Não comece um novo Blog… vai fracassar!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Ah! Como tem blogueiro viciado em criar blogs, mas incapazes de levar algo adiante de verdade… Sempre me deparo com gente criando blogs à dezenas, com novos projetos e idéias que sempre acabam abandonados, são ruins e nunca deveriam ter começado. Então, a pior coisa que você pode fazer agora é criar um novo blog, pois é garantido que será só mais um a fracassar e ir pro lixo virtual.

Tenho certeza, claro, de que aparecerão “blogueiros” se sentindo “moralmente ofendidos” por ver aqui um artigo desencorajando que mais blogs sejam criados.

Não estou dizendo aqui que novos projetos vão dar errado, mas a chance de um novo blog seguido de vários fracassos se juntar a todos os outros é muito grande. Caso você já tenha criado mais do que 2 blogs diferentes – com assuntos diferentes – e todos os dois não passaram de 3 ou 4 meses de existência, não deram certo (por qualquer motivo), por favor não tente mais.

Você pode fazer diferente!

Por que não, ao invés de tentar criar algo novo, revitalizar seus antigos projetos, insistir mais um pouco e ganhar mais experiência como blogueiro?

Avaliar o que deu errado, tentar entender o que levou seus outros blogs a fracasso pode ser a chave para que algo dê certo. Sempre insisto aqui que um blog é um projeto a longo prazo. Se você não deu chance e não se esforçou o suficiente naqueles outros, é certo que um novo blog também dará errado pelos mesmos motivos.

Pior ainda é você querer desistir de um blog que já mantém, usando como desculpa que, se começar outro, fará melhor.

Escrevi um post com 5 dicas de como revisar seu blog ATUAL, para que ele não acabe logo. Recomendo que leia e veja as tais sugestões antes de continuar com a ideia de querer começar algo completamente novo: o artigo chama “Seu Blog vai acabar em 2012“.

Tudo bem. Crie um novo Blog!

Sei que muita gente vai teimar e criarão blogs novos aos milhares, mesmo diante das evidências mais fortes de fracasso iminente.

Se você vai mesmo começar um blog novo, que seja então depois de estudar e aprender o básico necessário. Revise o que deu errado, crie um projeto consistente e saiba o que você quer de fato ao embarcar nessa.

Tem aqui outro post importante: Não continue com seu Blog sem responder isso… Vou colocar as perguntas aqui, mas seria bom ir até o post original e ler o complemento de cada questão levantada para refletir e aprofundar melhor sobre cada ponto.

  • 1. O que você tem a dizer? O que você quer dizer?
  • 2. Quem vai ler seu blog? Para que lerão seu Blog?
  • 3. Quem são os concorrentes?vai ter gente MUITO melhor que você.
  • 4. Qual o objetivo do seu Blog? Você tem um plano?

Agora é você quem decide. O melhor mesmo é usar essas dicas para resgatar seus blogs abandonados antes que querer se lançar em algo novo.

.

53 Comentários

  1. Eu estava assim mesmo criando muito blogs que não iam para frente, mas depois que comecei a ler as postagens do ferramenta blog eu conseguir criar um rumo um direção para o que estava fazendo. Agora estou fazendo fazendo blogs para uns amigos ganhando um pouco de dinheiro, eu agradeço a toda equipe Ferramenta Blog pelo ótimo trabalho!

    Responder

  2. Marcos, um ótimo artigo.

    Recentemente comecei um projeto, o qual não durou uma semana, devido a minha animação e paixão pelo assunto. Desisti de levar adiante o projeto, o qual eu trabalhei durante muito tempo, e estou decido lançar outro blog, com um projeto inicial mais simples e um assunto que realmente em amo.

    Este artigo foi bastante útil.

    Abraços, Felipe.

    Responder

  3. Eu mesmo tenho um projeto de um blog novo. Acho que cheguei a falar disso no ano passado aqui mesmo no Ferramentas Blog. Estou fazendo os planejamentos e isso demanda muito tempo. Esperava a evolução do setor e agora ele está mais interessante. Acho que se eu o criasse na época, fracassaria.

    Procurei várias pessoas para iniciar o projeto comigo, mas não levaram fé. Foi assim com o Dicas Browser e agora vai ser com o segundo blog.

