Nova interface do Blogger já está sendo disponibilizada: New Blogger Dashboard

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como já era esperado, a equipe do Blogger anunciou a ativação da nova interface para o sistema. Foi desenvolvido um novo painel de controle do Blogger, mais moderno, completo e fácil de usar. Ainda não atingiu todos os usuários, mas você pode já ser um dos felizardos a usar o novo Blogger. O Blogger está cada dia melhor e mais completo, por isso queremos logo ver o que há de atualizações.

Já anunciamos aqui e mostramos como é o novo painel de controle do Blogger e algumas novidades que já foram implantadas no serviço:

A nova interface do painel do Blogger (BlogSpot) é como na imagem ilustrativa abaixo, servindo de referência para você saber se já tem acesso:

blogger-dashboard_new

O anúncio oficial da ativação e implantação do novo painel do Blogger foi feito no Blog do Blogger in Draft no post “Blogger, Redesigned” (19/abr/2011), onde explicam que a liberação está sendo feita aos poucos e levará alguns dias para atingir todos os usuários.

É preciso tentar acessar o painel com sua conta pelo http://draft.blogger.com, mas isso não é garantia de que você já conseguirá usar a novidade. Não há botões de ativação, nem páginas para se candidatar, nem truques. É preciso paciência agora para chegar a sua vez em definitivo.

Se você for um dos felizardos, manda um print do seu painel e comente aqui o que já achou do que viu e se encontrou algo mais de diferente além do visual.

O que pode melhorar mesmo no Blogger, além da interface é a agilidade e qualidade do serviço. Eles escreveram o seguinte (tradução livre):

“Há muito mais do que apenas melhorias visuais das páginas do painel. Praticamente reescrevemos todo o sistema do zero com as novas tecnologias para web, o que nos permitirá mais agilidade na hora de fazer updates e melhorias.”

Isso significa que o Blogger tem tudo para ficar cada vez melhor e ter centenas de novidades ao longo desse ano de 2011.

Outras novidades do Blogger:

.

72 Comentários

    • Não disseram qual a linguagem que estão usando, mas já vimos algumas coisas no Blogger usando HTML5 e CSS3. Mesmo assim é possível que a nova interface tenha elementos dessas linguagens, sim!

      Responder

  1. primeiro parabens pelo seu blog, pena que mudou para wordpress mais continua excelente, bom mudanças sempre são bem vindas pois o blogger ainda deixa um pouco a desejar em relação ao wordpress talvez essas mudanças sejam o que faltava para equilibrar a balança do profissionalismo do bloger frente ao wordpress, se não houver mudanças rápidas todos os grandes blogueiros do blogger irão mudar para wordpress, leio muitos blogs e percebi que ultimamente muitos blogs do blogger mudaram para o wordpress.

    Responder

  2. Marcou, esse “http://draft.blogger.com” o blogger ofereceu como uma opção para quem quisesse, estava em forma de desenvolvimento, eu aceitei e vejo tudo o que você mensionou acima.

    Responder

    • Acho que ficará mais competitivo se apresentar mais melhorias além do visual.
      O Blogger já é uma plataforma à altura do WordPress.org, com a vantagem de ser gratuita. Mesmo assim tem muito para melhorar e mudar.

      Responder

      • O blogger realmente estava precisando de um upgrade no painel, na edição de postagens, páginas e adição de html/javascript..
        espero que tenham mudado isso e também adicionado a possibilidade de colocar widgets iguais aos mais comuns usados nos blogs wordpress…
        eu gostaria também, que na hora de criar as postagens, tivesse os campos pra adicionar as metatags da postagem, sem precisar ir no html… tem outras mudanças q gostaria… mas vamos esperar pra ver..

        Responder

  3. Acho que o Blogger deveria criar no painel uma área de configurações pessoais, onde poderíamos definir por exemplo, sempre que upar uma imagem, o atributo alt e title ficar igual ao do post (a pessoa deve inserir o titulo antes de upar), também definir se o alvo do link da imagem é _blank ou não tem valor e se é rel=”nofollow” ou até mesmo configurar que toda imagem tenha uma determinada classe. Posso estar pedindo demais, ou não rs, mas são melhorias ao meu ver muito boas, pois sempre que upo uma imagem, eu ponho target= _blank e rel= nofollow e também ponho atributo alt e title pra otimizar e removo a border pois isso se faz pelo css 🙂

    Responder

  4. Mesmo com a interface melhor eu ainda prefiro o windows live writer, pois permite ajustar o texto, imagens e inserir atributos. Mas se eles mudarem a estrutura html do blogger, fazendo-o mais amigável aos buscadores, mudarem a tabela de comentário (permitindo tb responder os mesmos do painel) será um grande salto.

