Novidades e mudanças no Google+

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Há bastante tempo a equipe da Google vem investindo fortemente na sua rede social, o Google+ (Google Plus). Este serviço é bem mais que uma rede de compartilhamento e troca de informações, mas também é onde se unificam todos os seus produtos, inclusive melhora a experiência de busca do próprio Google. Agora apresentaram uma nova interface, um novo layout na organização do conteúdo, bem como melhorias nos recursos de Hangout e Imagens.

Sou um grande entusiasta do Google+, que a meu ver não veio para ser uma simples rede social. Muita gente ainda precisa descobrir todo o potencial desse sistema poderoso da Google, especialmente os blogueiros e desenvolvedores de conteúdo. Num ato de visão, a equipe do Google+ reformulou drasticamente seu estilo e formato, aprimorando também o seu uso.

Visite a Página do [ Ferramentas Blog ] no Google+

Temos uma timeline mais limpa, bem organizada e fácil de personalizar. Podemos perceber que estão preparando espaço para a incorporação de conteúdo pago (algo semelhante ao “Promover” do Facebook) e anúncios. Nisso também encontramos um novo recurso, tímido, de recomendação dos conteúdos mais compartilhados e comentados (bem parecido com o que acontece na página principal do Youtube).

Novo Layout do Google+ Plus

As grandes novidades ficam mesmo na aparência e distribuição do conteúdo, bem como no novo Hangout que permite conversar por stream (transmissão de vídeo) e os recursos para aprimoramento de imagens – bem poderoso e até fantástico em algumas coisas.

Fica evidente que o botão +1 e o “Compartilhar” ganharam novo formato e a apresentação dos comentários ficou melhor incorporado ao conteúdo. Mudanças simples que dão mais espaço e deixam mais limpa a tela.

O conteúdo se organiza e ajusta segundo a configuração da tela e pude perceber que fica melhor distribuído em telas grandes, por permitir três colunas e sobrar espaço para a lista de chat/hangout e, quando o menu lateral é aberto, não sobrepõe-se a nada.

Mas vamos deixar os detalhes para a experiência de cada um. Portanto, use e volte aqui para comentar o que achou do novo Google+

Anúncios pagos?

A Google precisa ganhar dinheiro com seus serviços e a melhor forma é vender espaços para anúncios, links patrocinados como já faz desde sempre. O Facebook já é muito eficiente nisso, inclusive com a venda de promoção e destaque (“Impulsionar Publicação”). Ao que tudo indica o Google+ já está preparando os caminhos para tal implantação.

Podemos perceber que boa parte da mudança no layout vem para tornar possível a venda e destaque dos anúncios. Um novo item no menu e um novo ícone apareceram no layout do Google+, como destaco na imagem abaixo.

Postagens Interessantes no Google+

O menu “Postagens interessantes” e este ícone em forma de chama de fogo, podem ser o prenúncio da venda de destaque de conteúdos. No momento parece funcionar ordenando os melhores conteúdos compartilhados, segundo a quantidade de cliques no +1, na quantidade de compartilhamentos e de comentários. Bem parecido com o que acontece no Youtube com as recomendações de vídeos (que precisam de cliques positivos e qualidade da visualização). Mas também leva em conta o seu interesse naquele tipo de conteúdo.

Outro detalhe são os grandes blocos de conteúdo, que ocupam uma linha inteira e a largura de todas as colunas, como destaco na próxima imagem.

Destaque de conteúdo no Google+

Espaços e formatos para a monetização do Google+ já vemos e parecem estar prontos. Falta só as pessoas usarem mais.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

1 Comentário

  1. A Google ontem apresentou mudanças que me deixaram de queixo caído. Poderia falar sobre todas elas em detalhes, mas focarei meu comentário nas mudanças e novidades do Google+.

    Provavelmente devo ter sido um dos primeiros brasileiros a ter liberado a nova interface do Google+, pois quando ela apareceu para mim já se espalhava na rede que os que lá estavam online já estavam de prontidão para receberem a mesma. Aproveitei e tirei vários prints quando essa interface foi liberada para mim explicando rápida e basicamente cada principal funcionalidade e mudança.

    Passei até hoje de manhã lendo todas as postagens e comentários sobre as mudanças, todos os prós e contras, o que amaram e odiaram nessa nova interface. As apresentarei aqui para vocês:

    – a principal mudança ocorreu na stream. Em vez de ordenar as postagens de forma linear como o Facebook e Twitter fazem, resolveram adotar o formato de containers ou cards como a Google ou o Vic Gundotra assim falou/chamou. O resultado, para quem usa muito os produtos da Google principalmente os mais recentes é que se inspiraram nos cards do Google Now. Para quem usa de forma mais abrangente as principais redes sociais, muitos logo identificaram que a nova stream dispunha as postagens igual ao Pinterest. Independente disso, o uso de cards em 2 ou 3 colunas é uma ótima ideia e realmente da a entender que a Google já está totalmente pronta para inserir anúncios no Google+. Com a nova stream, você em vez de ir consumindo os conteúdos postados lá linearmente, agora o fará em zigue-zague. Para quem está acostumado com o Facebook/Twitter, mover mais os olhos para olhar as postagens pode ser cansativo, mas isso tem um ponto bom: eles conseguem aproveitar melhor a tela de seus usuários. Outra coisa que foi detectada é que essa nova interface do Google+ é responsiva. Ele tem 2 breakpoints. Mas diferente de outros sites responsivos, no Google+ aparece uma nota dizendo ”carregando…” pra só depois mostrar a versão diferente do layout. Pelo o que antei observando lá, telas com até 1280px mostram duas colunas. Acima disso é mostrado 3 colunas (isso é uma hipótese não confirmada). Caso o usuário não goste de colunas e deseje voltar para uma stream linear, basta trocar para uma coluna. Mas não fica nada esteticamente bonito. A nova interface foi construída para ser ocupada pro colunas. E por último na stream as postagens não são mais atualizadas automaticamente. É preciso você clicar em uma notificação azul que aparece no canto esquerdo da tela para mostrar as novas postagens. Uns gostaram disso e outros não. No final, muitos queriam que existisse a possibilidade de poder escolher entre as duas possibilidades(atualizar automaticamente ou atualizar com a notificação).

    – sobre as postagens interessantes: ela é o nome para a parte do explorar que mostrava as principais postagens(aquelas que tem bastante +1, comentário e compartilhamento). Discutindo em uma das comunidades, chegaram a conclusão de que essas postagens interessantes mostram na maioria das vezes postagens fúteis e que pouco acrescentam aos plusers. Seria mais interessante num consenso geral usarem regras similares as que a Google usa nas pesquisas, ou seja: SEO. Se isso fosse possível, seria realmente apresentado postagens que contem conteúdo de verdade, que te informa, gera interesse e por ai vai.

    – As funcionalidades de fotos só receberam melhorias significativas nessa nova interface. Para quem usa, convido você a experimentar essas novidades. São ótimas.

    – As comunidades, assim como as fotos, só receberam melhorias, assim como as páginas e locais. Os jogos serão retirados de lá. Quem está informado sabe que a Google vai mudar suas estratégias quanto a jogos. Poucos jogavam no Google+.

    Observando os comentários de todos lá, essa nova interface agradou a grande maioria. Muitos relataram que o Google+ estava mais rápido(eu também senti mais rapidez e atribuo isso devido a não usarem mais o carregamento automático principalmente).

    Bom, essas são as informações e considerações de um Hard user do Google+. 😉

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.