Nginx – O que é?

Como blogueiros, queremos sempre extrair o máximo do nosso investimento. E é por isso que muitos optam pelo Blogger, visto que é possível ter um blog de altissima taxa de visitação sem pagar nada por isso. Só que há um detalhe: o Blogger não é a plataforma mais poderosa do mercado, e, para se destacar na web, precisamos cada vez mais de recursos inovadores, que incentivem o espírito de comunidade e integrem o blog às mais variadas redes. O problema é que, embora o WordPress ofereça os recursos necessários para um blog de qualidade, ele ‘pesa’ sempre que o blog tem visitação, e, à medida que ela cresce, o computador que hospeda o blog precisa avançar.

Já apresentamos aqui o WP-Super Cache, um plugin muito eficiente que segundo testes consegue economizar até 69% dos recursos do servidor. Se você não o conhece ainda, leia o seguinte post:

Seu blog está lento e você não sabe o que fazer? Conheça o Nginx!

Seu blog está lento e você não sabe o que fazer? Conheça o Nginx!

O problema, porém, é que só o WP-Super Cache não resolve, uma vez que o Apache pesa muito à cada requisição realizada, carregando todos os módulos(como o PHP, por exemplo) de modo desnecessário. É para isso que existe o Nginx. O Nginx é um servidor muito leve, que usa o mínimo dos recursos do servidor e tem uma velocidade absolutamente espetacular.

Além de gratuito, ele se integra muito facilmente à várias ferramentas e tem integração com o Apache, além de suportar balanceamento de carga e servir arquivos estáticos com imensa velocidade. Ele é essencialmente recomendado para o seu blog, visto que economiza muito da capacidade do servidor ao hospedar as imagens e porquê não, o cache do blog de maneira estável e muito leve. É o que a Porto Fácil faz, e, se você não quiser configurar tudo manualmente, ela oferece planos especializados com o Nginx especialmente configurado em harmonia com o WP-Super Cache. Se você não conhece a Porto Fácil, leia o post abaixo:

Enfim, é isso. Não há segredos à respeito do Nginx, uma vez que, nos meus testes, além de ser portátil(sem instalação, só baixar, configurar e rodar) ele mostrou-se extremamente estável e simples de configurar, podendo aguentar tranqüilamente o crescimento do seu blog.

1 Comentário

  1. Olá Fernando,

    p Nginx é simplesmente fantástico.

    Tenho alguns blogs e os maiores eu utilizo em servidores nginx.

    Para vc ter uma idéia, tenho um blog que tem em média 300 usuários conectados simultãneamente e cerca de 25.000 visitantes únicos por dia em “hospedagem compartilhada” e roda de boa, nunca recebi um aviso de alto consumo de CPU da empresa de hospedagem.

    WordPress com nginx, é uma combinação perfeita.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.