Novo gadget do Blogger “Seguir por e-mail”: Newsletter padrão do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

newsletter-bloggerUma das palavras que mais uso aqui em meus posts é “fidelizar”. Uma das metas mais importantes para um blogueiro é fidelizar seu público alvo e fazê-lo se manter sempre em contato. Um dos métodos mais eficientes é pelo sistema de Feed e de Newsletter. O Blogger está com sua primeira novidade de 2011 justamente para ajudar nisso: um sistema de newsletter padrão em forma de gadget para seu blog.

A equipe do Blogger anunciou que esse ano de 2011 seria de grandes novidades (Anunciadas grandes novidades e melhorias para o Blogger) e a primeira já apareceu agora. Um novo gadget (elemento de página) foi adicionado à lista para facilitar que seus leitores e visitantes possam receber as atualizações do seu blog via email.

seguir-por-email-blogger-newsletter-gadget

Como inserir o novo Gadget

Para usar esse novo elemento de página no Blogger, é preciso ter uma conta ativa no FeedBurner – sistema da Google para administrar e gerar feed de sites e Blogs.

Por padrão o Blogger detectará o seu Feed se ele já estiver configurado em seu blog devidamente e irá inserir as informações necessárias no momento certo, como veremos abaixo.

Para adicionar esse gadget de “Seguir por e-mail”, basta acessar o painel do Blogger, clicar no menu “Design” ~> “Elementos da página” e, onde fica a barra lateral com as opções de gadgets, clique no link “Adicionar um Gadget”.

A janela que se abrirá terá no início da lista a opção como mostrada na imagem acima. Clique para acionar e ver as opções de configuração, que será como no exemplo abaixo.

seguir-email-com-feed-blogger

Há três possibilidades:

  1. que o Blogger crie automaticamente um conta para seu Feed (caso você já não tenha uma) que adiciona automaticamente o endereço do seu Feed no campo necessário;
  2. que o Blogger detecte o feed do seu blog e já adicione a “URL do FeedBurner” automaticamente;
  3. ou algo pode dar errado e o Blogger nem criar o Feed nem detectar se já existe algum configurado. Nesse caso você terá de adicionar a URL manualmente no campo indicado. A imagem abaixo ilustra o possível erro:

seguir-email-sem-feed-blogger

Adicionadas as informações adequadamente, salve e arraste o novo gadget para o local desejado para expor em sua sidebar (barra lateral). O resultado será algo como na imagem abaixo:

gadget-seguir-email-blogger

Desse modo seu visitante só tem que adicionar o email que quer usar para receber suas atualizações e sempre que você publicar algo novo ele receberá o conteúdo.

Configurando o idioma do novo Gadget

É possível fazer algumas modificações no código fonte desse gadget. A mais importante delas é trocar o idioma básico (que por padrão está em inglês).

Abra o painel do Blogger, clique no menu “Design” ~> “Editar HTML” e marque a opção “Expandir modelos de widgets” para ver todo o código fonte. Então procure pela seguinte linha:

<input name='loc' type='hidden' value='en_US'/>

Essa é a linha que determina o idioma como “inglês”. Para passar para português, mudo o que destaquei em vermelho para “pt_BR”, como no exemplo da linha abaixo já com a modificação:

<input name='loc' type='hidden' value='pt_BR'/>

Ao modificar assim, quando alguém assinar sua newsletter, a janela de inscrição será em português. Isso é importante para não perder assinantes que não entendam o processo de inscrição só por não saberem ler as instruções em inglês.

Outra mudança, também no código, é fazer com que o botão “Submit” e o texto da caixa “Email address…” fiquem também em português. Perto do código citado acima, procure pela seguinte linha:

<input class='follow-by-email-address' name='email' placeholder='Email address...' type='text'/>

Onde está marcado de vermelho, troque pelo texto desejado, como no exemplo abaixo que você pode usar alterando o código:

<input class='follow-by-email-address' name='email' placeholder='Seu e-mail...' type='text'/>

Agora só falta traduzir o botão “Submit”. Para isso você terá de procurar perto a linha de código semelhante à seguinte:

<input class='follow-by-email-submit' type='submit' value='Submit'/>

A palavra destacada no código em vermelho é a que corresponde ao que aparecerá escrito no botão de envio. Assim, escreva algo curto para substituir, como fiz no exemplo do meu código abaixo e que você também pode usar:

<input class='follow-by-email-submit' type='submit' value='Cadastrar'/>

Salve as alterações para aplicar e veja em seu blog o resultado.