    As pessoas criam expectativas demais no início do blog e não param para pensar na caminhada para o seu crescimento. Muitos blogs acabam abandonados por conta da alta expectativa.

    Responder

  4. Fico pensando com meus botões… devo ser um ponto fora da curva. Principalmente quando penso que depende muito do que você deseja com um novo blog… Mas é pertinente pensar nisso. Li certa vez que quem cria muitos blogs precisa aprender a usar melhor os marcadores/labels. No fundo, no fundo, é bem verdade.

    Responder

  5. Ahhh… preciso dizer que o que o Marcos Damaceno disse aí é bem verdade. A grande maioria fracassa porque coloca muita expectativa no retorno a curto prazo. Fazer blogs é, pelo menos pra mim, um exercício de paciência. Mas o retorno vem proporcional ao investimento [tempo, dinheiro, reflexão…]

    Responder

  6. Meu caso é totalmente esse ja fiz centenas de blog Literalmente. Marcos me responda se o que vou fazer é certo.

    Vou começar a ler todos os artigos desse blog vou estudar css e HTML via apostilas e preparar um projeto com Objetivos e tudo mais e so começar quando o Projeto estiver pronto Objetivos pelafrente e Manjando o que vou postar e Ensinar.
    essa minha teoria de fazer o blog ta certa?

    Responder

    • Luan,
      É sempre bom poder aprender e aprofundar máximo possível para começar um novo blog. com um bom planejamento e conhecimento adequados, você tem mais chances de acertar.

      Responder

      • Vlw marcos eu tinha essa duvida e sabia que vc era pessoa mais adequada para me responder. terminei de estudar o basico de html
        agora css e xhtl e estudar codigos blogger.

        agora tipo seris melhor blogger ou wordpress.com?
        só quero uma totalmente gratuita.

        Responder

        • Luan,
          Tenho alguns posts avaliando o potencial do Blogger e este é milhares de vezes superior ao WP.COM. Melhor mesmo é o WordPress.ORG, mas é preciso registrar um domínio e contratar um Host.

          Responder

          • Vlw Não te chamo de marcos te chamo de solução de meus problemas ^^.
            Vlw ai vou passar um tempo agora preparando meu projeto eu to pensando no nicho do meu blog.
            mais sempre que eu penso em um nicho ele existe e são bem famosos o que eu devo fazer quando em deparar com esse problema?

            Responder

            • Luan,
              isso é verdade! Praticamente tudo já tem blog sobre. O que você pode fazer é ser criativo e procurar fazer diferente, ampliar os assuntos, ir além do óbvio e do que todos já fazem.

              Responder

          • Não acredito que não sabia desse detalhe. wordpress.com e wordpress.org? Mas são plataformas diferentes? Sei que a pergunta fugiu do conteúdo do post, mas fiquei surpreso. É assim mesmo, vivendo e aprendendo.

            Agora, quanto ao post, eu faço uma comparação. Quando cursava faculdade, eu pensava… se não pagar essa cadeira na segunda oportunidade eu desisto do curso. (cursava Matemática, e pagar Álgebra Linear é super complicado). Bom, eu e mais dois colegas pagamos a cadeira, de uma turma de 45.

            Dessa mesma forma estou tentando, mas com o mesmo blog, pois comecei muito errado na blogosfera. Cometi erros bobos, apenas porque não busquei a informação no lugar certo. Hoje as coisas mudaram muito e fico feliz com que compartilho todos os dias.

            Tentei achar um comentário que fiz aqui no FB quando havia dito que estava desistindo do meu blog, “devido” a um artigo que me desanimou muito. Nada de errado como o artigo, o errado era eu.

            Queria fazer bem mais, vídeos aulas por exemplo, mas não tenho como investir em algumas ideias por enquanto.

            Abraço!

            Responder

  7. Existem dois tipos de blogueiros. Os que desistem de um blog por cansaço mental e desejam criar um novo blog para renovar seu conceito e idéias e os blogueiros que não são capazes de dar continuidade a qualquer blog por não terem um conceito formato em sua mente. Todos já passaram por isso. É tempo de novas idéias. Blogs são uma reciclagem diária. Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu cansado mentalmente.

    Responder

  8. Esse post é bem interessante, pois (na minha opinião) ele passa a mensagem de que criar um novo blog não quer dizer que ele será melhor que o último.
    Tenho um blog sobre games e vídeo-games nunca pensei em acabar com ele, sempre procuro novas informações, pois sempre tem algo de novo e assim o blog não fica repetitivo.

