Se você usa o endereço padrão do Blogger, o redirecionamento de seu endereço já está sendo feito, aparecendo agora o final .br para toda a estrutura de URLs do seu Blog. Você não precisa fazer nada para isso e não há como reverter essa mudança.

Questões de SEO

Não será preciso mudar o sitemap do seu blog no Webmaster Tools da Google e nem avisar o Google da mudança de endereço. O próprio sistema do Blogger se encarregará de solucionar possíveis problemas e não há risco de conteúdo duplicado, já que os dois endereços continuam valendo.

Esse é um procedimento de redirecionamento, o que significa que o endereço antigo funciona e as pessoas podem acessar seu Blog sem o .br no final.

Isso não afeta quem tem domínio próprio, quem não usa o endereço gratuito do Blogger.

Aparentemente não haverá perda de links que apontam para o blog e também não afetará o PageRank dos Blogs, mantendo-se a indexação atual dos conteúdos no Google. Algumas pessoas já viram que o PR zerou, mas deve voltar ao normal na próxima atualização.

Possíveis problemas

Mas é bom continuar monitorando especialmente os links. A dúvida fica em saber qual endereço devemos divulgar agora. Penso que o melhor é não mudar, divulgando e gerando links para o endereço padrão, já que estruturalmente nada mudou.

Alguns usuários já perceberam problemas com sistemas de comentários do Facebook que está incorporado ao Blog e até perda de cliques nos botões de redes sociais. Uma vez que tais códigos rastreiam os links, se a URL mudou significa que o endereço mudou e pode acabar considerando uma contagem menor. Não vi acontecer, mas pode significar perda de seguidores. Os seguidores continuarão lá, só não vão aparecer para o novo endereço.

A meu ver essa mudança não afeta muito, mas pode ser um problema no futuro caso o Blogger não faça o redirecionamento direito. Vamos esperar a manifestação oficial do Blogger para saber como agir de agora pra frente. A verdade é que não dá pra ter certeza de todos os problemas ainda.

.

37 Comentários

  1. Marcos, meu blog apareceu hoje com um alerta de blog malicioso, ao abrir a pagina aparece esta mensagem. Pesquisei outros blogs com a extensão blogspot, e em alguns começou a aparecer esta mensagem. Entrando pela página no Facebook, ela aparece normal. Será um dos problemas originados pela mudança na URL?

    Responder

    • Braga,
      Normalmente aviso de Malware é algo grave e pouco tem relação com a URL, mas com o conteúdo das páginas. Mas não descartaria a possibilidade de uma confusão do Google.
      O melhor é olhar no Webmaster Tools para varrer o blog.

      Responder

  2. Só para alertar também se você usa ADSENSE e restringe os anúncios somente para as suas URLs, é necessário adicionar o novo dominio o quanto antes para não perder dinheiro! Eu me ferrei nessa! Devo ter perdido uns dolares.

    Responder

    • Sybylla,
      Em meus blogs de teste não percebi grandes variações, mas eles também têm poucas visitas diárias. Pode ser que a variação percebida tenha a ver com algum problema no rastreamento do contador de visitas que você usa, por conta da mudança do endereço… mas realmente não sei responder.

      Responder

  3. Marcos, o problema, além do meu, é que não consigo acessar sites com a extensão blogspot.com.br. Aparece a mesma mensagem de “site malicioso” e no relatório do Norton Safe, “ameaça de identidade” 1
    localização: [link suprimido]

    Responder

  4. O Norton da aviso de site inseguro pra todos os blogs no blogspot q eu entro. Estou vendo que tem alguem aqui com o mesmo problema.

    Responder

  5. Vai ter sim queda nas visitas, pois eu mesma não consigo acessar mais nenhum blog do blogspot sem ter o aviso do Norton de que não devo prosseguir porque o site é malicioso!!! É lógico que ninguém vai querer insistir em ir ao blog depois de ser avisado pelo seu antivírus

    Responder

    • José,
      O redirecionamento está sendo implantado aos poucos pela própria equipe do Blogger. Nào se preocupe, pois seu blog tb terá. Nào há nada o que fazer, senão esperar.

      Responder

  6. Bem, a informação do post está errada, a mudança de URL acontece no país do visitante, não tem nada a ver com o país de origem do conteúdo.

    Qualquer blog no blogger vai ter sempre o domínio do país do visitante, ou seja no Brasil será sempre com.br, em Portugal pt, no Japão jp e por aí fora.

