Novo formato de Sitelinks do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Na onda das mudanças no mecanismo de Busca da Google, além do novo visual com novas cores e melhor distribuição dos resultados, agora o modelo de Sitelinks (Links para o Site) dos resultados específicos também mudou e ficou bem mais completo. Isso valoriza ainda mais o primeiro resultado, podendo garantir mais visitas para quem conquistar o topo com palavras chave importantes.

Uma das mudanças mais importantes na Google foi seu novo algoritmo conhecido como “Panda”. Sua função principal é melhorar a relevância dos resultados a partir da qualidade e originalidade dos conteúdos encontrados:

Mas tem outras mudanças aí. Já reparou que algumas buscas no Google oferecem bem mais opções de resultados para a primeira posição? Esses links extras são uma grande vantagem para atrair mais visitas e servem para indicar caminhos internos no site que você fez a busca. Antes era assim:

Assim já era uma grande vantagem, mas agora ficou ainda melhor. O novo formato de exibição dos “Links para o Site” (Linksites) ficou bem mais amplo, mais completo e ocupando muito mais espaço, incluindo até pequenas descrições e detalhes do link interno.

Esse modelo de Linksites funciona quase exclusivamente para o endereço principal de um site/blog que apareça no primeiro resultado para alguma busca específica no Google. Então eram exibidos esses títulos de páginas internas mais importantes ou relevantes para completar a informação da descrição.

Então, as melhorias ficaram assim:

Mas então você me perguntará como fazer para que seu blog tenha esses links. A resposta é bem simples: não tem o que fazer. Esse é um procedimento interno da Google e não temos muito controle sobre isso.

Porém… é possível dizer à Google o que você não quer que apareça nesses links. Para isso você precisa ter uma conta ativa no Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) da Google. É para lá que enviamos o sitemap de nossos sites/blogs e podemos acompanhar o desempenho do nosso conteúdo nos resultados das buscas.

Dentro do painel do Webmaster Tools há a opção “Links para o Site”, onde se pode escolher o que você que eliminar de ser exibido junto ao resultado de seu link principal.

Mas toda modificação é apenas uma possibilidade e leva vários dias para ter algum efeito. A relevância do que aparece é sempre pautada pelas palavras chave e pela experiência do usuário.

Fonte: Introducing new and improved sitelinks

.

15 Comentários

  1. Está um comentário geral entre os analistas de SEO sobre isso. Há mudanças também de navegador para navegador. Mas é só estar preparado, com bom conteúdo, linkagem correta e isso não se torna um problema.

    Até breve

    Responder

  2. Marcos, eu percebi agora essa mudança. Porém sempre que digito o nome do meu site, aparece os posts com o domínio antigo (ainda no blogger), mas eles nem existem mais nos servidores do Blogger. E o pior é que aparece aquela página: Este post não existe no blog……

    Estou usando o WordPress.org tem 4 meses, e achei que o Google se “adaptaria” a essas mudanças.

    Obrigado Marcos, se puder me dar alguma dica, agradeço.

    Responder

    • Quando fazemos uma busca exata pelo nome de nosso blog, há uma grande chance de que ele seja o primeiro resultado. Isso só significa que seu blog está indexado no Google. O algoritmo do Panda é apenas uma melhoria dentro do algoritmo geral do Google. Mas é um bom sinal para seu blog.

      Responder

  3. Eu reparei essa mudança há alguns dias em outros sites que eu procurava pela internet e até achei que tinha algo a ver com o Google Panda.
    Uma pena que meu blog não mostra os links. Mas olha, com muito esforço eu chego lá algum dia [risos]
    Costumo postar notícias retiradas de outros sites em meu blog(Nada de CTRL+C/CTRL+V e sim eu escrevê-la usando a minha versão e colocando a fonte) espero que o panda acabe não diminuindo a visibilidade de minha página que atualmente conta com cerca de 200 visitas por dia.

    Responder

  4. Fiz a mesma busca pelo nome do meu blog e a nova modalidade apareceu. Gosto mais dessa maneira do que a antiga, acredito que deixa mais claro a quem está buscando o conteúdo do que se trata o blog, sua temática e sua credibilidade.

    Isso ajuda também quando você procura algo mais específico, pois a generalização atrapalha alguma vezes.

    Abraço!

    Responder

    • Luis,
      Se estão copiando seu conteúdo, denuncie. Essa é a garantia de que você terá seus direitos respeitados.

      Além disso, a Google está trabalhando nesse novo algoritmo, o Panda, que vai corrigir distorções como essas que você está sofrendo, punindo mais rápido que copia conteúdos. Mesmo assim, é importante denunciar para tirar do ar os infratores.

      Responder

  5. Pingback: Como usar os novos Site Links do Google para gerar conversões em programas de afiliados? | Como Ganhar Dinheiro

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.