    Responder

  9. Muito bom e sincero o seu artigo, espero que sirva de referência para muitos aprendizes de blogueiro.

    Eu comecei a desenvolver sites a mais de 10 anos, já criei 2 sites um de venda de scripts, mas levei muito tempo para decidir lançar um blog, e a primeira coisa foi procurar um nicho o qual eu entenda pelo menos razoavelmente. A segunda é ter conciencia de que é um processo demorado e que deve ser levado muito à sério. A terceira coisa é não ficar preocupado com monetização e sim com a conquista de volume de tráfego e fidelização dos usuários, que só virá com conteúdo útil e de qualidade, além de estudar técnicas SEO e nunca se acomodar, pois elas mudam com o tempo (Um bom exemplo é a meta keyword que deixou de ser analisada pelo Google) e terá sempre, na medida do possível, que manter-se informado dessas mudanças.

    Não funciona criar um blog só pra ver no que dá, sem nenhum planejamento, só pra ver se dá pra ganhar dinheiro, pois isso só virá como consequencia dos fatores já citados.

    Eu já tenho na minha cabeça que o periodo de amadurecimento não é menos de 1 ano tanto para o meu blog quanto meu proprio amadurecimento como blogueiro, que até lá terei muito que aprender e estou disposto a isso.

    Acho que é muito importante conhecer os processos que correm em segundo plano, como análise e estatísticas, ver o que está ou não funcionando bem na sua estratégia, estar sempre antenado com coisas novas e nunca considerar um blog concorrente como um inimigo, apenas um concorrente com o qual você pode sempre ter o que aprender.

    Responder

  10. Olá, parabéns pelo post.

    Já há algum tempo eu escrevia para meu antigo blog BlogalizeJá, mas infelizmente tive que pará-lo pq um concorrente criou um blog com o mesmo nome mas usando o blogspot, eu usava no wordpress. Como o assunto dele não tinha nada haver com o meu, resolvi parar e criar um novo. Realmente é muito difícil conseguir uma nova audiência, até hoje o meu atual não consegue a mesma audiência que tinha com o antigo mas ele começou dar bons sinais agora. [link suprimido] Tenho um vlog chamado Caldeira no Carro e está dando uma boa audiência. Parabéns pelo texto e pela dica!

    Responder

  11. Estou quase desistindo.

    A audiência tá excelente. O Google Adsense vai bem. Finalmente consegui colocar uma caixa de fãs do facebook. Muitas visitas chegam por meio da pesquisa do Google.

    Mas alguns posts que eu levei umas cinco horas pra pesquisar, juntar informações, reunir links e construir estão sendo copiados assustadoramente. Isso desanima qualquer um.

    Responder

    • Carlos,
      infelizmente temos que conviver com gente sem caráter, que nos copiam e tentam roubar nosso trabalho. O que você pode fazer é sempre denunciá-los. Na melhor das hipóteses, entrar em contato com essa gente e exigir que o conteúdo copiado seja excluído. Vale a pena lutar pelo seu trabalho.

      Responder

    • Faça vídeos! Fica bem mais difícil copiar. É a tua voz, a tua cara, o máximo que vai a contecer é o cara incorporar no site dele, o que já é um backlink e sempre tem a chance do usuário dele assistir no youtube e encontrar o teu verdadeiro canal…

      Responder

      • Ana,
        Eu tb gosto muito dos vídeos. São uma ótima forma de atrair público e ter mais a atenção das pessoas. E, você tem razão, não dá pra copiar. Se o sujeito usar o vídeo está divulgando seu link, seu trabalho, sua cara e seu blog.

        Responder

  12. Importantíssimo teu post Marcos, parabéns mais uma vez e estou de acordo. Deixar algo levar por mais tempo é difícil. Meu blog de futebol aqui está indo aos poucos sendo melhorado e estou querendo deixar super simples e com excelente conteúdo, so conferir pessoal. Espero que meu blog seja um dos melhores por aí.

    Responder

  13. Mas marcos tipo um blog do São Paulo eu vou no globo esporte.COM vejo que aconteceu alguma coisa se eu fizer o post sobre o mesmo assunto com minhas fotos minhas palavras e meu titulo é plagio pq eu me informei lá?

