Novo formato de Sitelinks do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Na onda das mudanças no mecanismo de Busca da Google, além do novo visual com novas cores e melhor distribuição dos resultados, agora o modelo de Sitelinks (Links para o Site) dos resultados específicos também mudou e ficou bem mais completo. Isso valoriza ainda mais o primeiro resultado, podendo garantir mais visitas para quem conquistar o topo com palavras chave importantes.

Uma das mudanças mais importantes na Google foi seu novo algoritmo conhecido como “Panda”. Sua função principal é melhorar a relevância dos resultados a partir da qualidade e originalidade dos conteúdos encontrados:

Mas tem outras mudanças aí. Já reparou que algumas buscas no Google oferecem bem mais opções de resultados para a primeira posição? Esses links extras são uma grande vantagem para atrair mais visitas e servem para indicar caminhos internos no site que você fez a busca. Antes era assim:

Assim já era uma grande vantagem, mas agora ficou ainda melhor. O novo formato de exibição dos “Links para o Site” (Linksites) ficou bem mais amplo, mais completo e ocupando muito mais espaço, incluindo até pequenas descrições e detalhes do link interno.

Esse modelo de Linksites funciona quase exclusivamente para o endereço principal de um site/blog que apareça no primeiro resultado para alguma busca específica no Google. Então eram exibidos esses títulos de páginas internas mais importantes ou relevantes para completar a informação da descrição.

Então, as melhorias ficaram assim:

Mas então você me perguntará como fazer para que seu blog tenha esses links. A resposta é bem simples: não tem o que fazer. Esse é um procedimento interno da Google e não temos muito controle sobre isso.

Porém… é possível dizer à Google o que você não quer que apareça nesses links. Para isso você precisa ter uma conta ativa no Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) da Google. É para lá que enviamos o sitemap de nossos sites/blogs e podemos acompanhar o desempenho do nosso conteúdo nos resultados das buscas.

Dentro do painel do Webmaster Tools há a opção “Links para o Site”, onde se pode escolher o que você que eliminar de ser exibido junto ao resultado de seu link principal.

Mas toda modificação é apenas uma possibilidade e leva vários dias para ter algum efeito. A relevância do que aparece é sempre pautada pelas palavras chave e pela experiência do usuário.

Fonte: Introducing new and improved sitelinks

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

15 Comentários

  1. Está um comentário geral entre os analistas de SEO sobre isso. Há mudanças também de navegador para navegador. Mas é só estar preparado, com bom conteúdo, linkagem correta e isso não se torna um problema.

    Até breve

    Responder

  2. Marcos, eu percebi agora essa mudança. Porém sempre que digito o nome do meu site, aparece os posts com o domínio antigo (ainda no blogger), mas eles nem existem mais nos servidores do Blogger. E o pior é que aparece aquela página: Este post não existe no blog……

    Estou usando o WordPress.org tem 4 meses, e achei que o Google se “adaptaria” a essas mudanças.

    Obrigado Marcos, se puder me dar alguma dica, agradeço.

    Responder

    • Quando fazemos uma busca exata pelo nome de nosso blog, há uma grande chance de que ele seja o primeiro resultado. Isso só significa que seu blog está indexado no Google. O algoritmo do Panda é apenas uma melhoria dentro do algoritmo geral do Google. Mas é um bom sinal para seu blog.

      Responder

  3. Eu reparei essa mudança há alguns dias em outros sites que eu procurava pela internet e até achei que tinha algo a ver com o Google Panda.
    Uma pena que meu blog não mostra os links. Mas olha, com muito esforço eu chego lá algum dia [risos]
    Costumo postar notícias retiradas de outros sites em meu blog(Nada de CTRL+C/CTRL+V e sim eu escrevê-la usando a minha versão e colocando a fonte) espero que o panda acabe não diminuindo a visibilidade de minha página que atualmente conta com cerca de 200 visitas por dia.

    Responder

  4. Fiz a mesma busca pelo nome do meu blog e a nova modalidade apareceu. Gosto mais dessa maneira do que a antiga, acredito que deixa mais claro a quem está buscando o conteúdo do que se trata o blog, sua temática e sua credibilidade.

    Isso ajuda também quando você procura algo mais específico, pois a generalização atrapalha alguma vezes.

    Abraço!

    Responder

    • Luis,
      Se estão copiando seu conteúdo, denuncie. Essa é a garantia de que você terá seus direitos respeitados.

      Além disso, a Google está trabalhando nesse novo algoritmo, o Panda, que vai corrigir distorções como essas que você está sofrendo, punindo mais rápido que copia conteúdos. Mesmo assim, é importante denunciar para tirar do ar os infratores.

      Responder

  5. Pingback: Como usar os novos Site Links do Google para gerar conversões em programas de afiliados? | Como Ganhar Dinheiro

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.