Mais sobre Feed e newsletter para Blogs:

Fonte: Blogger Buzz – Engage your audience with Follow by Email

.

49 Comentários

  1. Parabéns pelo artigo, Marcos. A possibilidade de customizar o idioma, foi o grande diferencial comparado aos outros blogs de notícias sobre blogspot. | Aguardo ansiosamente um artigo sobre a customização da aparência deste gadget ou a criação manual de um gadget de aparência idêntica e customizável. Fique em paz!

    Responder

  2. Boa novidade. Já uso o feedburner em meus blogs, mas o design do formulário ficou mais simples e se encaixou melhor no layout de ambos. Instalei e está funcionando adequadamente. Você só deveria incluir como fazer para trocar o “Submit” por algo como “Assinar”. Fiz isso nos meus blogs, mas não sei se a maioria sabe como fazer. Valeu pela dica.

    Responder

    • Emerson,
      A diferença está apenas na facilidade. Antes você tinha que gerar um código no FeedBurner para colar no seu blog. Agora é um simples e prático gadget. MAs os dois funcionam da mesma forma.

      Responder

  3. Bom recurso, especialmente pra quem tem dificuldades com o uso do feedburner, mas só tenho uma pergunta: por onde teremos controle das estatísticas de quem acompanha o blog dessa forma?

    Responder

  4. Adorei a novidade, achei o Gadget extremamente simples, o que o torna com um visual slimpo e agradavel!

    Melhor que isso, só quando lançar o novo painel de controle do blogger e o novo editor de texto!

    Responder

  5. Muito boa a dica, simples e importante.O Ferramentas Blog já me deu valiosas informações para aumentar a audiência de meu blog. Já faz algum tempo que o RIOBLOG tem um banner do Ferramentas Blog na página principal. Abraço

    Responder

  6. Marcos Lemos-Bom recurso, fiz as modificaçãoes que você sugeriu,mas tambem fiz esta para que fique “Siga por e-mail” em português

    Responder

  7. Marcos, eu adorei a dica e já instalei o novo gadget em meu blog. Fiz as modificações que vc recomendou (o idioma e o botão “Submit”).

    Eu não tinha cadastrado conta no feedburner antes, pelo que vc explicou o Blogger criou automaticamente pra mim. Mas eu tenho uma dúvida: é necessário enviar um novo SITEMAP ao Google Tools???

    Responder

  8. Oi Marcos!Gostei da dica e já apliquei no meu blog.Mas acontece que quando se abre o Email, pelo menos no gmail, a imagem não aperece..fica só um quadradinho. Tem como aparecer a imagem também?
    Abraço!Eduardo.

    Responder

  9. Pingback: Como adicionar caixa de assinatura de Newsletter no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  10. Não sei se é so comigo, mas esse Gadget só funciona no Chrome comigo, no mozilla não abre de maneira nenhuma… Alguem mais aconteceu o mesmo? Obrigado!

    Responder

  11. Pingback: Como capturar e-mail dos visitantes do seu Blog

  12. Marcos, Cara! Tu é muito capacitado. De todos os tutorias que procuro sempre são os seus e alguns de outros blogs me levam para a origem dos seus também. O Meu Blog ainda é no Blogger e irei migrar ano que vem depois que tiver feito e realizado todos as melhorias que desejo.

    MINHA DUVIDA:

    Tem como colocar este opção de seguir por e-mail apenas em uma unica página (pagina estatica)?
    Quero fazer um sistema como se fosse uma tela dedicada para a pessoa se escrever.

    Obrigado

    Responder

    • Zacarias,

      Sim. Dá pra fazer isso. Você poderia criar um blog só para ser uma página de captura de e-mails. Mas para isso funcionar, você tem que oferecer algo em troca para as pessoas se sentirem motivadas em se inscrever.
      Por isso que funciona melhor em blogs, onde você pode oferecer o seu conteúdo a aviso de atualizações, por exemplo.

      Eu aqui ofereço um e-book para quem se inscreve na minha lista.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.