    Responder

  14. Muito bom o post!
    Esses dias eu tava pensando em começar um blog novo de outro tema.
    Mas depois de ler esse post reavaliei e pensei melhor… Agora que meu blog ta começando a andar e ter visitas significativas e de qualidade, acho melhor eu investir neste agora e, quanod eu tiver tempo realmente e mais experiência eu repensar sobre o caso.
    Eu também tinha desistido do meu blog no passado. ia começar outro (também de humor), mas pensei melhor e “ressuscitei” meu antigo blog. Valeu muito a pena!

    Responder

  15. Marcos tipo criar um blog para criar posts sobre varios assuntos é errado né? ja que nao é um Nicho eu gosto de falar do que e gosto eu nao tenho uma coisa especifica para blogar o que eu faço?

    Responder

  16. Marcos seu safado! (deve haver um bom sentido para a palavra safado neste contexto)
    Sigo o blog F há mais de um ano e só agora resolvi postar um comentário sobre os artigos, este em específico foi bem provocativo, algo que eu também me manifestaria em dizer se ainda escrevesse em um blog próprio, porém me dedico mais em fazer críticas desejáveis e sempre que possível contribuir como colaborador em outros blogs.

    Abraço.

    Responder

  17. Ótimo texto, eu mesma já comecei e exclui outro projeto por simplesmente não ter a mesma vontade de continuar como senti ao criar. O melhor que fiz mesmo foi reformular o meu blog, aumentar a divulgação e com algumas dicas de outros sites como o Ferramentas consegui renovar o meu cantinho e torná-lo melhor a cada dia.

    Responder

  18. Olá Marcos,

    Esse post caiu perfeitamente a mim.. é, sou um desses que fica criando blogs a dezenas. Mas, dessa vez com o Instinto Tech vai ser diferente já que o conteúdo dele vai ser muito mais aproveitoso aos leitores já que repassarei algumas coisas que eu aprender no meu Curso Técnico de Informática 🙂

    Responder

  19. Gostei muito deste pequeno resumo do que tem que fazer para ter um blog, mas eu tive uma duvida:

    Sei que é meu concorrente, mas quais palnejamentos posso usar para ser MELHOR que ele?

    Desde já Agradeço

    Responder

  20. Criar mais do que um Blog, a não ser que você seja um Problogger profissional e altamente experiente, é suicídio.

    O bom é concentra-se fisico e mentalmente em apenas um projeto, ir aprendendo, passem os meses que forem necessários.

    O artigo está correto, quem tem experiência como eu sabe muito bem que é verdade, já criar mais de 50 sites e blogs comerciais, dos quais 40 deram errado…rssrs

    Mas nunca desisti e hoje felizmente mantenho Blogs de topo em 2 áreas.

    grande abraço e parabéns pelo artigo.

    Responder

  21. Tudo o que você falou é verdade. Acho que as vezes não basta gostar de um assunto, você tem que ter um planejamento. Quando eu comecei o Southern Rock Brasil, só lancei o blog quando eu tinha um material completo das principais bandas do estilo.

    Planejei uma estrutura que hoje está se saindo muito bem, principalmente por ser um blog de nicho. Atualmente tenho um controle do que é lançado e do que acontece sobre o meu assunto.

    Ter foco e planejamento é tudo. Ótimo post Marcos.

    Responder

  22. Eu não estava neste desespero de criar blog, mas já criei uns 4, todos fracassados, mas hj tenho um que estou levando a sério e continuarei com ele. Além disso as pessoas estão gostando, apesar de ser um blog novo, apenas com 3 meses!

    Responder

  23. Foi o que fiz nos ultimos diaas…!

    Tinah um blog que mesmo com 2 anos de existencia nao deu certo, (eu achei), não sei se não deu certo porque minah ambição era grande, ou se porque ninguem dava realmente valor.

    Mas agora, depois de um tempo, resolvi voltar ao mundo da blogosfera, e ia então criar outro blog, mas ai pensei, “pra que criar um novo blog, se o antigo ainda está aqui e ainda tenho meus poucos leitores?” e pensei novamente, “vou reativa-lo, e agora que sei quais erros nao comenter, o que fazer e o que nao fazer, estou mais experiente, talvez de mais certo”.

