Não ignore os leitores do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

olhos-fechados Pronto, nem precisaria escrever nada sobre essa dica para blogueiros: basta o título pra ficar bem entendido! Mas o assunto é um pouco mais profundo que isso e é preciso ter muita atenção na hora de elaborar seu blog, seja para montar seu layout ou para escrever artigos novos e abordar certos temas, sempre precisa ter como objetivo final agradar e satisfazer o seu público alvo. Vamos ver, rapidamente neste artigo, alguns pontos importantes que podem melhorar a visitação de seu blog.

Sempre digo aqui que a coisa mais importante de um blog é o CONTEÚDO (de qualidade e relevante) para seu público alvo. De fato, isso é verdade e tenho até uma vídeo-aula sobre o tema e que sou bem específico sobre isso:

Mas seu conteúdo só terá qualidade quando você realmente souber quem é o seu público, o seu leitor alvo, e há muitas formas de se fazer isso. Você não escreve um blog só pra si, então preocupe-se com o que as pessoas que visitam suas páginas querem e buscam. Vejamos 3 pontos importantes para ilustrar como seus leitores podem ajudar a melhorar seu blog.

balao-comentario 1. Acompanhando seus Comentários.

Sempre responda comentários e deixe essa opção sempre aberta em seus artigos, como o principal canal de comunicação que as pessoas podem ter para interagir com o seu conteúdo, dando opinião, ou mesmo com você que é o autor. Moderar os comentários é uma boa forma de manter o controle do que as pessoas estão enviando para seu blog, te dá a capacidade de responder um por um no seu devido lugar e dá mais qualidade daquilo que é postado.

Com isso você poderá saber diretamente a opinião de seus visitantes sobre tudo o que você publica. Aproveite esses comentários para saber o que as pessoas mais buscam em suas páginas e sobre o que mais falam e escreva mais sobre isso para sempre atrair mais a atenção desse público.

2. As estatísticas.

É a forma mais prática de entender o movimento de seus visitantes em suas páginas. Com serviços como o Google Analytics, é possível saber a origem de seus visitantes, como chegaram até seu artigo e o que mais visitaram. Estude e entenda seus números, principalmente a Taxa de Rejeição e o tempo de permanência, pois te darão uma idéia bem clara da relevância que seu conteúdo tem e se as pessoas realmente gostam do que você publica.

Recomendo que se leia para completar esse item:

dinheiro01

3. Use redes-sociais.

O que tem me ajudado muito a melhorar meus artigos é o uso de redes-sociais, mais especificamente o Twitter (para me seguir: @hordones), onde tenho um contato mais direto com meus leitores e eles comigo. A velocidade na troca de informações e o fato de poder ver quase que imediatamente a reação das pessoas sobre certos temas, ajuda a desenvolver melhor o estudo sobre os assuntos que posso abordar e que trarão mais interesse das pessoas, gerando mais visitas.

Outro aspecto é que fideliza seu público, pois esse se identificará mais com seu trabalho e constantemente voltará, sabendo que vai encontrar o que precisa e como gosta. Bem parecido com o Twitter em termos de resultados são os fóruns onde se pode conversar mais abertamente e ampliar os debates de certos temas. Fazer uso desses recursos pode garantir mais visitas e obrigará você a escrever sempre mais e melhor.

Concluindo.

Busque sempre o contato com seu público e escreva sempre pensando no seu leitor, que é o alvo de seu trabalho. São eles os responsáveis não só pelo número de visitas diretas, mas também as indiretas, quando divulgam seu trabalho, comentam em fóruns e enviam seus links. Mais do que isso, a qualidade de seu trabalho depende de sua capacidade de entender o que desejam as pessoas que chegam até seu blog e como você pode oferecer o que estão buscando.

Pode ser que seu blog esteja perdendo vistas justamente por ter esquecido seu objetivo principal: produzir conteúdo de qualidade, mas para um público, para seus leitores.

Acompanhe nosso Feed para receber atualizações diárias.

.

8 Comentários

  1. Gostei, sempre que há um comentário, vou lá e respondo, na boa, respondo dou a opinião pergunto aos outros leitores que tenham comentado sobre o que acharam.

    Responder

  2. Excelentes dicas, Marcos. Eu tenho lido seus artigos e aprendido bastante com eles.

    Blogueiro que se leva a sério é assim, sempre preocupado em estudar e melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

    Um grande abraço,
    Prof_Michel

    Responder

  3. Acho que não há necessidade de moderar os comentários para poder acompanhar e responder.

    Uso a opção de receber por e-mail, sempre que recebo um novo comentário.

    E prefiro responder aos comentários no próprio Blog da pessoa, ou por formulário de contato, ou por e-mail.. E se isso não é possível, aí sim… Respondo no meu post. Rs

    Faço questão de dar atenção aos leitores do meu Blog. =)
    E faço questão de deixar um comentário nos que participo! =)

    Abraço!

    Responder

  4. Olá, você tem razão, eu mesma sou uma visitante quase que assidua a seu blog, já fiz alguns comentários, pena ainda ter visto aqui, mas sigo sempre as suas dicas, inclusive seu blog está na lista de meus preferidos. Estou iniciando espero contar sempre com o FerramentasBlog

    Responder

  5. Eu penso que isto é muito importante…mas também vejo que você dificilmente responde aos comentários…dos muitos leitores que se interessam em opinar e participar dos teus artigos.

    Responder

  6. @Vera,
    Todo comentário publicado, se merece e precisa de resposta, eu respondo.
    Mas você tb deve ter notado que temos uma "Política para Comentários" (O link tá logo acima do formulário de comentários). Com isso me dou o direito de publicar somente o que está de acordo com essas regras estabelecidas, para manter a qualidade de meu blog e um bom nível de debate.

    Nem tudo o que enviam eu publico aqui ou respondo. Apenas o que passa pelo crivo da "Política de Comentários".

    Responder

  7. adorei sim e acho completamente meu blog fala de cachorros e reparei olhando as minhas estaticas que ele ganha mais visitas quando eu falo de raças famosas quando fiz artigos de labrador e golden (bastante conhecidas) vou seguir seu blog adorei você realmente envolve seu publico nas postagens!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.