    Responder

    • Você tem de ler as coisas com mais atenção, ainda só está disponível para alguns utilizadores e, gradualmente, nas próximas semanas, irá estar disponível para todos, é uma questão de tempo.

      Responder

    • Ainda não está disponível para todos. Estão liberando aos poucos, como disse no post acima. O prazo é de alguns dias para todos poderem usar a nova interface do Blogger em definitivo.

      Responder

  5. Olá Marcos!

    Sempre achei o Blogger bastante interessante e com ótimas ferramentas.
    Estou adorando todas essa novidades, porque meu intuito é ficar por aqui no Blogger mesmo. E essas mudanças vieram para somar.

    Recentemente meu blog começou a mostrar somente 5 (cinco) resumos de postagens devido a uma restrição do Blogger que conta com o tamanho do arquivo da postagem. Muitos não gostaram inclusive de início eu também não gostei. Mas depois pensando melhor, me adaptei ao contexto e trabalhei no layout do blog para ele entrar nas novas regras e estou adorando agora.

    O intuito disso é para carregar melhor a página inicial, é uma modificação que achei interessante.

    Abraço e Sucesso sempre.
    Roger Dance

    Responder

  6. O blogger tem que ser completamente reestruturado se quiser ser considerado um CMS de respeito. Querendo ou não, o blogger hoje é um CMS para amadores e só sobrevive graças a facilidade de uso e hospedagem grátis. Qualquer usuário que procura um algo mais, não encontra e acaba migrando para outros CMS mais completos como o WordPress, Joomla e Drupal. Equipe do Blogger, acordem! O Blogger precisa de uma mudança drástica e profunda e não de uma maquiada na interface!

    Responder

    • Eles não estão somente maquiando a interface! Esse é só o começo! Acredito que viram atualizações melhores ainda!

      O Blogger tem suas limitações, mas eu nunca vou desistir dele.

      Responder

    • De qualquer forma, penso que não foi essa a intenção deles, porque se tentassem disponibilizar para todo o mundo ao mesmo tempo seria muito difícil.

      Responder

  7. Marcos, você conhece Joomla ? Estava danddo uma olhada nele é gostei um pouco, será que você poderia falar sobre ele ?

    Responder

  8. Essa nova interface é bonita e interessante.
    Não sei o porque, mas ela tem algo de Facebook e Twitter (onde a gente recebe as atualizações instanteneamente), porque na atual temos que atualizar a pagina para poder ver se há novos posts dos blogs que seguimos.

    Responder

  9. Sinseramente, 2011 vai ser o ano que vai revolucionar o blogger. Nesse ritmo de novidades, o blogger promete muito este ano, e como propriamente dito no blog do blogger em rascunho, muitas novidades ainda estão por vim. A Equipe do blogger têm trabalhado bastante nesta nova interface para o melhor desepenho e maior velocidade na navegação fazendo nós fiéis blogueiros, e usuários do blogger, muito felizes!

    Responder

  10. Caro Marcos Lemmos eu entrei no Blogger in Draf e apareceu a nova interface no painel do meu blogger e notei que do lado estava escrito assim:

    Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão? aí eu comfirmei e o painel do meu blogger possui a nova interface ,mesmo estando fora blogger in draf. para mim esta nova interface já está ativo.

    Responder

    • Laudemar,
      Então vc é o primeiro a relatar já estar usando a nova interface. Poderia mandar um print da sua tela para ver como está?
      Seria legal partilhar isso com todos.

      Responder

      • Marcos Lemos, admiro muito seu blog, e, estou criando o meu baixei seu Ebook de 40 dias de sobrevivência e ele é excelente, mas, sem sair do assunto do post, manda o print, assim seria legal poder ver como ficaria nossa visualização, além de deixar agente que ainda não tem com mais expectativa, o que você acha que deveria e que provalvelmente tenha nessa atualização?

