Novo menu de moderação de Comentário com controle anti-Spam do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A onda de novidades e melhorias no Blogger (Blogspot) não para e criar um blog nesse serviço tem sido uma ótima escolha. Agora a novidade está por conta do sistema de moderação de comentários e controle anti-Spam, que não existia. Isso agora nos dá mais controle e também é possível rever comentários já publicados e aprovados sem precisar abrir diretamente os posts. Veja tudo o que há de novo nesse menu "Comentários".

 

A novidade apareceu em formato de aviso logo que acessamos o painel do Blogger e já notamos um sexto menu na lista:

 

menu-comentarios-blogger

 

Antes os comentários que eram moderados apareciam num sub-menu do menu "Postagens" e o máximo que podíamos fazer era ler os comentários recebidos e publicar ou descartar, lendo previamente. Esse controle era muito simplista e limitado.

 

O novo sistema é bem completo, inclusive fazendo uma moderação prévia dos comentários recebidos, enviando o que possa ser identificado como Spam, ou seja, considerado lixo. Funciona mais ou menos como o controle de lixo eletrônico de nossos emails.

 

Clicando no novo menu temos:

 

comentarios-menu-blogger-moderar

 

Há 3 sub-menus na aba "Comentários". A primeira é para os que já foram publicados, mas mesmo assim podemos ler cada um deles, marcar como Spam, excluir e remover.

 

Clicando em "Remover conteúdo" o comentário que foi publicado é tirado, mas fica o nome do comentarista e a mensagem dizendo que aquele conteúdo foi apagado por algum motivo. Veja na imagem:

 

mensagem-removida-blogger

 

Isso pode ser útil para mostrar que aquela pessoa participou de alguma maneira, mas algo no comentário não pode ser publicado ou teve que ser removido.

 

Já o segundo sub-menu é o "Aguardando moderação" onde você pode ver quantos comentários ainda não foram moderados/lidos. Ali você pode aceitar e publicar os comentários, marcar como Spam ou simplesmente excluir.

 

O terceiro sub-menu e para onde vão os Spams, o que for considerado lixo. Você pode marcar como não sendo lixo ou excluir definitivamente. Ao que parece, o sistema de detecção de Spam vai aprendendo o que deve ou não ser considerado lixo.

 

Essas melhorias estão no caminho do que realmente precisamos no Blogger, um sistema de comentários mais eficiente e o tão esperado novo modelo de formulário, que ainda não veio.

 

O novo menu nos deixou a todos muito satisfeitos com o Blogger, tornando seu painel mais completo, separando funções. É uma cópia do sistema de moderação de comentários do WordPress.org, isso está evidente, sem a função de editar o conteúdo dos comentários ou ser possível responder aos comentários diretamente no painel.

 

E você, o que achou dessa e das outras melhorias do Blogger?

 

Outras novidades do Blogger:

.

8 Comentários

  1. Bacana mesmo essa novidade.
    Eu acho que a diferença entre excluir e remover conteúdo é a seguinte:o primeiro exclui definitivamente do blog e o segundo fica aparecendo o nome do comentarista mas o comentário é removido.

    Responder

  2. Ola. Eu pelo que percebi, a função "remover conteúdo" faz com que o conteúdo do comentário enviado pelo utilizador desapareça, aparecendo no lugar deste o seguinte: "Esta mensagem foi removida pelo administrador/autor". Já na opção eliminar, o comentário desaparece definitamente da lista de comentários.

    Responder

  3. Acho que dá pro gasto por enquanto, mas gosaria muito de poder responder os comentarios diretamente do painel sem precisar ir ate o post. Aproveitando faço uma pergunta: Existe alguma maneira de usar um sistema de comentarios não oficial do blogger? Mas que seja eficiente.
    Valeu Marcos

    Responder

  4. Gostei Marcos, mas o que acontece com os comentários já existentes ou que aguardam moderação no sistema blogger? Praticamente vamos trocar todo o sistema.
    Mais uma vez – Obrigado!

    Responder

  5. É possível manter os comentários que já foram recebidos e o sistema do Blogger é substituído pelo do Disqus. Ele migra até os que já foram publicados.

    Responder

  6. Isso é bom! Parece que eles estão lançando uma novidade por cada mês… o que espero até hoje, é emotions que possam ser utilizados para os comentários. Sei que há hacks por ai para conseguir essa façanha, porém se tornaria mais rápido se viesse prontamente do sistema do Google, assim como no Gmail… Esperar para ver isso acontece!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.