    Voltei, fazem duas semanas, ainda estou ajustando detalhes “tecnicos” (de HTML), e assim vou tentando leva-lo ao seu lugar na blogosfera…!

    É o que realmente devemos fazer, insistir, mas se nao estiver dando certo com o time atual, devemos sim mudar de time e continuar insistindo.

    Valeu Marcos!

    Responder

  24. Nossa, acho que nunca vi um post do Ferramentas Blog com tantos comentários, rsrs!
    Bom, foi um artigo muito bem escrito mesmo, Marcos. Confesso de eu tinha esse vício, e não foi pela incapacidade de manter uma coisa mais séria, e sim por ter várias idéias em pouco tempo. Isso não é ruim, quando sabemos controlar e dar um tempo pra cada idéia. Agora sempre que tenho uma idéia, guardo para um (possível) futuro projeto. Acho que idéias nunca são bem vindas, mas não dá para executa-las todas de uma vez!

    Responder

    • Giovanna,
      Obrigado pelo elogio… mas a quantidade de comentários nem é tanta assim. Temos posts com mais… rs!
      Volte sempre para comentar e enriquecer nossos artigos.

      🙂

      Responder

  25. Eu concordo com o texto, apenas penso que seria necessário que você definisse claramente o conceito de “fracasso”, para que então começasse sua exposição de ideias.

    Responder

    • Isaías,
      Não é preciso definir o conceito de “fracasso” quando isso é de conhecimento de todos. Fracassar é não atingir seu objetivo. Se você não sabe isso, então fica complicado entender o texto mesmo.
      Então o que é fracasso para mim, pode não ser para você, já que temos objetivos diferentes.

      Responder

      • Desculpe, mas é necessário sim definir previamente o conceito que se irá discutir. É como se você quisesse provar alguma coisa usando um argumento que ainda não foi demonstrado, você não pode fazer isso.

        Seu parágrafo final em resposta ao meu comentário mostra exatamente o porquê dessa impossibilidade…

        CORDIALMENTE.

        Responder

        • Isaías,

          “Fracasso” não é um conceito. É uma palavra bem definida e concreta. Desculpa, mas seu argumento é fraco e sem sentido. E se eu fosse ficar aqui no meu blog discutindo “conceitos” toda vez que quiser falar algo, eu montaria um blog de filosofia. Nào é este o propósito do [FB].

          Responder

          • Marcos, eu sou admirador do teu trabalho há anos, mas vejo que hoje não estás num bom dia. Desculpa se te estressei. Continuo discordando dos teus argumentos – até porque tudo o que você faz aqui, gostando ou não, é filosofia – mas vou parar pra não perder a “amizade”. Um abraço.

            Responder

  26. Pingback: O seu blog é sobre o que mesmo…? #Promoção | [ Ferramentas Blog ]

  27. Muito bom o artigo!
    Realmente, se a pessoa já criou mais de 2 blogs diferentes, e não foi persistente em nenhum deles, não adianta criar mais. Vão ficar abandonados.
    Pra um blog dar certo vc tem q postar independente da audiência.
    E pra ele dar retorno leva bastante tempo.
    Arrisco dizer pelo menos um ano…
    Isso mata os imediatistas que se acham gênios.
    Pra blogs(e pra muitas coisas da vida), mais vale um burro persistente do que um “gênio” imediatista.

    Quanto ao “fracasso” que gerou polêmica, na minha opinião a desistência é o fracasso e não a pouca audiência do blog.

    Responder

  28. Excelentes colocações, Marcos! E divertida!!!

    Sou tua fã e te acompanho no Ferramentas desde o primeiro dia do meu blog e só tenho a agradecer… pq deu certo!!
    Agora, esforço + disciplina + vontade + esforço + disciplina ………todos os dias na vida de quem quer ter um bom blog!
    Valeu, Marcos!
    Super abraço! adoro vc!
    Debora

    Responder

  29. Muito bom seu artigo Marcos.
    Realmente é preciso ter um foco e muita persistência para criar um blog.
    Gosto muito de ler suas postagens, elas realmente são de muita utilidade para nós blogueiros, em especial os iniciantes.
    Continue ajudando a “limpar” o mundo virtual, por que está precisando!
    Abraços…

    Responder

  30. Pingback: 10 motivos porque você não deve trabalhar como freelancer! – Luciano Larrossa

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.