    Portanto não há absolutamente nada a mudar nem devem promover mais nenhum link que o .com.

    Como esta mudança afecta muita coisa, principalmente quem usa publicidade nos blogs, esperemos que mudem de ideias em relação a isto.

    Responder

  7. Para quem costumava colocar post nos agregadores de links, devem ter cuidado em alterar a extensão … no meu caso .pt para .com visto o blog estar registado nesses agregadores com o domínio padrão.

    Obrigado

    Responder

  8. Marcos, meu domínio é personalizado. O “.br” também será adicionado a meu endereço?

    Antecipadamente agradeço e parabéns pelo trabalho!

    Rara

    Responder

  9. Marcos uma coisa que reparei também, foi que com a indexação do meu blog. antes do dia 15 indexava rapidamente em segundos ou minutos… Hoje vi que demora de 2 a 3 dias pra indexar. Será com essa mudança da url ta afetando isso também?

    Responder

  10. Inicialmente, parabéns pela postagem e esclarecimentos, estive com muitas dúvidas a cerca das mudanças e muitas coisas aqui me ajudaram a entender melhor, mas ainda tenho algumas dúvidas…
    A respeito do feed, uso o feedburner para diversos serviços automáticos, entre eles publicar automaticamente em certos facesbooks e twitters. Vai ser necessário queimar o feed atual e refazer todo o processo?
    Também usava um “ping automático”, para atualizar os sites no technorati, yahoobuscas e bing. Será necessário refazer todo esse processo com a mudança da google para o domínio?

    Obrigada o/

    Responder

    • Letícia,
      Aparentemente não será necessário nenhum tipo de mudança noutros serviços. Tudo continua funcionando normalmente usando o endereço padrão do Blogger em os redirecionamentos.

      Responder

  11. Eu montei um blogspot,com o endereço padrão,depois comprei um dominio personalizado .com,fui atualizar para o novo endereço o blog sumiu,tem jeito de reverter para o endereço padrão,ou posso deletar e criar outro com o mesmo nome.O nome atual é momentobike.com,o antigo era momentobike.blogspot.com.

    Responder

  12. Olá pessoal da Ferramentas Blog, espero resposta pela minha dúvida:

    Percebi uma queda acentuada nos acessos do Blog de uma hora pra outra desde que mudaram as urls, ai fui ver e as posições de meu blog nas pequisas não param de cair e continuam com o endereço .com

    Será que isto está acontecendo com todo mundo de perder posições? Será que vai ser temporário, vai voltar ao normal? Estou preocupado, pois trabalho, trabalho e trabalho nos blogs, os usuários adoram o conteúdo e estas besteiras do Google só me causam problemas e o Blog não vai pra frente…

    Responder

    • Muita gente está reclamando do mesmo problema e ainda não dá pra saber exatamente o que está acontecendo. Acredito que, se é culpa das mudanças do Blogger, eles vão ter que ajustar isso para não prejudicar ninguém.

      Responder

  13. Prezados, fui hj dar uma olhadinha no meu blog depois de um tempo sem conexão. Ao tentar ver estatística no ícone do whois among us, não vinha mais os dados como antes. Havia um aviso de que o blogger tinha novo visual e pra acessar liquei onde estava indicado. Acontece que não vejo mais meu blog como antes, no sentido de entrar na página e ler posts etc. Ficou uma m…já não bastava as mudanças horrorosas so orkut agora mais essa? como faço pra normalizar as coisas já que nem a ajuda do blogger tem uma acesso racional e amigável de resolução de problemas, os fóruns são um hospício geral! ERa tudo tão bonitinho e organizado, virou uma zona!Tem como reverter essa ‘khada’ do blogger?

    obrigada!

    Responder

  14. Pingback: Como voltar a URL do Blogger para o padrão “blogspot.com” sem o país | [ Ferramentas Blog ]

  15. Amigo quando pesquiso no google o url do meu blog com o “.com.br” não aparecem resultados.Mas quando utilizo apenas “.com” aparecem vários resultados. Agora vem a duvida, devo divulgar com o “.com” apenas certo?

    Responder

    • Pablo,
      Sim. Divulgue o seu blog apenas com o “.blogspot.com”. O adicional de país é o próprio sistema do Blogger que coloca e você não precisa se preocupar com ele.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.