        Responder

        • Caio,
          eu mesmo ainda não vi a nova interface funcionando. Só os prints da equipe do Blogger, como essa que está aí no post. Assim que eu tiver aceso, farei um mega post bem detalhado sobre o assunto.

          Responder

          • Olá Marcos, vejo que está “online” neste momento, pois vi que fui respondido rapidamente, mal estou editando e lendo seu Ebook que a final é excelente e você já me respondeu, admiro isso (E está ai uma maneira de entrar em seu blog e querer voltar sempre[que você sempre fala, atraia seus leitores interagindo com eles], ser respondido me agrada, um layout me agrada, assim como admiro o seu e queria ter um contador de assinantes,seguidores etc igual ao seu…).

            Agora, voltando ao assunto, eu penso que se fosse possível, eles disponibilizassem algo que para mudarmos o blog da maneira que quisermos, colocarmos as coisas onde quisermos, sem ter que colocar nas certas áreas oferecidas por eles.Acha que poderia ser uma boa opção?

            Responder

          • Marcos, você poderia tirar algumas imagens do vídeo disponibilizado sobre o blogger para todos, porque até tem imagens interessantes que ilustrar melhor a nova interface melhor que as duas imagens disponibilizadas.

            Responder

  11. sim,envio um print,mas como não tenho experiencia em computador não sei como enviar para voce, por E-mail tem jeito de enviar o print? se tiver eu lhe envio ,mas não sei endereço do E-mail do Senhor,me envie endereço eletronico que passarei o print.

    Responder

  12. Caro Marcos Lemos eu irei lhe enviar o print pelo facebook , se eu comseguir postar Ele na sua pagina no facebook,caso eu consiga lhe aviso pelo comentario aqui.

    Responder

      • Por nada!! eu sou um acompanhante assíduo do ferramentas blog e gosto de acompanhar as novidades aqui!!! inclusive dei uma melhorada no meu Blog “blogdolaudinho.blogspot.com, e foi através do acompanhamento de seu blog que aprendi algumas coisas,mas é preciso melhorar lá muito ainda é porque meu conhecimento limitado nesta área e nem todas chego compriender.

        Responder

  13. amigo, obrigado por compartilhar suas imagens, até agora, ainda não vi muita coisa….acho que o mais importante do que a beleza do novo painel, é a sua funcionalidade…vamos ver o que os colegas que começarem a usar vão dizer….

    Responder

  14. Vi as fotos e realmente o layout se assemelha ao estilo do Orkut ou Facebook. Mas espero que não coloquem as expectativas em apenas um layout novinho, pois isso necessariamente não é uma grande mudança. Se o Blogger diz que é um ano de grandes mudanças que seja na facildade de manipulação do layout e claro em um novo sistema de comentários. E se formos enumerar surgiriam muitos outras coisas que precisam ser mudadas.Mas o bom do Blogger é que de certa maneira você é obrigado a aprender o mínimo de HTML e CSS. E pra finalizar, para os WordPressianos de plantão que pensavam que o Blogger estava vegetando: #@%¨&$#@$%¨&¨$# *&¨%$$ kkkkkkkkk Nem queiram imaginar o que digitei!!!!!!!!!!!

    Responder

    • Amigo, uma dica ! Seja mais educado nas suas colocações, aqui ninguém está acusando nada sobre o blogger, nem destacando wordpress. Ao invés de falar bobagens, escreva uma crítica construtiva, ou compartilhe suas experiências. Por favor seja profissional, vi no seu blog, que já não é nenhuma criancinha pra ficar nessa briguinha ainda de blogger x wordpress.

      PRA SABER SOBRE OS 2 TEM QUE JÁ TER USADO.

      ABRAÇOS

      Responder

      • Rodrigo,
        Acho que o colega acima, o Rafael, só quis ser descontraído nas colocações dele e defender o lado dos usuários do Blogger que acreditam nessa plataforma como lugar para manter blogs profissionais e sérios.
        Aprovei o comentário dele justamente por ter percebido esse tom de brincadeira.

