Não continue com seu Blog sem responder isso…

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Você começou um blog, não importando há quanto tempo, mas tenho certeza de que você não se perguntou coisas importantes. Praticamente todos os blogueiros começam sem saber coisas básicas e nem estou falando de ferramentas ou sistemas. Há questões importantes para serem respondidas antes que você continue com esse seu blog e acabe fracassando junto com mais de 95% dos outros blogueiros.

Quando criamos um blog, precisamos saber e responder algumas coisas que farão diferença a longo prazo. Se você for capaz de responder 4 perguntinhas simples, então está preparado para continuar e até começar novos projetos.

1. O que você tem a dizer? O que você quer dizer?

Criar um blog é fácil e qualquer um cria, bastando saber usar o mouse e acessar a internet. Mas você criou o blog para escrever sobre o que mesmo? É preciso ter algo a dizer, que seja útil e relevante para alguém. Se não tem nada pra dizer, se só vai copiar os outros ou não conhece um mínimo sobre aquele assunto, então não crie um blog.

2. Quem vai ler seu blog? Para que lerão seu Blog?

O Blog fica disponível para todos lerem na internet, não dá pra restringir o público, mas é preciso direcionar a alguém, saber quem você quer atingir com aquele conteúdo que está publicando. Saber para quem direcionar ajudará você a divulgar, interagir e conseguir mais leitores.

3. Quem são os concorrentes?

Você não foi o primeiro a ter essa ideia e nem será o último. Há concorrentes e pessoas melhores que você já atuando nesse mesmo nicho, buscando esse mesmo público e produzindo conteúdo com maior qualidade do que você será capaz. Mas, e daí? Qual será o seu diferencial? Por que as pessoas lerão o seu blog e vão preferir você?

Sem contar que concorrentes não são inimigos. Conhecer quem e como já atuam na blogosfera, pode ser uma grande ajuda para você se desenvolver e transformar sua área.

4. Qual o objetivo do seu Blog? Você tem um plano?

Responder “Para que você criou um blog?” pode ser a salvação para sua atuação na blogosfera e ajudará você a encontrar seu caminho e a direção certa. Sem um plano se está fadado ao fracasso, pois não se sabe onde quer chegar. Também não pode ter como objetivo meramente “ganhar dinheiro”, pois não funciona assim e não é algo simples. Quem só quer “ganhar dinheiro” está entre os primeiros a desistir.

Reflita um pouco e tente colocar essas respostas no papel. Quem sabe assim, seu blog encontra o rumo?

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

21 Comentários

  1. Estou gostando muito de seus últimos artigos que visam a reflexão, parabéns…

    Concordo com você em todos os pontos e acho que efetuar um simples questionário destes a cada blogueiro de forma rotineira seria uma ajuda imprescindível para que seus blogs tomem o rumo certo…

    Excelente artigo!

    Responder

  2. Olá gente, há algum tempo estou pensando em fazer um blog, mas somente agora estou começando a me dedicar mais ao assunto. Estou estudando temas importantes para desenvolver meu blog ( alguns desses aprendo aqui no [ Ferramentas Blog ]).

    Gostei desses últimos posts do [ Ferramentas Blog ], estão me ajudando bastante no processo de criação do meu blog.

    Abraço.

    Responder

  3. Eu acho importante sempre rever esse fatores citados por que algumas vezes saímos do caminho, e partimos para outras coisas, acho que isso é essencial para que começa ou quem já começou!

    Responder

  4. Até parece que o Marcos Lê e percebe que o foco do meu blog principal se desvirtuou. E claramente devo estar dando mais atenção ao meu novo blog. Mas o primeiro vai continuar com certeza. É duro conciliar o trabalho estressante que tenho com outras coisas. Ah, se eu ganhasse na mega sena…

    Responder

    • hehehe…
      Mas eu leio seus dois blogs… ao menos eu sei que vc tem dois, ou são mais? rs!

      As vezes a gente se perde um pouco ou não gostamos nem queremos seguir muitas regras naquilo que publicamos. Eu mesmo, no meu blog pessoal não sigo nada do que ensino aqui, rs! Mas é meu blog, gosto de poder ter liberdade de escrever quando quero e sobre o que quero.

      Responder

  5. Ótimo artigo Marcos.

    Eu mesmo tive que passar por uma situação como esta para rever meus conceitos e tentar achar o caminho certo, acredito que estou conseguindo. Como você disse não existem concorrentes, mais sim exemplos de como conduzir um trabalho que está dando certo.