        Vou manter seu comentário aqui, mesmo com o tom mais duro e por você ser um comentarista constante aqui no blog. MAs gostaria de pedir mais cuidado na hora de interpretar o comentário dos outros. Se eu aprovei é pq não notei nada de mais.

        Responder

      • As discussões sobre qual a melhor plataforma sempre vão existir. Até os grandes blogs como o FerramentasBlog, já nos felicitou com postagens sobre essa discussão. E acredito ser extremamente natural e importante. (#@%¨&$#@$%¨&¨$# *&¨%$$) Agora se você entendeu o que eu quiz dizer com os códigos anteriores…. me desculpe se sentiu ofendido. E se as 8 primeiras linhas de meu comentário anterior não foram construtivas, foram infundadas, baseadas em bobagens e não compartilhei minha expectativa me desculpe mais uma vez, mas acredito que fui profissional o suficiente para conciliar uma crítica construtiva sem precisar ser extremamente sério.

        ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA!!!

        Responder

        • Rafael, faço aqui, meu pedido de desculpas.

          Me desculpe pela minha errada colocação. Realmente me expressei mal, quando comentei sobre o que você falou.

          Abraços

          Responder

  15. Marcos, vc acha que as melhorias poderão também ser aplicadas à estrutura do blog, no sentido de uma mudança de linguagem, saindo do xml?

    Responder

  16. Marcos eu desenvolvi meu layout a partir dos modelos de 2006, meu conhecimento é apenas superficial por enquanto, como que eu vou poder desfrutar das novas melhorias do blogger, mesmo com um layout antigo? Não quero de maneira alguma mudar meu layout, quero apenas melhorar sua estrutura.

    Responder

  17. Marcos, se olhar para o album com os prints que o laudinho colocou no facebook parece que o sistema de comentáriso não melhorou… estou a ver que so modaram de design, porque o resto continua a mesma coisa :S

    Responder

    • É incrivel como uma galera feito a do google não colocar um simples sistema de comentários decente. Sempre fiquei nesse ponto meio que desacreditados quanto aos serviços do blogger, por isso que hoje é para sempre vou contar com o disqus no meu blog. Falando em disqus, Marcos bem que você poderia ensinar como vc fez para personalizar o seu no Lemos Ideias, pois já tentei de tudo que era jeito, e só encontro dois temas para ele.

      Responder

  18. Se repararem, o vídeo que o blogger lançou mostrando a nova interface não é exatamente igual aos prints do Laudemar. A versão que o Laudemar tem parece ser um pouco mais antiga. Por exemplo: a página das estatísticas

    Responder

    • Elisomar,
      Ainda não sabemos exatamente o que terá de novo no Novo Blogger nem como eles usaram essas novas linguagens para web. É esperar para ver. Se tiver algo mais concreto, aí sim eu publico sobre o assunto.

      Responder

  19. Estou muito triste com a equipe do blogger, hoje pela manhã entrei na minha conta como de constume e logo percebi que já estava com a nova interface. Não vou dizer que não ficou boa, mais retiaram a opção de Editar HTML, agora temos que fazer download do xml do nosso blogger e editar em um editar de hltm, para só depois fazer upload em nossa conta.

    Triste essa situação, mais o que posso fazer? Sou apenas uma peça do sistema…

    Marcos se você tiver uma solução para isso, por favor, nos comunique.

    Responder

  20. Isto não é justo :s
    Tenho duas contas uma para cada blog. Na que já não uso (num blog que infelizmente deixei morrer) já tenho o novo painel, na que uso diariamente não 🙁
    Tive mesmo de vir partilhar aqui com a comunidade do FB o meu azar –‘

    Responder

  21. O meu ñ tava assim, era o visual antigo mesmo, mas com esse link aí eu consegui usar o novo… gostei muito do visual. Adoro esses visuais mais limpos, fica menos enjoativo de navegar. 😉

    Responder

  22. Oi sou novo no bloger e estou utilizando a nova interface com o modelo de visualização dinamica, bom é muito legal mas o problema é que não consigo editar html, toda vez que vou tentar o botão aparece mas está desabilitado, sabe como posso resolver esse problema?
    Pois não consigo colocar outras propagandas como as do mercado.
    Se puder me ajudar ficarei muito agradecido.
    obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.