    Responder

  6. Sempre que venho aqui levo um tapa na cara e sou levado à reflexão.

    Tudo o que foi indagado nos itens do post teve, no fundo da minha vã consciência, uma resposta redondamente negativa.

    Descobri agora que (1) não tenho muita coisa a dizer, (2) não tenho a mínima noção sobre quem lê meu blog, (3) acho que não tenho nenhuma concorrência, mesmo porque não represento ameaça a ninguém, (4) e o pior, acho que sou meio barata tonta, sem objetivo, sem alvo, sem mira.

    Certa vez eu li o comentário de alguém aqui no blog dizendo que “odeia a palavra NICHO”, que não aguenta mais ouvir ou ler esse termo e que tinha se tornado uma questão de honra para ele não ter objetivo, não ter nicho nenhum.

    Confesso que, a cada dia que passa, estou mais simpático à ideologia desse leitor, simplesmente porque não consigo encontrar algo que eu tenha autoridade para falar ou algo que venha a interessar a uma multidão. Declaro-me, portanto, participante convicto do MSN, Movimento dos Sem Nicho.

    Aproveito a oportunidade para dizer, mais uma vez, que sou fã de seu blog. Ao lado do Querido Leitor, da Rosana Hermann, o Ferramentas me tem como leitor assíduo.

    Responder

  7. Nossa, excelente sue post, Marcos. Eu até coloquei as perguntas no Word e fui respondendo lá mesmo. Minha sorte é que consegui responder a todas elas de forma sincera. Mas procuro sempre melhorar.
    Beeijos.

    Responder

  8. Realmente esse questionário é muito importante para pessoa que tem um blog, precisa ter um certo planejamento, pois quem não planeja nada, está planejando fracassar, e se você não sabe para onde quer ir, então qualquer lugar está bom para você!

    O planejamento é fundamental para atingir um objetivo!

    Responder

  9. ‘Sem contar que concorrentes não são inimigos. Conhecer quem e como já atuam na blogosfera, pode ser uma grande ajuda para você se desenvolver e transformar sua área.’

    Concordo plenamente. Somos todos, ‘amigos de profissão’ e não devemos tratá-los como um concorrente, pois, quem sabe juntos, podemos ajudar o público, que é mais importante.

    Responder

  10. Marcos, mais uma vez estou a publicar um comentário. Estou de acordo,. Continuo a mandar links sempre que possível ok. Voltando ao assunto creio que devemos sempre ter algo a dizer, como normalmente deve ser. Pois senão muita coisa se torna igual na internet.

    Responder

  11. Acho que é o post que eu mais gosto do Ferramentas Blog… Leio quase todo dia para não desistir, rs.. Porque sabemos que realmente blogar não é tão fácil quanto parece.
    Parabéns Marcos,
    Excelente artigo!!

    Responder

  12. Concordo com esta reflexão sobre plágio. Deveria existir uma rigorosa lei para punir quem faz este tipo roubo intelectual.Se não tem capacidade de escrever e o que debater, seja qualquer tema, por favor não brinque e não avacalhe com o trabalho alheio.Não te pertence portanto,tenham seriedade,zelo e respeito com o conteúdo do outro.Vão estudar,ler.pesquisar,em vez de de colar,copiar,plagiar,não faça de conta de que é blogueiro.Isto é feio,nojento,abjeto e tem um nome é “blogpagiador”,isto tem que ter um fim um dia.

    Responder

  13. Marcos, o Ferramentas é “O BLOG”. Tem sido não somente uma mão na roda, como se dizia antigamente (rs) mas quatro rodas – seus posts me levam longe. E o combustível é flex: competência tua + curiosidade minha. Eu, por ex, não creio que possa ter um blog, por várias razões. Primeiro, não tenho tempo nem saco de postar todo dia. Depois, não gosto muito de gente – prefiro os cães. Por gentileza me diga: há um post sobre a diferença entre
    site/página pessoal e blog? Onde pesquiso dentro do Ferramentas?

    Responder

  14. Eu como amador nem me arisco a responder excelente questionamento, só tenho a dizer que possuo um mero blog e site se tenho não sei mas o endereço parece ser um site.O importante que meu blog pelo menos consta na internet, se alguém ler ,não sei.Mas pelo menos é meu passatempo preferido.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.